Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Selvagem e a Adaptação do Flapjack

Diário de cultivo completo.
Pessoal, inicio este diário, depois de uma tentativa frustrada de cultivo em 2005, esta é minha segunda tentativa real, difere um pouco das técnicas básicas, mas segue os mesmos princípios

Os créditos à Biblioteca e aos todos os diários de cultivo e em especial
A Vossa Majestade Rainha de Cogumelópolis, ou a "chefe", que me incentivou bastante a cultivar, permitindo e moderando minhas adaptações, com as várias dicas fast food, os detalhes do diário e os elogios do tipo: -Faz o favor seguir certinho, não seja plebeu, olha que te demito, ai não vai sair do chapéu de 3 pontas e chegar a magomaluco do reino!
O Figurinha e o cultivo de selvagens, as fotos, as dicas, o empenho, os detalhes!
O Maurício que é o cara, muito empenho, mestre de fato, seus tópicos de cultivo são ótimos!
Mortandello, com os diários, papos, posts, dicas e seu jeitinho carinhouuso ahahahah, valeu mesmo irmãozão!
Todo o pessoal do CM com seus posts e diários também, vocês inspiram a gente a seguir em frente, com muito bom humor

uma frase do Mortan dizendo mais ou menos pra criar o seu jeito de cultivo e depois que você entende o fungo, as contaminações somem, junto com um chute na bunda pela Rainha me fizeram levantar e começar mesmo.
Demorei pra postar, pois tem que diminuir as fotos de tamanho e isso é chatinho de fazer, mas essa semana derrubei a camera, aí as próximas fotos vo tirar com a do pc mesmo

Primeiro fiz uns testes com a encubadora a temperatura estava muito alta, e eu precisava reduzir, usei uma geladeira como encubadora, pois mantém a temperatura legal, lavei ela toda internamente, limpei a borracha com agua sanitária, sequei com esterilizador e borrifei álcool 70 (314ml de água em 1L de álcool 92,8). O esterilizador de ar aquece tb e colocando no congelador ficava a 37º essa parte, aí tive que colocar ele embaixo, e usar o congelador como encubadora, com ele assim consegui entre 25-30º.

Comecei dia 21 de agosto, com a preparação do substrato, sou acostumado a fazer comida de olho, aí fiz meio assim, cuidando pra manter um bom grau de umidade sem enxarcar, geralmente eu caço cogus e eles nunca aparecem dos locais enxarcados, a menos que tenha chovido e enxarcado depois de eles estarem lá, tem que estar umido ao toque..
Lavei 10 copos de nutela, dobrei todo um rolo de papel aluminio e cortei em quadrados, usei elástico para fechar
Hidratei arroz integral, colocando ele na água por algumas horas (umas 6h), até ficarem bem gordinhos, misturei vermiculita, cremogema e casquinha de ovo batida no liquidificador, fiz com pelinha mesmo, preguiça desgraçada de tirar, mesmo sabendo do favorecimento de contaminações, não sei ao certo a quantidade, mas quem for fazer segue o método PF acho que 2 partes de vermiculita, 1 de farinha de arroz integral e 1 de água e as quatidades de cremogema e dos outros nos tópicos do Mortandello.
Feito o substrato coloquei 0,5 cm de vermiculita pura no copo, 2,5 cm da massa e mais 1 cm de vermiculita pura, fiz com pouco substrato,o figura fala num post q menos matéria organica, mais chance de colonizar antes das contaminações, aí segui essa idéia!
Tampei os potes com duas folhas de papel alumínioe coloquei um elástico. Fiz dez potes e mandei pra panela de pressão, aágua da panela de pressão estabiliza a umidade dos potes, pelo que percebi,
deixei uma hora e meia depois de ferver, abri só no outro dia.
Usei um carimbo que um amigo me deu, ele tinha tirado de um selvagem que agente caçou, e ele ia fazer um quadro, só lavou o cogu, e colocamos numa folha de papel, isso foi me novembro mais ou menos, e um carimbo (1/4) de golden teatcher que outro amigo me deu. Raspei os carimbos em agua destilada, 1/4 do golden em 40 ml de agua destilada, tinha pocos esporos nesse carimbo. Esterilizei todos os materiais pra fazer isso. Os golden não renderam muito, a agulha era pequena e não chegava nem até a vermiculita, acho que por isso poucos esporos atingiram o substrato, contaminou logo, aí vou falar mais do selvagem mesmo.
O Selvagem eu num tava mto preocupado devido as condições de armazenamento e coleta do carimbo, aí rapei ele todo em 150 ml de agua destilada esterilizei tudo mas tava meio cabrero, mas ficou uma quantidade bem visivel de esporos, feito blza, deixei na agua umas duas horas mais ou menos. Retirei um pote por vez da pp passei alcool 70 nas mão com luvas, e no meu redor e nos copos por fora, puxei 3 ml de agua com esporos e injetei 0,75ml em 4 furos equidistantes, coloquei outro papel alumínio limpo tampando os furos e outro elástico fechando os copos. Fiz isso com 6 de selvagem e 4 de golden, e esses que como eu falei não deram certo e enterrei, vamos ver o que dá os outros, segue fotos:
Fotos 016.JPGFotos 012.JPGFotos 018.JPGFotos 015.JPGFotos 009.JPGFotos 020.JPG

Entre 7 e 10 dias eles estavam com bastante focos de micélio
005.JPGcogu 009.JPGcogu 012.JPGcogu 008.JPGcogu 006.JPGcogu 010.JPGcogu 007.JPGcogu 003.JPG
 
Espera ai, eu conheço esse narigão vermelho! Arte magnifica nesta parede que não arde.

Ótimas energias, ótimas práticas!
 
As fotos da gurizada agora de noite!
Snapshot_20101002_1.jpgSnapshot_20101002.jpg
 
Isso ai está lindo de mais, saudáveis e muito belos, continue atualizando!

Você já bateu carimbo? melhor se preparar para tal acontecimento.
 
Acabei de fazer um carimbo com o primeiro que abriu, eles tão pequeninhos, acredito que isso é parte da adaptação dles, tive que colher 3 pois acordei eles tavam rompendo o véu. Quero aprimorar essa linhagem para os meus cultivos futuros, tem um que nasceu siames tb, será que isolando ele continua dando cogus grudados, ou é apenas possibilidade
Mais umas fotinhos, elas tão ruim, com a cam do pc
Snapshot_20101003_3.jpgSnapshot_20101003_2.jpgSnapshot_20101003_1.jpgSnapshot_20101003.jpg
 
Lindos filhotes, Flap!!!
Parabéns! Isso é só o retrato da sua dedicação, mas vc já sabia disso, né?
Como disse o Simbios, e eu te repassei e vc amou:
"É um tesão cultivar cogumelos, né?"
Curta a magia! Você merece!

Beijos!!!
 
Acabei de fazer um carimbo com o primeiro que abriu, eles tão pequeninhos, acredito que isso é parte da adaptação dles, tive que colher 3 pois acordei eles tavam rompendo o véu. Quero aprimorar essa linhagem para os meus cultivos futuros, tem um que nasceu siames tb, será que isolando ele continua dando cogus grudados, ou é apenas possibilidade
Mais umas fotinhos, elas tão ruim, com a cam do pc

Estão lindos, o tamanho dos cogumelos tende a aumentar conforme os flushes. Eles esporulam rapidamente? (rasga o véu e já estão nítidamente esporulando?). Talvez clonando você consiga manter uma strain com caracteristícas diferentes.
 
Poisé num deu tempo do segundo flush dessa leva, fui viajar e DESTRUIRAM meu cultivo aqui em casa, cheguei há pouco o terrário aberto super umido todo preto de esporos, pq ninguem teve a capacidade de colher, meu to de cara, todo mundo se pilha pra ganhar cogu, e pra se empenhar em cultivar ninguem tah nem aí (isso aki em casa), vou fazer out com eles, lavar o terrario segurar a agua preta de esporos que ficou e por nas bostas do quintal,
mesmo assim o prevenido morreu de velho, fiz cópias, muitas cópias, vários casings que ainda não foram pro terrário, minha sorte é ter passado fita na incubadora
E UMA DICA PRA QUEM AMA OS COGUS: CUIDEM DE SEUS CULTIVOS, SE ELES FOREM TÃO VALIOSOS QUANTO OS MEUS TÃO SENDO PRA MIM, CUIDEM AMIGOS!
Valeu pela força e esse diário ainda continua EM PROCESSO
Flapjack é imortal e num desiste nunca!
(desculpa o caixa alta)
Snapshot_20101014.jpg
 
Poxa vida, brother. =/ Sinto muito.

Isso já aconteceu com comigo. Fiz em parceria com um amigo, eu coloquei todo o material e fiz todo o processo. A parte dele era apenas cuidar da temperatura e umidade, e me avisar caso algo estivesse errado. NADA. cheguei lá o terrário estava a 37 graus de temperatura. afffff... tudo morto.. tempo, dinheiro, amor e dedicação acabados na secura calorenta..

Cara, existem os que amam o que fazem, e tu é um deles, e é claro que tu vai persistir!
Tem gente que não merece nem um pingo azul na mente, pois não gostam da cosa como nós, e não merecem tal recompensa.

Sempre fui eu que cultivei, eu que caçei, eu que agilizei as paradas. Agora resolvi que só eu desfruto também, pq vejo que eles sempre caem na superficialidade, pq não dão o valor merecido. Sei que tuas trips serão sempre as mais produtivas.

Boa sorte na sequencia! Estou aí nem que só pra mandar good vibes para saberes que não anda sozinho.

Paz
 
os casings nao estao perdidos, basta raspar a camada superior, VIRAR O CASING ao contrario e re-iniciar a frutificacao.
 
Valeu PowR TocH, to me ligando que a gente é que tem que fazer as parada senão nao sai mesmo

...... e num lapso de tempo de milhões de anos:
talves se isso não tivesse acontecido eu não deixaria esporular nem passaria por essa experiência, de qualquer maneira achei 10 cogus bem lindos secando
também o isolamento tá dando certo:D:D:D
e esses cogu talvez seja apenas teste
muitas descobertas vão vir:pos:
pazzzzzz

(as cascata bioquímica do mau humor dura apromixadamente 90 - noventa - segundos ou seja se ele permanece é por que a gente quer rs)
 
Gostei de ver o teu trabalho por aqui, parabéns.
 
Se morreram de velhos, morreram felizes!!! :D:pos: Já me aconteceu isto também hauahua, mas se garantiu esporos para o futuro, perfeito! Saem todos alegres!

nota 10 esse tópico Flapjack!
 
Ainda vou tirar mais esporos de selvagens pq não foi numa única leva que me fez lembrar do agora
os testes de colonização do isolamento já tão dando certo, aí vai as fotos, que tinha esquecido

View attachment 24512View attachment 24511

fiz o seguinte, molhei bem um pedaço de papelão de uns 4x4 tirei um dos lados, deixando uma parte lisa e a parte ondulada do meio, coloquei num copo cheio de água de torneira até a metade e levei pro microondas por uns 5 minutos com um pires em cima pra sair a cola, aí lavei o papel de deixei umido daquele jeito né, enchi com meio cm de agua fechei com papel alumínio e mandei pra pp junto com a cultura líquida (agua + mel + nescau ahauahaua) por uma hora e meia depois de ferver, aí deliguei e deixei uns dois dias
coloquei um pedaço da base do estipe, tirei a vermiculita sem detonar o cogu, e apoiei numa das voltinha do papelão, aí mandei pra encubadora! Fico azuladinho um pouco mas tá regenerando, formando am algodão ao redor:pos:
Snapshot_20101014_2.jpgSnapshot_20101014_1.jpg
 
Eu posso usar pedaço de cogu na clonagem no papelão? Pelo que eu li a produção e qualidade dos cogus aumentam fazendo clonagem, confere?
 
Acredito que a partir da clonagem a gente pode selecionar melhor a faixa de variedade específica de cogumelos que se deseja obter
como uma seleção artificial, o meu interesse é potencia, tamanho, beleza dos cogumelos, etc, e as varias junções, aí é tempo clonar observar, colher mais amostras, clonar, registrar, tempo etc etc
posso fazer seleções com pouca "qualidade" ou muita depende do que se quer
to fazzendo uns testes ainda, tenho que achar o meu cogu!!!

uma parte do out
hj rompe o véu e eu tiro carimbo e um pedacinho pra clonar!!!
Snapshot_20101018_2.jpgSnapshot_20101018_1.jpgSnapshot_20101018.jpg
 
E ae meu quirido, agora é só alegria, parabéns pelo cultivo!
 
Back
Top