Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

E-Book Start Your Own Religion - Timothy Leary

Gente, possuo esse livro traduzido (por mim) e apenas falta encaixar ao final a parte jurídica, adaptada a nossa realidade brasileira do séc. XXI.

Só não sei como publicar aqui...
 
Cara
Pergunte aos moderadores!
Esse livro seria uma grande contribuição para nossa biblioteca!!!
 
Gente, possuo esse livro traduzido (por mim) e apenas falta encaixar ao final a parte jurídica, adaptada a nossa realidade brasileira do séc. XXI.

Só não sei como publicar aqui...


ElDorado,

Esse material está disponível? Anexe aqui ou se não conseguir entre em contato.

Anexei no primeiro post uma versão mais completa que achei numa busca rápida pela net, e seria bom termos algo traduzido.
 
Aloha!

Então, acabei de me mandar um recado para lembrar hoje quando chegar em casa pegar meu backup de 2008 e anexar aqui. Aí a gente pode ir confrontando com a versão mais completa pra eu traduzir o que falta.

Também incluirei um breve parecer sobre como oficializar uma organização religiosa aqui no Brasil.

;)
 
legal.

nao desmerecendo o teu trampo, que eh util realmente.

Mas pensa ae:
vamos formar um rebanho, e depois explora-lo.
podemos tirar apenas a la(n) , ou podemos tirar o leite, ou podemos fazer igual todas as outras religioes:
tirar o couro, a carne os ossos, a mente, o cerebro, a vida, as esperancas, a liberdade e etc.
que venham as ovelhas.
a minha sincera opiniao eh que os cogumelos nao precisam de um chamativo destes, e que nao tem como organizar uma religiao com fungos porque a expansao eh real, descontrolada e imprevisivel.
nao eh como o daime que o cara vai la e fica 3 horinhas e sai dirigindo de boa.
 
nao eh como o daime que o cara vai la e fica 3 horinhas e sai dirigindo de boa.


Já que aqui aparece gente que come cogumelos e dirige, e você ainda quer defender, não vejo como você pode ter se impressionado com esse detalhe do daime ;)

Além disso não sei se a intenção do Leary era essa acima. Parece muito mais uma tentativa de fugir à repressão.
 
Ontem me fodi todo, não consegui parar pra postar o material. Hoje, mais à noite, resolvo.

Bom, Mortandello, a parte mais literária do texto não tem muito a ver com rebanhos. Pelo contrário. Inclusive, se bem me lembro, o Leary fala para aproveitar o período, que depois o LSD não seria mais um sacramento válido. Tanto que no fim da carreira ele passou a usar recursos cênicos na busca de imprints válidos.

Eu já ia adiantar aqui a parte legal, mas realmente não é necessário: qualquer um pode buscar na internet como abrir uma igreja, se quiser e achar conveniente.

Há um bom tempo sou contra organizações religiosas de qualquer tipo, justamente por esse motivo citado de exploração de rebanhos.

Por outro lado, em tempos em que vingam vendedores de cogumelos secos até mesmo em pleno solo paulista, algo deveria ser feito para os cogumeleiros sérios saírem de verdade do armário e mostrarem que são gente de bem e que têm ideias boas. Porque o mesmo cara que hoje está vendendo cogumelos secos já me convidou para abrir uma "religião dos cogumelos", com "anuidade" e tudo o mais.... ou seja, logo pode-se esperar a abertura de entidades religiosas cogumeleiras...

Se todos pensassem como você, os irmãos McKenna nunca teriam escrito o primeiro guia de cultivo, outros nunca teriam mencionado nada, e hoje não teríamos tanta informação sobre os cogumelos.

Permita-me discordar, mas tanto os cogumelos quanto a ayawaska e todos os outros afins podem trazer uma expansão real, descontrolada e imprevisível. Ou não. Isso vai depender mais do contexto do que da substância em si. A habilidade na condução de máquinas sob esses efeitos não parece ser um critério válido para determinar a qualidade da expansão.

Diria que essa só se valida no pós-trip, se e quando a pessoa traz algo de bom de toda a viagem.
 
Aí vai o dito cujo. Quem puder ajudar na revisão e confronto com a versão completa postada pelo Ecuador , agradeço. Afinal, o texto foi traduzido há mais de 4 anos atrás.

Eu mesmo procurarei fazer uma revisão, mas deve demorar um pouco, pois esse ano tá osso pra mim em vários sentidos.

Agradeço à participação de todxs aqui, já que é justamente por meio das opiniões diversas e dos choques entre paradigmas que podemos realizar alguma síntese que seja maior do que todos nós juntos!

Com amor e lucidez.
 

Anexos

  • Inicie Sua Própria Religião.pdf
    139.3 KB · Visualizações: 44
Gente "das antigas" como voce e o Ecuador tem a OBRIGACAO de pegar alem das linhas o sentido das frases.
os dois batendo na tecla do carro?
e da ayauhasca?
pensem mais uns 2 milhoes de anos nesse assunto.
 
OK, farei isso, mas não garanto que eu vá chegar à mesma conclusão que você. Daqui 2 milhões de anos eu volto...:fumar:
 
Gente das antigas como você, Mortandello, tem obrigação de ler nas entrelinhas e examinar o assunto, ao invés de reagir com esse discurso clichê anti-religião sempre que ouve essa palavra.

Como você iniciou uma discussão "papinha" levou respostas "papinha".


OK, farei isso, mas não garanto que eu vá chegar à mesma conclusão que você. Daqui 2 milhões de anos eu volto...:fumar:

Idem :p

Valeu pelo material, Eldorado. Pouco a pouco vamos verificando o mesmo.
 
Puxa, 2 milhões de anos passam voando ou eu que não sei mais quem eu sou (algum dia soube)?!?

Olha, depois de uma rápida conversa com o honorável arcaico, compreendi a questão.

Ela é muito simples e o Ecuador a percebeu e mencionou:

Menos falatório e mais leitura são necessários a tod@s, especialmente àqueles que se adiantaram em rotular o assunto com base na palavra "religião". Leiam o livro e entenderão.

Concordo que eu não ajudei me empolgando com as ridículas questões burocráticas. É que eu sou das antigas, quando não se separava tanto as coisas, quando nem existia a palavra religião. Além disso, às vezes, para enfrentar organizações oficiais (que logo surgirão, tenham certeza), de todo modo é preciso uma organização de fato e isso não há aqui. Quem sabe um dia traçando um mapa da micolatria brasileira a gente veja no que isso tudo se tornou.

Parafraseando adaptadamente um mestre sufi: "Religião antes era uma realidade sem nome e hoje é um nome sem realidade". Por isso talvez os grandes irmãos como o Mortandello e arcaico se precipitaram um pouco.

Nada mais justo, diante dessa atualidade vazia desta maledeta palavrinha... ;)

Quanto a esse negócio de ser antigo ou novo é bobagem. Já cansei de ver os velhacos de qualquer grupo engessados num monte de bobagens e os "novatos" dando show de bola....

Concordo, os cogumelos não precisam de uma estrutura organizacional. Precisam é de gente capaz de usá-los para beneficiar os outros, como fazia Maria Sabina (RIP). Isso se faz sem mistérios do tipo dizer o que é a obrigação de uns e outros ou expor argumentações incompletas que podem deixar boiando que não pescou o assunto.

Sobre o material, permaneço à disposição para correções e complementos.

Muito grato a tod@s pela oportunidade de discutirmos um assunto importante desses.
Perdoem-me as delongas. Agora vou me retirar à minha toca cheia de vermes saborosos e pestilências indescritíveis.

Abraços cósmicos e cômicos!

:devil:
 
Última edição por um moderador:
Ora Eldorado, eu li o livreco, nada demais não, é só legal. Não sei pq tanto alarde de sua parte uma tarde inteira por causa de um velho livro do tim que ensina vc a juntar seus amigos, conectar ácido e cogumelos, desenvolver talentos artísticos,algo como permacultura, hortas organicas, cultivos de plantas e fungos,reciclagem do solo, bioconstruçoes, meditaçao, o livro só aponta cara, é uma placa ndicando um caminho já bem conhecido. e ainda tem esse lado tolo estadunidense de criar cultos mesmo, vc interpreta como quer, mas o timoty leary ai ta falando disso mesmo, criar seitas talvez ate registradas e organizadas. e nem preciso dizer de novo o que idse a vc mas vou dizer, a premissa pra uma conversa sobre isso eh uma so, a de que o cogumelo, sua gnose selvagem, nao cabe numa seita organizada desse tipo, qualquer experimentador serio de cubensis sabe disso.
 
Vá falar à Maria Sabina que os cogumelos dela não cabem numa velada claramente sincrética, com um formato para agradar gregos e troianos.

Talvez tenha muito experimentador sério de cubensis por aqui. Eu prefiro os engraçados.
 
OPA! Até timoty leary alerta nesse livro ai sobre essas autoridades mentais ecuador.​

Quero dizer, toda vez que falarmos de cogumelos, estaremos falando de Maria Sabina? Qual necessidade disso? Voce mesmo nao cultivou, colheu e comeu o cogumelo que no fim da contas nao e seu nem meu nem da maria sabina? nao sabe do que se trata? Pra que uma historia sobre a 'coisa' se vc tem a 'coisa'? se religar.
 
Toda vez não, só quando é necessário eu falo de Maria Sabina. O exemplo vivo ensina.

As histórias sobre a coisa são bem interessantes, pelo menos para quem está disposto a ler, compreender e aprender.

E quem disse que o cogumelo não é meu, e eu não sou dele? Para mim é meu e de todos os que quiserem, e claro, aí você tem razão, é de ninguém também.
 
as religioes podem ser otimas se não se preocuparem em assumir verdades e mentiras. eu participaria de uma!
no final é só um bando de gente comungando sobre alguma fantasia, compartilhando uma arte, trocando vivencias.
o problema esta quando assumem dogmas, proclamam verdades e toda essa baboseira putrefata que fede a milhares de anos.

vou ler o livro e conforme for lendo vou tentar revisar o que estiver esquisito.

valeu!
 
Bom, pelo visto o pessoal aqui é alto nível, está muito além da Maria Sabina, Leary, McKenna e Stamets! Deve ter gente aqui no CM.org fazendo muito bem para os outros com os cogumelos por aí e eu não sabia. Sinto muito tê-los desapontado com esse papo de iniciante.

Realmente eu não sou um pesquisador sério de cubensis como muitos aqui. Sou apenas um esporo porra-loca e não devo, não quero e nem preciso ser levado a sério.

Sério mesmo é o Ventania! Esse sim sabe das coisas!! :cautious:

Você pode se apegar a esse rótulo de selvagem dos cogumelos. Enquanto isso, tem uma senhorinha brasileira que, segundo ouvi de um professor na Associação de Agricultura Orgânica, acredita ter curado o filho autista com cogumelos Psilocybe e agora quer propagar essa pesquisa a sério. Com certeza ela não vai precisar de uma estrutura religiosa, mas também não vai querer nenhum maluco-beleza por perto dizendo para ela que o cogumelo é selvagem, imprevisível e que só pode ser usado num contexto caótico.

Para quem está muito além de todos esses exemplos históricos e pode dispensar todos eles realmente deve ser um saco rever as mesmas setas indicando lugares tão comuns como tudo isso que o Tim Leary aponta ali.

Como eu me preocupo com aqueles que estão continuamente chegando aqui, peço perdão se chovi no molhado para os grandes mestres do cogumelo, que o dominam e compreendem tão bem. Aproveitem e nos ilustrem sobre como vocês fazem para o cogumelo servir para algo mais além de vocês mesmos.

O engraçado é que para estruturar algo de bom em conjunto com o restante do pessoal o livro não serve, é repetitivo e dá margem a tolices. Mas para contrariar o argumento sobre a Maria Sabina ele serviu bem, hein, arcaico! ;)

Esse "caminho já bem conhecido" do livro foi realizado? Não! Por ninguém aqui ainda, eu diria. Alguns podem até estar no caminho, mas sozinhos não farão nada e qualquer seta pode ajudar a reunir os que estão desagregados.

O exemplo da Maria Sabina é muito, mas muito mais elevado do que a esmagadora maioria aqui do CM.org (incluindo os "antigos") e sua história aponta para fatos relevantes no papel de CURA do cogumelo e na perda de seu "poder espiritual" quando mal utilizado.

Quem você vai colocar de exemplo no lugar dela?! Alguém aqui do fórum??

Cada um é livre pra fazer o que quiser. Mas faça algo de bom por você E pelo mundo.

Não acredito num cogumelo que seja apenas para si mesmo. Não se preocupe com as aparências, pois às vezes até mesmo uma estrutura de culto que poderia ser facilmente criticada por esse seu paradigma de "gnose selvagem" , de repente pode ser usada para o bem das pessoas. (Aliás, existe uma gnose civilizada?! Vamos falar sobre isso...)

Concordo que a criação de cultos possa ser nefasta, mas não necessariamente.

Para mim isso é o que importa. O resto é conversa para boi dormir.
 
Última edição por um moderador:
Rapaz eu nao contrariei simplesmente o argumento sobre maria sabina, eu achei só cansativo e irrelevante visto que eu nao participo de um contexto semelhante ao dela. Sobre os poderes de cura do cogumelo, acho que temos experienciado isso em conjunto, tenho visto na minha frente pessoas se tornando mais abertas,vivendo experiencias trancedentais, mudando a direçao de suas vidas, curando-se de síndromes do pánico e de vícios, eu mesmo por exemplo viví e tenho vivido sob constantes transformaçoes de cogumelos. Eu nao sou pesquisador de cubensis, acho esse termo ridículo pra designar apenas comedores de cogumelos. e nao estou acima nem abaixo de ninguem meu caro mas li tb todas as personalidades que vc colocou ai e nao as adoro, nem as misturo assim, maria sabina eh uma historia pra mim e pra vcs, tim leary falou e escreveu muita coisa boa e ruim, o mckenna e o stamets, pra mim sao geniais e nem por isso os tenho como marco ou exemplo.

Mas me diz aí então, onde vc quer chegar? o que vc propoe que debatamos agora? sobre o que estamos falando aqui? sobre a possibilidade de criar uma religião/seita/culto/irmandade do cogumelo? ou de crescer com o uso de cogumelos?

E Eldorado, quando quiser falar alguma coisa pra mim, pode falar idreto, nao precisa usar o 'o pessoal'.
 
Back
Top