Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Será que esse tunel vai funcionar?

DanDubs

Primórdia
Cadastrado
09/12/2010
11
38
Galera , deem uma olhada no tunel de vento que eu fiz hoje no improviso , sera que vai dar pra secar os cogumelos de boa??

Anexos

• image.jpg
    image.jpg
    61.8 KB · Visualizações: 80
Galera , deem uma olhada no tunel de vento que eu fiz hoje no improviso , sera que vai dar pra secar os cogumelos de boa??
Esse túnel não é túnel... :roflmao:
O que não parece que vai funcionar é que as ventoinhas mandam o ar de forma pouco difusa, e os cogumelos ficariam recebendo pouco ar, e pra piorar estariam lateralmente em relação ao ar. O ideal é que o vento passe diretamente pelos frutos, e que eles se amontoem o mínimo possível. Você não tem um ventilador aí não? Em caso negativo, tente adaptar esse túnel para que o ar vá diretamente nos frutos e tente deixar essa caixa aberta, coberta com alguma telinha, pra favorecer a evaporação.

Última edição:
Pra mim parece que vai funfar, e é escurecida ainda. Eu tenho uma ideia parecida pra usar caixa de sapato como túnel de vento. Mas, agora coloco meu túnel de vento dentro de uma gaveta quando está ligado.

Bem, vai pro teste prático. Pega uma pequena colheita e bota pra secar. Vê se em 24-48h já estarão no ponto pra irem pro pote com sílica. :)

Agora, dá pra melhorar o túnel substituindo esses panos que formam o corredor de vento por um material mais sólido, pra realmente formar o túnel com mais pressão dentro da caixa.

Esse túnel não é túnel... :roflmao:
O que não parece que vai funcionar é que as ventoinhas mandam o ar de forma pouco difusa, e os cogumelos ficariam recebendo pouco ar, e pra piorar estariam lateralmente em relação ao ar. O ideal é que o vento passe diretamente pelos frutos, e que eles se amontoem o mínimo possível. Você não tem um ventilador aí não? Em caso negativo, tente adaptar esse túnel para que o ar vá diretamente nos frutos e tente deixar essa caixa aberta, coberta com alguma telinha, pra favorecer a evaporação.
eu tenho um desse só que eu tenho dois Coolers na parede da frente e entre eles coloquei uma parede que vai até quase o fim, um joga ar para dentro e o outro para fora, ai coloquei eles em redinhas. só que ta la a dois dias kkk mas ta muito frio ai tava demorando, ai coloquei uma lampada tem umas 3 horas kkk evoluiu nessas 3 horas muitoooo kkkk acho que hoje ainda ja da p tirar. kkk

Anexos

• WP_20160613_15_56_23_Pro[1].jpg
    WP_20160613_15_56_23_Pro[1].jpg
    77.2 KB · Visualizações: 22
  • WP_20160613_15_56_09_Pro[1].jpg
    WP_20160613_15_56_09_Pro[1].jpg
    116.9 KB · Visualizações: 24
então, usar essa lâmpada, faz mal? tipo tira a potencia ?

No meu túnel de vento eu costumava colocar uma touca cirúrgica no lado de saída de vento pra ajudar a escurecer. Parei de fazer isso depois que passei a colocar o túnel dentro de uma gaveta fechada. Isso pra reduzir ao máximo a degradação da psilocibina pela luz, seja artificial, seja do sol.

Então na minha opinião essa lâmpada deve reduzir a psilocibina nos cogumelos, mais pela luminosidade que pelo calor. :bigode:

Não é necessário ter a luz, o vento funciona. A melhor opção pra etapa final pra ficar crack´n´dry é colocar num pote com dessecante. Se eu não tivesse a opção de usar dessecante, deixaria os cogumelos no túnel de vento até ficarem crack´n´dry, o que demandaria alguns dias e precisaria de mexer nos cogumelos um pouco a cada dia para que o vento secasse todas as partes de fato. :coffee: Houve épocas em que por pura preguiça deixei os cogumelos até uma semana no túnel de vento, apenas os remexia para o vento passar em todas as partes dele (em especial os ângulos do píleo em relação ao cooler) e saíram crack´n´dry.

então, usar essa lâmpada, faz mal? tipo tira a potencia ?
Não necessariamente, há ainda muita discussão se aquecer degrada os princípios ativos, mas poucas conclusões sobre o assunto. O que tem que ter em mente é que qualquer calor acelera a decomposição da matéria orgânica, então é necessário tentar sempre acelerar o máximo possível o tempo do processo de desidratação. Se eles ficam dias molengas e ainda por cima aquecidos, vão começar a apodrecer logo.

Não necessariamente, há ainda muita discussão se aquecer degrada os princípios ativos, mas poucas conclusões sobre o assunto. O que tem que ter em mente é que qualquer calor acelera a decomposição da matéria orgânica, então é necessário tentar sempre acelerar o máximo possível o tempo do processo de desidratação. Se eles ficam dias molengas e ainda por cima aquecidos, vão começar a apodrecer logo.
entendi, minha experiência com a lâmpada é boa, normalmente em 8 a 12 horas eles estão bem secos, então os tiro e guardo com sílica. assim, pelo que eu vi tbm da pra secar naquelas estufas de laboratório, tipo de facul, 24 hrs a 40° mas como vc disse, o calor pode degradar a psilocibina, mas seria legal, se houvessem estudos sobre a variação da concentração dos princípios ativos por métodos de secagem diferentes

a
No meu túnel de vento eu costumava colocar uma touca cirúrgica no lado de saída de vento pra ajudar a escurecer. Parei de fazer isso depois que passei a colocar o túnel dentro de uma gaveta fechada. Isso pra reduzir ao máximo a degradação da psilocibina pela luz, seja artificial, seja do sol.

Então na minha opinião essa lâmpada deve reduzir a psilocibina nos cogumelos, mais pela luminosidade que pelo calor. :bigode:

Não é necessário ter a luz, o vento funciona. A melhor opção pra etapa final pra ficar crack´n´dry é colocar num pote com dessecante. Se eu não tivesse a opção de usar dessecante, deixaria os cogumelos no túnel de vento até ficarem crack´n´dry, o que demandaria alguns dias e precisaria de mexer nos cogumelos um pouco a cada dia para que o vento secasse todas as partes de fato. :coffee: Houve épocas em que por pura preguiça deixei os cogumelos até uma semana no túnel de vento, apenas os remexia para o vento passar em todas as partes dele (em especial os ângulos do píleo em relação ao cooler) e saíram crack´n´dry.
aa sim entendi, então a luz deve degradar mais, o foda é que meu túnel é de cooler, aii é bem lento mas acho que no ventilador ate rola então, ou posso colocar a lâmpada do lado de fora, tipo acoplada a parede, ai passa o calor, não muito e não passa a luz. uahuauah sou muito afobado kkkk preciso achar um dissecante, aaa só mais uma coisa, kkk será que se depois de seco, se forem embalados a vácuo eles não duram mais?
provavelmente alguém deve ter pgtado isso já né:p

Última edição por um moderador:
Back