Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Técnica de clonagem em papelão

Olá Kliphos,

Eu nunca havia feito essa técnica, a primeira vez que eu lí sobre ela foi num manual em inglês de cultivo de cogumelos comestíveis, depois ví por aqui e resolvi testá-la e acabei comprovando a alta seletibilidade desse material.

Acho que para contaminá-lo você teria que colocar, por exemplo, um grão com micélio e contaminante, assim ambos se desenvolveriam no papelão, agora, colocando apenas micélio ele se desenvolve super bem.

Dando prosseguimento aos experimentos, estou verificando como o micélio do papelão coloniza fibra de coco, para isso eu peguei um pote com papelão/micélio e cobri com fibra de coco úmida, mais uma vez sem esterelizar... hehehe...
Até o momento nada de contaminações outra vez.

Antes que alguém pense que eu abomino as técnicas de esterilização, eu explico que para meus testes, prefiro começar a fazê-los das condições mais "extremas" (ou seja sem esterelizar) e ver se contamina, caso de algum problema eu aumento o nível de "assepsia".

A finalidade é desenvolver uma técnica que não necessite da panela de pressão... :D
 
Muito interessante isso, gostaria de tentar em casa, talvez seja mais fácil que todo aquele procedimento que demora pra caramba....é um caminho a ser seguido e experimentado, valeu pela colaboração
 
Muito interessante isso, gostaria de tentar em casa, talvez seja mais fácil que todo aquele procedimento que demora pra caramba....é um caminho a ser seguido e experimentado, valeu pela colaboração
e o papelao depois de colonizado pode ser desidratado e embalado como SPAWN em conserva.
se nao tiver AR no saquinho deve durar ANOS....
 
Esse Alienardo deve ser um cogumelo livre do samsara, do ciclo da vida e da morte. E depois de ter sido muitos tipos de cogumelos, passadas 672 vidas ele encarna no Boca/Morta e passa esses conhecimentos secretos pelo CM.
 
e o papelao depois de colonizado pode ser desidratado e embalado como SPAWN em conserva.
se nao tiver AR no saquinho deve durar ANOS....

Ahh entao nao tem problema se o pedaço de papelao secar nao né, o micelio nao morre né? Outra coisa.. o micélio só se desenolve se tiver humido?

Valeu! :pos:

Outra pergunta.. é possivel utilizar essa técnica com seringa multiesporos pra isolar micelio rizomorfico? Tipo, eu pego umas 5 placas de papelao e pingo 1 gota em cada e vo selecionando micelio como fosse placas petri..
 
Última edição por um moderador:
Sempre que tentei não germinou bem.
e aqui tb nao germinou NADA!
pra grminar ESPOROS eu inoculei em DUREX(fita colante, fita adesiva)
e DOBREI a gota dentro da fita, quando o micelio se apresentou, colei o durex no papelao ;)
testa ae show e fala: PORQUE EU NA PENSEI NISSO ANTES?
consegui um LINDO isolamento de mex (a partir de multi-esporos) utilizando-me dessa tecnica.
penaque a loucura é demais hoje em dia e eu nao acho um tempo pra fotografar, documentar e publicar esses estudos(eu estava seguindo uma thread no micotopya sobre esse assunto...)
 
Quem disse que não tem nutrientes? Papelão é matéria orgânica.
 
hmm...então a tendencia é o papelão se 'degenerar" com o tempo.

pq é sempre usado pedaços pequenos de papelão? não da para por um papelão de 20 x 20 enrolado dentro de um vidro de conserva, por exemplo? assim, o micélio poderia se desenvolver por todo o papelão e a cada cultivo iniciado era só ir cortando o papelão.
 
O crescimento é lento no papelão, a intenção é só isolar. É melhor inocular o papelão em alguns grãos por exemplo e o crescimento vai ser bem mais rápido depois que agitar. Aí transfere os grãos (grain to grain) e pode conseguir cerca de 10 potes novos com um único pote colonizado.
 
obrigado pelas respotas shroower.

desvirtuando um pouco o tópico...

Se eu um pedaço redondo de papelão para tampar um bolo, com o objetivo de evitar a contaminação. Teria algum incoveniente? alguem já tentou?

já vi relatos de pessoas que colocaram papelão no terrario, embaixo dos bolos, mas na incubação, para tampar os potes, nunca vi.


abraçoss
 
Não entendi bem a pergunta. Você quer dizer usar um papelão ao invéz de um papel alumínio nos potes?
Lembrando que o papel alumínio acompanha os bolos desde a esterilização e nunca depois, então seria impossível fazer o mesmo com o papelão já que ele seria destroçado na panela de pressão.
Talvez seja por isso que nunca viu.
 
tava pensando em um pedaço de papelão com uma folha de aluminio por cima. Tenho minhas duvidas se ele realmente viraria "pedaços".

iria dificultar um pouco a inoculação...

ou ainda, papelao dentro do copo em volta do bolo
 
Sim ele viraria.
Não faz muito sentido o papelão aí. Não precisa disso para não contaminar. Basta as folhas de papel alumínio e a camada de vermiculita seca.
 
:!: Fala comunidade !

Se alguem puder respodender essa duvida ... eu tenho alguns bolos aqui, que devido a um substrato experimental estão com uma colonização muito lenta, e gostaria de implantar o micelio que surgiu nesse substrato, em um substrato de milho puro.

Eu preciso isolar o micelio, utilizando talvez esta tecnica do papelão? ou posso implantar o micelio diretamente no milho exterelizado.

Caso eu possa implantar diretamente qual a maneira mais segura contra contaminações de faze-lo?

Poderia colocar um pouco de substrato com micelio dentro de uma seringa sugar agua e inocuar depois ?
 

Avatar,

colocando pedaços de substrato colonizado no recipiente com milho não haverá colonização do milho?
 
é cloro rsss aue acho que sim, da mesma forma como nos bulks , eu fiquei meio em duvida porque o pedaço de micelio que eu vo implantar é pequeno, uma moeda de 5 centavos +/-. e como o bolo não está totalmente colonizado eu fiquei com receio de na hora de implantar o "spawn" eu trazer alguma contaminação junto.

O que tu acha ?

já tentaram isso aqui no cm:

colocar o micelio dentro de uma seringa sugar agua e inocuar depois ?

assim acho que seria mais seguro que abrir um buraco na tampa de aluminio e enfiar um pedaço de micelio lá.

não sei bem ao certo oque estou falando pq não usei muito milho e nem inoculação com micelio. por isso to perguntanto tudo.
 
Essa duvida eh realmente interessante.. Alguem de uma luz nessa questao.. Como fazer a inoculaçao desse "pedaco" de substrato colonizado?

Paz e luz a todos
 
Carueiro, tem varias maneiras:

Vc pode introduzir, o pedaço em um substrato como spawn, assim como fazemos nos bulks.

Vc pode tentar uma cultura liquida e depois inocular.

Vc pode tentar a tecnica do copo vazio do Mauricio

https://teonanacatl.org/threads/inoculação-com-pote-vazio.1048/

Tem muita coisa que dá pra fazer, com certeza tem outras que eu não citei. ó que eu não tenho glove box então estou meio temeroso com as posibilidades de contaminação, implantando esse micelio.

Pensei no isolamento, em desemvolver mais micelio sadio no papelão, mas acho que oque eu to propondo é meio redundante. de qualquer forma ficam as duvidas ai.
 
Back
Top