Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Seringa MS - Milho de pipoca - Monotub - Columbian Rust Spore

Diário de cultivo completo.
Olá!

Esse é o meu primeiro post aqui. Já li bastante (aqui, shroomery e mycotopia, mas sempre fui cuidadoso no que diz respeito à segurança e privacidade. Nada é muito "anônimo" na internet (e, aqui, acho que seria válido incentivar o uso de redes anonimas, tipo TOR, para acessar o site).

Enfim, gostaria de relatar a experiência de cultivo que tive recentemente...
Após 2 cultivos frustrados (1 foi casing em quentinha, resultados pífios - outro foi monotub que tava com spawn contaminado por fungo verde e os resultados foram apenas 20g de cogumelos secos).

Após inocular 12 potes (1,5kg) de milho de pipoca (tindilizados por 3 dias e depois esterilizados por 90 minutos em PP) com 1,5cc de solucao de seringa MS, os potes estavam colonizados em cerca de 10 dias (temperatura ambiente em 28C).
Adicionei numa caixa plástica transparente de 60L (furei a caixa conforme essas especificações). Utilizei a receita de bulk do Damion (Shroomery), ou seja, misturei os 12 potes de milho (aprox. 6 litros) à 1 bloco de pó de coco (ao hidratar deve dar uns 8 litros) + 2 litros de vermiculita e fiz a pasteurização indicada na receita do bulk.
Deixei colonizando isso por 15 dias... depois coloquei para frutificar e depois de 10 dias já estava colhendo os cogumelos.
Apesar de não ser necessário num monotub, umas 3 ou 4 vezes ao dia eu costumo abrir, dar uma ventilada e, se calhar, jogar um pouco de água em forma de spray.
Ah, uma luz forte (LED) fica em cima da caixa plástica 24/7.

Os resultados me agradaram muito, especialmente por ter saido de uma seringa MS...
Até agora (indo para o quarto flush) consegui + aproximadamente 200 gramas de cogumelos cracker dry (presumo, então, que tenha sido algo próximo a 2kgs frescos). Deixo no ventilador durante 1 dia e depois jogo num recipiente fechado com silica gel.
Já clonei um fruto enorme e fiz alguns trabalhos com agar... mas isso é outra história....

Se alguém precisar de algum detalhe, só avisar... Fiz esse post pq, pelo que lia, tinha muito medo de cultivar e estragar tudo...
Se tem uma coisa que os cogumelos me ensinaram é que o melhor é manter a coisa simples... complicar demais me trouxe poucos resultados... Aqui, quanto mais simples, melhor...
Claro que dá trabalho cultivar cogumelos, mas não é física quântica.... não é impossível, tampouco extremamente complicado. Sendo limpinho, tendo os equipamentos certos e não tendo preguiça para ler –passei boas horas lendo o Stamets/Chilton e o Shroomery), é quase uma receita de bolo.
Organização, preparação, paciência e leitura... muita leitura. Cultivar cogumelos suficientes para uso próprio está longe de ser algo extremamente difícil.
Seguem fotos (o maior da última foto tinha 22 gramas).

2.jpg4.jpg5.jpg6.jpg7.jpg8.jpg9.jpg 1.jpg
 
Obrigado beraldo e Amaral. Irei participar sim.
A fonte dos esporos foi uma doação de um conhecido gringo que fiz no shroomery.
Infelizmente, todas as cartas que enviei para o profungos (4) foram extraviadas e nunca chegaram até eles.
 
Dr_Seuss Como faço para limpa-la? Posso por ela no terrário sem higieniza-la? Ou devo fazer algum processo antes?
Confesso que não me dei ao trabalho de limpar... fui preguiçoso...

Água e sabão já deve estar de bom tamanho.
Só coloco a lã acrílica no tub na hora de frutificar (durante a colonização do monotub, vedo os buracos com silver tape - qualquer durex resolve, mas essa aguenta bem a umidade).
Nessa etapa avançada (frutificação), a preocupação com contaminação passa a ser menor (afinal, o micélio já estará consolidado).
De toda forma, é melhor dar uma lavada mesmo...
 
Esses cogumelos estão emanando psicodelia! Essa cor aí é uma beleza hehe :descalco:

Mano, eu não saquei muito bem, você fez a mistura pro bulk, pasteurizou e depois misturou com o milho do micélio?
 
Esses cogumelos estão emanando psicodelia! Essa cor aí é uma beleza hehe :descalco:

Mano, eu não saquei muito bem, você fez a mistura pro bulk, pasteurizou e depois misturou com o milho do micélio?

Opa RainSpirit!

Exatamente isso!

Depois que os potes de milho (spawn) estavam colonizados, "pasteurizei" a mistura do bulk (pó de coco e vermiculita) e, quando a mistura esfriou, misturei com o milho numa caixa grande e deixei lá para colonizar tudo. Depois que tava tudo colonizado (uns 15 dias), frutifiquei.

Abs!
 
UOLOOOOOKO!
coisa linda hein seuss!!!
sobre segurança:
eu curto ter o bafo do fbi no meu cangote, nunca usei tor nem nada de proxy pra acessar.
 
Rapaz, você é EXÍMIO em tudo o que faz! Parabéns Dr_Seuss, rendimento fantástico!
 
Obrigado pessoal =)
Sobre o nome "rust spore", fica bem nítido de perceber o motivo com essa foto:


Não sei se eu modifico isso ou é a moderação, mas creio que podemos considerar esse cultivo encerrado.
Tenho outro exatamente igual com as mesmas especificações e, apesar de um primeiro flush mais fraco, o segundo está surgindo com força.
Hoje irei montar um terceiro tub exatamente igual.
Após 31 dias e alguns flushes (sinceramente, perdi a conta), o resultado deve ter ficado próximo aos 2.2kgs de cogumelos frescos. Decidi descartar por ter visto uma pequena contaminação de fungo verde. Aguentou firme por 1 mês após colocar para frutificar, o que considero muito bom.
Se bem que... não foi exatamente um descarte... usei o substrato como adubo no jardim da namorada e, quem sabe, ainda verei alguns cogumelos nascendo por lá.

Obrigado, mais uma vez, a todos pelo suporte e pela rica fonte de informação que esse forum representa para todos aqueles que desejam cultivar os nossos queridos p. cubensis. Sem esta magnífica fonte de troca de experiências (do qual fui apenas espectador durante muitos anos), esse tipo de resultado não seria alcançado.

Abraços!

Seuss
10.jpg
 
Back
Top