Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

STF vai discutir se uso de droga é crime no país

Ecuador

Artífice esporulante
Membro da Staff
Cultivador confiável
22/12/2007
9,060
5
98
Folha de São Paulo - 24/12/2011

STF vai discutir se uso de droga é crime no país

Supremo analisa se consumo é apenas um direito individual dos usuários
A ação foi apresentada pela Defensoria Pública de SP após um preso ser flagrado com trouxinha de droga na marmita

FILIPE COUTINHO
FELIPE SELIGMAN
DE BRASÍLIA

O STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu colocar em votação processo que questiona se usar droga é crime ou somente direito individual.

No início do mês, os ministros do órgão decretaram a repercussão geral da discussão sobre o porte de drogas.

Isso significa que casos idênticos em todas instâncias da Justiça terão a mesma decisão a ser tomada pelo STF.

É decretada a repercussão geral quando ao menos 8 dos 11 ministros do Supremo entendem que o caso é relevante ao Judiciário e à sociedade.

Esse julgamento será o primeiro em que a mais elevada instância da Justiça brasileira discutirá o uso de drogas -em 2009, a Suprema Corte da Argentina travou discussão semelhante e considerou inconstitucional punição para quem consome maconha.

No caso brasileiro, o processo que originou a discussão se refere a consumidor de maconha, mas a decisão do STF valerá a todas as drogas.

Não há previsão de quando o caso será julgado. O ministro-relator, Gilmar Mendes, pode realizar audiências públicas com especialistas, como o STF já fez em outros casos polêmicos.

Pela lei, usar droga é crime, embora, desde 2006, não haja cadeia para os punidos.

O condenado deixa de ser réu primário e tem como pena máxima dez meses de prestação de serviços comunitários, além de multa.

Se o Supremo decidir que não há crime, o usuário, em tese, não poderá receber nem advertência, a mais branda das punições previstas na lei.

A ação que será julgada pelo STF foi movida pela Defensoria Pública de São Paulo.

VIDA PRIVADA

Os defensores entendem que a lei que criminaliza as drogas fere a Constituição, que garante o direito intimidade e vida privada.

A ação afirma ainda que quem usa droga não prejudica ninguém, além de si próprio, o que seria o exercício do direito à privacidade.

"O porte para uso de entorpecentes não produz nenhuma lesão a bem jurídico alheio. O usuário não cria um risco para qualquer valor juridicamente relevante, especialmente para a saúde pública", diz a Defensoria.

USUÁRIO

A ação apresentada pela Defensoria trata da condenação a dois meses de serviço comunitário de preso pego, dentro da cadeia em Diadema (ABC), com maconha escondida na marmita.

Os agentes disseram que Francisco Benedito de Souza confessou o porte da maconha. À Justiça, ele negou e disse que não era usuário. Havia outros 32 presos na cela onde a droga foi achada.


STF DISCUTE PORTE DE DROGAS


1 O que será discutido?
Se o consumo de drogas é crime ou o uso da liberdade individual

2 O que diz a legislação?
Segundo o artigo 28 da lei 11.343, de 2006, quem consumir ou produzir droga para uso próprio comete crime. A punição vai de advertência à multa e serviço comunitário

3 O que diz a Defensoria Pública de SP, autora do recurso a ser examinado?
Que a lei é inconstitucional por ferir o direito à intimidade e vida privada. Afirma que o consumo próprio não fere nenhum direito alheio e, portanto, não oferece risco à saúde pública

4 O que pode acontecer se o STF considerar a lei inconstitucional?
Em tese, o porte de droga para consumo próprio deixa de ser crime e o usuário não poderá ser nem advertido, que é uma das penas previstas na lei

5 O que significa repercussão geral?
Pelo menos oito ministros do Supremo têm de concordar que o caso tem relevância jurídica e social. A decisão valerá para todos os casos com a tese idêntica, inclusive nas instâncias inferiores
 
A liberação do cultivo caseiro seria uma ótima estratégia para diminuir o tráfico, a violência, a impureza das drogas e ainda restringiria o tráfico a somente drogas laboratoriais, que são as mais nocivas.
 
Pelo que pesquisei ainda não foi votada.
 
Esses politicos q fazem as leis são uns porcos imundos
so por q eu tenho uma plantinha e 50 conto em casa querem me enquadrar
como traficante, e tenho meu cultivo em casa, qurem reprimir, em quanto
os filhos deles estaão no morro meteno o nariz no prato, e muita improcrezia cara para com isso
lei contra droga, tudo balela.

Paz e luz.
 
A liberação do cultivo caseiro seria uma ótima estratégia para diminuir o tráfico, a violência, a impureza das drogas e ainda restringiria o tráfico a somente drogas laboratoriais, que são as mais nocivas.

Ideia simplista. Precisamos ver a origem desses males.
Muitos enteógenos, por exemplo, podem ser coletados na natureza e nem por isso o tráfico e a violência diminuem.
 
Se a maconha fosse plantada em casa (zero impureza) não seria comprada (diminuição do tráfico), causando a diminuição do poder do crime organizado (Violência).

Cogumelo também nunca foi vendido.:!:

Se as pessoas colhessem cogumelos no pasto sem dúvida a violência diminuiria.:love:

Qual é a origem dos males?
 
Pode ser, não sabemos ao certo. Só teremos certeza se esta hipótese funciona ou não se ela for tentada.
Algumas medidas na Holanda deram certo. Não sou dogmático. Mas sou um pouco cético em relação à algumas modalidades de violência. Alguém pode entrar na sua casa, roubar tuas plantas ou teus fungos, e vendê-los pra algum vagabundo.
Dizer: "Se as pessoas colhessem cogumelos no pasto sem dúvida a violência diminuiria." É uma afirmação precipitada porque relaciona consumo de cogumelos à pacificação. Não sabemos se uma pessoa violenta, ao consumir cogumelos, iria mudar sua índole por isso.
Por outro lado, os cogumelos são vendidos sim! Não entendi essa parte...
Meus estudos e minha forma de pensar muitas vezes me tornam apegado a detalhes da palavra. Então nem liga muito pras coisas que eu escrevo pois tenho muito mais teoria do que prática. Mas entendi o pensamento geral que você quis transmitir e achei interessante.
 
Então tu acha que se fosse liberado o cultivos de maconha em casa o tráfico iria continuar igual? Eu tenho certeza que diminuiria, mesmo sem "testes".

a parte "Se as pessoas colhessem cogumelos no pasto sem dúvida a violência diminuiria.:love: " foi uma piada...

Não vem me dizer que o crime organizado agora está vendendo cogumelos!
 
@PowR TocH
Uma coisa é discordar, aí entendo. Isso é normal em qualquer conversa. Mas pra achar confusa a minha ideia, você e o Ecuador devem ter dislexia. Ou vai achar que para eu ser coerente ou menos confuso tenho que concordar contigo?
Frases soltas numa mensagem é que geram confusão...
 
Cara, é isso que eu penso, não é nada pessoal.

To fora desse tópico...
 
Cara, é isso que eu penso, não é nada pessoal.

To fora desse tópico...

Sem exageros. Nem nos conhecemos pessoalmente.
Outros tópicos podem trazer argumentos em frases soltas, mas não posso abandonar minha opção de discutir um assunto levando em consideração, a princípio, o argumento que está exposto pela própria pessoa.
Não estou de acordo sobre afirmarem eu ter desviado de assunto, até porque procurei analisar a estrutura lógica da argumentação. Ou os moderadores acham que basta o ícone "confuso" ser acionado para expressar este tipo de opinião?
Esqueceu que o interlocutor que pensa contrariamente é que te dá possibilidade de solidificar sua opinião caso ela tenha lógica.
Saindo do tópico ocorre o oposto.
 
Pessoal, pessoal. Não vamos ficar desviando o assunto do tópico! :)
 
O ícone "Confuso" não é para dizer que se pensa diferente do interlocutor, mas sim que a mensagem do mesmo ficou confusa. Tanto sob o ponto de vista do leitor quanto sobre um ponto de vista geral, é claro.

Eu não consigo entender muitas das mensagens postadas, e duvido que a os outros usuários consigam. Talvez quem está escrevendo devesse perder um pouco mais de tempo para se alongar e explicar o assunto.

A não ser que o propósito seja mesmo postar uma mensagem não explicativa. Também é um recurso, e que eu uso.


Sobre o ícone desvio do assunto, foi uma solicitação dos próprios usuários. Solicitação sua, não, @Rogers?
 
Agora, "desviando do assunto" mais uma vez, segundo a concepção do @Rogers, se explicar o que está acontecendo com os ícones e com o entendimento dos termos, o que no fundo é discutir interpretação de texto, é "desvio de assunto" ou "confuso" sei não ...

Adendo: E quanto à sua sugestão, que você colocou no reportar, sinto muito mas acho que o lugar correto para discutir é aqui neste tópico, já que você começou o assunto aqui neste tópico.
 
Ta mas então voltando pro assunto !! hehehe
Alguma novidade sobre o assunto ?
 
Por favor não desviem o assunto
não mudem o termo abordado.
 
A liberdade do indivíduo não está em fumar um em casa, cultivar enteogenos , já somos livres.
O problema é que o "passarinho" já acostumou com a "ração" diaria.Mais cedo ou mais tarde vai da de testa na "gaiola".
O arrego do tráfico e que engorda um capitalismo tendencioso.
Drogas não estão diretamente ligada a violência;a origem é mais profunda.
Alguém se lembra do filme "Instinto",que o cara passou a conviver com macacos? héeee ...

instinto.jpg
 
A liberdade do indivíduo não está em fumar um em casa, cultivar enteogenos , já somos livres.
O problema é que o "passarinho" já acostumou com a "ração" diaria.Mais cedo ou mais tarde vai da de testa na "gaiola".
O arrego do tráfico e que engorda um capitalismo tendencioso.
Drogas não estão diretamente ligada a violência;a origem é mais profunda.
Alguém se lembra do filme "Instinto",que o cara passou a conviver com macacos? héeee ...
View attachment 32544
Ah então a questão da política de drogas não influi na violência em nossa sociedade? Que genialidade, nossa! Estou impressionado.
 
Back
Top