Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Solução Experimental: Problemas com a Hidratação da PF TeK

SMarioNoia

Cogumelo maduro
Membro Ativo
04/07/2010
383
46
CM
Peço por favor que não Tentem fazer isto em casa ate que seja comprovado a eficacia:

Este método dispensa o Dunk que aumenta as possibilidades de contaminar, overlay, peder tempo para o micelio recuperar-se do afogamento e prejudicar a formação dos nos hifais dando origem ao micelio em forma tomentosa.

A novo método é similar a PF Tek porem sendo uma variante ou aperfeiçoamento da mesma.

Este método consiste em colocar um cano no centro do copo.
08062011036.jpg

por fora do cano preenche com o substrato
08062011038.jpg

no centro do cano preencher com vermiculita sem hidratação e socando a mesma para que o micélio não colonizar a mesma.
08062011039.jpg

em seguida remover o cano
08062011040.jpg

Este método é destinada a injetar-se agua no centro do bolo onde fica a concentração de vermiculita substituindo a Dunk Tek.

Fotos meramente ilustrativas.
08062011043.jpg
 
hmmmm... nunca tive problemas com infeccao por dunk, voce ja testou por completo essa tek ai? esponja no meio do bolo? funciona isso mesmo cara?

No meu ver, acho mais pratico a dunk tek num bolo confeccionado normalmente e provavelmente mais produtivo pois a massa micelial vai ser maior que neste caso... Sem querer desmerecer mas se de qualquer jeito você vai ter q injetar água no meio, então qual o sentido da tek se o objetivo era nao usar agua apos a colonizacao pra diminuir as chances de contaminacao?

Talvez tem alguma coisa que eu não intendi...
 
Você é um caso a parte, a idéia é reduzir os riscos da exposição ao meio externo e os danos gerados ao micelio pelo afogamento carecendo de tempo para recuperação ou seja curto prazo entre a inoculação ate a colheita.

A vantagem é que pode-se injetar agua no bolo ainda dentro do copo lacrado reduzindo os riscos e a exposição ao meio externo.

é absurda a retenção de agua dessa espuma ai, mas não testei ainda carece fazer experimentos com a espuma.

No meu ver, acho mais pratico a dunk tek num bolo confeccionado normalmente e provavelmente mais produtivo pois a massa micelial vai ser maior que neste caso... Sem querer desmerecer mas se de qualquer jeito você vai ter q injetar água no meio, então qual o sentido da tek se o objetivo era nao usar agua apos a colonizacao pra diminuir as chances de contaminacao?

Talvez tem alguma coisa que eu não intendi...

Que nem eu citei no post inicial fotos meramente ilustrativas,,, o copo tem que ser com diâmetro mais largo.

A vermiculita é inorgânica não corre o risco de contaminar.

Não corre risco de contaminar na a injeção, o que corre risco é danificar o micelio no Dunk.

O cara pode injetar a agua no bolo ainda lacrado e logo em seguida virar o copo dentro do terrario sem remover o copo ate o micelio recuperar-se do choque mecanico.
 
Última edição por um moderador:
Valeu pela força gldtn.

O espaço vago ocupado pela vermiculita não interfere na formação da rede micelial pela rede so mudar de trajeto ficando em volta do centro de vermiculita.

Vou sacar os Links ai.

Ainda esta semana começarei o experimento.

Realmente parece com a Tek postada pelo gldtn mas com a diferença de não ter que danificar o bolo e não carecendo exposição ao ambiente externo sendo assim reduzindo as chances de contaminar .
 
mas com a diferença de não ter que danificar o bolo e não carecendo exposição ao ambiente externo sendo assim reduzindo as chances de contaminar .

Em relação a isso, a ideia é muito boa. Mas quanto à praticidade do micélio, acho que realmente pode dar algum problema.

Mas para ter certeza, como disseram, só testando.
 
Pra isso que eu citei que os copos tem que ser com o diâmetro mais largo do que nas fotos e outra o cano que usei como exemplo o diâmetro é muito largo a capacidade de retenção fica maior do que a necessidade do Bolo.

Sim. Mas mesmo assim o micélio pode ter dificuldades.
 
Sim. Mas mesmo assim o micélio pode ter dificuldades.

Que venham os experimentos contra-proposta.

Encerramento de hipóteses com fatos concretizados.

Vamos ver no que da.:confused::cuidado:

Temos que levar em consideração que os fungos tem a capacidade de doar nutrientes de uns para os outros ou seja não importa se tem eles formaram uma rede em forma de circulo.
 
Creio que só com o experimento mesmo pra sanar as duvidas.

Ficamos aguardando.
 
A maior barreira agora é so o tempo, amanhã comprarei mais copos e vermiculita que esta em falta e que é muito difícil de achar aqui na minha cidade... terei que ser obrigado a compra 100L por 26R$:D.
 
Temos que levar em consideração que os fungos tem a capacidade de doar nutrientes de uns para os outros

Não entendi.

Bolos separados não se comunicam. As hifas secundárias podem desenvolver conexões braçais para troca de substâncias, mas um fungo já formado, não.

não importa se tem eles formaram uma rede em forma de circulo.

Importa sim. Uma maior quantidade de substrato colonizado corresponde a uma maior qualidade e força do micélio. Por isso esperamos que o interior do bolo também seja colonizado.

Mas não adianta ficar aqui debatendo no ar. Aguardando os resultados, garoto. :)
 
Não entendi.

Bolos separados não se comunicam. As hifas secundárias podem desenvolver conexões braçais para troca de substâncias, mas um fungo já formado, não.

Importa sim. Uma maior quantidade de substrato colonizado corresponde a uma maior qualidade e força do micélio. Por isso esperamos que o interior do bolo também seja colonizado.

Mas não adianta ficar aqui debatendo no ar. Aguardando os resultados, garoto. :)

faltou palavras para concluir meus pensamentos, mas valeu você complementou,,, lógico que precisa estar em contato ja imaginou os fungos-correios que envia nutrientes de um para o outro a longas distancias???:D

So interfere dependendo do tamanho do pote,,,, ja vi bons cogumelos frutificando em pequenas proporções de substrato,,, mas isso é relativo depende da disponibilidade de nutrientes e das condições ambientais.
 
Que venham os experimentos contra-proposta.

Encerramento de hipóteses com fatos concretizados.

Já existem técnicas como o dunk muito bem estabelecidas e plenamente funcionais.

É bom ter cuidado quando se diz que isso ou aquilo é melhor.
 
Já existem técnicas como o dunk muito bem estabelecidas e plenamente funcionais.

É bom ter cuidado quando se diz que isso ou aquilo é melhor.
Vim aqui compartilhar uma projeto em construção todas criticas serão acatadas desde que possuam caráter construtivo. O dunk esta estabelecida mas isso não implica que seja a melhor ate que se prove o contrario. O que citei no inicio do debate e que tenho convicções que é verdade "o dunk afeta o micelio estabelecido no bolo".

O dunk foi acolhido por ser o que a maioria quis então "se é bom pra maioria é bom pra mim".

O dunk funciona como diversas outras teks que consistem na hidratação.
Não estou tentando derrubar um método infalível e viável... o que eu quis propor foi a redução dos danos gerados pela hidratação.
 
Bem, o dunk é muito bem aceito.

As técnicas alternativas é que devem provar que são melhores.
 
Bem, o dunk é muito bem aceito.

As técnicas alternativas é que devem provar que são melhores.
Que nem falei antes o Dunk entrara em declino quando provar-se o contra... não por ser uma tek melhor do que outra mais por ser uma mais aceita do que a outra.

Não adianta o método ser bom ele tem que adequar-se as necessidades e condições da situação

Valeu pela atenção Ecuador.

Deixarei a espuma de lado levarei a frente somente com a vermiculita...
 
Não é atoa q afirmo nunca ter contaminação com dunk em bolos recém colonizados... e te garanto que não sou um caso a parte, SMarioNoia. Vi e apliquei suficiente vezes essa tek pra afirmar isso.

Valeu pela contribuição, eu adoro ideias novas ^^
 
Back
Top