Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Tentativa de domesticação de pan

Diário de cultivo completo.
Decidi voltar a tentar cultivar cogumelos depois de alguns fracacos, ainda tenho um carimbo de tksss da pro fungos mas esse deve ter uns quatro anos, e o mesmo com q nao obtive sucesso nas outras tentativas , e tenho tbm um carimbo de pan , esse com apenas um ano, e foi com ele q decidi tentar dessa vez .

De inicio nem um dos copos de arroz com esterco e palha apresentaram contaminacoes, porem, depois q dois bolos foram para o terrario, depois de um tempo o micelio ficou fofo e amarelado, descartei!

20161027_192513-1.jpg

com um outro bolo desse mesmo lote fiz um casing com palha, esse parece bem, mas nao sei!

20161028_185258-1.jpg

Ainda tenho incubando 4 copos, 1 spawn de milho e um casing de esterco e palha.

O spawn de milho foi inoculado com o spawn usado no casing de esterco, usando grain to grain tek.

20161028_190135.jpg
casing

20161028_190709.jpg 20161028_190503.jpg 20161028_190451.jpg

Qualquer dica e opniao e bem vinda!
 
Última edição por um moderador:
Obrigado gldtn mas o problema em si, e por enquanto, e distinguir o micelio de contaminantes, nao as tecnicas de cultivo em geral.

Pode nao parecer mas eu pesquiso bastante, e quando nao encontro aqui, faco buscas em ingles pra incluir os sites gringos, mas como nao encontrei uma resposta fico contando com a ajuda dos colegas!

Vc saberia me falar, vendo as fotos, o que e micelio e nao contaminante?

Eu ficaria grato!

Pessoal!

Fiz hoje o isolamento do micélio daquela placa, passei tbm para o papelão uns grãos colonizados de um copo que eu abortei.

Coloquei uns esporos nas placas, preparei uma seringa e uns bolos pf, se dessa x não for, vou dar um tempo do Pan, ultima tentativa!

20161104_122330-1.jpg 20161104_122244-1.jpg

20161104_085607-1.jpg
Meu mini bolo pf rsrsrs.
 
Última edição por um moderador:
Então tenta fazer comparações do micélio com os outros cultivos. Parece que área que você marcou é micélio, porem fica difícil ver por foto! Já tentou pegar um pedaço da onde parece estar saudável e fazer uma CL ou até mesmo passar para outro Petri? O micélio de Pans são algodoados ou linear como estão na foto do petri dish que você postou, eles costumam ser brancos ou semi brancos! Eu diria que pelo menos a parte que você marcou, que sim, são micélio.
 
:LOL:

Se render um cogumelo, lembra de mandar a foto pro CMF. :D

Você pretende mesmo inocular isso daí e tentar algo? :coffee:

Claro q sim , pq nao? Rsrsrs
A incubadora e o terrario ja estao ligados mesmo!

Inoculei ele com um spawn de camboja

Agora ele esta na incubadora com os amiguinhos.

Preparei um lote hoje, tem bolo de camboja, spawn de camboja, bolo de pesa , bolo de pan e micelio de pan no papelao, servidos? Rsrsrs
Assim que crescer alguma coisa de pan eu posto .

So pra lembrar tudo que Tenho de pan selvagem.

Ainda em adamento :
Duas placas com isolamento de micelio de clone.

Um casing que fiz hoje com o spawn de milho, usei esterco.

Tem esporos de pan no bda.

micelio no papelao.

E um bolo pf inoculado com seringa.
20161104_222709-1.jpg 20161104_215147-1.jpg

Atualizando:
Hoje so tenho algumas fotos, poucas mudancas.
20161105_214653-1.jpg 20161105_214608-1.jpg
Pergunta: o papelao e seletivo ao micelio entao so o micelio cresce nele, mas um contaminante sendo alimentado pelo garao, tbm cresceria?

Se eu retirar o grao do papelao depois q o micelio crescer um pouco no papelao, ele continuaria crescendo sem o grao?

Esse repique do clone ainda parece micelio?
Obrigado!
20161105_214853-1-1.jpg

Atualizando 6/11

Hoje fui no pasto , depois de 3 dias de chuva , encontrei uma boa quantidade de pans , e pela primeira vez , cubensis!
20161106_152639-1.jpg

Na horta da minha sogra, recem estercada tbm tinha alguns pans.
20161106_112511-1.jpg 20161106_112521-1.jpg 20161106_145740-1.jpg

Com esse grandao iniciei uma nova tentativa de clonagem em bda, tbm estou tentando clonar o cubensis alem de ter feito carimbos!
20161106_150626-1.jpg 20161106_151331-1.jpg

Em breve os carimbos de pan estarao anunciados aqui no site!

Descartei o isolamento em papelao feito com o spawn de milho.
 
Última edição:
Primeiramente, parabéns pelo trabalho, é bem legal investir nesses estudos.

Podem crescer contaminantes no papelão, veja como exemplo o cultivo de Oyster no papelão, também acontece de receber contaminantes.

Principalmente aquele pedaço de grão (que você pode retirar depois que o micélio iniciou a ramificar) atrai os contaminantes.
Sim, você pode, e até é aconselhável, retirar logo esse grão.

Esse teu repique ai da última foto não está legal, fique de olho nele.
 
Obrigado @tupy , vou descartar o repique!

O micelio do arroz parece bem no papelao, mas tenho uma duvida, cada ponto de micelio foi retirado de um copo recem inoculado com a strain, via seringa .
20161107_102728-1.jpg

Cada um era apenas um ponto inicial de germinacao, e pelo que eu li e preciso que o micelio de dois esporos se encontrem para q frutifique, certo?

Como da pra ver , eu coloquei eles juntos na mesma placa e relativamemte proximos para que haja esse encontro .
Depois que eles se encontrarem eu posso colher a amostra para repique de qualquer lugar ?
Obrigado!

Atualizacao: 9/11

Hoje fiz mais um copo com multiesporos , um com o micelio do papelao e um spawn de centeio com um clone.

Tenho um copo de multiesporos colonizando rapido, mas nao sei se e micelio de pan, logo mais posto fotos!

Atualizacao: 11/11

Esse copo com multiesporos que comentei por ultimo, tinha uma contaminacao mas tbm tinha alguns pontos de micelio.

Ousadamente mas resguardado pela glovebox , tentei uma manobra arriscada e abri esse copo, retirei a contaminacao , coletei os pontos de micelio e os tranferi para outros dois meios, um para graos de centeio e outro para um bolo pf.

O micelio ja esta crescendo e parece tudo bem ate agora, se tudo der certo e eu conseguir frutificar, poderei encerrar essa jornada:)
20161111_123312-1.jpg 20161111_123015-1-1.jpg
 
Última edição:
Atualizando: 14/11

O copo de centeio contaminou, mas não no procedimento, o spawn já veio contaminado do resgate rsrsrs.

20161111_123015-1-1.jpg :alien:

Porem, deu certo em um outro copo e o micélio esta crescendo bem, o do copo inoculado com o micélio do papelão tbm esta indo bem.

20161114_112145-1.jpg 20161114_112130-1.jpg

Aqui e um copo com multi-esporos q parece esta muito bem e sem contaminação!

20161114_112313.jpg 20161114_112300-1.jpg

Resgatei novamente o micélio do centeio, que estava em um bolo q tbm contaminou e estou fazendo outro teste, se der certo eu posto!

E o mini bolo pf esta colonizando :whistle: rsrsrs. @ExPoro

20161114_112216-1.jpg
 
Última edição por um moderador:
Puxa vida, pra mim parece que esse sim tá contaminado, com esse micélio quase-transparente acinzentado. :(


Massa! :eba: Quero ver a frutificação dele! Vai ver uma foto pro CMF, imagina, sair um coguzão. :)

E possivel, tiro unico!
Ele foi inoculado com um isolamento, entao e bem provavel q so tenha uma genetica!

No inicio eu tbm nao sabia tbm o q era micelio ou contaminacao, criei varios copos com mofo rsrsrs.
Mas esse micelio ai do copo, ó, ta lindo!
So e diferente do cubensis tadinho.
 
Última edição:
Ola pessoal! Finalmente tenho novidades!

O bolinho foi para o terrário!

20161127_000345-1.jpg

O copo com pan esta quase completo!

20161117_104218-1.jpg

Já tenho uns Pans crescendo, mas e de uns copos que contaminaram e eu retirei só a parte com micélio e fiz um casing, ficou fora do terrário pq não sabia se ia dar certo, ai vi pins e coloquei ele no terrário, mas parece que os píleos não vão crescer muito!

Pins:
20161127_001753-1.jpg20161127_142027-1.jpg

Dia 28:

Yes, we have Pans!

Mas todos com píleo pequeno, q não da pra carimbar :(

20161128_110247.jpg
 
Última edição por um moderador:
Se você realmente quer domésticar esse Pan eu pegava esse mini bolo e transferia para um substrato bulk, de preferencia com esterco de cavalo pausterizado para conseguir uns Pans mais digno de domésticação. Preste atenção na troca de ar e umidade os Pans são exigentes e odeia CO2.

Um ótimo guia do @Pitbull aqui:
Completo - Panaeolus cambodginiensis

Pega esse Pan pequeno e tenta fazer um esfregaço de contonete se não quiser clonar. Procure na biblioteca como fazer os esfregaço.

Boa sorte nessa domesticação!
 
Última edição:
Obrigado pessoal!

Pode ser que seja falta de bosta mesmo, mas o q eles não tem de píleo tem de estípe!

Quase 20cm e ainda crescendo

20161128_225939.jpg

O amigo falou da coleta de esporos com cotonete, mas esses esporos seriam viáveis? Não nasceriam mais cogumelos com píleo pequeno?
 
Última edição por um moderador:
Esse terrário está bem iluminado?

Chapéu pequeno pode ser devido a pouca luminosidade.

Anotado!

Esta com essa claridade que aparece na foto, mais ou menos, de dia um pouco mais!

Obrigado!
 
Última edição por um moderador:
O amigo falou da coleta de esporos com cotonete, mas esses esporos seriam viáveis? Não nasceriam mais cogumelos com píleo pequeno?

Sim, claro.

Quanto ao píleo pequenos na verdade não a muito o que fazer, isso faz parte da características dos Pans. O que você pode fazer é aperfeiçoar a suas técnicas e apresentar a eles o ambiente e substrato que os Panaeolus pede para eles poder atingir o máximo da sua genética!

Você tem foto do exemplar colhido?
 
Exemplar colhido que voce diz seria o doador de esporos primario?
Se sim, ele era um pan mediano, tinha uns 10cm com o pileo do tamanho de uma moeda de 5 centavos.
Esses que estao no terrario tem aproximadamente 20cm de altura com a estipe relativamente grossa, mas o pileo e do tamanho de uma ervilha!

acho que nao vou aproveitar esses flush para a coleta de material, vou esperar um segundo flush e tenho tbm um copo quase completo, vou investir nele para conseguir o carimbo.

Acho q vai ser melhor!
 
cara gostei muito de suas tentativas
dexa um carinbo desse reservado que tou começando esse mes a cultivar . (Reserva se vc puder rsrsrs)
 
Back
Top