Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Selvagem e a Adaptação do Flapjack

Diário de cultivo completo.
Pessoal, inicio este diário, depois de uma tentativa frustrada de cultivo em 2005, esta é minha segunda tentativa real, difere um pouco das técnicas básicas, mas segue os mesmos princípios

Os créditos à Biblioteca e aos todos os diários de cultivo e em especial
A Vossa Majestade Rainha de Cogumelópolis, ou a "chefe", que me incentivou bastante a cultivar, permitindo e moderando minhas adaptações, com as várias dicas fast food, os detalhes do diário e os elogios do tipo: -Faz o favor seguir certinho, não seja plebeu, olha que te demito, ai não vai sair do chapéu de 3 pontas e chegar a magomaluco do reino!
O Figurinha e o cultivo de selvagens, as fotos, as dicas, o empenho, os detalhes!
O Maurício que é o cara, muito empenho, mestre de fato, seus tópicos de cultivo são ótimos!
Mortandello, com os diários, papos, posts, dicas e seu jeitinho carinhouuso ahahahah, valeu mesmo irmãozão!
Todo o pessoal do CM com seus posts e diários também, vocês inspiram a gente a seguir em frente, com muito bom humor

uma frase do Mortan dizendo mais ou menos pra criar o seu jeito de cultivo e depois que você entende o fungo, as contaminações somem, junto com um chute na bunda pela Rainha me fizeram levantar e começar mesmo.
Demorei pra postar, pois tem que diminuir as fotos de tamanho e isso é chatinho de fazer, mas essa semana derrubei a camera, aí as próximas fotos vo tirar com a do pc mesmo

Primeiro fiz uns testes com a encubadora a temperatura estava muito alta, e eu precisava reduzir, usei uma geladeira como encubadora, pois mantém a temperatura legal, lavei ela toda internamente, limpei a borracha com agua sanitária, sequei com esterilizador e borrifei álcool 70 (314ml de água em 1L de álcool 92,8). O esterilizador de ar aquece tb e colocando no congelador ficava a 37º essa parte, aí tive que colocar ele embaixo, e usar o congelador como encubadora, com ele assim consegui entre 25-30º.

Comecei dia 21 de agosto, com a preparação do substrato, sou acostumado a fazer comida de olho, aí fiz meio assim, cuidando pra manter um bom grau de umidade sem enxarcar, geralmente eu caço cogus e eles nunca aparecem dos locais enxarcados, a menos que tenha chovido e enxarcado depois de eles estarem lá, tem que estar umido ao toque..
Lavei 10 copos de nutela, dobrei todo um rolo de papel aluminio e cortei em quadrados, usei elástico para fechar
Hidratei arroz integral, colocando ele na água por algumas horas (umas 6h), até ficarem bem gordinhos, misturei vermiculita, cremogema e casquinha de ovo batida no liquidificador, fiz com pelinha mesmo, preguiça desgraçada de tirar, mesmo sabendo do favorecimento de contaminações, não sei ao certo a quantidade, mas quem for fazer segue o método PF acho que 2 partes de vermiculita, 1 de farinha de arroz integral e 1 de água e as quatidades de cremogema e dos outros nos tópicos do Mortandello.
Feito o substrato coloquei 0,5 cm de vermiculita pura no copo, 2,5 cm da massa e mais 1 cm de vermiculita pura, fiz com pouco substrato,o figura fala num post q menos matéria organica, mais chance de colonizar antes das contaminações, aí segui essa idéia!
Tampei os potes com duas folhas de papel alumínioe coloquei um elástico. Fiz dez potes e mandei pra panela de pressão, aágua da panela de pressão estabiliza a umidade dos potes, pelo que percebi,
deixei uma hora e meia depois de ferver, abri só no outro dia.
Usei um carimbo que um amigo me deu, ele tinha tirado de um selvagem que agente caçou, e ele ia fazer um quadro, só lavou o cogu, e colocamos numa folha de papel, isso foi me novembro mais ou menos, e um carimbo (1/4) de golden teatcher que outro amigo me deu. Raspei os carimbos em agua destilada, 1/4 do golden em 40 ml de agua destilada, tinha pocos esporos nesse carimbo. Esterilizei todos os materiais pra fazer isso. Os golden não renderam muito, a agulha era pequena e não chegava nem até a vermiculita, acho que por isso poucos esporos atingiram o substrato, contaminou logo, aí vou falar mais do selvagem mesmo.
O Selvagem eu num tava mto preocupado devido as condições de armazenamento e coleta do carimbo, aí rapei ele todo em 150 ml de agua destilada esterilizei tudo mas tava meio cabrero, mas ficou uma quantidade bem visivel de esporos, feito blza, deixei na agua umas duas horas mais ou menos. Retirei um pote por vez da pp passei alcool 70 nas mão com luvas, e no meu redor e nos copos por fora, puxei 3 ml de agua com esporos e injetei 0,75ml em 4 furos equidistantes, coloquei outro papel alumínio limpo tampando os furos e outro elástico fechando os copos. Fiz isso com 6 de selvagem e 4 de golden, e esses que como eu falei não deram certo e enterrei, vamos ver o que dá os outros, segue fotos:
Fotos 016.JPGFotos 012.JPGFotos 018.JPGFotos 015.JPGFotos 009.JPGFotos 020.JPG

Entre 7 e 10 dias eles estavam com bastante focos de micélio
005.JPGcogu 009.JPGcogu 012.JPGcogu 008.JPGcogu 006.JPGcogu 010.JPGcogu 007.JPGcogu 003.JPG
 
Boa flap
to acompanhado e to na torcida :pos:
 
Valeu Kleber e Zaox, acompanho os diários de vocês, to recebendo as energias há um tempo!
Fiquei duas semanas bem ocupado e mais uma fora, nesse meio tempo não pude tirar fotos, qdo voltei dos 6 copos de selvagem, 4 estavam totalmente colonizados e dois haviam contaminado com um pozinho amarelo amarelo forte, descartei esses copos, retirei os contaminantes e enterrei

Então para os casings usei bosta de vaca, vermiculita e musgo batido, moí, misturei tudo, coloquei em marmitas de 750 ml e enxarquei com agua, tampei com a própria tampa da marmita e coloquei tudo no forno por duas horas a 200º, pior que esqueci, mas foi um tempo bom, a agua da marmita ferveu e uma pequena pressão da tampa mais a temperatura do forno acho que esterilizaram o material, deixei eles esfriarem liguei novamente o forno e usei a tampa como bancada. Os quatro bolos sairam inteiros dos copos, haviam coberto a parte de vermiculita seca, com uma faca limpa eu quebrei eles (um por vez e com facas esterilizadas por calor) e coloquei em outra quentinha limpa. Abri uma marmita antes pra ver o ponto de umidade, pra usar no out, e ficou umido ao toque sem estar enxarcado, assim como os arroz+vermi dos copos, depois abri a marmita do casing e coloquei com uma colher esterilizada a camada de casing em cima do micélio e cobri com um papel filme novo e limpo deixando vedado com espaço de ar entre o material e o plastico. Fiz isso com todos os casings e mandei pra incubadora a 28º, em 4 dias estavam assim
fotos 003.JPGfotos 002.JPGfotos 005.JPGfotos 001.JPGfotos 004.JPG
 
suas fotos, meus wallpapers!
esqueci de dizer:
Parabens, voce pensa demais em fungos quando:
Cozinha merda no seu proprio fogao/forno/panela de pressao.
 
ahahaahahah tu me disse isso Morta aí não usei a panela do feijão não,
só que as próximas lasanhas não garanto rs
 
Aaaaaaahhh! Que lindo, cara!!!
Obrigada pelas palavras, amado!
Desculpa a ausência, mas vc sabe o porquê, né? Cultivo, isolamentos, grãos e afins! Diário tá ossooo!
Fico muito feliz do seu aqui, como disse, vale a pena! Interagir com os sangues nobres do Reino é impagável! É muita sabedoria aprendida!
Que bom que tá tudo indo bem! A geladeira colaborou muito, é o tipo de coisa que eu disse que dava pra adaptar, mas tem coisas que são impossíveis mesmo, e desculpe pelas broncas e puxões de orelha, mas é para o bem de todos, e felicidade geral da nação!
Fico muito feliz de saber que "te inspirei" como vc disse! Você tem todo o material necessário, e acima de tudo, passa amor pelo cultivo, passa vontade de conseguir, tá muito motivado e isso é a mágica sendo inserida em cada parte dos seus filhotes!
Parabéns pela dedicação e crédito pra essa Rainha que lhe gosta muito!
Você é doidinho e é por isso que se dá bem com o Sir Mortadello. Pq vcs 2 tem a mesma linha de pensamento: "Se nascer 50, coma os 50, jogue-se sem culpa!"
Como te disse, olha os outs do Figura, ele manda móinto, sou maior admiradora do nosso querido moicano horizontal! Vc que tem espaço, vai se acabar!
Leve minhas melhores vibes, não se porte como plebeu, AUHahu, e de quebra leve um beijo no coração!
Muita paz e sorte pra vc, meu amigo! Arrasa!
Batchi! _o/\o_
 
pra todas minhas amigas, um beijo na capa do coracao.
eu amo peitos.
 
Valeuuuuu VS. Majestade, isolamentos aí vamos nós, só não TE isola hein..
poiséé, tem coisas que realmente não tem como adaptar, como a esterilização e não adianta nem tentar fazer com pães em vez dos bolos que aí só "embolhora" ahahahah
a motivação vem por encontrar pessoas tão fora da realidade como eu, e que por isso tão mais dentro dela do que a maioria do mundo..
e essa capa do coração Mortandelo, tá tri gaúcho hein e hj é domingão ahahahaha peito é bão!
Muita paz pesoal, logo posto novidades!
 
Flapjack mandou muito bem no cultivo como um todo, em especial na preparação do casing, nota-se a satisfação do micélio! Está se dando muito bem!

Acompanhando!

DutchQueen disse:
"Se nascer 50, coma os 50, jogue-se sem culpa!"
Afinal, você é felizmente responsavel pelo filho que gerou ;).
 
Valeu figurinha, o teu empenho com o selvagem foi fundamental pra mim, eu tenho uma ligação muito forte com eles todas as trips q tive, a passagem do inferno ao céu e as mágicas caçadas. A tentaiva que fiz com selvagens no passado, o conhecimento do que era micélio, de como era e que realmente era possível cultiva-los tem ajuda muito grande das tuas palavras, vou tentar até dar certo e tirar meu carimbo, fazer as culturas e isolamento, cultivar não é complicado, a gente é que complica, valeu mesmo!
 
Valeu figurinha, o teu empenho com o selvagem foi fundamental pra mim, eu tenho uma ligação muito forte com eles todas as trips q tive, a passagem do inferno ao céu e as mágicas caçadas. A tentaiva que fiz com selvagens no passado, o conhecimento do que era micélio, de como era e que realmente era possível cultiva-los tem ajuda muito grande das tuas palavras, vou tentar até dar certo e tirar meu carimbo, fazer as culturas e isolamento, cultivar não é complicado, a gente é que complica, valeu mesmo!

Você não vai tentar, você já está "dando" certo e vai receber de volta o que merece! Isolando ou não, escolha qual a "raça" da sua vida e propague-a, trabalhe junto com ela em prol de ambos por muito tempo. Essa ligação com os selvagens que você tem, é o que importa e importará sempre, isto é fundamental. O restante é quase sempre consequencia de uma satisfação que já estava presente.
Concordo com você, nós complicavamos, mas todas complicações foram importantíssimas. Tudo com ótimas energias, que venha.

Alguns benefícios do casing para cultivo de ex-selvagem:

:seta:As paredes do casing e a camada superior do mesmo protege o micélio não permitindo que este não perca muita úmidade (coisa que para mim é frequente nos cultivos com selvagens e primeiras gerações de ex-selvagem), sendo que selvagens e ex-selvagens são pouco mais frágeis à variações de úmidade no cultivo indoor.

:seta:A camada de casing com esterco auxilia o micélio a não estranhar o ambiente artificial logo de cara, produzindo bons frutos.
 
Há quatro dias coloquei eles num terrário improvisado em uma caixa de 30L, ainda to sem grana pra deixar ele legal, mas vou testando assim, coloquei o termohigrometro dentro do terrário (quase matei o aparelho de alcool e q boa), comprei duas caixas, pra ir substituindo, na limpeza geral do terrário, mas ainda quero fazer um melhorzinho, pq com esse os casings ficam muito sujeitos a contaminação.
Fiz o seguinte, limpei a caixa, retirei o filme plastico que tinha colocado, nele ficou grudado algum micélio que pus dentro de um pote na incubadora, a 21 graus, até isolar, e o terrário entre 18 e 21º, a umidade diz 98-99, mas sei que tem uma margem de erro nisso, então acho que tá legal, só não tá muita troca de ar.
Em algumas fotos tem um micélio que tá como uma "capinha" branca, ele tava encostado no filme plastico, mas como não gruda muito, qdo tirei o plastico o micélio ficou assim. Deixei estes pra ver se permanecia a crostinha ou se mudava de aspecto, aí começou a formar uma penugenzinha acima dela, talvez esteja se recuperando do choque.. esse também tá com uns pontinhos brancos, um acumulozinho de micélio formando um pontinho algodoado desse tamanho |---|
Vou esterilizar mais substrato e fazer mais alguns, quero investir num out, fui caçar e achei dois picurruxinho de 1 cm, mas "colhi" um pouco de substrato bostoso (ahahaha lembrei de uma experiencia que li por aqui, que o cara pisava em algodõezinho coloridos, até ver que não era algodãozinho nem colorido):D
DSC03353.JPGDSC03350.JPGDSC03352.JPGDSC03351.JPGDSC03349.JPGDSC03348.JPGDSC03347.JPGDSC03346.JPG
 
Há quatro dias coloquei eles num terrário improvisado em uma caixa de 30L, ainda to sem grana pra deixar ele legal, mas vou testando assim, coloquei o termohigrometro dentro do terrário (quase matei o aparelho de alcool e q boa), comprei duas caixas, pra ir substituindo, na limpeza geral do terrário, mas ainda quero fazer um melhorzinho, pq com esse os casings ficam muito sujeitos a contaminação.
Fiz o seguinte, limpei a caixa, retirei o filme plastico que tinha colocado, nele ficou grudado algum micélio que pus dentro de um pote na incubadora, a 21 graus, até isolar, e o terrário entre 18 e 21º, a umidade diz 98-99, mas sei que tem uma margem de erro nisso, então acho que tá legal, só não tá muita troca de ar.
Em algumas fotos tem um micélio que tá como uma "capinha" branca, ele tava encostado no filme plastico, mas como não gruda muito, qdo tirei o plastico o micélio ficou assim. Deixei estes pra ver se permanecia a crostinha ou se mudava de aspecto, aí começou a formar uma penugenzinha acima dela, talvez esteja se recuperando do choque.. esse também tá com uns pontinhos brancos, um acumulozinho de micélio formando um pontinho algodoado desse tamanho |---|
Vou esterilizar mais substrato e fazer mais alguns, quero investir num out, fui caçar e achei dois picurruxinho de 1 cm, mas "colhi" um pouco de substrato bostoso (ahahaha lembrei de uma experiencia que li por aqui, que o cara pisava em algodõezinho coloridos, até ver que não era algodãozinho nem colorido):D

Muito bem Flapjack, agora é eles que fazem a parte deles, você fica assistindo e mantendo as boas condições no terrário. Faz TAMBÉM uns out-door com os esporos que recolher deste cultivo in-door.
 
Poisée figura, to mantendo isso espero que dê certo, mesmo você falando que já deu,
aí então fiz o seguinte esterilizei mais estrume+vermiculita 1:1, peguei um dos casings que tava sozinho numa caixa de isopor e bem colonizado e quebrei ele e fiz vários casings, mesmo com pouco micélio em cada um, vou dar uma chance nessa, mantendo as condições e esperar, já que a incubadora estava vazia, também isolei em cultura liquida de agua com mel (100ml de agua + 1 colher de mel +-3-4g), a esterilização necessária foi feita da mesma forma, no forno bem fechado a 200º por duas horas e a cultura liquida na pp pelo mesmo tempo, esfriou e hj eu abri e fiz os casings, tão a 28º, tá um pouco caseiro, mas com tudo esterilizado, limpo e nas condições, agora é esperar que algum funcione
Snapshot_20100928_2.jpgSnapshot_20100928_1.jpgSnapshot_20100928.jpg
 
aqueles pontinhos brancos viraram vários pins, agora entendo a enfase da galera no cultivo
É O MAXIMO TER SEU CULTIVO DE COGUMELOS MAGICOS!!!
Snapshot_20101001.jpgSnapshot_20101001_1.jpg
 
Nos planos já Sir Mortandello, valeuuu
 
Flapjack, ótimos resultados rolando por ai, estou maravilhado com seu primeiro flush domestica(n)do e com todos os procedimentos e resultados!! Continue sorrindo porque é vitória, vitorioso!

.FAVORITOS.
 
Flapjack, ótimos resultados rolando por ai, estou maravilhado com seu primeiro flush domestica(n)do e com todos os procedimentos e resultados!! Continue sorrindo porque é vitória, vitorioso!

.FAVORITOS.

Você me deu as dicas lá no país das maravilhas, tenho uma imagem disso na parede aqui em casa

To aprendendo muito sobre mim mesmo com esse cultivo!
palha.JPG
 
Back
Top