Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Tenha uma boa frutificação!!!

Cygnus X 1

Cogumelo maduro
Cultivador confiável
21/01/2005
270
76
Vai então o ápice de meu novo projeto;
dsc01139.jpg


E mais..
dsc01140.jpg


Para ficar claro: a coluna da esquerda são dois bolos PF (arroz integral) nascendo equators lindos, na coluna do meio esquerda tem dois PFs de arroz integral nascendo GTs, a do meio direita são dois PFs de grãos para pássaro e na coluna da direita tem um de grãos de pássaros com GTs em cima e o à la milanesa é equator em arroz integral.

Para finalizar, vai a foto do meu querido flushito!

dsc01138.jpg
 
Perguntas

marcow disse:
Qual seria a finalidade dos canudinhos de McDonnald no meio dos bolos?
No fim o objetivo é forçar o nascimento de (muitos) cogumelos "injetando" água dentro do bolo. Como pode ser notado pelos mais observadores, o canudão está cheio até a boca, a idéia é chamada de Reservatório Interno de Água.



marcow disse:
Vôce colocou os canudos ate na metade do bolo?
Colocando o canudo posso diminuir as minhas borrifadas diaria?
Diminuindo o risco de contaminaçao(pq vou mecher menos no bolo)?

Os canudos devem ser perfurados ou cortados na parte onde estará interna ao bolo. O canudo vai até onde der para ir sem fazer um buraco no fundo do bolo senão a água escapa e não penetra no micélio.

O meu medo de postar esta técnica está na segunda pergunta q vc fez, e eu respondo q não, não irá resolver o problema da umidade ou do número de borrifadas, ainda continuará necessário manter uma umidade nos 90%.


O segundo medo q tenho é de acharem q isto diminui chance de contaminação, é bastante incorreto achar isto sendo q é exatamente o contrário q acontece, contamina muito mais fácil. O bolo irá se cansar rápido e portanto irá contaminar mais rápido, sem falar q não existe a menor garantia de q a água no reservatório interno esteja realmente limpa ou permaneca limpa enquanto no canudo.
Esta técnica consiste em forçar a máxima produção de cogumelos do bolo, com objetivo de produzir mais em bem menos tempo. O bolo "seca" bem rápido (um mês) mas produz o mesmo tanto q produziria em 2 ou 3 meses de flushing. Existe uma dosagem de água perfeita para forçar a formação de pins sem causar um número grande de abortos (cogumelos incompletos - isto é, nunca esporulam = não abrem chapéu) que estou tentando descobrir. Detalhe q apesar do número de cogumelos ser grande, a massa seca final é relativamente a mesma q seria sem o canudo, basicamente pq o número de abortos é muito grande com a técnica, isto é, alguns grandes cogumelos saudáveis dão em massa seca o mesmo q uma mão cheia de abortos.

Outra coisa, esta técnica não deve ser usada por iniciantes, é opcional à PF Tek, possui seus benefícios mas possui também seus custos.
 
Vou só enfatizar q os canudos tem q ser perfurados na parte q estará interna ao bolo, isto é, vc faz uns cortes ou uns buraquinhos ao longo do canudo (na parte q estará dentro do bolo!) para a água poder "difundir' para dentro do bolo, se vc coloca água no canudo e ela simplesmente desce o tempo inteiro e rapidamente, então está vazando por baixo (detalhe q este é um problema a ser resolvido na téknica). A idéia é ficar como o meu bolinho do canudão está na foto, se perceberem a água está acumulada até o topo, e assim ficou até q eu catei os cogumelos uns dois dias depois, acrescento q quando virei o bolo de cabeça para baixo para catar pins chegou a cair uma boa quantidade de água q estava no canudo.

A coisa é q o canudo deve ser um reservatório de água q o micélio possa beber conforme deseje.
 
Vai aí um update, infelizmente já catei dois flushs da maioria dos bolos e está em uma entre-safra no momento, mesmo assim vou partilhar isto com vcs.
bolos incubacao-entreflush 001.jpg

Correção... FELIZMENTE eu já colhi dois flushes de cada bolo, infelizmente não tirei as fotos destes flushes.

bolos incubacao-entreflush 002.jpg


Este bolinho está bem engraçado... o micélio parece estar bem confuso.

bolos incubacao-entreflush 003.jpg

:p Outra foto.

bolos incubacao-entreflush 004.jpg
 
Mais perguntas

MarcosBJ disse:
e esse canudão aí? Se mostrou mais, menos ou indeferentemente mais eficiente do que os finos?

e esse papel alumínio debaixo do bolo? É só base ou serve pra algo mais?

bacana as fotos........aquele bolo que frutificou mais tah show.....

O canudão deu um super flush e uns 2 flushes menores (depois do super tudo é bem menor) e ultimamente ele tá meio paradão, detalhe q ele tem vários buracos dos locais onde os talos foram arrancados, daí q seja difícil nascerem mais cogus, talvez um dunk mas não estou na pilha. Se o canudo for bem feito a coisa funciona de acordo com o q eu tinha falado, o q é uma maravilha.

O alumínio é só base.

As fotos ficaram bacanas mesmo, pena q não irei postar tudo tudo mesmo pq senão seria demais né? Vou acrescentar uma fotinha do bolinho confuso, q irá bater recorde em alguns dias.

pinning adoidado 004.jpg

MarcosBJ disse:
e se vc colocasse vermiculita nos buracos? Não resolveria?

Federico Ramos disse:
Os canudos são uma forma de fornecer mais água pros cogus.

né?

A vermiculita absorve a água, a idéia é a água ficar no canudo e o micélio beber dela conforme deseje, também é uma boa idéia mentalizar a água entrando por todas as partes do bolo.

No caso, o ideal seria uma preparação um pouco melhor do buraco na hora de fazer o bolo, tipo: quando preencher a metade do bolo de substrato (ou umas 3/5 partes) vc faz o buraco e tampa-o até o ponto do selo de vermiculita com substrato. De tal forma q o buraco vá até metade do bolo apenas, e não até o selo de vermiculita, pela óbvia razão do vazamento. Acho q se acertar isto desta forma a coisa fica ainda mais escrota.

Extremamente relevante é a ênfase no fato q o bolo da última imagem q postei não tem canudo e está realizando um exagero de flush, portanto não é só entupir de água q a coisa vai bombar, o ideal é acertar na umidade do terrário como um todo.

MarcosBJ disse:
A vermiculita absorve a água, a idéia é a água ficar no canudo e o micélio beber dela conforme deseje, também é uma boa idéia mentalizar a água entrando por todas as partes do bolo.

Quis dizer colocar verm nos buracos do bolo da canudão, pra ver se rolam mais colheitas.

Não adianta, a vermiculita absorve a água e conforme fica em excesso, esta água escorre para o fundo...

Cygnus X 1 disse:
Não adianta, a vermiculita absorve a água e conforme fica em excesso, esta água escorre para o fundo...

Claro claro, vc estava falando dos buracos onde eu arranquei os cogus não é... mas então, é, agora já foi... achei q vc estava falando do buraco do canudo em si. É pq eu estava me concentrando na téknica do canudo, sorry. Mas então, não gosto de entupir o terrário de vermiculita quando fazia no começo, produz MUITA sujeira totalmente desnecessária.
 
Observações, detalhes

L'Esprit Libre disse:
Percebi após algum tempo de insucesso, que para quem usa a PF-TEK simples, com vermiculita fina demais, tem que fazer algo que auxilie a parte de dentro do bolo, como no caso os canudos, senão os resultados são nulos, os bolos contaminam ou tem-se pouquíssima frutificação.

andretuc disse:
L'Esprit Libre, não entendí o q vc disse sobre a vermiculita fina. Ela contamina mesmo com o bolo 100% colonizado? Pq??? :confused:

O que ele quiz dizer é que com a vermiculita fina demora bem mais para colonizar os bolos.. e por isso é preciso fazer algo que auxilie os bolos.
 
Minha ermiculita é das finas, o que eu to fazendo nos novos cultivos é misturar um pouco de milho de pipocas com a FAI e vermiculita, vamo ver no q vai da:pos:
 
Minha ermiculita é das finas, o que eu to fazendo nos novos cultivos é misturar um pouco de milho de pipocas com a FAI e vermiculita, vamo ver no q vai da:pos:

Fala MindStates, tudo ok brodi?

Então, vou adiantar no que vai dar... VAI BOMBÁ!!!

Já experimentei essa técnica, tive belos frutos !

Abraço!
 
Cygnus X 1, tu deu continuidade a essa técnica? Houve algum aperfeiçoamento?

Além de melhorar a concepção dos tubos (melhor perfurados e com um fundo tampado), não trabalhei muito com isso. Quando vc tem poucos bolos até q vale a pena tentar a tek dos canudos, mas vira trabalho demais conforme o número de bolos aumenta. O q eu sempre pensei em fazer mas nunca tentei foi colocar um daqueles aditivos pra plantas de aquário na água dentro dos tubos, aditivo dos bons tipo o Tetra Florapride, q é tipo um "complexo vitamínico" pra plantas (mg, p, s, fe, na, ca, cl, etc).
 
Além de melhorar a concepção dos tubos (melhor perfurados e com um fundo tampado), não trabalhei muito com isso. Quando vc tem poucos bolos até q vale a pena tentar a tek dos canudos, mas vira trabalho demais conforme o número de bolos aumenta. O q eu sempre pensei em fazer mas nunca tentei foi colocar um daqueles aditivos pra plantas de aquário na água dentro dos tubos, aditivo dos bons tipo o Tetra Florapride, q é tipo um "complexo vitamínico" pra plantas (mg, p, s, fe, na, ca, cl, etc).
se tem uma coisa q eu aprendi em ANOS e anos de aquarismo : SE È TETRA È BOM.
 
Belo post Cignus. E belo resgate, Kliphos!!!

Então....

Como procedeu para fazer os furos nos bolos? usou algum artefato especial...?

Entendi os furos no canudo, sem problemas.

Eu faria esses furos com um saca-rolhas esterilizado... alguém tem outra idéia??

paz e luz!
 
Como procedeu para fazer os furos nos bolos? usou algum artefato especial...?

Entendi os furos no canudo, sem problemas.

Eu faria esses furos com um saca-rolhas esterilizado... alguém tem outra idéia??

ué, preparei o bolo pf normal e usei o cabo de uma colher de pau pra fazer o buraco enchi o buraco com um tanto de vermi só pra fazer o fundo do buraco.

Só um detalhe, os furos tem q ser grandes, furos muito pequenos o micélio vai e tampa eles.
 
...Desculpe se não peguei a história do começo mas;


Cygnus, qual é a lâmpada ( iluminação ) utilizada por você nesse experimento?

Parabéns, ótimos bolos e lindos pins!

l o l

Como procedeu para fazer os furos nos bolos? usou algum artefato especial...?

Entendi os furos no canudo, sem problemas.

Eu faria esses furos com um saca-rolhas esterilizado... alguém tem outra idéia??

Com um canudo de aço ( projetado para esse fim ) deixado sob o fogo até ficar vermelho, claro, segurando-o com aparadores.

Sai o pedaço ideal do micélio tipo uma faca quente na manteiga!

:pos:
 
Última edição por um moderador:
Sabemos que um dos maiores problemas que levam a abortos, frutos pequenos e um fim precoce do bolo é a questão da umidade.
Não importa a umidade relativa do terrário, os cogus sempre transpiram a água de dentro do bolo, fazendo com que ele seque.

No site do Professor Fanaticus, encontrei uma técnica muito, muito interessante e simples, que visa a hidratação contínua do bolo.

Dunks falham em hidratar completamente o bolo, já que o interior dele fica inacessível a grandes quantidades de água.

O sujeito fez o seguinte:

Após aniversariar os bolos e fazer o dunk, ele fez um furo em cima do bolo que chegava até o centro. Ele inseriu um canudo de milk-shake (!) no buraco, e encheu o mesmo.

Isso cria um efeito parecido com aquelas garrafas de refri viradas de boca pra baixo nos vasos da minha vó quando ela ia viajar - conforme a terra seca, ela "puxa" mais água.

Isso resultou, afirma o PF, em flushes lindos e frutos enormes e suculentos.

O que os senhores pensam da tek (se é que isso não foi discutido aqui antes) ?
 
Essa técnica funciona muito bem. Até hoje so temos um cultivo que utilizou essa técnica, e pelo relato do @Cygnus X 1 ela não deve ser usada pelos iniciantes, segundo ele o risco de contaminação aumenta consideravelmente!

Veja os detalhes no cultivo: https://teonanacatl.org/threads/tenha-uma-boa-frutificação.1/

Interessante... Talvez possa ser usada sem maiores complicações a partir do 2º flush, quando o micélio está melhor estabelecido e resistente a contaminações. Acho que a maioria das contaminações que aparecem nos bolos já colonizados são apenas infecções que estiveram lá o tempo todo e só se mostraram em estágios mais avançados.

De qualquer jeito, a água do dunk não é esterilizada e não é normal vermos problemas decorrentes disso...

É mais fácil e seguro usar uma seringa de 20 ml e injetar água no bolo.
Mas a umidade não é tudo, o ambiente com boa circulação de ar também é muitíssimo importante.

O que achei interessante na tek é que o bolo vai 'chupar' a água conforme a necessidade, sem risco de inundá-los.

Com certeza, a circulação de ar é vital, e uma boa tek de umidificação de nada adianta se o oxigênio não chegar nos cogus. Talvez seja até plausível usar tanques de oxigênio... Quem sabe?
 
Mesclei os dois tópico e movi para este sub-fórum, já que o objetivo é fornecer água para o bolo.

Para mim tanto essa técnica como injetar água com seringa não são o melhor a fazer.

Faz mais sentido investir nisso: PF Tek com finalização Dupla da Camada

E não fique tão preocupado assim com a oxigenação, @pgmr. Basta fazer uns furos na parte baixa do terrário e cobrir com material filtrante. Ou ter uma bombinha de aquário injetando ar. Ou mesmo abrir e abanar o terrário duas ou três vezes ao dia :D

Pelo menos para cubensis funciona muito bem.
 
Back
Top