Mais perguntas
MarcosBJ disse:
e esse canudão aí? Se mostrou mais, menos ou indeferentemente mais eficiente do que os finos?
e esse papel alumínio debaixo do
bolo? É só base ou serve pra algo mais?
bacana as fotos........aquele bolo que frutificou mais tah show.....
O canudão deu um super
flush e uns 2 flushes menores (depois do super tudo é bem menor) e ultimamente ele tá meio paradão, detalhe q ele tem vários buracos dos locais onde os talos foram arrancados, daí q seja difícil nascerem mais cogus, talvez um
dunk mas não estou na pilha. Se o canudo for bem feito a coisa funciona de acordo com o q eu tinha falado, o q é uma maravilha.
O alumínio é só base.
As fotos ficaram bacanas mesmo, pena q não irei postar tudo tudo mesmo pq senão seria demais né? Vou acrescentar uma fotinha do bolinho confuso, q irá bater recorde em alguns dias.
MarcosBJ disse:
e se vc colocasse
vermiculita nos buracos? Não resolveria?
Federico Ramos disse:
Os canudos são uma forma de fornecer mais água pros cogus.
né?
A vermiculita absorve a água, a idéia é a água ficar no canudo e o
micélio beber dela conforme deseje, também é uma boa idéia mentalizar a água entrando por todas as partes do bolo.
No caso, o ideal seria uma preparação um pouco melhor do buraco na hora de fazer o bolo, tipo: quando preencher a metade do bolo de substrato (ou umas 3/5 partes) vc faz o buraco e tampa-o até o ponto do selo de vermiculita com substrato. De tal forma q o buraco vá até metade do bolo apenas, e não até o selo de vermiculita, pela óbvia razão do vazamento. Acho q se acertar isto desta forma a coisa fica ainda mais escrota.
Extremamente relevante é a ênfase no fato q o bolo da última imagem q postei não tem canudo e está realizando um exagero de flush, portanto não é só entupir de água q a coisa vai bombar, o ideal é acertar na
umidade do
terrário como um todo.
MarcosBJ disse:
A vermiculita absorve a água, a idéia é a água ficar no canudo e o micélio beber dela conforme deseje, também é uma boa idéia mentalizar a água entrando por todas as partes do bolo.
Quis dizer colocar verm nos buracos do bolo da canudão, pra ver se rolam mais colheitas.
Não adianta, a vermiculita absorve a água e conforme fica em excesso, esta água escorre para o fundo...
Cygnus X 1 disse:
Não adianta, a vermiculita absorve a água e conforme fica em excesso, esta água escorre para o fundo...
Claro claro, vc estava falando dos buracos onde eu arranquei os cogus não é... mas então, é, agora já foi... achei q vc estava falando do buraco do canudo em si. É pq eu estava me concentrando na téknica do canudo, sorry. Mas então, não gosto de entupir o terrário de vermiculita quando fazia no começo, produz MUITA sujeira totalmente desnecessária.