Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático :!: Tentativa de Cultivo :!: Seringa Congelada/PF Tek/Thai Pink Buffalo

Diário de cultivo problemático.
Após 1 ano e meio afastado dos cultivos e do fórum cá estou eu, voltando aos trabalhos.

Pensei que tinha perdido todos meu carimbos e seringas, mas o destino sempre nos reserva surpresas.

Descobri que eu tinha no fundo do meu congelador, para minha enorme surpresa, uma seringa embrulhada em papel alumínio com data de 25/10/2015, com a Strain, Thai Pink Buffalo.

Não sei a viabilidade dessa seringa, mas como não é só de certezas que vive o homem, resolvi colocar a prova, e fazer uma experiência, afinal estou morrendo de vontade de cultivar, mas não tenho nenhum carimbo no momento, e como minha tentativa dessa semana de encontrar exemplares selvagens pra domesticação não deu certo, nada melhor que testar essa seringa e já sanar dúvidas de muitos cultivadores.

Resolvi que hoje seria o dia perfeito pro processo, então comecei cedo indo até o mercado para comprar o necessário para o cultivo, pois eu não tinha nada em mãos.

Comprei Arroz Integral, Pó de Casca de Coco, Copo Descartável PP5 500ml.

P_20170312_153431.jpgP_20170312_153527.jpg

Materiais prontos para serem utilizados.

98815-124445cce4aaee332127840e58a306ee.jpgP_20170312_181212.jpg

Comecei colocando luvas descartáveis e esfregando as mãos com Alcool 92%, depois limpando a pia com Alcool 92% com auxílio papel toalha.

Separei 4 copos descartáveis, preenchi 1 deles com Arroz Integral, 1 com Água Filtrada, e 2 com Pó de Casca de Coco.

P_20170312_181720.jpg

Triturei o Arroz Integral no liquidificador até quebrar bem os grãos, feito isso despejei o Arroz em um pote para realizar a mistura de ingredientes, despejei 1 copo de Pó de Casca de Coco, despejei meio copo de Água e comecei a mexer a mistura, quando ficou relativamente homogêneo adicionei o segundo copo de Pó de Casca de Coco e o restante do copo de Água, novamente misturei tudo até ficar homogêneo, ao final do processo peguei 1 punhado de substrato na mão e o espremi, escorreu algumas gotas d'água, o ponto da mistura foi obtido.

Preenchi os 4 copos com a mistura, 2 dos copos adicionei um pouco de Pó de Casca de Coco seca, da mesma forma que eu fazia com Vermiculita, e 2 copos mantive sem o selo de Pó de Casca de Coco seca, para comparações.

Cobri os 4 copos com folhas de papel alumínio dupla, cortei o excedente com uma tesoura.

P_20170312_183327.jpg

Os 4 copos eram grandes de mais para uma única panela de pressão, então utilizei duas panelas de pressão, uma delas com 3 copos, e a outra com 1 copo.

No fundo de uma delas eu coloquei 1 descanso de panela e os copos em cima, enchi a panela de água até atingir 1/3 dos copos.

Na outra panela apenas coloquei 1 pano de louça no fundo e o copo em cima, também enchi a panela com água até atingir 1/3 do copo.

As panelas ficaram 1:30h no fogo.

As panelas vão ficar fechadas até amanhã de manhã.

A seringa será removida do freezer antes do meu sono da beleza, e será utilizada amanhã de manhã para inocular os substratos preparados hoje, o processo será feito dentro da minha glovebox.

Amanhã trarei novidades, aguardem.
 

Anexos

  • P_20170312_181204.jpg
    P_20170312_181204.jpg
    314.2 KB · Visualizações: 32
Show. Quero ver se esses copos são bons mesmo.

Torcendo e mandando good vibes pro seu cultivo.
 
Acordei cedo e fui comprar fita isolante, e fita micropore.

Com todo material que eu iria usar pronto, comecei a limpar a pia com Alcool 92% com auxílio de papel toalha. Já de luvas devidamente limpas com Álcool 92%, limpei a Glovebox por dentro e por fora com Álcool 92%, limpei a seringa, tesoura, e micropore também com Álcool, e coloquei dentro da Glovebox. Retirei da panela de pressão os copos, e fui lacrando com fita isolante 1 por 1. Feito isso peguei outro papel toalha com Álcool 92% e passei na parte de fora dos copos, inclusive sobre o papel alumínio, coloquei os copos dentro da Glovebox, borrifei Lysoform dentro da Glovebox e fechei, esperei 15 minutos e comecei os procedimentos.

Fazendo 2 furos equidistantes em cada copo, tampando cada furo com micropore logo em seguida, injetei cerca de 0,8ml em cada furo. Eu tinha apenas 7ml de solução de esporos, os esporos eram bem visíveis na seringa, rodopiavam numa bela dança cada vez que eu dava um peteleco na seringa para agitar os mesmos, espero que eles tenham acordado do sono profundo proveniente do congelamento.

Agora só nos resta esperar.
P_20170313_081620.jpg
 
Bem legal mesmo. E caso essa seringa não esteja viável o que pretende fazer?

Uma maneira fácil de testar a seringa seria esterilizar um pouco de painço e colocar apenas uma gota da seringa e esperar uns 5 dias.

Agora fico na torcida :)
 
Bem legal mesmo. E caso essa seringa não esteja viável o que pretende fazer?

Tem um amigo aqui do fórum que ficou de me enviar um carimbo de B+, e tem também o meu sonho de "domar" um cubensis da minha região, pelo menos uma vez na semana estou indo ao encontro dos selvagens, até agora estão bem tímidos os danadinhos. :facepalm:
 
"rodopiavam numa bela dança
cada vez que eu dava
um peteleco na seringa"


Ah a poesia :love:

Vou acompanhar e estou na torcida pra dar certo! :eba:
 
Fiquei curioso para saber se a seringa ainda está viável. A Acompanhar!

Editado: ah, quanto tempo tinha o carimbo quando foi transformado em seringa?
 
Parabéns pelo cultivo, gostei muito do método! Abraço
 
7 dias incubando no armário e sem controle de temperatura. Eu não sei quanto a vocês, mas eu vejo um pequeno micélio ali. :eba:

P_20170321_000235.jpg

Dos 4 copos esse foi o único a dar sinal de vida até agora. Ele foi devidamente marcado com o número 1.:descalco:
 
Sim, acho que we have mycelium :deolho:

P_20170321_000235.jpg
 
Hoje é o 8° dia após a inoculação. Mais 1 dos 4 copos deu sinal de vida, e o mesmo foi devidamente marcado com o número 2.

P_20170321_194138.jpg

Temos então 2 copos com micélio visível, e 2 copos sem micélio visível.

Coincidência ou não, os copos que apareceu micélio não foi feito selo de Pó de Casca de Coco seco.

:brincalhao:
 
Hoje é o 8° dia após a inoculação. Mais 1 dos 4 copos deu sinal de vida, e o mesmo foi devidamente marcado com o número 2.

99103-03995ea7b8614450959e5e2c22babbc6.jpg

Opa opa, e aquilo ali ao lado esquerdo? Parece ser um green mold. Ou é algum reflexo? :deolho:

Mas quase certo que se trata de contaminação... :amuado:

Boa sorte!
 
Pode ser reflexo, do arroz grudado no vidro....
 
Devo dizer que o nome da strain, "Thai Pink Buffalo", me chamou muita atenção.
Você possui alguma foto dos cogumelos de seus cultivos anteriores ?? :bigode:

Já estou acompanhando aqui, e na torcida para que seus cogumelos cresçam saudáveis!
 
Meu ultimo cultivo dessa Strain infelizmente não resultou em muitos frutos, nem mesmo 1 carimbo.
Por motivos pessoais fui forçado a abandonar meus cultivos.

Mas você pode acompanhar o processo inicial, e ver as fotos de alguns frutos aqui:

Completo - 3º Cultivo/ Thai Pink Buffalo

Ou pode olhar em Showcase/Guia de Raças do próprio Fórum, aqui:

Thai Pink Buffalo

:)
 
Vamo que vamo Golfinho! Essa strain tem uma magia especial, acho que agora vai!

Mandando minhas positivas vibrações aqui do banquinho que puxei pra acompanhar esse cultivo :alien::alien::alien:

Até agora, excelente!
 
Trago novidades!

Copo 1 Frente/Verso
P_20170327_194509.jpgP_20170327_194526.jpg

Copo 2 Frente/Verso
P_20170327_194546.jpg P_20170327_194603.jpg

Copo 3 Frente
P_20170327_194621.jpg

Copo 4 Frente
P_20170327_194653.jpg

Sinal de micélio em todos os 4 copos, no copo 4 da pra ver bem pouco micélio, escapando da fita isolante, praticamente o "pé" do micélio.
Todos os copos parecem que o micélio está bem forte e saudável, bem rizomorfo, exceto o copo 2, que na parte de trás, e da pra ver claramente na foto, possui uma mancha branca ao lado do micélio bem rizomorfo e saudável.

Essa mancha branca seria micélio também ? Contaminação ?

Parece até com micélio, porém um micélio fraco, quase morrendo, talvez com frio e sono, devido o congelamento.
Estamos de olho :deolho:
 
Back
Top