Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.
Esse túnel não é túnel... :roflmao:Galera , deem uma olhada no tunel de vento que eu fiz hoje no improviso , sera que vai dar pra secar os cogumelos de boa??
eu tenho um desse só que eu tenho dois Coolers na parede da frente e entre eles coloquei uma parede que vai até quase o fim, um joga ar para dentro e o outro para fora, ai coloquei eles em redinhas. só que ta la a dois dias kkk mas ta muito frio ai tava demorando, ai coloquei uma lampada tem umas 3 horas kkk evoluiu nessas 3 horas muitoooo kkkk acho que hoje ainda ja da p tirar. kkkEsse túnel não é túnel... :roflmao:
O que não parece que vai funcionar é que as ventoinhas mandam o ar de forma pouco difusa, e os cogumelos ficariam recebendo pouco ar, e pra piorar estariam lateralmente em relação ao ar. O ideal é que o vento passe diretamente pelos frutos, e que eles se amontoem o mínimo possível. Você não tem um ventilador aí não? Em caso negativo, tente adaptar esse túnel para que o ar vá diretamente nos frutos e tente deixar essa caixa aberta, coberta com alguma telinha, pra favorecer a evaporação.
então, usar essa lâmpada, faz mal? tipo tira a potencia ?
Não necessariamente, há ainda muita discussão se aquecer degrada os princípios ativos, mas poucas conclusões sobre o assunto. O que tem que ter em mente é que qualquer calor acelera a decomposição da matéria orgânica, então é necessário tentar sempre acelerar o máximo possível o tempo do processo de desidratação. Se eles ficam dias molengas e ainda por cima aquecidos, vão começar a apodrecer logo.então, usar essa lâmpada, faz mal? tipo tira a potencia ?
entendi, minha experiência com a lâmpada é boa, normalmente em 8 a 12 horas eles estão bem secos, então os tiro e guardo com sílica. assim, pelo que eu vi tbm da pra secar naquelas estufas de laboratório, tipo de facul, 24 hrs a 40° mas como vc disse, o calor pode degradar a psilocibina, mas seria legal, se houvessem estudos sobre a variação da concentração dos princípios ativos por métodos de secagem diferentesNão necessariamente, há ainda muita discussão se aquecer degrada os princípios ativos, mas poucas conclusões sobre o assunto. O que tem que ter em mente é que qualquer calor acelera a decomposição da matéria orgânica, então é necessário tentar sempre acelerar o máximo possível o tempo do processo de desidratação. Se eles ficam dias molengas e ainda por cima aquecidos, vão começar a apodrecer logo.
aa sim entendi, então a luz deve degradar mais, o foda é que meu túnel é de cooler, aii é bem lento mas acho que no ventilador ate rola então, ou posso colocar a lâmpada do lado de fora, tipo acoplada a parede, ai passa o calor, não muito e não passa a luz. uahuauah sou muito afobado kkkk preciso achar um dissecante, aaa só mais uma coisa, kkk será que se depois de seco, se forem embalados a vácuo eles não duram mais?No meu túnel de vento eu costumava colocar uma touca cirúrgica no lado de saída de vento pra ajudar a escurecer. Parei de fazer isso depois que passei a colocar o túnel dentro de uma gaveta fechada. Isso pra reduzir ao máximo a degradação da psilocibina pela luz, seja artificial, seja do sol.
Então na minha opinião essa lâmpada deve reduzir a psilocibina nos cogumelos, mais pela luminosidade que pelo calor.
Não é necessário ter a luz, o vento funciona. A melhor opção pra etapa final pra ficar crack´n´dry é colocar num pote com dessecante. Se eu não tivesse a opção de usar dessecante, deixaria os cogumelos no túnel de vento até ficarem crack´n´dry, o que demandaria alguns dias e precisaria de mexer nos cogumelos um pouco a cada dia para que o vento secasse todas as partes de fato. :coffee: Houve épocas em que por pura preguiça deixei os cogumelos até uma semana no túnel de vento, apenas os remexia para o vento passar em todas as partes dele (em especial os ângulos do píleo em relação ao cooler) e saíram crack´n´dry.
Com certeza, mas lembre de colocar um sachê de sílica junto. Um pote hermético também funciona muito bem.se forem embalados a vácuo eles não duram mais?