Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Segurança e privacidade na Internet

Privacidade é algo do passado hoje em dia já não existe mais , ate aqui em Portugal à uns tempos atrás ouve a polemica do nosso Presidente da replubica ter o telefone com escutas telefônicas . E a uns dias saiu a noticia de os estudos unidos espiarem os principais líderes europeus . Se eles não escapam , quanto mais nos !
 
Privacidade é algo do passado hoje em dia já não existe mais

É o que o estado babá quer que você pense. Ainda é possível ter privacidade sim, basta usar as ferramentas corretas (FOSS) e aprender o conceito básico sobre criptografia. Comece por aqui: https://prism-break.org/pt/

Resistance is not futile! :pirata:
 
É o que o estado babá quer que você pense. Ainda é possível ter privacidade sim, basta usar as ferramentas corretas (FOSS) e aprender o conceito básico sobre criptografia. Comece por aqui: https://prism-break.org/pt/

Resistance is not futile! :pirata:

Mas a maior ferramenta ainda é o bom senso.
 
STJ obriga provedor a guardar dados de usuário por três anos
Período deve ser contato a partir da data de cancelamento do serviço estabelece a ministra Nancy Andrighi, amparando-se do Código Civil.

25 de novembro de 2013 - 15h35
O fornecimento de dados de usuários de serviços de internet equipara-se à exibição de documentos, portanto eles devem ser preservados pelo prazo cabível para ajuizamento de ações relacionadas. Com esse entendimento, a Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) estabeleceu que é de três anos o tempo de guarda dos registros de usuários de provedores de conteúdos.

O período é contado da data de cancelamento do serviço. Conforme a ministra Nancy Andrighi, esse tempo se relaciona ao prazo de três anos para prescrição das ações de reparação civil, previsto no Código Civil (artigo 206, parágrafo 3º, inciso V).

A ministra explicou que o Código Civil dispõe que o empresário é obrigado a guardar documentos relativos à sua atividade enquanto não ocorrer a prescrição ou decadência relativa aos atos registrados (artigo 1.194). Esse dispositivo deveria ser aplicado analogicamente ao caso.

O caso trata de mensagem ofensiva enviada por usuário do serviço Yahoo! Grupos. Um fórum formado por alunos e professores de uma faculdade foi usado para postagem de mensagem discriminatória contra um grupo de estudantes de baixa renda beneficiados por bolsas de estudo.

Preocupada com a manifestação e considerando necessário se posicionar institucionalmente, a mantenedora da faculdade ingressou com medida cautelar contra o Yahoo! para identificação do responsável pela mensagem.

O Yahoo! respondeu que não haveria obrigação legal de manter os dados, já excluídos de seus registros pelo cancelamento do serviço. Para o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), no entanto, mesmo com a conta cancelada o provedor teria obrigação de diligenciar junto a terceiros na busca da identificação do autor.

Natureza jurídica

Conforme a ministra Nancy Andrighi, os gerenciadores de fóruns de discussão virtual são espécie de provedores de conteúdo. A responsabilidade, portanto, corresponde às atividades dessa natureza.

Isto é, cabe aos gerenciadores de fóruns de discussão virtual a garantia do sigilo, da segurança e da inviolabilidade dos dados cadastrais dos usuários, além do funcionamento e manutenção das páginas que contenham os grupos de debate.

Quanto à identificação dos usuários, a ministra esclareceu que a Terceira Turma já tem precedentes segundo os quais, no caso de serviços que possibilitam a livre divulgação de opiniões, é dever do fornecedor propiciar meios de registro dos usuários, coibindo o anonimato. Caso não o faça, assume os riscos dos danos causados a terceiros.

Para a ministra, essa obrigação decorre da vedação ao anonimato (Constituição Federal, artigo 5º, inciso IV) e do dever de informação e transparência do fornecedor de serviço (Código de Defesa do Consumidor, artigo 6º, inciso III).

“Ao oferecer um serviço de provedoria de conteúdo, deve o fornecedor obter e manter dados mínimos de identificação de seus usuários, com vistas a assegurar a eventuais prejudicados pela utilização indevida ou abusiva do serviço – consumidores por equiparação nos termos do artigo 17 do CDC – informações concretas sobre a autoria do ilícito”, afirmou a ministra.

“Cuida-se de cautela básica, decorrente da legítima expectativa do consumidor – mesmo aquele que jamais tenha feito uso do serviço – de que, sendo ofendido por intermédio de um site, o seu provedor tenha condições de individualizar o usuário responsável”, completou.

Dados de terceiro

A ministra contrariou, porém, o TJMG em relação à obrigação do Yahoo! de buscar junto a terceiros os dados excluídos de sua base. Como a medida cautelar tem caráter satisfativo – identificar o responsável pelo ato ofensivo – e o Yahoo! descartou os documentos que deveria ter mantido, a exibição desses dados fica impossibilitada.

Conforme a relatora, não se pode exigir da empresa que busque esses dados junto a terceiros, até porque não dispõe de poder de polícia para forçar a entrega das informações. Porém, isso não prejudica eventual direito da universidade a buscar reparação pela conduta omissiva do Yahoo!.

Apesar de atender parcialmente à pretensão recursal do Yahoo!, a ministra Nancy Andrighi condenou a empresa a arcar com honorários advocatícios de R$ 5 mil, em observância ao princípio da causalidade.

*Com informações da agência STJ

Fonte: http://computerworld.uol.com.br/seg...dor-a-guardar-dados-de-usuario-por-tres-anos/
 
Edward Snowden faz campanha para obter asilo no Brasil
Além de abaixo-assinado na internet, delator de esquema de espionagem norte-americano também enviou carta a senadores
por Agência Brasil publicado 17/12/2013 10:02, última modificação 17/12/2013 14:31

Brasília – O ex-consultor de empresa que prestava serviços à Agência Nacional de Segurança (NSA) dos Estados Unidos, Edward Snowden, quer asilo político do governo brasileiro. Por meio de uma campanha na internet que permite a assinatura de petições, Snowden pretende obter o apoio da população brasileira para vir ao país. Esta deverá ser a segunda vez que o ex-consultor pede asilo ao governo brasileiro. Quando as primeiras denúncias sobre espionagem dos Estados Unidos vieram à tona, Snowden pediu asilo político a 21 países, entre os quais o Brasil.

Na época, o governo negou o pedido. A concessão de asilo político é uma possibilidade prevista pela Constituição e é uma prerrogativa do Executivo, por meio do Ministério da Justiça.

"Se Snowden estivesse no Brasil, seria possível que ele pudesse fazer muito mais para ajudar o mundo a entender como a NSA e aliados estão invadindo a privacidade de pessoas no mundo todo, e como podemos nos proteger”, informa o texto da campanha na internet.

“O país mais adequado para abrigar alguém que denuncia irregularidades, o país cuja presidente fez um discurso veemente na ONU [Organização das Nações Unidas] denunciando a espionagem é o Brasil", acrescenta o texto.

Esta semana, o ex-consultor enviou uma carta à senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), uma das relatoras da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Espionagem, no Senado, em que se dispõe a colaborar com o governo brasileiro caso haja "possibilidades legais" para tal.

Hoje (17), a CPI se reúne para discutir o tema e a possibilidade do asilo brasileiro a Snowden está na pauta. Em julho, o assunto chegou a ser debatido na Comissão de Relações Exteriores e Defesa do Senado. Por unanimidade, os parlamentares recomendaram a concessão de asilo ao ex-consultor.

Edward Snowden está atualmente na Rússia. O país lhe concedeu asilo temporário de um ano, prazo que expira em meados de 2014. As denúncias feitas por Snowden sobre as práticas de espionagem dos Estados Unidos causaram reações em vários países, entre os quais o Brasil. O tema chegou a ser discutido na ONU, para que sejam elaboradas normas internacionais com o objetivo de proteger dados na internet.
 
  • Recentemente mais de 154 milhões de contas de usuários do Yahoo, Adobe, Sony, Vodafone e outras grandes empresas foram comprometidas.
  • Se você tem uma conta em algum desses sites, talvez você queira verificar se o seu ID de email foi comprometido.
  • Hackers normalmente usam essas contas para praticar atos ilegais.
  • Continue lendo para descobrir se o seu ID de email foi secretamente comprometido.
O Real Problema
Alguns de vocês podem não se importar se a sua conta na Sony ou Adobe foi hackeada, ao menos que você tenha alguma informação bancária ou de cartão de cŕedito relacionada aos sites. Eu sei, você poderia simplesmente redefinir a sua senha e esquecer. Mas, o real problema é que a maioria dos usuários usam a mesma combinação de e-mail e senha em diferentes websites. Se você tem esse costume, e caso um hacker obteve acesso a sua conta na Sony ou Adobe ele também terá acesso ao seu Gmail, Facebook, Twitter e muitas outra contas. Então, a consequência pode ser realmente devastadora! Não apenas isso, a maioria não está ciente de que suas informações foram comprometidas.

Um site foi criado para compilar todas as contas recentemente comprometidas :teo_seta_direita: https://haveibeenpwned.com/

Se o seu endereço de e-mail está seguro e os detalhes não foram divulgados, aparecerá a seguinte mensagem em verde: "Good news – no pwnage found."
Caso o seu ID de e-mail foi comprometido, você receberá um aviso em vermelho. Indicando que você foi pwned ("derrotado") e também informará em qual site a sua conta foi comprometida.

E se o meu ID de e-mail foi comprometido?
A primeira coisa a fazer é verificar se você usou a mesma ID de e-mail em outras contas também.
Em seguida, alterar a senha e outras informações imediatamente.
Uma pratica recomendada, é usar uma combinação de e-mail e senha diferente para diferentes websites. Além disso, é sempre bom criar e usar um novo ID de e-mail para todas as contas não-importantes na web.
Se você sente que é difícil de lembrar os diferentes IDs e senhas, você pode usar gerenciadores de senhas como o KeePass (open-source).

Fonte: http://www.technojourney.com/tips/email-accounts-compromised-hacker-attacks/
Notícia relacionada ao ataque: http://www.bbc.co.uk/news/technology-24740873
Site alternativo para verificar as contas comprometidas da Adobe: https://lastpass.com/adobe/
 
O artigo está em inglês, mas resumidamente denuncia que a NSA, em parceria com o a CIA e FBI, intercepta a entrega de equipamentos de informática para instalação de backdoors, antes que eles cheguem aos consumidores finais.

----
A new report from Der Spiegel, based on internal National Security Agency documents, reveals more details about how the spy agency gains access to computers and other electronic devices to plant backdoors and other spyware.

The Office of Tailored Access Operations, or TAO, is described as a "squad of digital plumbers" that deals with hard targets -- systems that are not easy to infiltrate. TAO has reportedly been responsible for accessing the protected networks of heads of state worldwide, works with the CIA and FBI to undertake "sensitive missions," and has penetrated the security of undersea fiber-optic cables. TAO also intercepts deliveries of electronic equipment to plant spyware to gain remote access to the systems once they are delivered and installed.

According to the report, the NSA has planted backdoors to access computers, hard drives, routers, and other devices from companies such as Cisco, Dell, Western Digital, Seagate, Maxtor, Samsung, and Huawei. The report describes a 50-page product catalog of tools and techniques that an NSA division called ANT, which stands for Advanced or Access Network Technology, uses to gain access to devices.

This follows a report that the security firm RSA intentionally allowed the NSA to create a backdoor into its encryption tokens.

"For nearly every lock, ANT seems to have a key in its toolbox. And no matter what walls companies erect, the NSA's specialists seem already to have gotten past them," the report said. The ANT department prefers targeting the BIOS, code on a chip on the motherboard that runs when the machine starts up. The spyware infiltration is largely invisible to other security programs and can persist if a machine is wiped and a new operating system is installed.

With the exception of Dell, the companies cited in the report and contacted by Der Spiegel claimed they had no knowledge of any NSA backdoors into their equipment.

The NSA declined to comment on the report but said the TAO was key for national defense.

"Tailored Access Operations (TAO) is a unique national asset that is on the front lines of enabling NSA to defend the nation and its allies," the agency said in a statement. "We won't discuss specific allegations regarding TAO's mission, but its work is centered on computer network exploitation in support of foreign intelligence collection."

The end does not appear to be in sight for the revelations from the documents obtained by Edward Snowden, according to Glenn Greenwald, the journalist who first collaborated with Snowden to publish the material. In a speech delivered by video to the Chaos Communication Congress (CCC) in Hamburg on Friday, he said, "There are a lot more stories to come, a lot more documents that will be covered. It's important that we understand what it is we're publishing, so what we say about them is accurate."
---

Fonte: http://news.cnet.com/8301-1009_3-57...dly-planted-spyware-on-electronics-equipment/
 
desde que o mundo é mundo não existe segurança
nem dentro da nossas mentes estamos seguros, imagina de fora
estaremos totalmente seguros depois que morrermos, bom é o q acho, se eu não tenho segurança pra achar isso é pq o que acha ao contrario acha que a segurança é dele, mas pensando que esta tomando uma cachacinha ai sim é segurança mesmo não sendo, quem aceita um gole ai de uma pinga de alambique do interior de minas?
 
desde que o mundo é mundo não existe segurança
nem dentro da nossas mentes estamos seguros, imagina de fora
estaremos totalmente seguros depois que morrermos, bom é o q acho, se eu não tenho segurança pra achar isso é pq o que acha ao contrario acha que a segurança é dele, mas pensando que esta tomando uma cachacinha ai sim é segurança mesmo não sendo, quem aceita um gole ai de uma pinga de alambique do interior de minas?

É uma forma de se ver as coisas, mas para mim parece ser uma forma conformista até demais.
E é justamente esse tipo de conformismo que permitiu alguns governos chegarem onde chegaram.
 
Como os smartphones monitoram cada passo seu

Há uma razão pela qual os smartphones tenham esse nome, mas será que eles estão ficando muito inteligentes? Nós sabemos que eles podem tirar fotos, rodar diversos aplicativos e nos ajudar a guiar até um destino, mas por trás de toda essa tecnologia há algo mais preocupante acontecendo.

Um artigo publicado no Buzzfeed analisa a forma como os smartphones em um futuro não tão distante irão meter o nariz em nossas tarefas diárias, tornando-se dispositivos de vigilância que acompanham cada movimento nosso, nosso método preferido de comunicação, o tipo de transporte que usamos com mais frequência e até mesmo saber quando ignoramos um exercício.

Como eles sabem isso? Dentro de smartphones modernos, não há somente um receptor de GPS que pode transmitir a sua posição para os satélites, mas também há sensores de movimento, giroscópios e acelerômetros que coletam dados suficientes para dizer onde você está, onde você esteve e o quanto você está apto para algo.

O artigo menciona como os pesquisadores da Universidade de Helsinki, na Finlândia, desenvolveram um método para descobrir qual meio de transporte a pessoa usou com base nos dados de movimento do telefone. Eles olharam para mais de 150 horas de dados do acelerômetro e padrões de movimentos reconhecidos que se correlacionam com os de um trem, carro, ônibus, etc.

A rede móvel AT & T, dos EUA, também realizou um estudo para identificar padrões de atividade humana, controlando o uso de smartphones em uma determinada área. Embora isso seja extremamente invasivo, a rede esperava que os resultados pudessem ajudar a melhorar o fluxo de tráfego em eventos como concertos de música.

Alguns donos do iPhone 5S podem não saber, mas dentro do smartphone está um chip de sensor de movimento que reúne dados de movimento do dispositivo e é intuitivo o suficiente para registrar mudanças em sua velocidade para determinar se você está andando, correndo ou dirigindo. Ele pode até mesmo dizer como você está segurando o aparelho e quando você está dormindo. Isso pode soar um pouco como algo do romance 1984, mas a tecnologia tem uma intenção supostamente inocente, que visa trabalhar em conjunto com aplicativos de fitness que por sua vez podem dizer se você foi preguiçoso demais esta semana.


Todos estes dados disponíveis tem despertado o interesse do governo (naturalmente). Por exemplo, o CEO do aplicativo Moves diz que foi abordado por algumas cidades que gostariam de utilizar os dados para fins de planejamento.

Em suma, embora este conjunto de dados pareça uma invasão grave de privacidade e dê um vislumbre de uma visão perturbadora do futuro, ele poderia trazer alguns benefícios quando se trata de saúde ou fornecer dados valiosos sobre como melhorar a infra-estrutura civil e da psicologia humana. E você leitor, o que acha disso?

Fonte: http://misteriosdomundo.com/como-os-smartphones-monitoram-cada-passo-seu
 
É uma forma de se ver as coisas, mas para mim parece ser uma forma conformista até demais.
E é justamente esse tipo de conformismo que permitiu alguns governos chegarem onde chegaram.

conformismo é pensar que vc esta seguro de alguma coisa atras desse computador xapa
se nem sua mente e nem a minha tá segura de alguma coisa, maquinas q não vão estar
vc jamais pensou em derramar sangue de um inimigo e quando ve derrama sangue de um amigo
e é justamente esse tipo de conformismo que permiti alguns acharem q estão seguros
seguros de que? vai ver de esquiar e bater a cabeça igual o schumacher ou ter a segurança de um xute forte e na hora H ver q o osso não estava seguro com aquela segurança do xute
 
Acho que vocês dois estão falando de conceitos ligeiramente diferentes.

E @Mexicouts, se por um lado segurança absoluta não existe, mesmo, a segurança focada em certos fenômenos é um estatística (o que muita gente deve abominar).


Assim, cada um tem a sua história, mas quando você pega grupos os números mostram como faz diferença uma ou outra medida de segurança preventiva, em se tratando de riscos de danos físicos e de acidentes, por exemplo.


E o conceito de segurança de direitos e assemelhados discutida aqui é bem importante no mundo ocidental.
 
Acho que vocês dois estão falando de conceitos ligeiramente diferentes.
E @Mexicouts, se por um lado segurança absoluta não existe, mesmo, a segurança focada em certos fenômenos é um estatística (o que muita gente deve abominar).

Assim, cada um tem a sua história, mas quando você pega grupos os números mostram como faz diferença uma ou outra medida de segurança preventiva, em se tratando de riscos de danos físicos e de acidentes, por exemplo.


E o conceito de segurança de direitos e assemelhados discutida aqui é bem importante no mundo ocidental.

isso ai que vc disse eh logico Ecuador, fazer rapel é mais seguro com corda do que sem corda
mas o que quero dizer nao eh bem isso, so estou falando que a segurança na sua totalidade nao existe, ao meu ver.
segurança é mais um adjetivo para tentar viver numa paz forçada, como diz aquele velho e bom mestre gabriel
tudo que é forçado nao existe paz, exercito e policia e cadeia existe pra forçar a paz naqueles q ainda não tem
e quando nao existir mais exercito, policia, hospicio e xadrez ai sim estaremos seguro, mas quando isso vai acontecer? sei lá

mas se fugi ai do assunto é pq tentei dar uma exemplificada do que eu acho, sem ser aquelas marias vai com as outras q vemos sempre nessas seguranças que criamos.
 
exercito e policia e cadeia existe pra forçar a paz naqueles q ainda não tem



Nem isso forçar a paz em ninguém. E bem que a UDV, como a policiazinha que é, tenta, mas não dá :D. Ainda mais com o chá em cima.

Mas realmente isso é para outra discussão.
 
Nem isso forçar a paz em ninguém. E bem que a UDV, como a policiazinha que é, tenta, mas não dá :D. Ainda mais com o chá em cima.

Mas realmente isso é para outra discussão.

poise, ainda mais com tantos ensinos que o M gabriel deixou ainda consegue ser essa policiazinha que disse, mas depois vamos falar nisso, mando um mp pra vc depois

voltando ao assunto Ecuador, queira sim ou queira não essa porra de segurança é um pe no saco, em sua totalidade, em geral, segurança pra isso pra aquilo, feliz da vida quem vive sem ela
o mar ta ai, mas se o mane entrar nele e nao saber nadar ele morre e depois ainda culpa o mar por isso, pq ele nao aprendeu a nadar?? hehehe
acho que vc ainda nao entendeu o q quero falar, pois bem, abraço ecuador!
 
Em sua primeira aparição ao vivo desde as delações, Snowden faz um "chamado às armas"
Snowden escolhe conferência sobre tecnologia para encorajar "inovadores, fabricantes, hackers, nerds" a construir um sistema mais seguro.

Lauren McCauley, do Common Dreams 89390F6441B0C801FAD27B9791E24FBDB2FB468D6116C0BA241E7AF139229744.jpg


Edward Snowden fez sua primeira aparição ao vivo, em vídeoconferência, desde suas revelações que chocaram o mundo sobre o esquema de vigilância norte-americano. O ex-analista de computação da Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos (NSA) falou diante do público na conferência de tecnologia, música e filmes South by Southwest (SXSW) na cidade de Austin, no Texas, nesta segunda-feira (10/03).

Por livestream fornecido pelo Texas Tribune, o mundo pode testemunhar a conversa entre Snowden e Christopher Soghoian, principal especialista em tecnologia da União Americana pelas Liberdades Civis (ACLU), ONG norte-americana que busca garantir aos cidadãos seus direitos e liberdades individuais garantidos pelas leis e Constituição dos Estados Unidos. A conversa se focou, especificamente, no impacto da vasta operação da NSA sobre redes de informação da comunidade tecnológica e em como os usuários podem se proteger da vigilância em massa.

De acordo com a programação do evento, a plataforma serve para “encorajar os empreendedores, inovadores, fabricantes, hackers, nerds, fundadores, investidores e pensadores que estejam assistindo à videoconferência do SXSW para construir sistemas mais eficientes na proteção da privacidade do usuário”.

A conversa teve a moderação de Bem Wizner, assessor legal de Snowden e diretor da projeto da ACLU “Speech, Privacy & Technology”.

Numa entrevista publicada no domingo (9) na Revista Forbes, Wizner contou à jornalista Kashmir Hill que Snowden escolheu a conferência SXSW para “se reintroduzir”, especialmente na comunidade de pessoas que estão interessadas – e que potencialmente podem ter a solução – no modo como a segurança foi comprometida pelas agências de inteligência.

“A comunidade tecnológica, especialmente pessoas preocupadas com a segurança, está mais radicalizada depois das revelações [de Snowden]. Elas agora veem que seus sistemas de segurança precisam incluir a NSA como adversária se querem proteger seus sistemas”, disse Wizner. “Nós esperamos que aqui nós poderíamos ter uma conversa mais elevada do ponto de vista tecnológico [de debates com relação à vigilância da NSA]. O que a comunidade tecnológica precisa saber? Como eles deveriam responder? É uma causa perdida ou não? Existem coisas no nível tecnológico que podemos fazer e que não vão requerer que esperemos por legislaturas deficientes que consertem o problema por nós?”

“Eu penso que essa é uma comunidade que dará boas-vindas à chance de conversar com Ed Snowden”, continuou Wizner. “Ed ainda pode dar entrevista para Oprah um dia caso ele queira. Mas nós não estamos aqui para falar de sua vida pessoal, ou o que ele faz no dia-a-dia, ou o que qualquer rede jornalística iria perguntar. Nós estamos aqui para falar dos problemas. É um chamado à luta”.

À frente na discussão, a ACLU lançou uma petição online convocando o presidente Obama a conceder a Snowden “imunidade plena pelos seus atos patrióticos”.

“Quando Snowden denunciou a NSA, ele por conta própria reacendeu o debate global sobre vigilância governamental e os nossos direitos mais fundamentais como indivíduos”, diz a declaração anexada à petição, que na manhã de segunda já havia atingido a marca de 44.582 assinaturas.
___________

Tradução de Natália Natarelli.
 
Fomos seduzidos pela autoespionagem
Por: ZYGMUNT BAUMAN

272_ni_02.jpg

Sabemos que estamos sendo observados, mas não sabemos (e nem nos importamos) por quem e por quê. As câmeras de monitoramento são, hoje, talvez a visão mais comum em qualquer passeio. Tão corriqueiras que nem sequer as notamos. Estão como se escondendo na luz do sol. Mas há algo que as diferenciam das câmeras escondidas na tela da TV do quarto de Winston Smith (do livro 1984, de George Orwell): elas não observam você para mantê-lo na linha e forçar a uma rotina programada. Elas não dão ordens, nem lhe tiram o livre-arbítrio. Elas estão onde estão (todos os lugares) apenas para manter em segurança você e as liberdades das quais você desfruta... Bem, pelo menos é isso o que lhe parece.

Não fiquei surpreso com as revelações de Edward Snowden — provavelmente nem você ficou, nem os políticos que fingiram ignorar aqueles fatos. Eu estava consciente da onipresença da espionagem e da enorme quantidade de “bases de dados” que ela produziu: um volume muito superior ao que qualquer órgão do passado, como CIA ou KGB, tinha conseguido com sua incontável legião de informantes. O que me deixou boquiaberto foi a indiferença com que os “cidadãos comuns” receberam as revelações de Snowden. A mídia esperava que elas provocassem uma disparada nos índices de audiência e nas vendas dos jornais, mas tais revelações provocaram apenas tremores de terra onde eram esperados terremotos.

Suspeito que tal reação (ou melhor, a ausência dela) se deva, em parte, a uma satisfação consciente ou inconsciente com a autoespionagem. Afinal, uma das principais atrações da internet é a constante possibilidade de estar na “esfera pública”, ao menos na versão online, antes reservada a poucos escolhidos por grandes corporações de rádio e TV. Para milhões de assustados com o fantasma da solidão, foi uma oportunidade sem precedentes de salvar-se do anonimato, da negligência, do esquecimento e do desamparo.

Um efeito colateral das revelações de Snowden foi tornar os internautas conscientes de quão grande e recheada de “pessoas importantes” é essa esfera pública virtual. Isso forneceu a eles a prova do quão seguros são seus investimentos de tempo e energia em amigos virtuais e no espaço público virtual. Na verdade, os efeitos mais profundos das revelações de Snowden serão um salto ainda maior na dedicação à autoespionagem voluntária e não remunerada. Isso para a alegria e satisfação dos consumidores e do mercado de segurança. Quanto à satisfação de solitários sonhando com a chance de acesso livre para todos à relevância pública, é pagar pra ver...

Fonte: http://revistagalileu.globo.com/Revista/noticia/2014/03/fomos-seduzidos-pela-autoespionagem.html
 
A quantidade de câmeras está aumentando exponencialmente... nos supermercados, no banco (nesses, há na entrada, no lado de fora (inclusive filmando a rua)), e bem na sua cara no caixa eletrônico.

Eu já vi câmeras inclusive na área rural que frequento, na entrada de uma casa de campo... deveriam haver leis mais severas em relação à instalação desses aparatos. :amargo:
 


Estamos apoiando a campanha Reset the Net que ocorrerá no dia 5 de Junho!

https://pack.resetthenet.org/

Quem acompanha o CM já sabe implementamos há um bom tempo todas as normas para uma web segura (SSL/TLS 1.2, HSTS, PFS, DNSSEC, TLSA, etc.). Se desejam um serviço de e-mail ou mensageiro instantâneo (XMPP) com total segurança e anonimidade em mente, por favor contribuam com uma doação anual, segue o link para mais informações: https://teonanacatl.org/threads/servidor-de-e-mail-completo-para-o-cm.9112/

Futuramente há planos para implementarmos rede sociais descentralizadas, tais como Diaspora, Movim ou Pump.io!

Fight for the future!
 
Back
Top