Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Shimeji - Primeiro cultivo de comestíveis experimental

Diário de cultivo completo.
:galinha:
Hehehehe.

Bão, ainda vou fazer muitas dessas. Demora pra gente se inteirar do conteúdo de um fórum vasto como esse.

Ecuador, cê que já está mais por dentro do que já rolou por aqui, sabe de alguém que tentou a técnica de cultivar Shimeji em jornal com sucesso? Fiquei meio desconfiado da esterilização em água sanitária proposta em outro tópico, mas os resultados parecem ter sido legais. Tava pensando em tentar aqui. SE conseguir desenvolver um micélio decente.
:facepalm:

Abração.
 
Ecuador, cê que já está mais por dentro do que já rolou por aqui, sabe de alguém que tentou a técnica de cultivar Shimeji em jornal com sucesso?


Não me lembro.

Mas se tentaram não deve ser difícil achar na pesquisa, já que não tem muitos cultivos de comestíveis.
 
Ok, obrigado. Estou lendo os diários de cultivos de Shimeji tem um tempo, já, então acho que é só aquela experiência. Melhor, tento eu e depois posto o resultado.

Abração.
 
Tava lendo que esse cogumelo é fã de papel! Até com papel higenico .
Em qual a temperatura de incubação você costuma deixar?
 
@tchescko
Nessas ultimas fotos os sacos usados são aquelas sacolas de mercado um pouco mais reforçadas? Aguentaram bem a pasteurização?
Já tentou usar como substrato folha de bananeira com 10% de farinha de milho ou grama seca?
Vou começar o cultivo semana que vem e me indicaram a folha de bananeira+farinha como um bom substrato.
Pra fazer o spawn não é necessário adicionar vermiculita aos grãos de milho, certo?
Abraço!
 
Ta lindo isso aí!!!!
Em pensar que tudo isso veio de um pedacinho de cogumelo comprado no mercado. Incrível!!! Já cultivei P. ostreatus mas sempre consegui os spawns colonizados (que eram feitos no em grão de sorgo) de um amigo que era técnico de um laboratório de pesquisas em cogumelos.
Qual o substrato que você está utilizando agora? Eles estão lindos e apetitosos!
Eu gostava de cultivar utilizando o Jun-cao, feito de grama, capim, farelo de arroz e gesso, colocados em sacos de polipropileno. Mas parece que vai ainda melhor com palha de trigo e capim limão (Oliveira e Urben, 2001).
Tenho um livro que me ensina muito sobre Jun-cao, que é: Produção de Cogumelos por Meio de Tecnologia Chinesa, Editado por: Arailde Fontes Urben (Ed. Embrapa), 2001.
Eu definitivamente vou querer tentar de novo!
Parabéns pelo empreendimento e boa sorte!
 
já vi cultivos em garrafas pet cortada ao meio, conhece essa técnica? Onde conseguiu a placa com o micélio?

agradeço desde já, muita luz ;)
 
já vi cultivos em garrafas pet cortada ao meio, conhece essa técnica? Onde conseguiu a placa com o micélio?

agradeço desde já, muita luz ;)
Conheço sim, se nao me engano eu fiz o primeiro cultivo dm garrafa pet com shimeji, aqui no forum. A placa com micelio eu fiz, usando Pda laboratorial e clonando o cogumelo do mercado, retirando o tecido interno do cogu. Obrigado pela mensagem, abraços.
Se eu puder ajudar em algo, pode chamar.
 
Última edição:
Amigo, estou me munindo de informações para começar as minhas tentativas de clonagem, colonização e frutificação do Shimeji e fiquei muito feliz com o seu resultado, em ver os seus cogumelos brotando. Vi um comentário seu sobre substrato feito apenas com papelão. Poderia explanar como foi a esterilização e preparo desse substrato? Desde já te agradeço imensamente.
 
Back
Top