Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Substituindo vermiculita

matula

Hifa
Cadastrado
27/02/2014
2
16
32
Ola, estou em meu primeiro cultivo. E esta muito complicado de achar vermiculita, gostaria de saber se alguns desses produtos pode ser usado na sbstituição da vermiculita ?!

2014-03-22 10.16.52.jpg 2014-03-22 10.17.50.jpg 2014-03-22 10.18.51.jpg 2014-03-22 10.18.33.jpg
 
Última edição por um moderador:
Ola, estou em meu primeiro cultivo. E esta muito complicado de achar vermiculita, gostaria de saber se alguns desses produtos pode ser usado na sbstituição da vermiculita ?


Substituir vermiculita em parte do cultivo?

Se for como parte do susbstrato, em bolos PF, só fibra de coco parece ter funcionado até agora (veja https://teonanacatl.org/wiki/substitutos-para-vermiculita/).

Sugiro que procure usar a função 'Search' ou 'Buscar' do fórum. Procurando 'substituir vermiculita' ou 'substituto para vermilita' você achará tópicos onde o assunto é discutido.
 
A vermiculita é "indispensável" pois retém umidade de uma forma muito boa. Os copos e vidros ficam fechados por 15 dias ou mais, e a vermiculita vai liberando a umidade de acordo com a necessidade do fungo.

É também utilizada nos casings e bulks, com a mesma finalidade citada acima. Caso você ache algum produto que retenha a água da mesma forma que a vermiculita, vale a pena testar, até mesmo indicar o material aqui no fórum.
 
A vermiculita é "indispensável" pois retém umidade de uma forma muito boa. Os copos e vidros ficam fechados por 15 dias ou mais, e a vermiculita vai liberando a umidade de acordo com a necessidade do fungo.

É também utilizada nos casings e bulks, com a mesma finalidade citada acima. Caso você ache algum produto que retenha a água da mesma forma que a vermiculita, vale a pena testar, até mesmo indicar o material aqui no fórum.
Obrigado, e acredito que fibra de casca de coco ajude no , so nao sei se vai ser util na frutificação
 
Obrigado, e acredito que fibra de casca de coco ajude no , so nao sei se vai ser util na frutificação

Essa fibra é utilizada na preparação de bulks, ou seja, ajuda em muito na frutificação.

Sugiro que você dê mais uma lida geral nos princípios e conceitos dos cultivos. Aqui no fórum tem bastante material, você parece estar confuso em relação à coisas básicas.

Boa sorte!
 
A fibra de coco se presta bem para cultivo de cubensis; No entanto ela deve ter uma boa procedência Como nos caso; Livre de outros componentes com terra, argila, e outros materiais que as vezes se encontra misturados. Daí então; Deve ser bem lavada em um pano que pode der em forma de saco como uma fronha até sair todos os elementos que são visíveis na saída da água corrente como ex; Argila. Depois esterilizada em torno de 30 minutos. Então espremida de preferência com um pano limpo.
 
uma dica que dou é
em qualquer lugar hj em dia do acre ate porto alegre se encontra vermiculita
se não acha nas lojas, uma dica que dou é, vai ate um predio em construção, e pede pra falar com o mestre de obras
ai amigão pode me arrumar um saquinho de mercado cheio de vermiculita, toma aqui 5 reais, não precisa rapaz, o jorgeee pega um bucado de vermiculita pro rapaz ai.... pronto, tenta ai, te garanto mil por cento que terá sucesso!
 
uma dica que dou é
em qualquer lugar hj em dia do acre ate porto alegre se encontra vermiculita
se não acha nas lojas, uma dica que dou é, vai ate um predio em construção, e pede pra falar com o mestre de obras
ai amigão pode me arrumar um saquinho de mercado cheio de vermiculita, toma aqui 5 reais, não precisa rapaz, o jorgeee pega um bucado de vermiculita pro rapaz ai.... pronto, tenta ai, te garanto mil por cento que terá sucesso!
Aqui onde moro eu compro o saco com 100 litros! Rende bem! Custa 48 Reais
 
:eek:h::eek:h:
Aqui paguei no saco de 100lt 64,00 pratas desconfiando se realmente tem a quantidade que está descrita no saco.

caramba hein Sirius, negocio esta inflacionado ai, com 64 reais eu compro a vermiculita 100 litros, compro 1 kilo de farinha de arroz integral, compro os copos, dá pra fazer quase 60 por cento do andamento.
mas mesmo assim se pensar, 100 litros é muita coisa, coisa demais, então se não for problema de grana pra vc não se lamente.
 
Manaus:
Vermiculita saco 100 l R$60,00
Pó de casca de coco saco 35 kg R$35,00
Calcário calcítico saco 50 kg R$35,00
Feno saco 35 kg R$74,00
Centeio kilo R$ 5,80
Eu não achei o centeio inteiro por aqui, com tantas casas de produtos integrais, mas to trabalhando com o trigo e to achando bom. Peguei uma receita do colega @Arcturus do @Anatman .
 
Back
Top