Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

E-Book Start Your Own Religion - Timothy Leary

E caminhos não são pra serem realizados, são pra serem trilhados. E sim, muitos trilham esse caminho, e não vou me preocupar em apontar quem e aonde estão pq não tem importancia, tem importancia vc trilhar e ai meu caro Eldorado, fale apenas sobre vc mesmo, não julgue ninguem aqui por causa de duas respostas que vc num gostou num tópico seu.
 
Agora te entendo melhor. Perdão por ter confundido o termo "experimentador" com "pesquisador", que acabou fora de lugar. Vou refletir mais a respeito de tudo isso como sugeriu o Mortandello. Minha opinião não está ainda bem estruturada e prefiro me abster da discussão. Falo sério.

Só tinha vindo aqui pra deixar a contribuição da tradução mesmo. Se não serviu de muita coisa, paciência, sinto muito. Quem sabe surja algum material mais proveitoso para a próxima tradução.

Sobre falar diretamente a você, usei "o pessoal" porque mais de uma pessoa contrariou o livro. Quando precisei, a referência foi direta a você, sem intenção de ofensa, apenas de ressaltar um aspecto que me pareceu dúbio.

Boas viagens a todxs!
 
Agora te entendo melhor. Perdão por ter confundido o termo "experimentador" com "pesquisador", que acabou fora de lugar. Vou refletir mais a respeito de tudo isso como sugeriu o Mortandello. Minha opinião não está ainda bem estruturada e prefiro me abster da discussão. Falo sério.

Só tinha vindo aqui pra deixar a contribuição da tradução mesmo. Se não serviu de muita coisa, paciência, sinto muito. Quem sabe surja algum material mais proveitoso para a próxima tradução.

Sobre falar diretamente a você, usei "o pessoal" porque mais de uma pessoa contrariou o livro. Quando precisei, a referência foi direta a você, sem intenção de ofensa, apenas de ressaltar um aspecto que me pareceu dúbio.

Boas viagens a todxs!

Entenda, eu não contrariei o livro, se prestar atençao no meu primeiro post vai ver que não foi isso que fiz, pelo contrário, eu curti o livro e sua tradução tb, mas fiz algumas críticas à importancia que vc deu ao livro e tb a parte do de seu conteúdo e eu expús o fundamento dessas críticas assim como vc me pediu por inbox.
 
respondendo o eldorado:
o maior conselho dos cogumelos eh que A SOCIEDADE EH SUA INIMIGA< E A CULTURA DANOSA.
E sim, somos mais que maria sabina/timothy/e mackenna (que stamets ainda falta muuuuuuuu^10 ito pra chegarmos.)
E tem muita gente fazendo bem com uso dos fungos aqui sim, e nao eh pouca coisa - estamos mudando o mundo de baixo pra cima.
Mas como deve ter percebido, caridade ocupa tempo e nao necessita de publicidade.
 
Antes de falar que está mudando o mundo, ou se (pre)ocupar com isso, muda-te a ti mesmo.
 
duvido que maria sabina e afins atendiam milhares de pessoas diariamente como o forum atende hoje em dia.
 
Eu não sei que encanto é esse por maria sabina, ou qual a necessidade de por alguém num lugar de destaque, como exemplo de vida. É mais fácil ter uma autoridade estabelecida, uma coisa pra se agarrar, do que está solto sem referencias, mas estar solto sem referencias é a liberdade.
É mais fácil criar autoridades do que se emancipar. É mais fácil dizer que ninguém faz nada pelo mundo ou por si mesmo, pelo menos pelo seu ambiente(entenda-se as pessoas que vc convive, que vc trabalha e seu cachorro), do que fazer e acreditar no que foi feito. Muita gente prefere ficar lendo o cardapio do que comendo a comida.
 
É simples.

Se você não gosta, não faça.

Mas não escreva frases simplistas como

a premissa pra uma conversa sobre isso eh uma so, a de que o cogumelo, sua gnose selvagem, nao cabe numa seita organizada desse tipo, qualquer experimentador serio de cubensis sabe disso.
pensando que não há repostas para a mesma, ou se encrespando quando ler as respostas.

Essa premissa é só sua e de quem mais gostar dela.


É mais fácil destruir do que criar, logo é mais fácil ficar tentando desdenhar desse ou daquele autor ou personagem do que mostrar a que veio. Ou fazer algo mesmo ...
 
É simples.

Se você não gosta, não faça.

Mas não escreva frases simplistas como


pensando que não há repostas para a mesma, ou se encrespando quando ler as respostas.

Essa premissa é só sua e de quem mais gostar dela.


É mais fácil destruir do que criar, logo é mais fácil ficar tentando desdenhar desse ou daquele autor ou personagem do que mostrar a que veio. Ou fazer algo mesmo ...

Entao ignora o que eu disse e cria uma religião onde vc é o pastor, está bem claro pra mim e pra muitos aqui que vc gosta disso...


N desdenhei de ninguem, estou questionando essas autoridades só isso, se vc nao consegue entao guarde-as pra vc.

E o que se precisa é de desconstruçao mesmo, pq o que stá construido nao funciona, nao presta e nao preciso mostrar por A mais B isso. é como ficar insistindo que 2+2 SAO QUATRO.

E eu nao li nenhuma resposta que dissesse alguma coisa, as suas entao, so repetem o mesmo, que vc é um cara cheio de nó pelas costas e não suporta uma discussao, quer logo fazer quem nao concorda com vc se calar.
 
E eu nao li nenhuma resposta que dissesse alguma coisa, as suas entao, so repetem o mesmo, que vc é um cara cheio de nó pelas costas e não suporta uma discussao, quer logo fazer quem nao concorda com vc se calar.


No fundo o seu problema em todo esse tópico isso se resume a essa última frase.

Um problema pessoal.
 
Continuando, já que você está na fase do Meh e pode querer distribuir mais algum ...

N desdenhei de ninguem, estou questionando essas autoridades só isso, se vc nao consegue entao guarde-as pra vc.

Autoridades? Só se forem para você. Aliás esse seu discurso é coerente em pelo menos um sentido, nessa tentativa de ficar tentando pregar rótulos aqui e ali. Mas esses rótulos são seus, e de quem gostar deles :D

Quanto a guardar para mim, bem, posso escolher fazê-lo ou não. Além de não reconhecer os citados como autoridades também não reconheço você como tal, portanto não pretendo obedecer ...



E o que se precisa é de desconstruçao mesmo, pq o que stá construido nao funciona, nao presta e nao preciso mostrar por A mais B isso. é como ficar insistindo que 2+2 SAO QUATRO.

O que concluir numa frase dessas usada numa discussão sobre um contestador (Leary) e uma simples xamã com estilo de vida carente de bens materiais de uma região remota (Maria Sabina)?
 
Nao extavamos falando sobre leary e maria sabina, isso é vc que tá dizendo.
'O que está construído' foi um termo pra designar a estrutura piramidal da nossa sociedade tendo no topo os bancos mundias e suas consequencias na vida humana, desconstruir isso é descobrir que se é de verdade.
 
Nao extavamos falando sobre leary e maria sabina, isso é vc que tá dizendo.
'O que está construído' foi um termo pra designar a estrutura piramidal da nossa sociedade tendo no topo os bancos mundias e suas consequencias na vida humana, desconstruir isso é descobrir que se é de verdade.


É uma discussão válida, mas conforme o tom fica mais para o Paranóia do Lysergic do que para uma discussão séria.

De qualquer forma não vejo bem o relacionamento com o assunto do tópico - Start Your Own Religion - Timothy Leary.


Alguém tem algo a dizer sobre o livro do Leary?
 
TEM TUDO A VER. Só que o leary, nos anos que escreveu esse livro, nao via o quadro todo, pensava que o problema do homem era de ordem psicologica espiritual somente, ignorando a parte mais importante, a economia. que o problema do sistema é economico. Ele pensava que pra se libertar do sistema vc precisava dropar fora dele, da cultura herdada e dos paradigmas religiosos, mas hoje sabemos que NãO é somente isso, temos que compreender a raiz economica do sistema que vivemos, perceber quem controla a economia e pensar em soluçoes sérias e realistas pra isso, e nao tem nada a ver com faze ma religião ou algo assim. Tem algo a ver com desligar a televisão, aprender sobre a verdade das coisas, dos alimentos que ingerimos, das crises que estamos passando, das guerras e do sofrimento em todo o mundo o porque disso e quais forças estão por trás de tudo. compreender a vida e tb o que ;e contrário a ela, tenatr juntos né ao invé de ficar discutindo, fazendo joguete de palavras.
 
LEI 27
JOGUE COM A NECESSIDADE QUE AS PESSOAS TÊM DE ACREDITAR EM ALGUMA COISA
PARA CRIAR UM SÉQUITO DE DEVOTOS

As pessoas têm um desejo enorme de acreditar em alguma coisa. Torne-se o foco desse desejo oferecendo a elas
uma causa, uma fé para seguir. Use palavras vazias de sentido, mas cheias de promessas; enfatize o entusiasmo de
preferência à racionalidade e a clareza de raciocínio. Dê aos seus novos discípulos rituais a serem cumpridos, peça-lhes
que se sacrifiquem por você. Na ausência de uma religião organizada e de grandes causas, o seu novo sistema de crenças
lhe dará um imensurável poder.
A CIÊNCIA DO CHARLATANISMO, OU DE COMO CRIAR UM CULTO EM CINCO ETAPAS
Na busca, necessária, de métodos para obter o poder com o mínimo de esforço, você verá que a criação de um
séquito de devotos é o mais eficaz. Ter um grande séquito abre inúmeras possibilidades de trapaça; não só eles o
adorarão, como o defenderão de seus inimigos e assumirão voluntariamente o trabalho de atrair outros para o seu novo
culto. Este tipo de poder o elevará a uma nova esfera: você não terá mais de se esforçar, ou usar de subterfúgios, para
impor a sua vontade. Você é adorado e não erra.
Talvez você ache que criar um séquito desses.​
só cuidado com as armadilhas do poder.​
eu prefiro dar comida pros medigos que é o que está ao meu alcance.​
 
Hoje sabemos? Quem, cara-pálida?

Primeiro que esse "sabemos" se aplica a principalmente a quem acredita nesse messianismo de reformismo social. Embora haja também os pessimistas sociais e outros que concordam com isso.

Depois você pode dizer que hoje há pessoas que continuam acreditando em um modelo de estrutura social bem semelhante ao que pessoas do início dos anos sessenta pensavam. Nesse período do início dos anos sessenta foi quando Leary realmente rompeu com Harvard e seguiu seu rumo. As idéias de Leary foram uma resposta, entre outros fatores da época, à desilusão com o reformismo social, que já não contentava muita gente mesmo entre os contestadores.

O reformismo social não é novo, nem essa forma que você gosta é, embora seja mais nova que o reformismo em si. Nem a solução "caia fora do sistema" é nova, embora as idéias de Leary sejam mais novas que o modelo de reformismo que você gosta.


Então, o Start Your Own Religion - Timothy Leary tem a ver com isso? Pelo que entendo, somente como um contraponto.

Melhoria da sociedade? Acho que todos devem participar dentro das suas inclinações. Revoluções destrutivas? Estou fora. Revoluções internas? Estou dentro.

O que eu falei para o Mortandello eu tomo como válido para mim.

Antes de falar que está mudando o mundo, ou se (pre)ocupar com isso, muda-te a ti mesmo.
 
Última edição:
duvido que maria sabina e afins atendiam milhares de pessoas diariamente como o forum atende hoje em dia.

Quantidade virou sinônimo de qualidade agora?

respondendo o eldorado:
o maior conselho dos cogumelos eh que A SOCIEDADE EH SUA INIMIGA< E A CULTURA DANOSA.
E sim, somos mais que maria sabina/timothy/e mackenna (que stamets ainda falta muuuuuuuu^10 ito pra chegarmos.)
E tem muita gente fazendo bem com uso dos fungos aqui sim, e nao eh pouca coisa - estamos mudando o mundo de baixo pra cima.
Mas como deve ter percebido, caridade ocupa tempo e nao necessita de publicidade.

Esse é um dos posts mais pobres que já vi alguém escrever na vida. Esperava mais de ti, Morta.

Jogue fora no lixo toda a vida que você construiu até agora, especialmente o computador que você tem, pois tudo isso é fruto da sociedade e da cultura. Aliás, comer cogumelo é uma cultura, esse fórum aqui está formando uma cultura...

Eu não tenho inimigos, muito menos a sociedade. Você e o arcaico são bons em criticar, coisa que qualquer adolescente rebelde também faz. QUAIS AS SOLUÇÕES VOCÊS PROPÕEM?!? Porque sinto muito, o que vocês falam também é adquirido, também é clichê, lugar-comum... Sejam mais criativos e compassivos, pelo amor da vida!

Agora não se pode admirar ninguém, tomar ninguém como exemplo que já se está criando autoridades! Que rótulos mais vazios vocês usam! Quanta arrogância se colocar acima destas personalidades históricas. Elas não são autoridades pra mim porque não as tomo como exemplos acabados, realidades últimas que eu deva alcançar. Tampouco pego as palavras delas, de nenhuma delas, a ponto de tê-las como verdades últimas... Se vocês 2 acharam isso, se precipitaram!

Estão mudando o mundo? Cara, vocês não conseguiram nem mudar a si mesmos... Os cogumelos dão conselhos.Tá ficando esquizofrênico ou criando uma nova autoridade?! Os cogumelos não falam, não mentem...eles apenas aumentam tua mente, rapaz! Quem te deu esse conselho foi tua própria mente, não queira criar uma nova religião com base nas tuas revelações pessoais... E se citar mais alguém que teve as mesmas revelações, estará contrariando suas próprias palavras...

Nao extavamos falando sobre leary e maria sabina, isso é vc que tá dizendo.
'O que está construído' foi um termo pra designar a estrutura piramidal da nossa sociedade tendo no topo os bancos mundias e suas consequencias na vida humana, desconstruir isso é descobrir que se é de verdade.

Agora os bancos e a estrutura piramidal te impedem de descobrir tua essência?

Pra mim eles só me impedem de ter uma vida mais digna.

Mas estou ansioso pra ver tuas alternativas aos sistemas econômico e financeiro que construímos. Pode começar ou então é melhor repensar esse discursinho de colegial descobrindo o mundo, que sempre foi assim, goste ou não. Se outros antes de você não mudaram isso, não é comendo cogumelos e arrotando arrogância que será diferente...

Eu conheço bastante gente ansiosa por levar alternativas claras e estruturadas para os sistemas vigentes. Gente que pode te dar voz de verdade.Sério mesmo, estou ansioso pra ver se você tem algo válido a apresentar ou se é só mais um revoltado. Porque apontar o que está errado é fácil. Quero ver propor soluções. Concordo que também não é uma religião organizada dos cogumelos e já passei do ponto deste tópico. Por mim ele pode ser movido para algo como "Criticando Leary" ou algo que valha essa discussão toda. Porque se eu sugeri algo absurdo e admiti ontem e me calei, agora vocês enveredaram na mesma seara...

Se 2 + 2 não são 4, o que são? Esse tipo de exemplo que tu deu, arcaico, demonstra que você tem uma crítica tão superficial quanto todos aqui.

Se não gostaram do livro ou do que eu disse, não são asneiras que vão contrapor nada...
 
Agora os bancos e a estrutura piramidal te impedem de descobrir tua essência?

Pra mim eles só me impedem de ter uma vida mais digna.

Mas estou ansioso pra ver tuas alternativas aos sistemas econômico e financeiro que construímos. Pode começar ou então é melhor repensar esse discursinho de colegial descobrindo o mundo, que sempre foi assim, goste ou não. Se outros antes de você não mudaram isso, não é comendo cogumelos e arrotando arrogância que será diferente...

Eu conheço bastante gente ansiosa por levar alternativas claras e estruturadas para os sistemas vigentes. Gente que pode te dar voz de verdade.Sério mesmo, estou ansioso pra ver se você tem algo válido a apresentar ou se é só mais um revoltado. Porque apontar o que está errado é fácil. Quero ver propor soluções. Concordo que também não é uma religião organizada dos cogumelos e já passei do ponto deste tópico. Por mim ele pode ser movido para algo como "Criticando Leary" ou algo que valha essa discussão toda. Porque se eu sugeri algo absurdo e admiti ontem e me calei, agora vocês enveredaram na mesma seara...

E o que foi que eu propus de absurdo já que vc diz que eu nao proponho nada?
Nao to te entendo cara, onde vc quer chegar? O QUE VC ESTÁ querendo propor? ou veio aqui só pra se opor por nada? nao percebe que eu estou propondo um canal de comunicaçao? nao estou nessa aqui so pra ficar de discussao, falando falando sem ser solidario nao. entenda se vc quer uma discussao saudavel aponte seus pontos de vista em vez que criticar e julgar, falando que o outro é isso ou aquilo, vc nao me conhece, nao sabe a idade que tenho nem o que faço,nem os criterios que uso pra comer cogumelos, entao tente perscrutar um pouco mais as plavras, isso eh um forum, eh muiuto facil interpretar mal o que o outro diz ou o tom que o outro esta dizendo as coisas. Eu estou qurendo falar sobre o assunto. sobre o livro. sobre auto descoberta e sobre problemas economicos tb, nao tenho solucao nehuma pra o mundo, nao disse que estou fazendo nada pelo mundo, longe de mim essa pre-pontecia. nao entendo qual é o ponto de sua perturbaçao em relacao ao que eu falei aqui.
 
Eldorado pra que esse julgamento todo?
sou obrigado a concordar contigo agora senao vais me taxar como adolescente rebelde?
me respeite, tenho idade pra ser seu pai menino.
ja te falei, para com a choradeira e vai a fundo, nao me demonstre assim tao na cara que voce ainda esta afundado ate o pescoco na merda.
a principal diferenca entre esses exemplos e O FORUM EH QUE ESTAMOS VIVOS, ATIVOS.
(nao tomo pra mim a responsabilidade e eh so voce quem esta ?me dando? ela)
 
Back
Top