Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Seringas extremamentes simples

Hurungo

Cogumelo maduro
Membro Ativo
16/11/2005
87
71
54
Portugal
Um dia, indo à farmacia para comprar um seringa descartável de 10ml para um novo cultivo, reparei em um produto que mudou definitivamente meus procedimentos - o Pote Coletor ;) para análises clinícas - ESTÉRIL . Na sua farmacia vc vai encontrar... atente-se para os que são duplamente embrulhados.. sao mais seguros. Digo isso pois vi um deles de ma qualidade.. o embrulho parecia ja estar aberto - não confiável.

O que fiz foi somente ferver a agua e capturá-la na seringa recém aberta do envelope - deixei esfriar a agua, abri os plasticos que envolviam o Pote Coletor - raspei os esporos dentro do Pote Coletor :p:usando a Pazinha - ESTERIL - que vem junto com o Pote - Espirrei a agua da seringa para dentro do Pote, puxei de volta - repeiti isso algumas vezes para espalhar bem os esporos e finalmente puxei toda a agua para lacrar a seringa que DEVE ficar "em hidratação" (esporo (-) encontrando esporo (+), muito resumidademente falando) por 12 horas, pelo menos...

O bom de fazer assim é que vc nao precisa ficar esterelizando isso e aquilo... só agua... e seus limpos procedimentos, claro... e vc terá certeza de uma seringa confiável

Paz de Espírito a todos
 
o melhor mesmo e usar a seringa uma unica vez...
custa cerca de 50 centavos a unidade..
Eu também acho isso, mas é bom saber que é possível reutilizar sem problemas.

Nos fóruns gringos vejo que muitas pessoas reutilizam, mas isso ocorre porque em muitos países a venda de seringas é restrita a profissionais de saúde, uma pessoa comum não pode simplesmente entrar na farmácia e comprar uma seringa como no Brasil, daí a reutilização.
 
Eu também acho isso, mas é bom saber que é possível reutilizar sem problemas.

Nos fóruns gringos vejo que muitas pessoas reutilizam, mas isso ocorre porque em muitos países a venda de seringas é restrita a profissionais de saúde, uma pessoa comum não pode simplesmente entrar na farmácia e comprar uma seringa como no Brasil, daí a reutilização.

Tem também o empecilho de ter que sair de casa pra comprar as seringas, ir ate a farmácia... mas isso é o de menos.

50 centavos ta difícil, o dinheiro que eu recebo do trabalho mal da pra custear o cultivo ahsuahsuahsuhas... vou fazendo como posso e como dar... da maneira acessível e que estiver ao meu alcance. Não consigo dar um passo maior do que a perna!!!
 
Alguém ai recicla seringa?

Então, ao invez de simplesmente ficar usando e descartando as seringas, eu uso o máximo que eu puder de uma mesma seringa já tenho uma seringa de mais de 1 ano e até hoje não deu problema. Eu após utiliza-la, sugo álcool e despejo depois faço o mesmo com água, depois esterilizo na panela de pressão.

Procuro não ficar abrindo a seringa para lavar, pois percebi que isso força a borracha.
 
Ótima tecnica, eu fazia algo bem parecido. Mas com relação ao reaproveitamento das seringas, eu acho importante reutilizar, não importando o custo ou facilidade do acesso ao instrumento. Concervo a idéia de que quanto mais lixo produzido, pior. Já destrui algumas seringas, já derreti outras, algumas já perderam a elasticidade da borracha, etc. Meu método sempre foi o antigo do CM, de sugar água quente várias vezes para dentro da seringa, eu também lavava bem a seringa antes de guardar. No meu caso que cultivava uma vez ao ano + ou - as seringas tinham uma longa vida útil. As seringas eu só compro quando realmente é necessário repor/substituir material danificado.

Com relação á borracha da seringa, alguém saberia um método mais eficiente para não endurece-la com muito tempo de utilização?
 
Um dia, indo à farmacia para comprar um seringa descartável de 10ml para um novo cultivo, reparei em um produto que mudou definitivamente meus procedimentos - o Pote Coletor ;) para análises clinícas - ESTÉRIL . Na sua farmacia vc vai encontrar... atente-se para os que são duplamente embrulhados.. sao mais seguros. Digo isso pois vi um deles de ma qualidade.. o embrulho parecia ja estar aberto - não confiável.

O que fiz foi somente ferver a agua e capturá-la na seringa recém aberta do envelope - deixei esfriar a agua, abri os plasticos que envolviam o Pote Coletor - raspei os esporos dentro do Pote Coletor :p:usando a Pazinha - ESTERIL - que vem junto com o Pote - Espirrei a agua da seringa para dentro do Pote, puxei de volta - repeiti isso algumas vezes para espalhar bem os esporos e finalmente puxei toda a agua para lacrar a seringa que DEVE ficar "em hidratação" (esporo (-) encontrando esporo (+), muito resumidademente falando) por 12 horas, pelo menos...

O bom de fazer assim é que vc nao precisa ficar esterelizando isso e aquilo... só agua... e seus limpos procedimentos, claro... e vc terá certeza de uma seringa confiável

Paz de Espírito a todos
Usei o potinho, mas achei q parte dos esporos grudaram no plástico. Vou tentar com vidro na próxima vez, pra comparar.
 
Beleza, deixa eu ver se entendi...
1- Seringa descartável de 10ml esterilizada, como a minha não foi usada, acredito que esteja esterilizada
2- Pote coletor também não utilizado, embalado no saquinho
3- Pázinha, não veio junto nenhuma pázinha no pote coletor, mas pretendo usar aquela pazinha do danoninho ice, creio que serve desde que seja bem esterilizada (sugestões)
4- Espirrar e puxar a água pós-fervida até que os esporos se misturam
5- Deixar hidratando na geladeira
6- Pronto para a inoculação na glove box
Aceito sugestões, já que é minha primeira vez..
 
dúvidas,

eu boto todos os esporos dentro do pote? ou pode ser menos? caso eu perca o cultivo, ainda terei esporos.

como vou saber a quantidade de esporos suficientes para por dentro da seringa? e a quantidade suficiente para inocular por exemplo milho de pipoca dentro de um pote de helmans grande?

desde ja agradeço, não encontrei onde falasse sobre, se alguem tiver o link eu mesmo procuro as respostas, vlw
 
https://teonanacatl.org/threads/seringas-o-1º-passo.2010/

Sempre deve ter em mente que quanto menos esporos conseguir colocar na seringa, melhor.
Se a seringa estiver com a água transparente, é sinal de que está bom.

Raspe só um pouquinho do carimbo, quase nada.

2 ml pra um pote desses é o suficiente, distribua os pontos de inoculação em 4 para mais.

veja essa seringa, não está "nada boa". Esporos são microscópicos, se eu estou conseguindo ver esse volume todo de esporos, é sinal que que "HÁ MUITOS ESPOROS".

agar023.JPG

O ideal para se retirar do carimbo e fazer uma seringa
é mais ou menos assim: (veja o circulo em vermelho)

esporos.jpg

Melhor mesmo é 1/5 ainda dessa parte. A cultivadores
diluindo uma parte dessa em 1 litro de água e tendo excelentes
resultados.

Uma seringa "ideal" você não vê esporos suspensos na água, a água permanece cristalina.

seringa ideal.jpg

o que acontece é que muitas e-shops vendem seringas que chegam a ter a água preta
só para causar a impressão "olhe estamos aqui - caprichamos na carga de esporos",
total besteira.
 
muito obrigado tupy, muito bem explicado, então quer dizer que com uma seringa de 10ml posso inocular 5 potes? 02ml para cada? deve ser por isso que os esporos precisam estar bem misturados dentro da seringa, para nao correr o risco de algum pote ficar sem esporos certo?

desde ja agradeço!
 
deve ser por isso que os esporos precisam estar bem misturados dentro da seringa, para nao correr o risco de algum pote ficar sem esporos certo?

Mesmo que não seja possível ver nenhum "esporo" a olho nu, com certeza a seringa estará com centenas de esporos. Que são suficientes para inocular todos os potes.
 
... o que acontece é que muitas eshops vendem seringas que chegam a ter a água preta
só para causar a impressão "olhe estamos aqui - caprixamos na carga de esporos",
total besteira.
mazomenos, Tupy...
uma seringa dessas pode render até 5 outras... todas viaveis
vale a pena, dependendo da raça

muito obrigado tupy, muito bem explicado, então quer dizer que com uma seringa de 10ml posso inocular 5 potes? 02ml para cada? deve ser por isso que os esporos precisam estar bem misturados dentro da seringa, para nao correr o risco de algum pote ficar sem esporos certo?

desde ja agradeço!

beeeeeeeem misturados... qdo mais, milhó!
 
com relação a reutilização de seringas, economia, ecologia e etc, o topico é direcionado para quem está iniciando no cultivo, com uma forma simples e eficiente de criar sua seringa, num vai querer economizar nessa hora, né...

os mais experientes podem e devem reutilizar as seringas, acho eu tbm... na medida do bom senso do desgaste...
 
O que fiz foi somente ferver a agua e capturá-la na seringa recém aberta do envelope - deixei esfriar a água

Desculpe a ignorância, você suga a água ainda quente para a seringa? se sim, deixa a seringa esfriando aonde e como?
Mistura nos esporos a água quente ou fria?
Qual o melhor lugar pra deixar esfriando e como?

Grato desde já!
 
Desculpe a ignorância, você suga a água ainda quente para a seringa? se sim, deixa a seringa esfriando aonde e como?
Mistura nos esporos a água quente ou fria?
Qual o melhor lugar pra deixar esfriando e como?

Grato desde já!

Recomendamos que começa lendo o manual do usuário!

Esse manual serve para explicar o funcionamento e a organização do portal para que você navegue com facilidade pelas informações aqui contidas.

O manual se encontra aqui :teo_seta_direita: https://teonanacatl.org/manual

De uma olhada tambem nestes links. A sua pergunta ja esta respondida. Pesquise mais!

https://teonanacatl.org/biblioteca
https://teonanacatl.org/guia-de-racas
https://teonanacatl.org/manual
https://teonanacatl.org/termos
https://teonanacatl.org/regras
 
Última edição por um moderador:
Back
Top