Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Tentativa de domesticação de pan

Diário de cultivo completo.
Decidi voltar a tentar cultivar cogumelos depois de alguns fracacos, ainda tenho um carimbo de tksss da pro fungos mas esse deve ter uns quatro anos, e o mesmo com q nao obtive sucesso nas outras tentativas , e tenho tbm um carimbo de pan , esse com apenas um ano, e foi com ele q decidi tentar dessa vez .

De inicio nem um dos copos de arroz com esterco e palha apresentaram contaminacoes, porem, depois q dois bolos foram para o terrario, depois de um tempo o micelio ficou fofo e amarelado, descartei!

20161027_192513-1.jpg

com um outro bolo desse mesmo lote fiz um casing com palha, esse parece bem, mas nao sei!

20161028_185258-1.jpg

Ainda tenho incubando 4 copos, 1 spawn de milho e um casing de esterco e palha.

O spawn de milho foi inoculado com o spawn usado no casing de esterco, usando grain to grain tek.

20161028_190135.jpg
casing

20161028_190709.jpg 20161028_190503.jpg 20161028_190451.jpg

Qualquer dica e opniao e bem vinda!
 
Última edição por um moderador:
Obrigado!

Quando vi esse vidrinho de cogumelos no mercado logo me identifiquei e comprei! Rsrsrsrs
Estou ansioso, mas ate agora, sem sinal de frutificação no casing de palha, só sobrou ele no terrário acho q tem alguma coisa errada !

Acho q e pq a palha foi esterilizada na PP e parece que pan só frutifica se tiver bactérias benéficas ,ou alguma coisa assim. (n)
 
Última edição por um moderador:
Obrigado!
Quando vi esse vidrinho de cogumelos no mercado logo me identifiquei e comprei! Rsrsrsrs
Estou ancioso, mas ate agora, sem sinal de frutificacao no casing de palha, so sobrou ele no terrario acho q tem alguma coisa errada !
Acho q e pq a palha foi esterilizada na pp e parece q pan so frutifica se tiver bacterias beneficas ,ou alguma coisa assim.(n)

Tá em quanto tempo esse processo ai? Não desanima não, com os pans é mais delicado mesmo.
 
7 dias. tupy

Se o casing de palha não der certo tenho ainda um spawn e um PF na estufa quase completos. Um detalhe, o terrário esta sem controle de temperatura , ou seja , sempre em temperatura ambiente, mas bem fresco!

Atualizando:

Coloquei agora o casing de spawn de milho e esterco no terrário. Enquanto houver micélio há esperança!

E sabendo que o micelio de pan e mais fofo, algodoado, menos rizomorfico. Por esse carimbo ser de selvagem, como posso saber se o que estou cultivando não e contaminação como cobweb por exemplo?

Vc manja dos pans, não manja Mortandello?

Segue fotos atuais do micelio do copo e do spawn:

20161031_004950-1.jpg
Spawn

20161031_004715-1.jpg 20161031_004841.jpg 20161031_004903.jpg
Copo 1

Consegui hoje no pasto um pan de bom tamanho e idade, fiz um carimbo e com a base inoculei varias placas com BDA para tentar uma clonagem e assim um micélio garantido.

20161031_160601-1.jpg 20161031_143647.jpg

Tem também esse filhotinho q esta sendo muito bem tratado pra ver se cresce:

20161031_160718-1.jpg
 
Última edição por um moderador:
Pelos diários lidos, percebo que domesticação é sempre um desafio, talvez aqui maior por se tratar de pan.

Acompanhando e fico no aguardo de atualizações.

Paz:)
 
Última edição por um moderador:
Parece estar indo bem, só a 3a foto deve prestar mais atenção. Não sei se é da mesma foto, só outro ângulo, não ficou claro. Boa sorte na empreitada!
 
Parece estar indo bem, só a 3a foto deve prestar mais atenção. Não sei se é da mesma foto, só outro ângulo, não ficou claro. Boa sorte na empreitada!

Obrigado tupi! Sim, a segunda, terceira e quarta são do mesmo copo!

Atualizacao:

tupy , vc estava certo, abri o copo q vc falou pra prestar atenção e estava com cheiro de cacaca, e cutuquei o fungo brando e vi que estava tudo verde por baixo, obrigado!

Pessoal, desacreditei desse micélio, seringa de esporos pra carimbo de coletado não deu mt certo pra mim, cansei de criar mofo rsrsrs.

Estou descartando tudo q foi feito com seringa multi-esporos.

Já o clone em BDA esta mt promissor, de ontem para hoje o micelio já avançou consideravelmente, já estou querendo fazer uma transferência pra outra placa amanha!

Acho q com Pan não da pra fazer isolamento, não sei, tem pouco material sobre isso em relação a eles .

Tem também, na incubadora, um spawn de milho no qual joguei um pedaço da base do cogumelo coletado e já da pra ver o micélio crescendo, nesse agora e só torcer pra não contaminar, o procedimento foi feito na glovebox mas o fragmento de cogumelo e contaminado, e um tiro no escuro, eu sei!

Não desista, sempre persista, é o que eu digo.
Mandando goodvibes. Você está usando várias formas de cultivo, alguma vai dar certo.

Obrigado amigo!

Não e que não estava dando certo, fui eu que comecei fazendo da maneira mais difícil rsrsrs, era pra ter iniciado com esporos em BDA!

Segue as atualizações:

20161101_222330-1.jpg
Spawn ainda da primeira leva, feito com a seringa de esporos.

Na faço ideia se e micélio ou contaminação, mas como esta quase 100% vou pensar em alguma coisa pra ele .

20161101_220953-1.jpg
Essa e uma das placas com pedaço de Pan para clonagem, em um dia já cresceu um centímetro aproximadamente.

20161101_230111-1.jpg
Descarte do material feito com seringa multi esporos.

20161101_221929-1.jpg
Outra placa com micélio.
 
Última edição por um moderador:
Não desista, sempre persista, é o que eu digo.
Mandando goodvibes. Você está usando várias formas de cultivo, alguma vai dar certo.

Paz.
 
Já não sabia entes o que e micélio de Pan ou contaminação, olhando mais de perto deu pra ver esporos de um contaminante na placa, eu acreditava ser micélio!

20161102_133407-1.jpg 20161102_133514-1.jpg 20161102_131607-1.jpg 20161102_131646-1.jpg 20161102_132619-1.jpg 20161102_133630-1.jpg 20161102_133609-1.jpg
 
Última edição por um moderador:
gurgumelo você pode repicar setores saudáveis em outras placas até ter uma amostra micelial 100% saudável.

Talvez da ultima foto?

Paz.
 
Concordo com o finga, o micelio de ultima foto seria o melhor candidato para uma clonagem. A parte interna do ante penúltimo tb, mas teria mais problema para isolar. Eu faria de ambos,
 
Entao voces acham que esse, da ultima foto pode ser micelio de pan?

No momento ele esta assim:
20161103_220812-1.jpg subindo ate o parafilm rsrsrs
20161103_220829-1.jpg 20161103_221113-1.jpg
 
Última edição:
Alguém com mais experiencia de cultivo de pans poderia ajudar, mas me parece que a parte inferior direita da ultima foto seria um bom local para retirada de um clone.
 
A parte azul ou verde?

IMG_20161103_224035.jpg

Todas essas 3 ultimas fotos são da mesma placa, q no caso e a da ultima foto do post anterior com fotos!

E normal o micélio subir ate o parafilme? Mortandello , tupy , podem me ajudar?
 
Última edição por um moderador:
Acho normal subir até o parafilme entre as partes que vc marcou iria na azul, mesmo sendo a menos densa, me parece mais limpa
 
O micélio esta crescendo para frente e claro, mas ao mesmo tempo tbm cresce para cima , na direção do parafilm, eu reparei agora!

Não faço ideia se e normal :(

Eu os guardo no escuro!
 
Última edição por um moderador:
Back
Top