Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Tentativa de Isolamento em PDA - Flórida

Diário de cultivo completo.
Bom Dia, vou tentar fazer um diário curto. Tenho um diário recente de uma clonagem, eu peguei um fruto dessa clonageme fiz a 2° clonagem, e com esse micélio em PDA comecei isolar os setores Rizo. estou no momento na 3° repicagem.

2° Repicagem

DSC05157.JPG Tive 3 placas assim
DSC05026.JPG Essa foi a unica com setor Rizo, que foi cortada e passada pro outro pote.
DSC05036.JPG O restante dessa placa repicada, eu corte a parte rizo e joguei em Milho Esterilizado.
DSC05167.JPG DSC05168.JPG DSC05169.JPG

3° Repicagem

No momento, as 3 placas da 3°repicagem apresenta um micélio muito bonito e rizomórfico
DSC05160.JPG DSC05161.JPG DSC05164.JPG DSC05165.JPG

Logo vou separar a placa mais bonita e repicar pra mais 4 placas, e oq sobrar no pote vou cortar e jogar no milho, e logo vou picar o micélio direto pra cultura liquida tbm.
Quero fazer um cultivo pra cada repicagem, pra ir comparando os flushs e etc. Espero estar fazendo certo, caso esteja errado, me corrijam. Criticas e dicas sempre bem vindas :D
Forte abraço a todos :D
 
Última edição:
Essas ultimas fotos estão sensacionais! @cubensisdedread você realmente dominou a tecnica de cultura em agar.
Fico intrigado com a ocorrência de diferentes tipos de micélios num mesmo corpo de frutificação, será que seriam diferentes indivíduos formando o mesmo corpo?Ou quem sabe genes ativos e silenciados de forma diferentes em partes do cogu? Só sequenciando mesmo.
 
Hoje montei o Primeiro Bulk com o Flórida "isolado". Esse milho foi colonizado com o setor Rizo da 2° Repicagem. Já tenho placas com a 4° repicagem, vou tentar montar um cultivo pqno desse pra cada repicagem, e ver os resultados. Lembrando q esse isolamento ta sendo feito com o micélio da 2°clonagem que eu fiz. Montei o Bulk no estilo Novato: Esterilizei a mistura de Húmus de minhoca, Pó de Coco e Vermiculita no microondas, igual eu fiz para meu primeiro cultivo de Australia, que bombou. Pra montar a pasteurizadora ficaria ruim, pois é mto pouco solo e ia acabar caindo todo pelo buraco do balde. Agora só aguardar :D

Pote com milho colonizado, usado para a montagem do Bulk.
CAM00757.jpg CAM00758.jpg

Processo todo.
 
Bem distante do 50/50 tradicional! Interessante.
Mas a camada de cima seria pura vermiculita? pq ta bem mais clara.
Sim, a camada de cima é vermiculita esterilizada e umedecida. apenas pra fornecer água pro micélio. Uns preferem deixar o bulk colonizar e depois cobrir com o casing, eu sempre fiz assim e sempre deu certo, e a vermiculita por cima ajuda a proteger de contaminantes. já que ela é inerte, acaba sendo um "selo de segurança'' em cima do bulk, semelhante ao que fazemos nos copos pftek. E como o Humus já é nutritivo, a camada casing não precisa ser nutritiva. vermiculita ou vermiculita com pó de coco está ótimo. E quanto a tradição 50/50% eu acho q nunca segui, ja montei bulk com 70% esterco e 30% pó de coco que frutificou muito bem tbm. micologia é um mistério, bem vindo ao clube. dos que entram no trem e não descem mais :p sempre aprendendo, a cada dia mais :)
 
Eu fico apenas pensando que apesar dessa camada fornecer umidade e proteção extra ela tem um grande contra: você não observa a colonização até que ela ja esteja passando pela vermiculita.
Eu devia me tratar, tudo que começo a fazer levo a serio demais e acabo sendo um "colecionador de Hobbies", por mais que se tente e cada vez que você se aprofunda mais, se percebe que menos se sabe.
É também bom ver que nem sempre o padrão é o que da mais certo, pessoas inovando sempre trazem boas contribuições.
 
Me lembrei que tinha os terrários antigos, em caixas plástica, e bolei um terrário apenas pro Time Lapse. Vou inaugurar ele com esse bulk ai que eu fiz o time lapse da montagem...
terráriolapse.jpg A câmera eu acoplei um pouco pra cima! Na posição que está na foto, ela não estava filmando a bandeja toda.
terráriolapse3.jpg A bandeja com perlita está simulando a bandeja do Bulk. Essa perlita sera colocada toda no terrário.
terráriolapse2.jpg Furo grande em cima pra saida de calor excessivo, e furo em baixo pra troca de Co2 (o furo de baixo está do lado oposto da câmera)
terráriolapse4.jpg Agua com pedra porosa, e uma garrafa pet cortada ao meio, onde sera colocado a garrafa de gelo pra diminuir o calor!

logo volto com atualização :D
 
Milhos estão praticamente pronto, vou montar bulk com eles. Tem uma foto do meu Shiemeji também, minha alegria.
DSC05512.JPG DSC05513.JPG DSC05514.JPG DSC05516.JPG DSC05518.JPG DSC05521.JPG DSC05525.JPG
Pda com 4° repiq de Flórida.
DSC05527.JPG

Shimeji crescendo :) de manhã eram azuis, agora já está outro tom.
DSC05537.JPG DSC05539.JPG
 
Fazendo testes com cevadinha em graos. Isolamento em 4* repicagem.
image.jpg image.jpg
Logo atualizo pra ver se vai tdo bem.
 
Encerrei o time lapse agora do primeiro flush de florida com apenshumus... com ctza se fosse esterco teria sido melhor, e tbm a umidade e temperatura nao ajudara,,, logo vou aniversariar um casing feito com pó de coco e arroz integral, e vou arrumar melhor os parametros.
 
Bom dia atualizando o 4repiq de florida no pda. Estou com um pote de cevadinha sendo colonizado mto bem, com micelio da 4repiq. Logo atualizo.
image.jpg image.jpg
 
fiquei um tempo sem aparecer por aqui e quando volto vejo time lapse e tudo? que isso meu?! :eek:
cara, parabéns! :) tá mandando super bem ai nos cultivos!
Admirável ;)
 
fiquei um tempo sem aparecer por aqui e quando volto vejo time lapse e tudo? que isso meu?! :eek:
cara, parabéns! :) tá mandando super bem ai nos cultivos!
Admirável ;)
Pooo FJP obrigado cara, vc ta bem sumido mesmo... Estou tentnado algo com esse isolamento, vamos veroque rola. Abnraçaos e obrigado. Mals os erros to digitando oelo celular
 
Bom dia, demorei pra atualizar, estava esperando alguns copos ficarem prontos.
Estou com 2 potes de 780ml´s feito com Pó de coco e arroz integral, que estão 99%, faltando apenas uma parte do fundo pra ficar 100%. inoculado com cultura liquida, feita com 2ºrepiq do bda.
DSC06519.JPG DSC06520.JPG
Inoculei uns Pfteks semana passada, com a cultura liquida da 2ºrepicagem tbm. Alguns copos estao tampados com durex, e outros com micropore... Os que estão tampados com micropore, está visivelmente mais rápido. Vou começar a deixar troca de ar des de o inicio, ao invés de fazer o furo só no final.
DSC06511.JPG DSC06512.JPG DSC06513.JPG DSC06514.JPG DSC06515.JPG
E tem um pote de Cevadinha colonizado com 4º Repicagem. Esse estou ansioso para montar um bulk. Vou montar pequeno pra colonizar rápido sem dar chances pra contaminação, já que aqui ainda está bem quente. O pote está em 90%, deu uma estagnada a uns dias, to pensando em usar assim mesmo, usando apenas os grãos colonizados.
DSC06516.JPG DSC06517.JPG DSC06518.JPG

Logo atualizo com a montagem.
 
Back
Top