Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Sementes de Centeio - Cubensis B+ [Apodreceu]

Diário de cultivo problemático.
Boas, desde já quero felicitar-vos pelo excelente conteúdo do forum :)

Sou de Portugal e estou agora a começar o meu cultivo em sementes de centeio e só espero q funcione :)

Metodo: Sementes de Centeio
Raça/Strain: B+ e Equador
Fornecedor: [EDITADO]

O que vou usar:

Sementes de Centeio
Vários Jarros
2 Termoestatos (aquelas coisas para akecer os aquarios)
Vermiculite
1 Dissecante
Recipientes em aluminio para Casing
Bomba de Ar com pedra de oxigénio
Ventoínha
Caixas para arrumação

Ver (Foto 1)

Esterilização

- Para cada jarro de 1/2l pus 125ml de sementes de centeio e 90ml de água.
- Tapei todos os Jarros com papel aluminio e foram á panela de pressão durante 1hora a 120 Cº graus e 15 p.s.i.


* Vou passar a inoculação á frente porque não há muito a dizer *

Incubação

- Para fazer a minha incobadora usei 2 caixas de plástico (para arrumações) e pus uma dentro da outra.
- A caixa que fica em baixo tem agua e um termostato para manter a temperatura na caixa de cima nos 30ºC.
- Coloquei um termometro dentro da caixa superior e alguns copos de agua destilada para manter uma humidade minima para não correr o risco q o subtracto seque :S.

Ver (Foto 2 e 3)

Espero ter mais notícias daki a uns dias ! :)
1.jpg2.jpg3.jpg
 
Seja bem vindo, logo de cara já apresentando um cultivo, que forma maravilhosa de chegar :D

Desejo uma sadia e rápida colonização, saudações brasileiras, que nasçam muitos cogumelos lusitanos :)
 
bem vindo e boa sorte!
pra te ajudar :

BEST GOOD INNOCULATION VIBE GIVIN
OHHHHHHHMMMMMMMM:p:
OOOOOOOOOHHHHHHHHHHHHHHMMMMM:D
OHM:confused:
\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\\/\/\/\/\/\/\/\/\/
:)eek:)
seja bem vindo !
 
Obrigado a todos pela saudação :)

NeuroFX disse:
Seja bem-vindo!

Como você pretende frutificar?

Tou a pensar fazer um terrario com um sistema q já usei antes...q é um termoestato a aquecer a agua...logo fiko com a temperatura certa e com a humidade a 100% :) mal o tenha montado eu meto aki fotos para verem :) e se tiverem ideias para melhorar o terrario digam :D

Sementes de Centeio antes de cozer -> Foto 1
Sementes de Centeio depois de cozer -> Foto 2
Incobadora em acção -> Foto 3
4.jpg5.jpg6.jpg
 
durante a fase de incubaçao a humidade na ó necessaria. inclusive pode se tornar malefica devido ao manuseio dos potes. sua mao carrega bacterias e esporos de fungos, eles colam nos bolos quando você manuseia-os e depois encontram a humidade perfeita para CONTAMINAREM tudo dentro do seu terrario, causando um mau cheiro danado!:cool: :) pra resolver isso, tu pode colocar o termostato ENCAIXADO direto na boca de uma PET de 600ml, derreta um pouco o bocal da pet no fogao e força a entrada do termostato.
depois encha-a de agua e veda pra nao vazar humidade para o ambiente.
a humidade é necessaria somente na fase de FRUTIFICAÇAO, ae a gente te ajuda quando chegar lah!
boa sorte!
 
A umidade na incubadora só é necessária, a meu ver, quando usamos algum tipo de filtro para trocas gasosas, e nesses casos a incubadora deve ser tão esteril e bem cuidada - além de isolada do ambiente exterior - como um terrário.

No seu caso não precisa mesmo, siga as orientações do morta :)
 
O psilo tem razão, ao usar qualquer tipo de filtro a umidade relativa tem que estar alta ou o substrato seca mesmo.

Talvez a aceleração da colonização com o uso de filtros não torne o fato do substrato secar mais rápido tão preocupante assim, mas na frutificação é bom dar uma bombada na umidade interna, seja por dunk, injeção de água ou por intensa umidificação externa.
 
nunca tive problemas com o subtracto secar...mas costumo sempre manter 1 copo de agua para pelo menos ter humidade nem q seja minima...para n correr mesmo esse risco :) o que acham ? vendo a minha incobadora axam q deva meter o meu copinho de agua plo sim plo n ?
 
Acho que não precisa, na verdade, estou com o morta na opinião de que você deve tira-lo pois oferece um risco a mais para seus copos.
 
hj ah tarde fui comprar um medidor de Humidade(sem ser digital)....e tava agora a olhar para ele e tou com humidade a 80% por isso n devo mesmo meter nenhum copo com agua.... :)

UPDATE: Foram adicionados mais 4 Frascos....2 com Cubensis B+ e 2 com Cubensis Equador :)
 
mortandelo disse:
tu nao encontra vermiculita expandida aí na tua região?

não percebi mto bem a pergunta.....mas tenho aki 5 litros de Vermiculita que comprei....mas para q preciso da vermiculita agora? Tava a pensar usar a vermiculita quando xegar a altura de fazer o casing... :)
 
é que você está utilizando a tecnica de CASING , certo? vai cultivar em graos e dos graos depois vai fazer o CASING.
a vermiculita é para você testar os BOLOS pf fica legal o resultado tambem, e temos receitas alternativas que funcionam e pruduzem MUITO bem
quem sabe você nao poderia ser a " ponte" pra divulgar nossas teks brasileiras ae em foruns gringos na europa e afins !
percebeU?:cool:
 
mortandelo disse:
é que você está utilizando a tecnica de CASING , certo? vai cultivar em graos e dos graos depois vai fazer o CASING.
a vermiculita é para você testar os BOLOS pf fica legal o resultado tambem, e temos receitas alternativas que funcionam e pruduzem MUITO bem
quem sabe você nao poderia ser a " ponte" pra divulgar nossas teks brasileiras ae em foruns gringos na europa e afins !
percebeU?:cool:

Novas Técnicas são sempre bem vindas :D não frequento mais nenhum fórum sobre cogumelos mas se utilizar alguma das vossas tecnicas meto lá os créditos ;) Eu não sou muito experiente no cultivo de cogumelos....mas gostei muito desta tecnica de Sementes de Centeio exactamente por causa do casing...sei que existem mais técnicas onde se pode recorrer ao Casing mas esta vai ser a minha primeira tentativa :D ainda tenho 3 Seringas praticamente xeias por isso se esta falhar...vou aprender com os meus erros e tentar outra x :) ah que ser persistente né ? :D
 
viridis disse:
Teria um pq dessas strain? Ou é pq B+ não precisa de chock?!

Tive a ver o vosso Guia de Raças (Strains) e a consultar o meu vendedor e simplesmente escolhi 4 seringas q me soaram melhor :p 2 delas foram a B+ e Equador...nenhuma razão em especial :p:

Ainda tenho mais 1 de Cambodians e outra de Ban Hua Thanon

A ver se qualquer dia me aventuro nos Azurens :p
 
cultiva com carinho o ban hua que assim dá pra gente trocar uns esporos :)
tenho muito interesse em strains EXOTICAS :)
PRINCIPALMENTE PAN CYAN !
 
Back
Top