Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Shimeji - Primeiro cultivo de comestíveis experimental

Diário de cultivo completo.
realmente, um quarto, ou ambiente, somente para esse tipo de produção é o ideial.
 
Não sei não. Esse jornal aí pode ter substâncias que podem prejudicam o desenvolvimento, como metais pesados.
 
Não sei não. Esse jornal aí pode ter substâncias que podem prejudicam o desenvolvimento, como metais pesados.
ja vi cultivos no jornal aqui no cm mesmo...
em todo caso sao apenas testes pra obter carimbos...
nos proximos potes farei como disse antes testes com outros substratos.
 
To na torcida pelo seu sucesso, parabéns pela iniciativa!
 
Cara tô empolgadissimo com esse cultivo, desejo a vc as melhores vibrações do mundo irmão !!!!!!!!!!
 
Puxa vida. Nuvens bonitas!

Quanto à pinagem, deve ser mais rápida, suponho, por eles crescerem devagar também. Vão dar boas receitas aí! ;)
 
trazendo novidades...
95% de colonizaçao,agora e partir pra foto exposiçao...
alguem por ai sabe o tempo de pinagem de um shimeji?
View attachment 28862 View attachment 28863 View attachment 28864 notem o miscelio subindo nas laterais do tub...

Vai depender da tua temperatura. Não deve passar de 10 dias.
Fizesse algo pra induzir a pinagem? choque termico?
O shimeji expele bastante dióxido de carbono, tenha uma troca de ar forte ai.

Gostei dos teus aparatos, tá bem caprichado!
 
entao tup deixei as rolhas de pol fill bem frouxas, mas rola de abanar tambem...
vou induzir a pinagem hoje, o figura disse que eles precisam de muita luz, entao vou colocar uma lampada fria em cima pra ver o que acontece...
valeu as dicas amigo:)
 
entao tup deixei as rolhas de pol fill bem frouxas, mas rola de abanar tambem...
vou induzir a pinagem hoje, o figura disse que eles precisam de muita luz, entao vou colocar uma lampada fria em cima pra ver o que acontece...
valeu as dicas amigo:)

a luz agora é 24h!
 
Legal! nao sabia que dava pra fazer dessa forma com shimeji, que substrato vc utilizou? serragem?
 
ta escrito la em cima amigo, jornal e palha de milho,
essa semana irei buscar serragem , ja tenho muto spawn pronto...
partindo pra frutificaçao:eba:
estou inoculanndo tambem em trigo, veremos os resultados.
 
ta escrito la em cima amigo, jornal e palha de milho,
essa semana irei buscar serragem , ja tenho muto spawn pronto...
partindo pra frutificaçao:eba:
estou inoculanndo tambem em trigo, veremos os resultados.

Desculpa tchescko, eu vi logo depois de postar...
Muito legal velho, to gostando mesmo de ver, técnicas e substratos alternativos pra shimeji, muito bom, vai servir pra mim de aprendizado tb.
 
so estou tendo problemas com a frutificaçao...
inoculei alguns sacos plasticos que ja estao quase totalmente colonizados e vou fazer novas tentativas, penso que esse primeiro miscelio esta muito fraco por isso nao ocorre frutos, vamos ver com as novas inoculaçoes...
 
Os shimejis que cultivei frutificavam realmente muito facilmente, mesmo sem qualquer iluminação, ocorreu que quando com iluminação insuficiente os cogumelos cresciam com aparencia de corais, quando expostos a mais iluminação eles passavam a se desenvolver com a forma de cogumelo shimeji.
 
tá monstro isso ai tchescko. Agora realmente estamos em um período crítico pra conseguir frutificar. Calor é demais.
 
Pode inocular direto no composto sim. Mas espere ele maturar dentro do pote primeiro (terminar a colonização). E até até recomendável dar uma boa segurada dentro do pote ainda.

É, tem que ver ainda essa capa micelial ai ganhar mais substância. (porque realmente lembra cobweb).
A tua placa não tem enxergar direito.~]

Quem é fera aqui no CM em comestíveis é o @FernandoCastro, mas parece que ele deu uma sumida.

E claro uma boa base é o livro "Growing Gourmet and Medicinal Mushrooms", tem quase tudo lá.


Achei o livro sugerido neste link:
http://library.uniteddiversity.coop/Permaculture/Growing_Gourmet_and_Medicinal_Mushrooms.pdf
Em .PDF.

Não tinha visto este tópico, achei muito útil. Pena que não pudemos ver o resultado.
 
Back
Top