Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Tentativa e erro!!!

Diário de cultivo problemático.
Olá a todos!!!

É com grande satisfação que inicio um Diário de Cultivo.

Muitas de minhas (poucas) experiências estão espalhadas no site. Acredito que consdensadas em único lugar, aqui no Diário, seja mais adequado.

Farei um compacto dos melhores momentos para ilustrar melhor e obter auxílios mais precisos.

05/06 - Primeiro erro

Pra começar, logo que o carimbo chegou, fui logo enfiando o dedo no dito cujo. Mesmo não chegando a encostar o dedo no papel alumínio, apenas no saquinho plástico que o envolve, descobri que posso ter condenado o carimbo. Mesmo assim, torço para que dê certo. Ainda bem que vieram dois carimbos.

07/06 - Preparos da seringa, substrato e inoculação

Check list

Seringa
  • Carimbo - Via Pró Fungos (Thai Na Muang)
  • Seringa e Agulha Estéril (20ml)
  • Pote de exame - com pazinha (esterilizado/lacrado)
  • Esparadrapo
  • Água Mineral - Sem gás
  • Papel Toalha
  • Álcool 92
  • Algodão
  • Durex
  • GB (improvisado com papelão e fita adesiva larga)
  • Lysol
Material para preparo do Substrato
  • Copos - Americano e de cerveja
  • Papel Alumínio
  • Panela de pressão
  • Recipiente para Mistura
  • Garfo
  • Esparadrapo
  • Cordão de Algodão (para amarrar o papel alumínio e filtro de café ao copo)
  • Filtro de café
Ingredientes para Substrato
  • 3 copos de Pó de Coco (Não havia encontrato Vermiculita)
  • 1 copo e 1/2 de Farinha de Arroz Integral - FAI
  • 1 copo e 1/2 de Água Mineral sem gás
  • 2 colheres de chá de Cremogema
  • 1 colher de sopa de Giz

Assepsia

  • Touca
  • Máscara
  • Álcool 92
  • Papel Toalha
  • Luvas de Látex
  • Sabonete Protex - Banho
  • Álcool Gel Protex (ao lado sempre - costumo deixar minhas mãos sempre semi-úmidas o tempo todo, em todos os procedimentos)
  • Lysol Spray
  • Cloro Spray diluído em 1/10
  • Pinho Sol Spray diluído em 1/10

1) Ao trabalhar na GB acabei empurrando demais a dita cuja e derramei a água do copo inundando o 1º carimbo. Abortei tudo e comecei do zero. Ainda bem que eu tinha outro carimbo. Comecei novamente e eis que consegui fazer uma seringa.
2) Na esterilização, com pó de coco (não acho vermiculita em SP) e os outros ingredientes, desliguei a panela após 50 minutos. Não conseguia ouvir os copos tilintando dentro dela e pensei: Danou-se!!! Irão quebrar!!! Após 11 horas abro a Sra. Pressão e percebo que rola um pântano dentro da mesma: Os cordões de algodão, assim como os filtros de café estão todos ensopados.
3) Como ainda não havia dado tempo ainda de hidratar as seringas, coloquei os copos amarrados (em um saco preto muito bem limpos com álcool) na geladeira e lá ficou durante umas 6 horas até terminar o período de hidratação.
4) Após pegar os copos da geladeira, percebo que os mesmos estão muito suados. Quem disse que os esparadrapos se fixam no alumínio?! Resolvo usar o durex então. Custa a grudar mas continuei assim mesmo. Flambo a agulha e limpo a em um algodão embebecido de álcool, injetando, logo em seguida, em todos os copos. Quanto ao cordão e as rebarbas molhadas, recortei para deixar menos "coisas" molhadas na lateral dos copos.

Incubadora:

Em um isopor pequeno, cerca de 7 litro aproximadamente, coloco os copos e, enquanto aguardo a chegada de meu Termostato e termômetro, alterno 3 vezes ao dia, garrafas de água quente. Processo muito tedioso e chato, além de não estabilizar nunca a temperatura ideal.

19/06 - Segunda Fase - Novos copos, novos substratos.

Com a chegada do termostato e termômetro de precisão (mercúrio), aproveito para preparar novos substratos. Dessa vez utilizo a vermiculita e, seguindo os conselhos do Ecuador: "Esqueça toda essa traquitana de cordão de algodão, filtro etc. Simplesmente coloque a tampa de papel alumínio encaixada na boca do copo e esterilize." É irônico mas o Ecuador não deu a dica de não usar o coador. (rs). Me pareceu bem mais prático e funcional, o vapor esteriliza entrando pelas beiradas abertas dos copos, sem furos. Utilizei três camadas de papel alumínio.


Coloco os copos todos juntos, os da fase 1 (pó de coco, filtros de café, barbantes, furos...) e os da fase 2 (vermiculita) na incubadora na temperatura de 27 C dentro da mesma (cerca de 29 C, acredito eu, dentro dos copos).

Como o Mortandello havia me dito: "se estiver contaminado em 4 dias fede a incubadora horrores. da pra saber de FORA que deu errado." Então, para inocular os novos copos, usei a mesma seringa utilizada nos substratos da fase 1.


Anexos:
Substratos novos (Fita isolante 3M é muito melhor para vedar os copos)
Incubadora

Espero críticas e mais críticas, mais do que elogios, por favor hein!

"A primeira glória é a reparação dos erros."
(MACHADO DE ASSIS)

Mas espero que dê tudo certo de agora em diante.
Copos-Substratos.jpgIncubadora.jpg
 
Caramba, você merece bons resultados, parece que esta tudo bem, boa sorte nessa jornada.

Paz e Luz!
 
@S-martinowski, pena que inundou um carimbo.. Jogou fora? Talvez role aproveitá-lo pra inocular esterco pasteurizado e fazer um out com ele..

No meu processo eu nao usei filtros de café nos copos, apenas papel aluminio e tá rolando bem, apenas o micelio está um pouco velho..


Cara, eu não acredito que não conseguiu encontrar vermiculita em SP, com certeza tem é só procurar com mais voracidade nos lugares certos, dê uma olhada aqui: https://teonanacatl.org/threads/vermiculita-mica-expandida.4129/ para alguns endereços em SP.. E em último caso tem o mercado livre.. Não tem desculpa =)

GB de papelão e fita adesiva??? Como você procedeu com a esterelização da mesma? Não vejo como esterelizar algo assim sem molhar.. A não ser que você mergulhe o papelão em parafina talvez, ficaria mais facil de fazer e impermeável, mas é apenas uma ideia..

Sobre a fita adesiva não aderir no aluminio/copo, tente secar com um algodão estéril, ou melhor ainda, algodão ligeiramente embebido em alcool 70° (hospitalar). Passe nos copos e deixe um pouco dentro da GB secando (mas com o aluminio fechando o copo) e depois passe o esparadrapo.


Estou com o mesmo problema tedioso das garrafas com água quente, ainda não comprei um termostato.

Bom, espero que em todo caso os mágicos abençoem seu cultivo e te rendam muitos frutos..
Paz e luz!
 
GB de papelão e fita adesiva?? Como você procedeu com a esterelização da mesma? Não vejo como esterelizar algo assim sem molhar.. A não ser que você mergulhe o papelão em parafina talvez, ficaria mais facil de fazer e impermeável, mas é apenas uma ideia..

A minha glove tb é de papelão.
Saturo o interior dela com Lysol e espero 15 minutos. Depois acendo a lamparina e espero mais 10 minutos antes de começar os trabalhos.

Tem funcionado muito bem!

Abraços!
 
Bom, talvez eu teste estas idéias em breve.. Percebi que a caixa organizadora que estou como GB é pequena demais pra usar, então, papelão seria uma alternativa praticamente gratuita...
Vlw pela sugestão mantonelli!
 
GB papelao é uma alternativa qdo vc nao tem uma gb de plastico, mas é muito mais impratico pois primeiro a celulose nao é a mais propicia pra poder limpar devidamente com alcool desinfetante e segundo que a visibilidade é muito menor pois nao é transparente como o plastico, alem de se degenerar com o tempo.

Uma ideia é revestir o papelao com plastico adesivo transparente, aplana a superficie e fica melhor para limpar alem de proteger o papelao aumentando a durabilidade da GB de papelao.

Pode servir perfeitamente de alternativa para tecnicas basicas de cultivo, mas á de se acostumar as impraticidades dela, pois pode se tornar MUITO impratico quando trabalhar com tecnicas mais avançadas do tipo cultura liquida, isolamento em agar e transferencias de grao para grao.

Apesar de possivel, nao recomendaria GB de papelao para tecnicas mais avancadas e de mais delicada assepsia.
 
Na tua incubadora, isole a água do termostato, tampe com plastico a boca da garrafa de vidro, senão vai gerar umidade dentro da incubadora, gerando umidade vai chamar contaminantes e estragar o isolamento dos teus copos. A incubadora deve estar extremamente seca por dentro. Sem nenhum sinal de umidade nas paredes.
 
@Kcio3 - "pena que inundou um carimbo.. Jogou fora? Talvez role aproveitá-lo pra inocular esterco pasteurizado e fazer um out com ele.." -

Putz, joguei fora sim... que pena. Quem sabe na próxima.



" Cara, eu não acredito que não conseguiu encontrar vermiculita em SP"

Agora já encontrei, na Leroy, departamento de jardinagem.



"Sobre a fita adesiva não aderir no aluminio/copo, tente secar com um algodão estéril, ou melhor ainda, algodão ligeiramente embebido em alcool 70° (hospitalar). Passe nos copos e deixe um pouco dentro da GB secando (mas com o aluminio fechando o copo) e depois passe o esparadrapo."

Valeu pela dica.



@mantonelli - "A minha glove tb é de papelão. Saturo o interior dela com Lysol e espero 15 minutos. Depois acendo a lamparina e espero mais 10 minutos antes de começar os trabalhos."


Minha GB ficou parecendo uma múmia pois envolvi-a em fita adesiva larga a ponto de poder mergulhá-la numa banheira sem molhá-la (não testei desse jeito). Mas ao desinfetá-la com álcool 92% seu interior ficou com um "bafo" de álcool que até fiquei preocupado de matar os esporos. Só fiquei tranquilo depois que o Mr. Mortandello disse que o que pode matá-los é o álcool molhando-os diretamente e que em vapor, pode até ajudá-los

@Insider - "Apesar de possivel, nao recomendaria GB de papelao para tecnicas mais avancadas e de mais delicada assepsia.
" Já joguei-a fora. A confiança dura apenas uma vez. E olha que ela ficou bem bonita hein: Plástico maleável e resistente para a visualização, lanterna (em cima e pelo lado de fora), etc. Farei a mesma adaptação na caixa organizadora que acabo de comprar, mas antes vou aguardar meus experimentos vingarem para montá-la.

@tupy - "...isole a água do termostato..." "...vai chamar contaminantes e estragar o isolamento dos teus copos."


Ótima dica Mr. Tupy. Vou acatá-la agora, antes que... Não quero nem pensar. Será que devo condenar os copos? Estão há dois dias assim... e com umidade!
 
Última edição por um moderador:
Boa dica, vou montar uma GB de papelão e vou tentar impermeabiliza-la pra aumentar a durabilidade.. Essas caixas organizadoras são o olho da cara!

@S-martinowski, tô torcendo aqui, o micélio vai dominar o pedaço!
Paz e luz!
 
Boa dica, vou montar uma GB de papelão e vou tentar impermeabiliza-la pra aumentar a durabilidade.. Essas caixas organizadoras são o olho da cara!

@S-martinowski, tô torcendo aqui, o micélio vai dominar o pedaço!
Paz e luz!

Eu acabei comprando uma Caixa Organizadora "de bobeira". Entrei em uma loja de R$ 1,99 e levei uma por um preço bem em conta. Já que se enveredarás por esse caminho, aconselho a usar muito bem a fita adesiva (sem miséria). E na dúvida se ficou bem vedada, passe mais uma camada. Nunca se sabe.

O importante é pensar "fora da caixa". Dentro dela ficam apenas os procedimentos. (rs)

Seguem fotos de minha ex-GB "Cardboard Glove Box". Com ajuda de uma faca velha aquecida no fogão, cortei anéis de uma garrafa Pet para fixar as Luvas.


Aquele...
GB_Paper.jpgGB-Paper2.jpg
 
Gostei da grove, estou precisando de uma e não queria investir em outra caixa organizadora, vou fazer um parecida de papelão. Paz e Luz!
 
Também gostei da GB de papelão... fiz uma com uma caixa organizadora pequena e ficou muito apertado para trabalhar com ela. Vou copiar sua idéia S-Martinowski, obrigado por compartilhar...
Abraço amigo...
 
olha cara amigo, vou te dar um conselho, prepare tudo antes de começar o cultivo envista um pouco nos acessorios e equipamentos. Procure vermiculita. Compre COPOS DE WISK, pois a area da superficie onde sai os cogumelos é maior e dá mais produtividade! compre um aquecedor de aquario com termostato. Pois voce ficara mais tranquilo com o controle de temperatura na incubadora, e regule para que funcione uns 2 dias antes para ter certeza que não tem variação de temperatura. Tudo isso não sai caro. e nossos cogumelos merecem Te dou essa sugestão para vc não ficar frustrado no seu primeiro cultivo. Pesquise bastante na biblioteca e siga à risca as dicas de cultivo. BOA SORTE!
 
Compre COPOS DE WISK, pois a area da superficie onde sai os cogumelos é maior e dá mais produtividade!


Eu também tenho essa impressão, de que copos ou potes com altura e diâmetro iguais ou quase iguais são melhores.
 
Colegas,

Seguirei à risca na próxima vez. Com Certeza!

Por enquanto vou me arriscando pois não quero perder o pequeno investimento. A verdade é que eu não quis investir nada antes pois achei que tinha infectado o carimbo.

Valeu mesmo Ecuador r e SILVIOX ! :) É sempre bom contar com pessoas que realmente entendem o que fazem.


Abraços
 

Agora já encontrei, na Leroy, departamento de jardinagem.

Fica esperto com essas vermiculada Dimmy da Leroy. Algumas são tã finas que parecem pó, e compacta d+ no bolo.

Use alcool 70%, pois, é muito mais eficiente no combate à bactérias e fungos. O alcool 90 % evapora muito rápido, então o tempo de contato com os "germes" nem sempre é o suficiente.
 
Colegas,

Seguirei à risca na próxima vez. Com Certeza!

Por enquanto vou me arriscando pois não quero perder o pequeno investimento. A verdade é que eu não quis investir nada antes pois achei que tinha infectado o carimbo.

Valeu mesmo Ecuador r e SILVIOX ! :) É sempre bom contar com pessoas que realmente entendem o que fazem.


Abraços
O investimento è pouco em relação ao que os cogumelos nos proporcionam e depois que vc cultiva , vira uma paixão e vc vai querer cultivar varias especies e raças. O cultivo tambem se torna uma disciplina , que faz com que vc se torne mais paciente, dedicado e observador. Não desista até sair seu primeiro cogumelo, boa sorte
 
Back
Top