Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Técnica de clonagem em papelão

Universe, esporos não germinam em papelão apesar de servir de superficie celulosa para se desenvolver.


Azurecens_777 , quanto a tecnica do Mortandello de inocular esporos numa fitadurex, eu ja fiz esse teste e nao funcionou, talvez ele tenha algo a dizer...
aqui teve um pequeno ponto de micélio, o problema é o papelão que não dá suporte para ele se desenvolver!
e ainda por sima estava com cola.
 
Universe, se tiver fotos é melhor. Trabalhar no papelão é simples, mas podem acontecer empecilhos, como todos os métodos. O que acontece muito comigo é o papelão secar e o micélio estagnar.
 
aqui teve um pequeno ponto de micélio, o problema é o papelão que não dá suporte para ele se desenvolver!
e ainda por sima estava com cola.

Universe, eu tambem achei q fosse um pequeno ponto de micelio, mas isso nao é mais que a cola que soltou na agua, e fica parecnedo micelio. Se voce pegar um ponto somente de agua e pregar o durex ele vai ficar branco tb, isso é pq a cola solta do durex e se mistura com a agua.

Nao faz sentido nenhum e nem é possivel o esporo de cubensis germinar em cola com agua.
 
Excelente tópico shroower !

Só por curiosidade, achei interessante postar aqui.. Estes dias pesquisando li uma patente bem interessante (US2008/0046277), assinada pelo Stamets que tem a seguinte informação

Living systems from cardboard packaging materials


ABSTRACT
Compositions, methods and business applications of using new and recycled cardboard infused with a plurality of saprophytic (including endophytic) and mycorrhizal fungi matched with seeds of plants (including trees, vegetables, herbs and grasses) whereby the cardboard can be sprouted by end-users to start ecosystems. Such containers may have carbon-credit value for companies and consumers when planted and grown as a carbon sink or carbon offset for the photosynthetic and mycelial sequestration of carbon dioxide. The relative weight of the Life Box's added seeds and spores does not significantly affect the total weight of the infused cardboard, thus not increasing transportation costs.


Não só esporos podem ser embutidos nas caixas de papelão normais como de sementes de várias espécies de plantas, etc e após uso podem ser misturadas com terra, etc e molhadas para começar uma mini floresta e um meio maroto de se sequestrar um bocado de CO2 da atmosfera... E tudo isso com baixo custo já que esporos/sementes não vão interferir significativamente no peso total (e consequentemente deixar inalterado o preço de transporte de caixas feitas com este material)..

Dentre os esporos de fungos/cogumelos citados estão presentes uma pluralidade de espécies inclusive os mágicos..

EDIT: anexando patente completa
 

Anexos

  • US20080046277.pdf
    281.3 KB · Visualizações: 52
Boa terde confrades!
Essa TEK é muito simples e fácil mesmo!:)


Utilizei um pedaço saudável de micélio, retirado de um bolo que ja estavá estressado e sofrendo como joelho de freira em semana santa. :LOL:

Submerso na solução de água mineral + peróxido de hidrogênio 3%
Hidratação/esterelização do papelão por 5 minutos no microondas, depois lavei em água corrente e mais 5 minutos de microondas.

O micélio se desenvolou em 5 dias a 25ºC

thuglife01_640x480.jpg

Abs,
Thug
 
Última edição por um moderador:
é isso ai, funciona que é uma maravilha:)
se pensa em usar ele, use logo, pois o papelão logo vai secar e assim o micélio junto com ele.
 
é isso ai, funciona que é uma maravilha:)
se pensa em usar ele, use logo, pois o papelão logo vai secar e assim o micélio junto com ele.
Essa foto é do começo do mês passado, já transferi o micélio!

Valeu pela vibe!
 
Como transfiro os pedaços do papelão colonizado para substrato esterelizado sem contaminá-lo e sem utilizar uma glovebox?
 
Como transfiro os pedaços do papelão colonizado para substrato esterelizado sem contaminá-lo e sem utilizar uma glovebox?

recorta um pedaço com estilhete, bisturi ou tesoura limpos, acomoda entre o substrato.
 
Por quanto tempo ele pode ser guardado
Funciona transferir para um bolo pftek padrao , e como fasso pra acertar o ponto de umidade do papelão
 
Última edição:
Sensacional! Vou tentar aqui com uns selvagens bem agressivos que coletei e estou fazendo um Out!
 
Técnica de clonagem em papelão

O método foi adaptado de outro existente no Shroomery.

O método permite a clonagem sem o uso de ágar. O papelão é semi-seletivo para o micélio e não favorável para o crescimento dos contaminantes. Funciona para muitas espécies, em especial para os que se proliferam melhor em madeira morta. Aqui foi usado P. cubensis.

View attachment 2881

Corte um quadrado 3cmx3cm de papelão, desses ondulados sem tinta ou muita cola, retire os lados lisos. Remova os resíduos de cola.

View attachment 2882

Dentro de um copo coloque 1/4 de água e o pedaço de papelão. Pode ser usado perlon (polyfill) para fazer um filtro no copo, máscaras descartáveis ou camadas de filtro de café. Leve ao microondas em potência máxima até começar a ferver, então desligue e coloque em uma potencia bem mais baixa só para manter a temperatura até totalizar 10-15 minutos. Isso vai hidratar o papelão e também diluir a cola em água. Limpe um pote plástico com tampa ou outro recipiente com álcool (aqui foi usado pedra petri), retire o papelão do copo, coloque no recipiente limpo e deixe tampado por enquanto.

View attachment 2883View attachment 2884

Em um local previamente limpo, pegue o cogumelo escolhido. Após um corte transversal remova um pequeno pedaço do centro próximo a base e deixe submerso em uma solução de água oxigenada 3% e água destilada, 10ml/90ml durante alguns segundos e passe rapidamente para o centro do papelão, feche novamente o pote, vedado, e guarde em local escuro em temperatura de incubação.

View attachment 2885View attachment 2886View attachment 2887

Após 1-2 semanas fica assim. Você pode transferir novamente para ágar ou diretamente para grãos para começar uma produção de spawn.
Pretendo tentar esta técnica para clonagem. Como sou novo no cultivo, alguém poderia detalhar mais o procedimento para usar o papelão colonizado e colonizar o substrato? Precisa cortar o papelão em pedacinhos menores? Quanto de papelão deve ser usado para colonizar um pote de substrato?
 
e aqui tb nao germinou NADA!
pra grminar ESPOROS eu inoculei em DUREX(fita colante, fita adesiva)
e DOBREI a gota dentro da fita, quando o micelio se apresentou, colei o durex no papelao ;)
testa ae show e fala: PORQUE EU NA PENSEI NISSO ANTES?
consegui um LINDO isolamento de mex (a partir de multi-esporos) utilizando-me dessa tecnica.
penaque a loucura é demais hoje em dia e eu nao acho um tempo pra fotografar, documentar e publicar esses estudos(eu estava seguindo uma thread no micotopya sobre esse assunto...)
Gostaria de saber mais sobre sua técnica de germinar esporos dentro de uma fita durex, você apenas coloca a gota sem nenhum pedaço de substrato, fecha a fita e o esporo germina? Muito interessante!
 
Gostaria de saber mais sobre sua técnica de germinar esporos dentro de uma fita durex, você apenas coloca a gota sem nenhum pedaço de substrato, fecha a fita e o esporo germina? Muito interessante!

O que eu vou falar é especulação, pois não tentei fazer isso. Mas acho que se essa gota for de água com mel/açúcar/karo, tipo cultura líquida, mais uma outra gota de esporos junto, pode funcionar. Fica uma mini bolsa de água no durex, quando germinar cola no papelão como proposto. Acho válido fazer o teste durante o procedimento pra fazer uma cultura líquida, já que o custo e o trabalho a mais será quase nulo. De todo modo, já presenciei esporos germinando na água pura (e olha que usei água destilada). Usei a seringa quase toda, mas deixei 0,5 ml e guardei, planejando usar dias depois justamente num teste com papelão. Deixei fora da geladeira. Esqueci dessa seringa, 15 dias depois me deparo com dois pontinhos brancos boiando junto aos esporos: eram micelios.
 
Deixando meus resultados aqui pois essa técnica é realmente incrível :D
1596986160060.png 1596986181371.png 1596986198817.png

Esterilizei o papelão no microondas e transferi pra esse potinho ai. no meu próximo cultivo isso ai vai ser utilizado numa cultura líquida hehe
 
Por quanto tempo ele pode ser guardado
Funciona transferir para um bolo pftek padrao , e como fasso pra acertar o ponto de umidade do papelão
Gente, desculpa ressucitar o tópico.
Mas alguém saberia dizer quano tempo ele pode ser guardado?
Se guardar seco ele sobrevive?

Abração!
 
Gente, desculpa ressucitar o tópico.
Mas alguém saberia dizer quano tempo ele pode ser guardado?
Se guardar seco ele sobrevive?

Abração!

Sim! se você tiver um potezinho ou vidrinho, qualquer lugar devidamente limpo, com papelão colonizado livre de contaminante, pode ser guardado por um bommm tempo, mesmo seco o micelio sobrevive, mas tem que estar bem colonizado tipo o da foto do post do grako acima. Não dizer exatamente quanto tempo sobrevive. Eu ja estou com um guardado ha meses aqui e o micélio parece bem.
 
Back
Top