Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Tentativa de Isolamento em PDA - Flórida

Diário de cultivo completo.
Bom Dia, vou tentar fazer um diário curto. Tenho um diário recente de uma clonagem, eu peguei um fruto dessa clonageme fiz a 2° clonagem, e com esse micélio em PDA comecei isolar os setores Rizo. estou no momento na 3° repicagem.

2° Repicagem

DSC05157.JPG Tive 3 placas assim
DSC05026.JPG Essa foi a unica com setor Rizo, que foi cortada e passada pro outro pote.
DSC05036.JPG O restante dessa placa repicada, eu corte a parte rizo e joguei em Milho Esterilizado.
DSC05167.JPG DSC05168.JPG DSC05169.JPG

3° Repicagem

No momento, as 3 placas da 3°repicagem apresenta um micélio muito bonito e rizomórfico
DSC05160.JPG DSC05161.JPG DSC05164.JPG DSC05165.JPG

Logo vou separar a placa mais bonita e repicar pra mais 4 placas, e oq sobrar no pote vou cortar e jogar no milho, e logo vou picar o micélio direto pra cultura liquida tbm.
Quero fazer um cultivo pra cada repicagem, pra ir comparando os flushs e etc. Espero estar fazendo certo, caso esteja errado, me corrijam. Criticas e dicas sempre bem vindas :D
Forte abraço a todos :D
 
Última edição:
está maravilhoso o micélio indo no milho. Está tudo certo, não tem o que melhorar. Só deixo a sugestão de identificar cada pote, cada placa, cada repicagem, data, números, etc. senão chega uma hora se pode se perder em meio a tantos processos, no mais é isso. parabéns.
 
está maravilhoso o micélio indo no milho. Está tudo certo, não tem o que melhorar. Só deixo a sugestão de identificar cada pote, cada placa, cada repicagem, data, números, etc. senão chega uma hora se pode se perder em meio a tantos processos, no mais é isso. parabéns.
Muito obrigado tupy, eu estava identificando escrevendo diretamente no vidro, mas tava manchando, ai oque eu fiz foi esrever na fita crepe e colar na tampa dos potes, assim a fita n atrapalha a visibilidade, Muito obrigado pela dica, to ansioso com essse micélio ja que meu bulk clonado ''azedou'' e eu tive q descartar.
 
Bom Dia, Tirei umas fotos das placas com a 3°repicagem. as 3 placas estão indo mto bem, a 2° repicagem eu tive 3 placas totalmente algodoadas e apenas 1 rizo, q foi transferida o setor mais forte pra outras 3 placas, no momento as 3 placas estão indo muito bem.
Estou fazendo teste com esporos nesse pda novo, mas não eclodiu nem o Australia que tem 7 meses, e nem o Thai na Muang de 2011. Pelo q tinha visto e conversado, esse PDA serviria até pra recuperar carimbos antigos... Meus esporos pode estar sem vida ? ou pode ser o pda ?
Aqui vai uma foto da atualização.

Lado esquerda Na Muang, e lado direito Australia, os dois sem sinal.
DSC05281.JPG
A evolução no milho.
DSC05282.JPG DSC05283.JPG DSC05284.JPG DSC05285.JPG

3° Repicagem.
DSC05286.JPG DSC05287.JPG DSC05288.JPG DSC05290.JPG DSC05291.JPG
 
Meus esporos pode estar sem vida ? ou pode ser o pda ?

Minha intuição diz que para reativar esporos antigos seria melhor uma CL ou seringa. Assim, me parece que a hidratação ocorre de maneira mais fácil.
Bom, de qualquer forma, não perca as esperanças. Acredito que ainda é cedo para afirmarmos. Por exemplo, eu já tentei fazer uma CL com carimbo que tinha 4 anos, e demoraram quase 30 dias para dar sinal de vida. Lembrando agora, até que foi uma experiência interessante, porque eu já tinha desistido em partes dessa CL. Deixei ela "mofando" na incubadora, e quando decidi jogá-la fora, para minha surpresa o micélio estava lá.
 
Minha intuição diz que para reativar esporos antigos seria melhor uma CL ou seringa. Assim, me parece que a hidratação ocorre de maneira mais fácil.
Bom, de qualquer forma, não perca as esperanças. Acredito que ainda é cedo para afirmarmos. Por exemplo, eu já tentei fazer uma CL com carimbo que tinha 4 anos, e demoraram quase 30 dias para dar sinal de vida. Lembrando agora, até que foi uma experiência interessante, porque eu já tinha desistido em partes dessa CL. Deixei ela "mofando" na incubadora, e quando decidi jogá-la fora, para minha surpresa o micélio estava lá.
É isso mesmo que vou fazer, vou deixar ele quietinho na incubadora. Eu tinha deixado de lado a ideia de hidratar antes na seringa, pelo fato do pda estar com uma camada superficial de água, tanto q o da esquerda na foto, da pra ver q os esporos se espalhou, isso foi devido ao movimento do pote e essa camada de água da superfície acabou se movendo... ai pensei q ele se hidrataria assim. Mas se esse ñ vingar, mais pra frente eu faço com a seringa. Valeu Cosmik :D
 
:eek: Ai ja é a vera isolar o tecido do clone do clone. Sigo acompanhando pra ver o que vai crescer disso ai :blackalien:

Tenho minhas duvidas a respeito da eficacia da clonagem é pouco provável afirmar que durante os procedimentos não tenha ido esporos junto com o tecido ou que não tenha caído esporos no meio nutritivo ja que são muito leves e poderiam estar dispersos no ambiente.

Vejo que algumas pessoas costumam clonar antes de esporularem.

No mais esta muito bonito cara parabéns.:)
 
Última edição:
Acho que na hora da clonagem pode até cair esporos, mas na repicagem eu acho que não. Pra fazer o clone eu uso o cogumelo, q esporulou, mas pra fazer a repicagem eu faço da placa colonizada, do setor rizo, q cresceu a partir do pedaço cortado... o cogu mesmo foi usado na primeira clonagem, dps segui cortando da própria placa colonizada... creio q a partir da 2° repicagem já diminui beeeem as chances de ter esporos do cogumelo, já q a repicagem continua a partir do micélio e n do tecido do cogu. Estou ansioso tbm pra ver oq vem por ai... dessa 3°placa ai, vu repicar pra 4° q oq sobrar de setor rizo vou transferir pro milho. Valeu Arcturus :D
 
:eek: Tenho minhas duvidas a respeito da eficacia da clonagem é pouco provável afirmar que durante os procedimentos não tenha ido esporos junto com o tecido ou que não tenha caído esporos no meio nutritivo ja que são muito leves e poderiam estar dispersos no ambiente.

Por isso alguns cultivadores mergulham o tecido que vai ser clonado em solução de peróxido de hidrogênio, que é esporicida, antes da transferência para o BDA.
 
Esse é um livro que trata bastante da utilização do peróxido de hidrogênio nas diversas formas de cultivo: https://teonanacatl.org/threads/psilocybin-mushroom-handbook.6104/

A diluição que utilizei, de acordo com o livro, foi de 3ml de água oxigenada (10 volumes) em 1 litro de água. E funcionou.
Se a mistura de BDA já for feita utilizando o peróxido, esse banho do tecido se torna desnecessário, pois como disse acima, essa substância é esporicida.

É importante respeitar as proporções indicadas no livro, dessa forma o micélio não vai ser prejudicado.
Nesse tópico eu errei na conta e o micélio não vingou: https://teonanacatl.org/threads/utilização-de-ágar-com-peróxido-de-hidrogênio.8921/
 
Só para finalizar, eu peguei essas placas com a diluição errada e antes de descartá-las, as deixei expostas ao ar, sem nenhuma cobertura.
Elas só foram apresentar algum tipo de contaminação depois de 15 dias, mas nesse meio tempo o BDA praticamente secou.

Então é uma técnica que tem sua validade, desde que respeitada.
 
Só para finalizar, eu peguei essas placas com a diluição errada e antes de descartá-las, as deixei expostas ao ar, sem nenhuma cobertura.
Elas só foram apresentar algum tipo de contaminação depois de 15 dias, mas nesse meio tempo o BDA praticamente secou.

Então é uma técnica que tem sua validade, desde que respeitada.
Vou fazer isso, eu recebi essa dica, mas mandaram eu molhar na agua oxigena apenas, sem diluir na água.. a agua oxigenada 10 volumes tem 3% ativo de peróxido de hidrogênio. ou seja, eu ia perder a clonagem, certo ? hehehehe
 
E o micélio vai avançando, bem lindamente :) esse micélio é da 2° repicagem. logo vu montar com a 3° repicagem, e ja vou passar pras placas da 4° repicagem.
floridaiso.jpg floridaiso.jpg2.jpg
floridaiso3.jpg
floridaiso4.jpg floridaiso5.jpg floridaiso6.jpg
 
Boa Noite. A colonização do milho está indo muito bem. Um dos potes está 99%. Vou estou pensando ainda oque vou usar, pretendo usar bastante palha, só nao vou usar apenas palha, pq se nao eu fico sem p/ os Shimejis.
Milho inoculado com PDA, selecionando o setor RIZO da 2° Repicagem.
floridapad1.jpg7.jpg
floridapad1.jpg3.jpg floridapad1.jpg4.jpg floridapad1.jpg6.jpg floridapad2.jpg
floridapad1.jpg8.jpg Esse está 99%

Pó de coco com arroz integral, inoculado com Cultura-Liquida. Cultura Liquida feita também com pedaço de micélio selecionado no PDA tbm.
floridas13.jpg
floridapad1.jpg9.jpg floridapad1.jpg11.jpg floridapad1.jpg12.jpg
Vamos nessa :ler:
 
Back
Top