Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Sementes de Centeio - Cubensis B+ [Apodreceu]

Diário de cultivo problemático.
Boas, desde já quero felicitar-vos pelo excelente conteúdo do forum :)

Sou de Portugal e estou agora a começar o meu cultivo em sementes de centeio e só espero q funcione :)

Metodo: Sementes de Centeio
Raça/Strain: B+ e Equador
Fornecedor: [EDITADO]

O que vou usar:

Sementes de Centeio
Vários Jarros
2 Termoestatos (aquelas coisas para akecer os aquarios)
Vermiculite
1 Dissecante
Recipientes em aluminio para Casing
Bomba de Ar com pedra de oxigénio
Ventoínha
Caixas para arrumação

Ver (Foto 1)

Esterilização

- Para cada jarro de 1/2l pus 125ml de sementes de centeio e 90ml de água.
- Tapei todos os Jarros com papel aluminio e foram á panela de pressão durante 1hora a 120 Cº graus e 15 p.s.i.


* Vou passar a inoculação á frente porque não há muito a dizer *

Incubação

- Para fazer a minha incobadora usei 2 caixas de plástico (para arrumações) e pus uma dentro da outra.
- A caixa que fica em baixo tem agua e um termostato para manter a temperatura na caixa de cima nos 30ºC.
- Coloquei um termometro dentro da caixa superior e alguns copos de agua destilada para manter uma humidade minima para não correr o risco q o subtracto seque :S.

Ver (Foto 2 e 3)

Espero ter mais notícias daki a uns dias ! :)
1.jpg2.jpg3.jpg
 
deviant disse:
(...) dia me aventuro nos Azurens :p

Essa é uma das minhas metas de cultivo.
Primeiro os Cyans e depois os Azures.


O legal dessas seringas é que são feitas de maneiras impecáveis e seguindo os princípios básicos de limpeza e esterilização o cultivo é de 90% dar certo. O maior desafio para quem inícia o cultivo é estar com a impressão de esporos em mãos e não saber ou não utilizar os passos já descritos no fórum para passá-los para seringa o que resulta em fracasso.
 
deviant disse:
Terei muito gosto em trocar uns esporos :D
em bom português do brasil:
DEMOROU PATRICIO!
ehehehh
estamos todos de torcida pelos seus cultivos aí, pois um cultivador na europa é um cultivador PROXIMO ao FSRE.NL ASSIM que sair paneolus cyanesis lah dá pra vc fazer o pedido pra gente MUITO mais facilmente :)

ok
eu fiquei ensaiando varias vezes para te dar algumas dicas, mas vou direto ao assunto :
TENTE ESTA RECEITA:
rendimento :
4 copos de uisque

medida em copos de whysk
3 copos de vermiculita SECA
1 1/2 copos de FARINHA DE ARROZ INTEGRAL (brown rice floor)
2 colheres de CREMOGEMA ou sustagem da nestle VER TOPICO
1 colher de CAFÈ SOLUVEL NESTLÊ (ou pó de café brasileiro)
2 colheres de PÒ DE CASCA DE OVO SECA SEM PELE
1 1/2 copo de agua

se tiver alguma duvida quanto a montagem do bolo, me mande uma PM que eu te dou uma ajuda!

(obs essa receita é para cultivo EM BOLOS , nao para casing)

DESCULPE PELAMORDEDEUS ESQUECI A AGUA)

viridis disse:
Essa é uma das minhas metas de cultivo.
Primeiro os Cyans e depois os Azures.


O legal dessas seringas é que são feitas de maneiras impecáveis e seguindo os princípios básicos de limpeza e esterilização o cultivo é de 90% dar certo. O maior desafio para quem inícia o cultivo é estar com a impressão de esporos em mãos e não saber ou não utilizar os passos já descritos no fórum para passá-los para seringa o que resulta em fracasso.

cara na tua regiao os pans devem ESTOURAR no chao o ano todo hein???
se eu arrumar você jah sabe pra quem vai o primeiro print :)
 
Última edição por um moderador:
morta já guardei a receita :D mal acabe este projecto vou experimentar de certeza :D um pouco estranha nunca tinha visto...mas interessante :D não conhecia esse site de esporos e terei todo o gosto em enviar o q vcs precisarem....teem eh q avisar quando tiverem disponiveis os q vcs querem :)
 
UPDATE: Já começo a ver micelenio :D e parece n ter nenhuma contaminação mas são só pontinhos ainda....vou esperar mais uns dias para postar fotos ! :)
 
PARABENS AMIGO!!
lindo lindos lindos!
dá pra ver CERTINHo os pontos de inoculaçao!
agora eh só deixar eles QUETINHOS HEIN!
nada de abrir todo dia, quanto MAIS TEMPO DE ESCURIDAO TOTAL mais rápida será a colonizaçao
ver uma vez a cada 5 dias eh o que eu te recomendo. ver - agitar - voltar pra incubadora RAPIDINHO!
parabens OTIMOS resultados no inicio desse seu primeiro cultivo amigo!
 
tenho aberto a caixa todo o dia pk sou uma pessoa com muita ansiedade :p mas tenho q me controlar lol....tambem tenho posto novos jars todos o santo dia :p mas agr so dps de amanha ou assim eke vou ver os meus bichos :p mas eu so abro a incubadora de madrugada :p
 
Abri agora a encobadora só durante uns segundos para dar o check no micelio...ta todo bonito, sem contaminações até agora e está a crescer rapido....temperatura constante a 30ºC e humidade por volta dos 75%....

morta faz assim tao mal ver uma x por dia....eu vejo quando eh de noite aki em portugal... os jars tao bem selados com o papel aluminio e axo q ah pouco perigo de contaminação

eu sei q por norma o subtracto coloniza em 15 dias....dps devo passar ao casing e deixar eles mais uns dias ? ou simplesmente passo para o casing uns dias antes do 15º ?
 
deviant disse:
morta faz assim tao mal ver uma x por dia....eu vejo quando eh de noite aki em portugal... os jars tao bem selados com o papel aluminio e axo q ah pouco perigo de contaminação
bemé que nao faz nao, alem de atrasar o micelio , ainda expoe o mesmo a luz, podendo inciar uma pinagem antes da hora.fora o choque termico de tirar de dentro da incubadora e depois voltar.
outra coisa, eh bem melhor conferir só nos dias certos de agitar, pq se contaminar vc nao vai poder fazer nada mesmo.
 
deviant disse:
tenho aberto a caixa todo o dia pk sou uma pessoa com muita ansiedade :p mas tenho q me controlar lol....tambem tenho posto novos jars todos o santo dia :p mas agr so dps de amanha ou assim eke vou ver os meus bichos :p mas eu so abro a incubadora de madrugada :p

Pouca chance de contaminação: bem improvável pois a incubadora esta ( estava ) sendo aberta quase constantemente.

Deixe eles "quietinhos" e "quentinhos" que com ctz eles darão as caras. Teremos cogu portugueses.

:pos:

deviant disse:
....temperatura constante a 30ºC e humidade por volta dos 75%

Umidade na incubação????
 
Última edição por um moderador:
é umidade q vem dos jars suponho...pk eu n fiz nada para terem umidade...eh totalmente natural
 
Deviant, não se preocupe com a umidade nessa fase. A água do substrato, desde que você tenha seguido corretamente as proporções, é suficiente. A não ser que vc more num local onde a umidade relativa seja muito baixa, não há motivo para se preocupar.

Se os frascos estão bem vedados vc pode mantê-los até ao lado da lixeira que não vão contaminar, mas siga o conselho do viridis: paciência. Verifique os frascos de vez em quando, só para constatar se há contaminação e, em caso positivo, descartar o frasco contaminado.

Sorte!
 
Más noticias..lembram-se de eu dizer q a humidade tava sempre a 80% :S isto pk ? porque a minha encobadora estava completamente fexada com uma tampa de plastico...os bolos apodreceram.....perdeu-se 95% dos bolos :( agora tenho q começar tudo outra x mas já fiz um sistema q n deixa a humidade assim alta :S

Más noticias mas tou confiante de q desta x tudo vai dar certo !
 
Uma pena, mas a tentativa é sempre válida, você com certeza adquiriu experiencia para um segundo cultivo de sucesso :)

Estamos torcendo! \o/

O que exatamente aconteceu com os bolos?
os bolos apodreceram
dá margem a várias interpretações :)
 
psilocibec disse:
Uma pena, mas a tentativa é sempre válida, você com certeza adquiriu experiencia para um segundo cultivo de sucesso :)

Estamos torcendo! \o/

O que exatamente aconteceu com os bolos? dá margem a várias interpretações :)

fikaram completamente molhados e fikaram tipo pasta e cheirava mal mas mesmo mto mal
 
Back
Top