Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Segurança e privacidade na Internet

Baixe gratuitamente o livro “Liberdade e o Futuro da Internet”, de Julian Assange

“Imagine um futuro aonde governos, empresas comerciais entre outras coisas estão invadindo sua privacidade e monitorando tudo que você faz sem o seu consentimento. Infelizmente esse problema invisível está ocorrendo agora e não no futuro e nossa liberdade está grandemente em risco. Esse é o assunto do livro, que pode ser baixado livremente, de Julian Assange. Para quem não o conhece Julian Paul Assange é jornalista, escritor, ciberativista australiano e membro do conselho consultivo do WikiLeaks, um wiki de denúncias e vazamento de informações.”

Para baixar o livro Liberdade e o Futuro da Internet, clique no anexo abaixo ou acesse: http://resistir.info/varios/assange_livro_port.pdf
 

Anexos

  • assange_livro_port.pdf
    2.9 MB · Visualizações: 7
Segurança é mais um adjetivo para tentar viver numa paz forçada, como diz aquele velho e bom mestre gabriel
tudo que é forçado nao existe paz, exercito e policia e cadeia existe pra forçar a paz naqueles q ainda não tem
e quando nao existir mais exercito, policia, hospicio e xadrez ai sim estaremos seguro.
O máximo que se chega é tentar estabelecer regras de condutas para administrar o caos. E a cada nova lei criada a sociedade pensa "agora sim estou seguro". Falsa sensação de segurança, mesmo em meio ao caos.
 

* Vídeo legendado
 
Ótima discussão, e bastante informativa pra mim, que sou completamente leiga nessas questãs.

Se alguém souber e puder me informar... tenho algumas dúvidas sobre segurança na interneuta, e q não sei pra quem perguntar.

Gmail certamente não deve ser seguro, no sentido de que é facilmente espionável. Existe algum email que seja?

Telegram é mais seguro que wtsp?

Tem jeito de desativar aquele negocio q fica em cima do teclado de smartphone q fica tentando adivinhar a palavra q eu vou usar, e que fica aprendendo meu vocabulário? Odeio esse trem! É tao invasivo! E não é o corretor, esse eu ja desativei a mt tempo.

Usar linux é realmente mais seguro?
Se cogu fosse ilegal (bati 3x na madeira), ou se eu estiver em um país onde ele seja ilegal, e eu acessasse o Teo de um pc com linux, estaria mais segura do que se acessasse a partir de um smartphone? Ou dá na mesma?
 
Ótima discussão, e bastante informativa pra mim, que sou completamente leiga nessas questãs.

Se alguém souber e puder me informar... tenho algumas dúvidas sobre segurança na interneuta, e q não sei pra quem perguntar.

Gmail certamente não deve ser seguro, no sentido de que é facilmente espionável. Existe algum email que seja?

Telegram é mais seguro que wtsp?

Tem jeito de desativar aquele negocio q fica em cima do teclado de smartphone q fica tentando adivinhar a palavra q eu vou usar, e que fica aprendendo meu vocabulário? Odeio esse trem! É tao invasivo! E não é o corretor, esse eu ja desativei a mt tempo.

Usar linux é realmente mais seguro?
Se cogu fosse ilegal (bati 3x na madeira), ou se eu estiver em um país onde ele seja ilegal, e eu acessasse o Teo de um pc com linux, estaria mais segura do que se acessasse a partir de um smartphone? Ou dá na mesma?

Gmail é tão seguro quanto qualquer outro e-mail normal. Mas existem e-mails TOR que são utilizáveis apenas em ambientes encriptados e estes sim são absolutamente seguros. Além disso, existe uma forma de encriptar a mensagem para que apenas a pessoa que tenha uma chave longa (que você providencia) possa entender, de forma que ainda que seja interceptada, não fará nenhum sentido a não ser para alguém que tenha a chave.

Whatsapp é bem seguro em questão de interceptação, o risco do Whatsapp é de que alguém pegue seu celular e leia as mensagens. Fora isso é bem seguro, bem mais que o facebook, por exemplo.

Este negócio é do teclado, se você usa android, é o teclado da google ou o padrão que muitas vezes vem com esta função. Mas existe uma forma de desativar, além de baixar outro teclado. Como desativar a sugestão de palavras no Android - Dicas Droid

Usar linux é mais seguro que Windows. A forma mais segura de fato de fazer qualquer coisa completamente anonima é fazer um pendrive bootável com TAILS que é literalmente um sistema de uso único. Você inicia o sistema inteiro antes de cada utilização e após a mesma tudo é apagado.

Não sei se o site tem bloqueio à tor, caso contrário, já seria o suficiente. Na verdade, duvido que qualquer governo do mundo vá investigar se você está entrando num fórum de cultivo de cogumelos, mas um simples VPN ou site de proxy (tipo
https://www.hidemyass.com/ https://www.ipswitcher.us surfproxy.co Unblock YouTube Proxy - SudoIP free SSL Web Proxy Stargate.one etc etc) já seria suficiente.
 
Última edição:
Muuito obrigada, @Anão!!!
C é todo nerd dessas paradas hehehe massa demais!

Este negócio é do teclado, se você usa android, é o teclado da google ou o padrão que muitas vezes vem com esta função. Mas existe uma forma de desativar, além de baixar outro teclado. Como desativar a sugestão de palavras no Android - Dicas Droid

Obrigadissima!!!! Vou tirar essa inhaca hehe

Mas nada me tira da cabeça q enquanto eu tiver usando esse tal teclado google, ainda q com as sugestoes desativadas pra mim, eu estarei alimentando a IA da google sem consentir com isso. C acha mt viagem da minha cabeça, ou isso é plausivel?

Na verdade, duvido que qualquer governo do mundo você investigar se você está entrando num fórum de cultivo de cogumelos,

Kkkkkkkk tb. Foi só um exemplo msm.
 
Muuito obrigada, @Anão!!!
C é todo nerd dessas paradas hehehe massa demais!



Obrigadissima!!!! Vou tirar essa inhaca hehe

Mas nada me tira da cabeça q enquanto eu tiver usando esse tal teclado google, ainda q com as sugestoes desativadas pra mim, eu estarei alimentando a IA da google sem consentir com isso. C acha mt viagem da minha cabeça, ou isso é plausivel?



Kkkkkkkk tb. Foi só um exemplo msm.

Sim, é plausível e provável. Mas você entende depois de um tempo que este é um custo embutido na tecnologia. O smartphone foi feito pra basicamente não ter funções "inteligentes" a não ser que você esteja conectado à uma conta pessoal. O máximo que se pode fazer é usar um g-mail falso no android, ou uma conta da Apple falsa e minimizar a quantidade de informações que você disponibiliza, porém isto sempre ocorrerá de uma maneira ou de outra. É algo bem difícil de se escapar.

Este é o objetivo do Google, adquirir o máximo de dados e metadados possível. Se você está utilizando qualquer serviço marginalmente relacionado à eles, está sendo observado. Muitas vezes não é necessário pois as próprias pessoas gostam de divulgar suas próprias informações na internet, mas todos estamos registrados de uma maneira ou de outra, é um requisito ("Li e concordo com os termos") de muitas utilidades.
 
Tópico oldasso mas pra quem estiver paranoico com segurança de dados no email, Protonmail e Tutanota são duas opções excelentes, pois todo o conteúdo dos emails é acessível apenas por você ou quem tiver sua senha, nem mesmo as empresas tem acesso aos dados e não é possível recuperar sua senha caso a perca. Ou seja: seus dados são seus. Uso o tutanota há quase um ano e recomendo.
 
Back
Top