Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Seringas extremamentes simples

Hurungo

Cogumelo maduro
Membro Ativo
16/11/2005
87
71
54
Portugal
Um dia, indo à farmacia para comprar um seringa descartável de 10ml para um novo cultivo, reparei em um produto que mudou definitivamente meus procedimentos - o Pote Coletor ;) para análises clinícas - ESTÉRIL . Na sua farmacia vc vai encontrar... atente-se para os que são duplamente embrulhados.. sao mais seguros. Digo isso pois vi um deles de ma qualidade.. o embrulho parecia ja estar aberto - não confiável.

O que fiz foi somente ferver a agua e capturá-la na seringa recém aberta do envelope - deixei esfriar a agua, abri os plasticos que envolviam o Pote Coletor - raspei os esporos dentro do Pote Coletor :p:usando a Pazinha - ESTERIL - que vem junto com o Pote - Espirrei a agua da seringa para dentro do Pote, puxei de volta - repeiti isso algumas vezes para espalhar bem os esporos e finalmente puxei toda a agua para lacrar a seringa que DEVE ficar "em hidratação" (esporo (-) encontrando esporo (+), muito resumidademente falando) por 12 horas, pelo menos...

O bom de fazer assim é que vc nao precisa ficar esterelizando isso e aquilo... só agua... e seus limpos procedimentos, claro... e vc terá certeza de uma seringa confiável

Paz de Espírito a todos
 
como devo guardar seringas de compra?:?:

Se foi essa sua pergunta

Ela acabada de comprar, deicha ela naquele saquinho que a proteje contra contaminação. Lógicamente e se já foi esporolada, embru-lhe a em papel aluminio e coloque na geladeira pra hidratar. E antes de usar esterelize no fogo a agulha ... =\

Leia bastante a bibliotecas e post's sobre nas sessões especificas:
https://teonanacatl.org/forums/carimbo-seringa-e-inoculação.11/

E sobre o lance do detergente:

olá,

lí que uma gota de detergente em um litro de água (depois de fervida), ajuda a separar os esporos dentro da seringa, evitando que formem grupos e fiquem presos entre eles. A seringa e a inoculação ficam mais uniformes.
não sei se dá certo ferver a àgua já com o detergente misturado.
Como funciona isso mesmo? Não intendi o sentido de 1 litro de água e a gota e talz..

Alguma mente brilhante a explicar? Abraços! :*
 
Voltando aos copinhos.

Depois de utilizados, eles podem ser descartados com as agulas usadas. Desta maneira evitamos que as pessoas que manipulam o nosso lixo se machuquem.

Vocês não ficariam encanados se fossem feridos por uma agulha de origem duvidosa?

Um grande abraxxx!
 
Bem verdade, ficaria meio em choque hehehe ja penso o coitado do lixeiro pega um lixo e se furar com uma agulha de seringa? no minimo é de ficar puto, mais creio que ele ficara mais com medo doque puto, agora oque tem de gente q poe cacos de vidro sem o devido cuidado para que nao machuque alguem, não ta escrito no gibi hauhua por isso os cara usa aquelas luvona grossa pra caramba!! belo post mais e se caso comprar agua destilada de farmacia para fazer minha seringa, onde entra a tencnica do detergente? como faria?? alguem ja testou a eficácia da tecnica?
 
Mto boa a informação, farei desta forma.
A seringa após puxada com a água tem que ser completamente preenchida? Precisa tapar o bigo da seringa com alguma coisa antes dela repousar essas 12 horas?
Obrigado
 
Mto boa a informação, farei desta forma.
A seringa após puxada com a água tem que ser completamente preenchida? Precisa tapar o bigo da seringa com alguma coisa antes dela repousar essas 12 horas?
Obrigado

Bem eu deixo ela tobada de água, e com a tampa original durante a hidratação, mais já vi quem utilize papel alumíno tambem para isolar a ponta da seringa durante o "repouso" hehehe...

O que eu não faria com certeza é deixá-la sem tampa nehuma, seria um altíssimo risco de receber contaminações posteriores....

Espero ter ajudado, Paz e Luz irmão...
 
Voltando aos copinhos.

Depois de utilizados, eles podem ser descartados com as agulas usadas. Desta maneira evitamos que as pessoas que manipulam o nosso lixo se machuquem.

Vocês não ficariam encanados se fossem feridos por uma agulha de origem duvidosa?

Um grande abraxxx!


Eu mexo com Body Piercing e as agulhas que jogo fora faço o seguinte:

Primeiro quebro ela usando a própria tampa da seinga ( no meu caso, cateteres), deixo a agulha ali mesmo dentro da tampa e fecho tudo como veio de fábrica. Então colo com uma fita adesiva.
Assim diminui muito o risco de algum acidente além de evitar o uso indevido (drogas, por ex) pela agulha estar quebrada.

Se possível, enrole a seringa em um papelão (pedaço de caixa de sapato, por ex) pra jogar fora, assim como se faz com vidro.:pos:
 
Eu mexo com Body Piercing e as agulhas que jogo fora faço o seguinte:

Primeiro quebro ela usando a própria tampa da seinga ( no meu caso, cateteres), deixo a agulha ali mesmo dentro da tampa e fecho tudo como veio de fábrica. Então colo com uma fita adesiva.
Assim diminui muito o risco de algum acidente além de evitar o uso indevido (drogas, por ex) pela agulha estar quebrada.

Se possível, enrole a seringa em um papelão (pedaço de caixa de sapato, por ex) pra jogar fora, assim como se faz com vidro.:pos:

cara muito boa a dica!
 
Eu tinha pensado nisso antes de começar meu segundo cultivo. Até falei para minha mulher comprar alguns para mim. Mas na hora resolvi não usar. O embrulho não era completamente fechado, pois apertei e o ar do embrulho saiu. Depois mergulhei o pote bem fechado em uma bacia com água. Entrou água dentro do pote, o que mostra que a tampa também não é confiável. Talvéz exista potes de melhor qualidae mas eu não vi ainda.
 
E quando não dá pra ver esporo nenhum dentro da seringa?? Eles estão lá??? :confused: ...Por quê que quando eu despejei parte do print no copinho os esporos grudaram no plástico?
 
Um dia, indo à farmacia para comprar um seringa descartável de 10ml para um novo cultivo, reparei em um produto que mudou definitivamente meus procedimentos - o Pote Coletor ;) para análises clinícas - ESTÉRIL . Na sua farmacia vc vai encontrar... atente-se para os que são duplamente embrulhados.. sao mais seguros. Digo isso pois vi um deles de ma qualidade.. o embrulho parecia ja estar aberto - não confiável.
O que fiz foi somente ferver a agua e capturá-la na seringa recém aberta do envelope - deixei esfriar a agua, abri os plasticos que envolviam o Pote Coletor - raspei os esporos dentro do Pote Coletor :p:usando a Pazinha - ESTERIL - que vem junto com o Pote - Espirrei a agua da seringa para dentro do Pote, puxei de volta - repeiti isso algumas vezes para espalhar bem os esporos e finalmente puxei toda a agua para lacrar a seringa que DEVE ficar "em hidratação" (esporo (-) encontrando esporo (+), muito resumidademente falando) por 12 horas, pelo menos...
O bom de fazer assim é que vc nao precisa ficar esterelizando isso e aquilo... só agua... e seus limpos procedimentos, claro... e vc terá certeza de uma seringa confiável

Paz de Espírito a todos

Facilita e muito! Obrigado pela dica!!
 
eu to usando as proprias ampôlas( de plastico ) de água para injeção que ja vem estereis.corto elas ao meio, e tiro um pouco dágua.raspo o carimbo, e fechando o corte usando luvas agito a "ampolinha" fazendo a seringa na hora
obs:primeiro comentario meu!espero apresentar-me quando puder compartilhar um cultivo convosco.veleu pelos ensinamentos!
paz!
 
Muito bem pensado cara! Menos um passo... nunca plantei, mas só de pensar em ter que esterilizar já me irrita :D

Plantou? ///kkk


Galerinha .... pra quem ler esses posts ... seringas devem ser descartadas em lixo diferente do comum ... é fácil pedir em postos de saúde, hospitais ou faculdades que destinem suas seringas corretamente, guarde-as em um saquinhu e entregue-as em um local desses .. com cortesia ninguém vai se opor...
pelo menus achu mais seguro ...

a ideia do potinhu de coleta é legal mais ainda prefiro o copinhu de vidro de cachaça bem lavado e com um mergulho no alcool de 5 min ...
 
Tem umas seringas de vidro e também de metal cirúrgico.. que não enferruja óbvio... vocês já devem ter visto em hospitais. Uma dessas seria uma boa para não ter que ficar comprando seringas...era só puchar água pra dentro dela colocar um pouco de água numa panela de pressão, colocar a seringa lá dentro e esterelizar.. aí já tira a seringa e embrulha no papel alumínio e espera esfriar.

Esterilizar seringa tem um truque. Nunca deixe o êmbolo pra cima, senão a água escapa toda da seringa...

EDIT (16/07/11): Estou falando da seringa de metal cirúrgico apenas (v. quote acima). Realmente as de plástico são descartáveis. Se der, reaproveito para algo mais sujo, como em algum cultivo de plantas, aquários, montagens artísticas, etc.
 
Para descartar as seringas eu retiro a agulha e o êmbolo, coloco a agulha com a respectiva capinha dentro do corpo da seringa e encaixo o êmbolo de novo empurrando até onde a agulha que agora está lá dentro permitir. Acho que o custo X benefício de se reutilizar uma seringa não compensa, é melhor usar uma nova já estéril.
 
Acho que o custo X benefício de se reutilizar uma seringa não compensa, é melhor usar uma nova já estéril.
Sempre usei seringas usadas por meses nunca tive problemas.

Eu faço o seguinte:

1°-Sugo com a seringa usada uma solução de agua sanitária + agua e dispenso, repito outra vez.

2°- Fervo agua numa panela com tampa por 10 minutos, com a agua ainda no fogo fervendo sugo com a seringa (é bom usar luvas para limpeza para não se queimar com o vapor) ponho a capa de proteção e dispenso a agua, repito 2 vezes.

Pronto, seringa asséptica para utilização na micologia.:)
 
Back
Top