Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Tempo após rompimento do véu

Martini

Cogumelo maduro
Membro Ativo
17/08/2009
99
48
Saudações.

Muito já se falou sobre retirada de carimbo de esporos. Mas uma dúvida persiste:
Quanto tempo após o rompimento do véu eu devo esperar para "colher" os esporos de meus cogumelos?

Abraços irradiantes!
 
Quando ele esta como demonstra a 1ª foto você não consegue tirar carimbos (é ideal para comer, ou secar).
cogu01.jpg
Quando ele esta como na 2ª. foto, você pode carimbar! O chapéu está bem aberto!
cogu02.jpg
 
Certo! mas, na foto 1 ele ainda está com o véu?
Ou rompeu e ele não abriu e nem vai!?
essas fotos não são "sequencia" uma da outra?

Abraços
 
Certo! mas, na foto 1 ele ainda está com o véu?
Ou rompeu e ele não abriu e nem vai!?
essas fotos não são "sequencia" uma da outra?

Abraços

após o rompimento do véu demora cerca de 7 horas a 21 graus pra começar o depósito de esporos.
em temperaturas menores demora mais, em temperatura maiores mais.
 
Pode crer.
Então em geral se pode carimbar em torno desse tempo (7 horas). Porém há
casos onde não é possovil por conta da abertura do "chapéu" que não se completa. É isso(interrogação)

Saudações irradiantes.
 
Pode crer.
Então em geral se pode carimbar em torno desse tempo (7 horas). Porém há
casos onde não é possovil por conta da abertura do "chapéu" que não se completa. É isso(interrogação)

Saudações irradiantes.
nesses casos aguarde o inicio do depósito de esporos ou aumente a temperatura/diminua a umidade nas horas seguintes ao rompimento do véu, e mantenha-se observando.
ECUADOR e PE sao dificeis de esporar, enquanto thai pesa e pink buffalo sao fanfarroes de terrario sujando tudo antes do tempo.
:pos:
use do bom senso.
 
Massa.

E nesse caso(esporar antes do tempo "sujando" o terrário) o micílio "sofreria" alguma coisa?
Ou não tem problema?

PAZ
 
Já tinah ouvido falar algo sobre, mas estava tudo muito "turvo".
Nesse caso o meu bolo estaria perdido!?
ou há uma forma de recuperá-lo?
 
Já tinah ouvido falar algo sobre, mas estava tudo muito "turvo".
Nesse caso o meu bolo estaria perdido!?
ou há uma forma de recuperá-lo?

depende...
tem gente que risca os bolos com garfo no entre flush depois faz um dunk e re-cobre os com vermiculita.
o ideal é evitar a todo custo que isso aconteça (eu pessoalmente nunca deixei acontecer pra testar.)
 
Já tinah ouvido falar algo sobre, mas estava tudo muito "turvo".
Nesse caso o meu bolo estaria perdido!?
ou há uma forma de recuperá-lo?


A não ser que os esporos tenham coberto TODO o seu bolo não há muito o que se preocupar.

A pinagem é inibida em algumas partes mas acontece em outras que não foram cobertas pelos esporos. Há alguma perda, mas não perda total.

De qualquer forma é bom raspá-los com algum instrumento estéril.
 
Saudações irradiantes!!!

Adoro vocês todos!!!

Desse jeito vou ter um puta sucesso no meu primeiro cultivo.
Posso garantir que agora praticamente não tenho dúvidas.
(só me faltam os esporos:D)

Que sejam todos iluminados.

OBRIGADO

:DAbraços!:D
 
Desculap roubar o topico pra fazer uma pergunta hehe
mas não achei ela em lugar nenhum e acho q cabe aqui.
Qual a desvantagem de consumir um cogu q jah foi usado pra carimbar?
alias pode ainda ser consumido?
pq pra mim, parece bom carimabar todos possiveis pra depois seca-los.
não sei posso estar perdendo alguma info sem perceber.

[]'s

Obrigado
 
Desculap roubar o topico pra fazer uma pergunta hehe
mas não achei ela em lugar nenhum e acho q cabe aqui.
Qual a desvantagem de consumir um cogu q jah foi usado pra carimbar?
alias pode ainda ser consumido?
pq pra mim, parece bom carimabar todos possiveis pra depois seca-los.
não sei posso estar perdendo alguma info sem perceber.

[]'s

Obrigado
Não tem erro nao viu!
Pode secar/consumir os chapeus carimbados sem problema.
perde-se um pouquinho de potencia, mas nada detectavel.
 
Viva,

eu como não gosto de ver os bolos cheiros de esporos não deixo chegar ao ponto de abrir todos os chapéus, quando vejo que chegou a uma fase em que há um maior numero de chapéus a abrirem faço a colheita de todos e como há alguns que já abriram, desses, faço print e depois seco e como :)

Cumprimentos
 
Viva,

eu como não gosto de ver os bolos cheiros de esporos não deixo chegar ao ponto de abrir todos os chapéus, quando vejo que chegou a uma fase em que há um maior numero de chapéus a abrirem faço a colheita de todos e como há alguns que já abriram, desses, faço print e depois seco e como :)

Cumprimentos

É, eu tbm fasso isso, para evitar todo esse trabalho com os bolos e evitar
esporulaçao neles. Eu vou retirando os cogus quando vejo q eles estao preste a romper o veu, vou retirando e logo em seguida secando-os.
é bem mas facil assim e evita problemas futuros :pos:
 
nem me fale to muito desanimado jah mandei 3 cartas 30 reais pra pro fungos e nenhuma voltou =[

Mandou registrada???

Faça isso que vai ter melhores resultados. Se quiser garantir, além de registrar estipule um valor e pague o seguro(não é caro) asism se não chegar lá tu recebe o valor que estipulou.
 
Pessoal uma observação pessoal minha que gostaria de saber se vocês concordam ou não...

Tenho dois cases, ambos em seus últimos flushs, de um dos cases esperei o cogu abrir mais o chapéu para que eu pudesse carimbá-lo... no entanto o danado já havia esporulado quase que totalmente... peguei um cogo do meu outo case então que havia acabado de romper o véu há pouco e pensei "ou carimbo agora ou só quando eu voltar à noite para casa e ele estiver completamente aberto... e talvez sem esporos como o outro..." Resolvi então carimbá-lo... quando cheguei em casa: um belo print bem escuro.... recarimbei e mais um print bem escurão..... aí vem minha dúvida - será que os cogus dos flushs posteriores esporulam mais cedo? Já repararam nisso? A lógica seria que o micélio de alguma forma identifica que está nos "finalmentes" então esporula 'o quanto antes', leia-se - assim que abre o chapéu... o que acham? procede?
 
Back
Top