Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático :!: Tentativa de Cultivo :!: Seringa Congelada/PF Tek/Thai Pink Buffalo

Diário de cultivo problemático.
Após 1 ano e meio afastado dos cultivos e do fórum cá estou eu, voltando aos trabalhos.

Pensei que tinha perdido todos meu carimbos e seringas, mas o destino sempre nos reserva surpresas.

Descobri que eu tinha no fundo do meu congelador, para minha enorme surpresa, uma seringa embrulhada em papel alumínio com data de 25/10/2015, com a Strain, Thai Pink Buffalo.

Não sei a viabilidade dessa seringa, mas como não é só de certezas que vive o homem, resolvi colocar a prova, e fazer uma experiência, afinal estou morrendo de vontade de cultivar, mas não tenho nenhum carimbo no momento, e como minha tentativa dessa semana de encontrar exemplares selvagens pra domesticação não deu certo, nada melhor que testar essa seringa e já sanar dúvidas de muitos cultivadores.

Resolvi que hoje seria o dia perfeito pro processo, então comecei cedo indo até o mercado para comprar o necessário para o cultivo, pois eu não tinha nada em mãos.

Comprei Arroz Integral, Pó de Casca de Coco, Copo Descartável PP5 500ml.

P_20170312_153431.jpgP_20170312_153527.jpg

Materiais prontos para serem utilizados.

98815-124445cce4aaee332127840e58a306ee.jpgP_20170312_181212.jpg

Comecei colocando luvas descartáveis e esfregando as mãos com Alcool 92%, depois limpando a pia com Alcool 92% com auxílio papel toalha.

Separei 4 copos descartáveis, preenchi 1 deles com Arroz Integral, 1 com Água Filtrada, e 2 com Pó de Casca de Coco.

P_20170312_181720.jpg

Triturei o Arroz Integral no liquidificador até quebrar bem os grãos, feito isso despejei o Arroz em um pote para realizar a mistura de ingredientes, despejei 1 copo de Pó de Casca de Coco, despejei meio copo de Água e comecei a mexer a mistura, quando ficou relativamente homogêneo adicionei o segundo copo de Pó de Casca de Coco e o restante do copo de Água, novamente misturei tudo até ficar homogêneo, ao final do processo peguei 1 punhado de substrato na mão e o espremi, escorreu algumas gotas d'água, o ponto da mistura foi obtido.

Preenchi os 4 copos com a mistura, 2 dos copos adicionei um pouco de Pó de Casca de Coco seca, da mesma forma que eu fazia com Vermiculita, e 2 copos mantive sem o selo de Pó de Casca de Coco seca, para comparações.

Cobri os 4 copos com folhas de papel alumínio dupla, cortei o excedente com uma tesoura.

P_20170312_183327.jpg

Os 4 copos eram grandes de mais para uma única panela de pressão, então utilizei duas panelas de pressão, uma delas com 3 copos, e a outra com 1 copo.

No fundo de uma delas eu coloquei 1 descanso de panela e os copos em cima, enchi a panela de água até atingir 1/3 dos copos.

Na outra panela apenas coloquei 1 pano de louça no fundo e o copo em cima, também enchi a panela com água até atingir 1/3 do copo.

As panelas ficaram 1:30h no fogo.

As panelas vão ficar fechadas até amanhã de manhã.

A seringa será removida do freezer antes do meu sono da beleza, e será utilizada amanhã de manhã para inocular os substratos preparados hoje, o processo será feito dentro da minha glovebox.

Amanhã trarei novidades, aguardem.
 

Anexos

  • P_20170312_181204.jpg
    P_20170312_181204.jpg
    314.2 KB · Visualizações: 32
Estão lindos, mesmo. Pra mim é micélio de cubensis, mas pode não ser. Se for, é uma genética geralmente não desejada. Alguns bolos dos meus AA+ colonizaram em parte, assim. Mas depois foi adensando.
 
Trago novidades.

2 copos contaminaram e foram descartados.
P_20170413_212513.jpg P_20170413_212604.jpg

Os 2 que restaram estão cerca de 85% colonizado, porém 1 dos copos já pinou no copo.
P_20170421_202033.jpg

Nos vemos na próxima.
 
Acho que estou com um problema, meu copo que pinou antes de colonizar 100%, ele está cerca de 90% colonizado, e já tem alguns cogumelos meio grandes entre o bolo e o copo, meu medo é que os cogumelos fiquem maduros e comecem a apodrecer dentro do copo. A colonização está bem lenta.

Aniversário o bolo mesmo sem estar 100% ?
Abro o copo, corto fora a parta não colonizada e boto no terrário ?

Help me!
P_20170425_194510.jpg P_20170425_194524.jpg
 
Resolvi aniversariar o bolo que estava com os cogumelos "prematuros".

Cortei a parte não colonizada fora, o centro do bolo perto da parte onde cortei me parece não ter consolidado 100% na região que fiz o corte.
O bolo ta meio esquisito, mas se pinou no copo, quem sabe num "terrário" eu ainda consiga uns frutos bonitos.
P_20170426_212221.jpg P_20170426_212700.jpg P_20170426_212737.jpg P_20170426_231649.jpg

Meu terrário é bem simples, 1 vidro de conserva grande, duas camadas de lã acrílica presas com elásticos de dinheiro, perlita no fundo, água filtrada, 1 tampa de plastico como apoio para o bolo.
 
Eai @Dolphin beleza meu nobre ??

Cara, você lembrou de fazer o dunk & roll no bolo remanescente antes de aniversariá-lo ??

Alguns outros membros me informaram que dispensam a necessidade de fazer o dunk para o primeiro flush, porém, a roll em vermiculita ou fibra de coco seca é altamente recomendado, para que o micélio consiga absorver a umidade do ambiente com maior eficiência.

Um micélio absorvendo mais umidade é um micélio mais hidratado, e mais propício a produzir cogumelos maiores, pois os cogumelos são em sua maioria, água.

Tomara que esse bolo vingue os demais hahaha :roflmao::feliz:

Abraços!
 
Eai @Dolphin beleza meu nobre ??

Cara, você lembrou de fazer o dunk & roll no bolo remanescente antes de aniversariá-lo ??

Alguns outros membros me informaram que dispensam a necessidade de fazer o dunk para o primeiro flush, porém, a roll em vermiculita ou fibra de coco seca é altamente recomendado, para que o micélio consiga absorver a umidade do ambiente com maior eficiência.

Um micélio absorvendo mais umidade é um micélio mais hidratado, e mais propício a produzir cogumelos maiores, pois os cogumelos são em sua maioria, água.

Tomara que esse bolo vingue os demais hahaha :roflmao::feliz:

Abraços!

Bom ver que os novos membros estão estudando o fórum.
Tudo que você falou é verdade, mas não é uma verdade absoluta.
Quando entrei pro fórum e comecei meus estudos e meus cultivos, existiam muitas "verdades", que hoje já caiu por terra.
A experiência, mesmo que contrária a teoria, pode mudar certos conceitos e "verdades.

No meu caso, nesse cultivo em especial, pode-se ver uma "verdade" caindo por terra. Acreditava-se a um tempo atras que congelar esporos por mais do que alguns meses mataria os esporos, e minha seringa ficou congelada por 1,5 anos e ainda funcionou, e tive frutos dessa seringa, algo impensável a anos atras.

Estou com um tempo muito curto, trabalhando de manhã e de tarde, e estudando a noite.
Meu cultivo já foi "legalizado" na minha casa, mas ocorreram certos eventos que mudou esse lance de "legalizado".
Então hoje meu cultivo está 100% stealth, e sendo assim, e adicionando meu tempo curto a essa equação, obtemos esse resultado "meio desleixado" de cultivo.
Eu já tenho um terrário, mas ele está guardado e sujo, não tive tempo de organiza-lo para esse cultivo, então improvisei esse.

De qualquer forma, se você possui um terrário que atende perfeitamente as necessidades de frutificação, principalmente umidade, o roll em vermiculita e o dunk torna-se dispensável.
Tanto é assim que meu copo estava com vários pins crescendo mesmo com o copo lacrado ainda.

A grande vantagem do roll é adicionar água extra pro bolo, o dunk a mesma coisa.
O cogumelo é 90% água, então quanto mais água tiver no bolo, e mais umidade no ar, e mais umidade na vermiculita, mais cogumelos esse bolo vai produzir.

Meu foco nesse cultivo é recuperar essa Strain, então obtendo apenas 1 carimbo é missão cumprida.
Não tenho mais carimbo nenhum dessa Strain, eu tinha apenas a seringa congelada.
Eu conseguindo 1 cogumelo maduro agora, já me sentirei realizado.

O micélio de cubensis é muito forte, e os cogumelos amam viver, então mesmo em péssimas condições você ainda pode obter bons frutos.

Mas caso você venha se aventurar no cultivo, por favor, siga o mais fiel possível tudo que você tem lido e aprendido aqui no fórum.

Eu sou um experimentador, gosto de testar as possibilidades. Nesse cultivo atual estou fazendo de forma simples, sem muita assepsia, sem muito cuidado, e testando a força do cubensis condições não ideais de cultivo.
 
Parece que meu terrario deu certo, olha os pins, e olha essa umidade no vidro.
P_20170429_151527.jpgP_20170429_151517.jpgP_20170429_151510.jpg P_20170429_151442.jpg P_20170429_151401.jpg
 
Nice cultivo, fiquei surpreso pelos esporos terem continuado vivos mesmo congelados, a natureza é incrível.
Você descongelou progressivamente (passou do freezer para a geladeira) ou deixou a seringa descongelar normalmente?
 
Nice cultivo, fiquei surpreso pelos esporos terem continuado vivos mesmo congelados, a natureza é incrível.
Você descongelou progressivamente (passou do freezer para a geladeira) ou deixou a seringa descongelar normalmente?

A seringa ficou sempre no freezer, até o dia que resolvi que iria usa-la, então apenas tirei do freezer e deixei 8h descongelando em temperatura ambiente antes de usa-la. Não adicionei nenhum composto a água da seringa para preservar os esporos. Apenas fiz a seringa normalmente, coloquei ela no freezer e esqueci lá.

Estão crescendo!
P_20170430_231816.jpg P_20170430_231928.jpg
 
Última edição por um moderador:
para que o micélio consiga absorver a umidade do ambiente com maior eficiência

Salvo engano, nobre @KoopaTroopa, acho que a vermiculita do roll serve para que o micélio retenha melhor a umidade, não para que absorva do ambiente - talvez, exceto, em caso de borrifarem água em cima; mas ainda assim, seriam as gotículas de água que já estariam sobre o micélio. Mas me corrijam se estiver errado. :coffee:

No meu caso, nesse cultivo em especial, pode-se ver uma "verdade" caindo por terra. Acreditava-se a um tempo atras que congelar esporos por mais do que alguns meses mataria os esporos, e minha seringa ficou congelada por 1,5 anos e ainda funcionou, e tive frutos dessa seringa, algo impensável a anos atras.

Legal! :)
 
Milhões de anos de seleção natural geraram esporos que sobrevivem a temperaturas abaixo de 0, incrível mesmo como a natureza trabalha.

Estou impressionado com o cultivo, pinando até no copo hahahaha.

Muito bom dolphin, estou acompanhando e torcendo para que renda muitos flushs.
 
Os meninos estão crescendo! E já esta surgindo novos pins.
P_20170502_121803.jpg P_20170502_121710.jpg
 
Estou encantado com a beleza dessa Strain. Estou sem palavras...
P_20170504_000210.jpg P_20170504_000200.jpg P_20170504_000049.jpg P_20170504_000028.jpg P_20170504_001712.jpg P_20170504_001833.jpg P_20170504_001858.jpg P_20170504_001927.jpg

Carimbando
P_20170504_001505.jpg

Ja tem mais crescendo.
P_20170504_002000.jpg

Missão cumprida.
 
Bom pessoal, após 1 pequeno cogumelo e 2 abortos, resolvi realizar um Dunk & Roll no bolo, pois o mesmo aparentava estar seco.
P_20170507_170827.jpg

Descobri que fazer dunk fora da geladeira não é nada recomendado...

Após 24h de dunk fora da geladeira, quando abri o pote pra pegar o bolo e fazer o roll, senti um forte cheiro de azedo, então descartei o bolo.
Não sei bem se o bolo já havia algum tipo de contaminação nele, e ao imergir o mesmo fora de um ambiente refrigerado acabei favorecendo essa contaminação, ou se ela surgiu em decorrer dessa ação.

Então fica a dica para o pessoal.

Faça dunk na geladeira.

De qualquer modo ainda tenho 1 bolo, mas ele não ta 100% e parece ter bactéria nele, por isso ta demorando tanto. Tem pequenas manchas amareladas, quase transparentes em algumas partes.

Ainda vou testar fazer dunk fora da geladeira, mas apenas por umas 12h.

Em breve pretendo começar um novo cultivo dessa strain. Talvez eu abra diário, talvez apenas poste fotos na galeria.

Peço a moderação para atualizar o status do tópico, e até a próxima pessoal.

PS: Faça o que eu digo, não faça o que eu faço.
 
Última edição:
Back
Top