Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Técnica de clonagem em papelão

Carueiro, tem varias maneiras:

Vc pode introduzir, o pedaço em um substrato como spawn, assim como fazemos nos bulks.

Vc pode tentar uma cultura liquida e depois inocular.

Vc pode tentar a tecnica do copo vazio do Mauricio

https://teonanacatl.org/threads/inoculação-com-pote-vazio.1048/

Tem muita coisa que dá pra fazer, com certeza tem outras que eu não citei. ó que eu não tenho glove box então estou meio temeroso com as posibilidades de contaminação, implantando esse micelio.

Pensei no isolamento, em desemvolver mais micelio sadio no papelão, mas acho que oque eu to propondo é meio redundante. de qualquer forma ficam as duvidas ai.


eh realmente essa era a questao.. eu precisaria de glovebox para realizar o processo :) obrigado pelas dicas!! essas ferias vou providenciar uma glovebox para meu super laboratorio :D

paz à vossa nobre pessoa
 
Vou migrar para papelão imediatamente !!!
Já gastei muito com placas de petri e agar.... E bota gastar nisso !!
Tudo contaminava ou dava algum outro tipo de problema.... E a paranóia sobre limpeza sempre crescendo :-(
Com papelão tudo parece porco, absurdamente simples e funciona que é uma beleza :)
 
Se o problema é contaminação você também pode apelar para água oxigenada nas placas de petri. Funciona bem, misture quando ainda estiver liquido algo como 1/10 de h2o2 3% na solução. O calor não fará ela se degradar tão rapidamente, vai sobrar bastante tempo para virar gelatina ainda já que a água oxigenada de farmácia usa alguns componentes que desaceleram a degradação.

Isso detém esporos e bastante bactérias de se reproduzirem. Sem esporos os fungos mais comuns não vão conseguir colonizar a placa.

Mas isso não detém por exemplo um contaminante não vegetativo NO pedaço de micélio de se desenvolver, por isso é bom manter a limpeza e usar um pedaço limpo de micélio e materiais limpos.
 
Agar é muito caro !!!
Se rola bem em papelão, nem tem comparação...

Placas de petri são caras e gostam de quebrar por qualquer descuido :(
 
Caramba !

Muito doido !!!

shroower, valeu por disponibilizar esse material no CM!!

Fiquei impressionado com essa técnica.

Se eu tiver outro fruto de qualidade eu irei tentar usa-la!

valeuuu
 
e como eu faso pra faser naser o gogu eu pego o papelao e coloco no bolo?

Boneco lê o forum, antes de mais nada, porque perguntas como essa e a outra " O que é um carimbo ?" têm respostas no forum. Gaste um pouquinho do seu tempo pesquisando.
 
então galera ... rola muito essa tecnica do papelão... alguém perguntou de passar cultura líquida para o papelão... eu nunca consegui de uns 15 testes.

já do grão ... vai que vai lindo a parada ... coloquei o papelão no alcool 92% (mesmo com indices baixos de contaminação - nulos no meu caso) deixei secar ... ai molhei e coloquei o grão ... batata !!!...

outro teste foi com o papelão húmido com agua filtrada e pouquissima dextrose pra acelerar ... rolou bunito tbm ... mais rapidamente ...porém deve aumentar os indices de contaminação por isso passei o papelão no alcool antes....

Ae ... foi um achado isso ... reduz muito as contaminações a as esterilizações.

.. perdi alguns esperimentos pois passei um tempo viajando... mais tenho uns pra mostrar... até.
 
e o papelao depois de colonizado pode ser desidratado e embalado como SPAWN em conserva.
se nao tiver AR no saquinho deve durar ANOS....

Ae, Artífice! Dá uma luz de como você desidrataria um papelão assim, plis!!

e aqui tb nao germinou NADA!
pra grminar ESPOROS eu inoculei em DUREX(fita colante, fita adesiva)
e DOBREI a gota dentro da fita, quando o micelio se apresentou, colei o durex no papelao ;)
testa ae show e fala: PORQUE EU NA PENSEI NISSO ANTES?
consegui um LINDO isolamento de mex (a partir de multi-esporos) utilizando-me dessa tecnica.
penaque a loucura é demais hoje em dia e eu nao acho um tempo pra fotografar, documentar e publicar esses estudos(eu estava seguindo uma thread no micotopya sobre esse assunto...)

Não entendi. Se usou gota no durex, isolou o que? Se partiu de esporo, não houve isolamento de micélio.
Fiquei confuso agora.... o_O
 
Quanto à umidade dos pedaços de papelão?
Eles devem ficar bem hidratados, mas com uma aparência "seca" por fora, sem excessos, ou ele deve ficar mais pra molhado mesmo?

Eu preferi tirar o excesso de água dos meus usando uma gaze, mas sem ter muita certeza se eu estava fazendo bem.
Achei que era melhor isso do que deixar pingando.
Mas tenho uma glover e algumas bisnagas de água destilada. Se precisar, posso abrir a placa com o papelão e "regar" um pouco com uma seringa (ou fazendo um furinho na própria bisnaga, que é de plástico e malhavel).
 
Quanto à umidade dos pedaços de papelão?
Eles devem ficar bem hidratados, mas com uma aparência "seca" por fora, sem excessos, ou ele deve ficar mais pra molhado mesmo?

Eu preferi tirar o excesso de água dos meus usando uma gaze, mas sem ter muita certeza se eu estava fazendo bem.
Achei que era melhor isso do que deixar pingando.
Mas tenho uma glover e algumas bisnagas de água destilada. Se precisar, posso abrir a placa com o papelão e "regar" um pouco com uma seringa (ou fazendo um furinho na própria bisnaga, que é de plástico e malhavel).


A umidade deve ser boa, mas eu prefiro o menos possível. É um limiar um pouco mais úmido do que o da vermiculita que se usa no PF.

Não gosto de deixar o tempo todo da hidratação cozinhando. No máximo fica 3min depois da fervura inicial (vai ver que é por isso que tive baixa taxa de rendimento)., pra não virar uma gosma o papelão.

Não fica a aparência seca, não. Fica com cara de comida do Chaves.... ehehehe

Colocar um elemento como gaze pra tirar o excesso da água é aumentar a chance de contaminação, mesmo que você diga que a gaze estava esterilizada e tudo o mais.

Se errou a mão, use mais papelão pra fazer de novo, mas não tente consertar. Não funciona.

Pior ainda querer agora, depois de transferiado o micélio, abrir na glovebox e "regar". Isso é o mesmo que jogar o diabo na cruz, rapaiz! kkkkkk

Espero que você tenha usado a glove desde o início do processo...

Se já transferiu, agora é aguardar. Checa diariamente pra ver se pegou. Se não pegar, joga fora e tenta de novo com outro cogu que valha a pena de clonar.

Uma coisa que ajuda é testar o preparo do papelão algumas vezes antes de fazer pra valer.
 
e em relação a selvagens, alguem já tentou algo com papelão, imagino que facilie bastante a domesticação não?
 
Cara. Com selvagens eu nunca tentei.

Mas o que eu tentei com os pins que nasceram dentro do copo até agora não estão apresentando sinal de desenvolvimento.

Pensei em isolar um grão colonizado em papelão, mas no fim acabei não fazendo.
Não tenho experiência nenhuma com isso, mas a intuição me diz que dessa forma é mais fácil, apesar de não servir para clonar cogumelos.
 
e aqui tb nao germinou NADA!
pra grminar ESPOROS eu inoculei em DUREX(fita colante, fita adesiva)
e DOBREI a gota dentro da fita, quando o micelio se apresentou, colei o durex no papelao ;)
testa ae show e fala: PORQUE EU NA PENSEI NISSO ANTES?
consegui um LINDO isolamento de mex (a partir de multi-esporos) utilizando-me dessa tecnica.
penaque a loucura é demais hoje em dia e eu nao acho um tempo pra fotografar, documentar e publicar esses estudos(eu estava seguindo uma thread no micotopya sobre esse assunto...)

Como é isso, pode detalhar melhor ? Você tem o link ?
 
Pô, vou tentar essa técnica de clonagem com os que vão sair da última fornada!
 
quase consegui com esporos, mas a cola do papelão não deixou rolar!:oops:

isso mesmo, se tiver cola no papelão, ou ao toque, se sentir que ele está meio pegajoso, vai ficar difícil.
 
Back
Top