Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Segurança e privacidade na Internet

• Criador do tópico Criador do tópico Dr_Seuss
  • Data de início Data de início
Baixe gratuitamente o livro “Liberdade e o Futuro da Internet”, de Julian Assange

“Imagine um futuro aonde governos, empresas comerciais entre outras coisas estão invadindo sua privacidade e monitorando tudo que você faz sem o seu consentimento. Infelizmente esse problema invisível está ocorrendo agora e não no futuro e nossa liberdade está grandemente em risco. Esse é o assunto do livro, que pode ser baixado livremente, de Julian Assange. Para quem não o conhece Julian Paul Assange é jornalista, escritor, ciberativista australiano e membro do conselho consultivo do WikiLeaks, um wiki de denúncias e vazamento de informações.”

Para baixar o livro Liberdade e o Futuro da Internet, clique no anexo abaixo ou acesse: http://resistir.info/varios/assange_livro_port.pdf

Anexos

Segurança é mais um adjetivo para tentar viver numa paz forçada, como diz aquele velho e bom mestre gabriel
tudo que é forçado nao existe paz, exercito e policia e cadeia existe pra forçar a paz naqueles q ainda não tem
e quando nao existir mais exercito, policia, hospicio e xadrez ai sim estaremos seguro.
O máximo que se chega é tentar estabelecer regras de condutas para administrar o caos. E a cada nova lei criada a sociedade pensa "agora sim estou seguro". Falsa sensação de segurança, mesmo em meio ao caos.

* Vídeo legendado

Ótima discussão, e bastante informativa pra mim, que sou completamente leiga nessas questãs.

Se alguém souber e puder me informar... tenho algumas dúvidas sobre segurança na interneuta, e q não sei pra quem perguntar.

Gmail certamente não deve ser seguro, no sentido de que é facilmente espionável. Existe algum email que seja?

Telegram é mais seguro que wtsp?

Tem jeito de desativar aquele negocio q fica em cima do teclado de smartphone q fica tentando adivinhar a palavra q eu vou usar, e que fica aprendendo meu vocabulário? Odeio esse trem! É tao invasivo! E não é o corretor, esse eu ja desativei a mt tempo.

Usar linux é realmente mais seguro?
Se cogu fosse ilegal (bati 3x na madeira), ou se eu estiver em um país onde ele seja ilegal, e eu acessasse o Teo de um pc com linux, estaria mais segura do que se acessasse a partir de um smartphone? Ou dá na mesma?

Ótima discussão, e bastante informativa pra mim, que sou completamente leiga nessas questãs.

Se alguém souber e puder me informar... tenho algumas dúvidas sobre segurança na interneuta, e q não sei pra quem perguntar.

Gmail certamente não deve ser seguro, no sentido de que é facilmente espionável. Existe algum email que seja?

Telegram é mais seguro que wtsp?

Tem jeito de desativar aquele negocio q fica em cima do teclado de smartphone q fica tentando adivinhar a palavra q eu vou usar, e que fica aprendendo meu vocabulário? Odeio esse trem! É tao invasivo! E não é o corretor, esse eu ja desativei a mt tempo.

Usar linux é realmente mais seguro?
Se cogu fosse ilegal (bati 3x na madeira), ou se eu estiver em um país onde ele seja ilegal, e eu acessasse o Teo de um pc com linux, estaria mais segura do que se acessasse a partir de um smartphone? Ou dá na mesma?

Gmail é tão seguro quanto qualquer outro e-mail normal. Mas existem e-mails TOR que são utilizáveis apenas em ambientes encriptados e estes sim são absolutamente seguros. Além disso, existe uma forma de encriptar a mensagem para que apenas a pessoa que tenha uma chave longa (que você providencia) possa entender, de forma que ainda que seja interceptada, não fará nenhum sentido a não ser para alguém que tenha a chave.

Whatsapp é bem seguro em questão de interceptação, o risco do Whatsapp é de que alguém pegue seu celular e leia as mensagens. Fora isso é bem seguro, bem mais que o facebook, por exemplo.

Este negócio é do teclado, se você usa android, é o teclado da google ou o padrão que muitas vezes vem com esta função. Mas existe uma forma de desativar, além de baixar outro teclado. Como desativar a sugestão de palavras no Android - Dicas Droid

Usar linux é mais seguro que Windows. A forma mais segura de fato de fazer qualquer coisa completamente anonima é fazer um pendrive bootável com TAILS que é literalmente um sistema de uso único. Você inicia o sistema inteiro antes de cada utilização e após a mesma tudo é apagado.

Não sei se o site tem bloqueio à tor, caso contrário, já seria o suficiente. Na verdade, duvido que qualquer governo do mundo vá investigar se você está entrando num fórum de cultivo de cogumelos, mas um simples VPN ou site de proxy (tipo
https://www.hidemyass.com/ https://www.ipswitcher.us surfproxy.co Unblock YouTube Proxy - SudoIP free SSL Web Proxy Stargate.one etc etc) já seria suficiente.

Última edição:
Muuito obrigada, @Anão!!!
C é todo nerd dessas paradas hehehe massa demais!

Este negócio é do teclado, se você usa android, é o teclado da google ou o padrão que muitas vezes vem com esta função. Mas existe uma forma de desativar, além de baixar outro teclado. Como desativar a sugestão de palavras no Android - Dicas Droid

Obrigadissima!!!! Vou tirar essa inhaca hehe

Mas nada me tira da cabeça q enquanto eu tiver usando esse tal teclado google, ainda q com as sugestoes desativadas pra mim, eu estarei alimentando a IA da google sem consentir com isso. C acha mt viagem da minha cabeça, ou isso é plausivel?

Na verdade, duvido que qualquer governo do mundo você investigar se você está entrando num fórum de cultivo de cogumelos,

Kkkkkkkk tb. Foi só um exemplo msm.

Muuito obrigada, @Anão!!!
C é todo nerd dessas paradas hehehe massa demais!

Obrigadissima!!!! Vou tirar essa inhaca hehe

Mas nada me tira da cabeça q enquanto eu tiver usando esse tal teclado google, ainda q com as sugestoes desativadas pra mim, eu estarei alimentando a IA da google sem consentir com isso. C acha mt viagem da minha cabeça, ou isso é plausivel?

Kkkkkkkk tb. Foi só um exemplo msm.

Sim, é plausível e provável. Mas você entende depois de um tempo que este é um custo embutido na tecnologia. O smartphone foi feito pra basicamente não ter funções "inteligentes" a não ser que você esteja conectado à uma conta pessoal. O máximo que se pode fazer é usar um g-mail falso no android, ou uma conta da Apple falsa e minimizar a quantidade de informações que você disponibiliza, porém isto sempre ocorrerá de uma maneira ou de outra. É algo bem difícil de se escapar.

Este é o objetivo do Google, adquirir o máximo de dados e metadados possível. Se você está utilizando qualquer serviço marginalmente relacionado à eles, está sendo observado. Muitas vezes não é necessário pois as próprias pessoas gostam de divulgar suas próprias informações na internet, mas todos estamos registrados de uma maneira ou de outra, é um requisito ("Li e concordo com os termos") de muitas utilidades.

Tópico oldasso mas pra quem estiver paranoico com segurança de dados no email, Protonmail e Tutanota são duas opções excelentes, pois todo o conteúdo dos emails é acessível apenas por você ou quem tiver sua senha, nem mesmo as empresas tem acesso aos dados e não é possível recuperar sua senha caso a perca. Ou seja: seus dados são seus. Uso o tutanota há quase um ano e recomendo.

Privacidade é algo do passado hoje em dia já não existe mais , ate aqui em Portugal à uns tempos atrás ouve a polemica do nosso Presidente da replubica ter o telefone com escutas telefônicas . E a uns dias saiu a noticia de os estudos unidos espiarem os principais líderes europeus . Se eles não escapam , quanto mais nos !
Não existe mais privacidade por completo em praticamente nenhuma.rede social tradicional que acessamos

Caros,

Este é um tema que gosto bastante, a privacidade na internet.
Abro o tópico no intuito de incentivar parcimônia no uso da internet. Estou certo que a grande maioria aqui cultiva cogumelos para uso próprio, então precaução é sempre bom.
Nenhum fungo alucinógeno é mencionado na RDC 39/2012, no entanto, recentemente foi adicionada, dentre outras, a Salvia divinorum. Isso gera receio de que, com uma outra canetada, os nossos queridos fungos sejam proscritos. Isso sem mencionar que a psilocina e a psilocibina fazem parte da lista F2 dessa resolução, ou seja, de substâncias psicotrópicas de uso proscrito.

O Brasil tem suas modas. Uma delas, eventualmente, pode ser a perseguição penal daqueles que cultivam os cogumelos. Mesmo com tanta gente perigosa por aí, acreditem, não ficaria surpreso se "de repente" as autoridades resolvessem perseguir as pessoas aqui.

Nesse caso, tenho duas sugestões:
  1. Utilização de navegação anônima através da rede TOR.
  2. Remoção dos dados EXIF das imagens postadas.

Detalhes:

1 - The Onion Router, também conhecido pela sigla Tor, é uma rede de computadores distribuída com o intuito de prover meios de comunicação anônima na Internet. A maioria das distribuições GNU/Linux disponibilizam pacotes do Tor, embora haja versões para diferentes sistemas operacionais, tais como Windows e Mac OS. A rede Tor é uma rede de túneis http (com tls) sobrejacente à Internet, onde os roteadores da rede são computadores de usuários comuns rodando um programa e com acesso web (apenas). O objetivo principal do projeto é garantir o anonimato do usuário que está acessando a web. (Fonte: wikipedia)

2 - Exchangeable image file format (Exif) 1 é uma especificação seguida por fabricantes de câmeras digitais que gravam informações sobre as condições técnicas de captura da imagem junto ao arquivo da imagem propriamente dita na forma de metadados etiquetados. A especificação usa os formatos de imagem JPEG, TIFF rev. 6.0 e o formato de áudio wave RIFF. O Exif não está suportado nos formatos JPEG 2000, PNG, GIF e BMP. (Fonte: wikipedia)

Os dados EXIF podem incluir, dentre outros, número de série da câmera, marca, modelo, localização das coordenadas onde a foto foi tirada (GPS).

Em síntese: não quero criar paranoia em ninguém... mas... se na vida real você não sai contando para os seus vizinhos que cultiva cogumelos alucinógenos, porque colocar isso na internet para todos verem?
Vamos discutir segurança ;-)
pode ser sálvia ou qualquer coisa kkk, só é preciso admirar a humanidade por si só kkkk, e sim o Brasil tem a moda da perseguição de cogumeleiros kkk

Back