Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Segundo cultivo lizard king

Diário de cultivo completo.
Olá amigos, comecei um cultivo de lizard king que deu contaminação em todos os bolos.
Iniciei agora meu segundo cultivo com esta strain.

Inoculei 5 copos no dia 28/06 às 00:13, após inoculados coloquei os bolos em uma caixa organizadora 56L com um espaço de aproximadamente 20 cm de distancia entre cada um

Método usado: PF TEK com arroz integral

Hoje dia 09/07 fui conferir como estava, dois copos estavam contaminados
Removi os contaminados assim que identifiquei a contaminação, borrifei álcool 70% onde eles estavam e fechei a caixa novamente, os outros 3 bolos estão com o micélio se desenvolvendo, estou torcendo por eles.
 

Anexos

  • Cogu saudavel.jpeg
    Cogu saudavel.jpeg
    46.2 KB · Visualizações: 37
  • contaminacao.jpeg
    contaminacao.jpeg
    64.9 KB · Visualizações: 37
  • contaminacao2.jpeg
    contaminacao2.jpeg
    52.5 KB · Visualizações: 37
Dunkado por 23h e aniversariado hoje dia 8 as 12:43

Vou abanar 4x por dia pois a caixa não é minha e o dono não deixou eu furar.

Torcer pelo bolo sobrevivente
 

Anexos

  • IMG-20200808-WA0005.jpeg
    IMG-20200808-WA0005.jpeg
    1 MB · Visualizações: 11
  • IMG-20200808-WA0007.jpeg
    IMG-20200808-WA0007.jpeg
    944.2 KB · Visualizações: 14
  • IMG-20200808-WA0010.jpeg
    IMG-20200808-WA0010.jpeg
    870.4 KB · Visualizações: 15
Pessoal, passando aqui pra relatar, não rendeu em nada, não sei o que fazer, acho q vou deixar na mão de deus.

Estava abanando 3x por dia, n dava nada, comecei a abanar 1, só deu esse aspecto algodoado
 

Anexos

  • IMG-20200822-WA0020.jpeg
    IMG-20200822-WA0020.jpeg
    1.5 MB · Visualizações: 22
Pessoal, passando aqui pra relatar, não rendeu em nada, não sei o que fazer, acho q vou deixar na mão de deus.

Estava abanando 3x por dia, n dava nada, comecei a abanar 1, só deu esse aspecto algodoado


Se alguém tiver alguma sugestão, estou aberto a corrigir meu erro
 
Vou te dizer uma coisa, passei meus bolos para um terrário bem parecido com o seu, esperei mais de uma semana, acho que uns 10 dias, e nenhum sinal de vida do bolo começar a pinar. Tentei aumentar a troca gasosa, diminuir, aumentar a umidade, diminuir.. enfim

Cheguei a conclusão de que estava perdido mesmo e resolvi fazer uma última tentativa, despedaçei o bolo e misturei em um pote com fibra de coco e vermiculita bem úmidas.

Em poucos dias comecei a ver algum sinal e hoje já está pinando.

Vou abrir um tópico mais tarde para relatar algumas dessas experiências que estou tendo, assim como para falar sobre algumas reflexões sobre a dificuldade de cultivar usando bolos PF e a facilidade de fazer um casing/Bulk.

No seu caso, como o Micelio está apresentando algum sinal de vida, Eu diria para estabelecer um padrão de umidificação e de troca de ar e seguir com ele até o fim. Ficar mudando muito não ajuda muito, Pelo que andei percebendo o micélio evolui melhor com uma certa constância ou estabilidade.

Porém, se quiser tentar um casing ou Bulk simples, como citei acima, poderia evitar essas dificuldades.
 
Vou te dizer uma coisa, passei meus bolos para um terrário bem parecido com o seu, esperei mais de uma semana, acho que uns 10 dias, e nenhum sinal de vida do bolo começar a pinar. Tentei aumentar a troca gasosa, diminuir, aumentar a umidade, diminuir.. enfim

Cheguei a conclusão de que estava perdido mesmo e resolvi fazer uma última tentativa, despedaçei o bolo e misturei em um pote com fibra de coco e vermiculita bem úmidas.

Em poucos dias comecei a ver algum sinal e hoje já está pinando.

Vou abrir um tópico mais tarde para relatar algumas dessas experiências que estou tendo, assim como para falar sobre algumas reflexões sobre a dificuldade de cultivar usando bolos PF e a facilidade de fazer um casing/Bulk.

No seu caso, como o Micelio está apresentando algum sinal de vida, Eu diria para estabelecer um padrão de umidificação e de troca de ar e seguir com ele até o fim. Ficar mudando muito não ajuda muito, Pelo que andei percebendo o micélio evolui melhor com uma certa constância ou estabilidade.

Porém, se quiser tentar um casing ou Bulk simples, como citei acima, poderia evitar essas dificuldades.

Vou tentar arrumar fibra de coco p usar aqui, já tenho a vermiculita, tu fez foi casing pelo que eu entendi, certo?
 
Correção: na verdade foi pó de coco, e não a fibra, desculpe.
Existe certa discussão a respeito disso, alguns dizem que o pó de coco não é nutritivo, por isso poderia dizer se trataria de um Casing, Mas na grande maioria do que tenho lido em fóruns internacionais é considerado nutritivo em alguma medida, o que já caracterizaria um Bulk. Até pela questão de que eu misturei o bolo todo com esse tipo de composto, e não simplesmente apliquei uma camada no topo do bolo despedaçado para manter a umidade (o que caracterizaria um casing).
Algumas pessoas ainda recomendam pasteurizar essa mistura de vermiculita com pó de coco, Para manter as bactérias boas e eliminar os fungos competidores. De fato pasteurizei no forno por uma hora e meia a 65°, Mas não sei dizer se faria diferença sem isso.
De qualquer forma, você tentar fazer só um case mesmo com vermiculita Já pode dar uma certa corrigida em alguns parâmetros de umidade, Aí você pode até deixar semi-aberto o terrário pra ter mais troca de ar e acompanhar a taxa de evaporação, pra ver quando é necessário umidificar mais.

Mas como eu disse, eu esperaria ainda alguns dias no seu caso para ver se o bolo não responde por conta própria..
 
Dia 31/08 12:23
Depois de 23 dias do dunk apareceram pins, creio eu que sejam pins, apesar de uns aparecerem por fora do bolo onde estava a vermiculita úmida, e pela parte de baixo do bolo

O que eu fiz de diferente, nos últimos 3-4 dias comecei a deixar na janela tomando luz indireta do sol, antes tinha lido que eles se desenvolviam no escuro em alguns diários, e também furei mais pontos pra trocar gasosa na caixa
 

Anexos

  • IMG-20200831-WA0003.jpg
    IMG-20200831-WA0003.jpg
    110.9 KB · Visualizações: 29
  • IMG-20200831-WA0002.jpg
    IMG-20200831-WA0002.jpg
    106.1 KB · Visualizações: 27
Dia 31/08 12:23
Depois de 23 dias do dunk apareceram pins, creio eu que sejam pins, apesar de uns aparecerem por fora do bolo onde estava a vermiculita úmida, e pela parte de baixo do bolo

O que eu fiz de diferente, nos últimos 3-4 dias comecei a deixar na janela tomando luz indireta do sol, antes tinha lido que eles se desenvolviam no escuro em alguns diários, e também furei mais pontos pra trocar gasosa na caixa
Igor, li agora pouco em um post que nessa hora é bom deixar a luz indireta vir apenas de cima, enrola alguma toalha em volta da caixa. Isso vai ajudar ao cogumelo crescer somente para cima, sem perder energia mudando de rota pela luz vinda de todos os lados.
 
Igor, li agora pouco em um post que nessa hora é bom deixar a luz indireta vir apenas de cima, enrola alguma toalha em volta da caixa. Isso vai ajudar ao cogumelo crescer somente para cima, sem perder energia mudando de rota pela luz vinda de todos os lados.
Eu tô colocando o terrário sempre no mesmo local e na mesma posição, vou colocar uma toalha agora também, obrigado pela dica!!
 
É isso aí. Bolo tá saudável, só não tava afim de pinar no prazo médio kkk.

Dizem que quanto mais demoram pra colonizar, pinar, crescer, etc., mais potente o cogumelo... será?
 
É isso aí. Bolo tá saudável, só não tava afim de pinar no prazo médio kkk.

Dizem que quanto mais demoram pra colonizar, pinar, crescer, etc., mais potente o cogumelo... será?
Espero que sim kkkkk, mas só de dar certo já vale a espera... Tava com medo de falhar em mais um cultivo.
 
Pessoal, é com grande alegria que anuncio aqui que a colheita está próxima!! Obrigado por acompanharem, em breve posto mais sobre o rendimento!

E se alguém puder tirar uma dúvida, por favor.
Quero tirar o cogumelo maior, pois ele aparenta estar rompendo o véu, quero tirar ele pra fazer carimbos, será que tem problema tirar só ele e deixar os outros ali acabando de se desenvolver ?
E após retirar o chapéu para fazer carimbos, ainda posso secar o resto do corpo para consumir depois? Ou o cogu perde se eu tirar o chapéu p fazer carimbo ??
 

Anexos

  • 118765962_660034341287226_7029979257961342514_n.jpg
    118765962_660034341287226_7029979257961342514_n.jpg
    81.9 KB · Visualizações: 25
  • 2.jpg
    2.jpg
    88.4 KB · Visualizações: 23
  • 3.jpg
    3.jpg
    87.3 KB · Visualizações: 22
  • 4.jpg
    4.jpg
    39.9 KB · Visualizações: 23
  • 5.jpg
    5.jpg
    55.8 KB · Visualizações: 23
  • 6.jpg
    6.jpg
    53.1 KB · Visualizações: 20
  • 7.jpg
    7.jpg
    73.7 KB · Visualizações: 21
Quero tirar o cogumelo maior, pois ele aparenta estar rompendo o véu, quero tirar ele pra fazer carimbos, será que tem problema tirar só ele e deixar os outros ali acabando de se desenvolver ?

Não tem problema. Pode fazer assim.

E após retirar o chapéu para fazer carimbos, ainda posso secar o resto do corpo para consumir depois? Ou o cogu perde se eu tirar o chapéu p fazer carimbo ??

Pode. Coloque o píleo do cogumelo pra secar enquanto o chapéu já está carimbando. Depois das 12 a 24 horas de carimbagem, tire o chapéu do alumínio e o coloque pra secar com o restante dos cogumelos colhidos. Se tem qualquer perda de potência, é irrelevante. Sei que nesse tempo ele não estraga e continua psicoativo.
 
Não tem problema. Pode fazer assim.



Pode. Coloque o píleo do cogumelo pra secar enquanto o chapéu já está carimbando. Depois das 12 a 24 horas de carimbagem, tire o chapéu do alumínio e o coloque pra secar com o restante dos cogumelos colhidos. Se tem qualquer perda de potência, é irrelevante. Sei que nesse tempo ele não estraga e continua psicoativo.
Perfeito amigo, vou fazer.
Não tenho muitas ferramentas nem silica aqui, posso usar só uma touca cirurgica e um ventilador? Já vi esse método, mas como é meu primeiro cultivo, nunca testei
 
Perfeito amigo, vou fazer.
Não tenho muitas ferramentas nem silica aqui, posso usar só uma touca cirurgica e um ventilador? Já vi esse método, mas como é meu primeiro cultivo, nunca testei

Sim, pra fase de secagem pode usar o ventilador com bastante eficácia. E vai servir pra sua colheita esperar o chapéu voltar.

Mas não pra conservar a longo prazo. E acredito que os cogumelos não cheguem ao cracker dry apenas com vento em menos de 4 a 7 dias.

Você pode...

  1. Não colher o cogumelo grande, apenas tirar o chapéu. Aí quando tirar o chapéu do alumínio, colhe tudo, faz um chá de frescos e conserva na geladeira ou congelador.
  2. Ou faz como quer fazer (apenas colher o grande e depois voltar com o chapéu pra ele no ventilador), mas quando terminar a colheita toda, tira o que tiver no ventilador e faz um chá de frescos com quase-secos e bota na geladeira ou ventilador.

É que sem chegar a 100% de secagem não rola de botar pra conservar em mel que fermenta.
 
Sim, pra fase de secagem pode usar o ventilador com bastante eficácia. E vai servir pra sua colheita esperar o chapéu voltar.

Mas não pra conservar a longo prazo. E acredito que os cogumelos não cheguem ao cracker dry apenas com vento em menos de 4 a 7 dias.

Você pode...

  1. Não colher o cogumelo grande, apenas tirar o chapéu. Aí quando tirar o chapéu do alumínio, colhe tudo, faz um chá de frescos e conserva na geladeira ou congelador.
  2. Ou faz como quer fazer (apenas colher o grande e depois voltar com o chapéu pra ele no ventilador), mas quando terminar a colheita toda, tira o que tiver no ventilador e faz um chá de frescos com quase-secos e bota na geladeira ou ventilador.

É que sem chegar a 100% de secagem não rola de botar pra conservar em mel que fermenta.
Você sabe me dizer quanto tempo eles duram no congelador ou na geladeira ? (sem perder muito o principio ativo)
 
Você sabe me dizer quanto tempo eles duram no congelador ou na geladeira ? (sem perder muito o principio ativo)

Por experiência própria, que faço questão de testar o que posso sobre os conhecimentos dos nossos antepassados (membros antigos não mais ativos do fórum kkk):
  1. Na geladeira funcionando na temperatura esperada, enrolado em papel alumínio, dura meses sem qualquer perda de psicoatividade;
  2. No congelador, acho que por anos, em especial se enrolar num papel alumínio.

Mas o mais importante pro chá, em especial pra feitura e conservação com pouca perda de psilocibina, é usar Vitamina C não-efervescente na feitura. Amassar e misturar na água do chá antes de jogar os cogumelos. Acredito que a vitamina C também ajude depois na conservação, apesar do objetivo ser evitar que a fervura oxide a psilocibina e reduza a potência do chá (que ficará então preto ou quase preto, e não, não são esporos, é a psilocibina que se decompôs).

Enfim, parando pra pensar agora, a conservação a longo prazo que fiz dos chás sempre envolviam fazê-los com Vitamina C. Por isso talvez que até na geladeira duram 6 meses (limite que já esperei) sem perda de potência.
 
Por experiência própria, que faço questão de testar o que posso sobre os conhecimentos dos nossos antepassados (membros antigos não mais ativos do fórum kkk):
  1. Na geladeira funcionando na temperatura esperada, enrolado em papel alumínio, dura meses sem qualquer perda de psicoatividade;
  2. No congelador, acho que por anos, em especial se enrolar num papel alumínio.

Mas o mais importante pro chá, em especial pra feitura e conservação com pouca perda de psilocibina, é usar Vitamina C não-efervescente na feitura. Amassar e misturar na água do chá antes de jogar os cogumelos. Acredito que a vitamina C também ajude depois na conservação, apesar do objetivo ser evitar que a fervura oxide a psilocibina e reduza a potência do chá (que ficará então preto ou quase preto, e não, não são esporos, é a psilocibina que se decompôs).

Enfim, parando pra pensar agora, a conservação a longo prazo que fiz dos chás sempre envolviam fazê-los com Vitamina C. Por isso talvez que até na geladeira duram 6 meses (limite que já esperei) sem perda de potência.
Show de bola, 6 meses é um tempo ótimo pra guardar, na minha opinião!! Obrigado pelas dicas!!!
 
Pessoal, é com grande alegria que anuncio aqui que a colheita está próxima!! Obrigado por acompanharem, em breve posto mais sobre o rendimento!

E se alguém puder tirar uma dúvida, por favor.
Quero tirar o cogumelo maior, pois ele aparenta estar rompendo o véu, quero tirar ele pra fazer carimbos, será que tem problema tirar só ele e deixar os outros ali acabando de se desenvolver ?
E após retirar o chapéu para fazer carimbos, ainda posso secar o resto do corpo para consumir depois? Ou o cogu perde se eu tirar o chapéu p fazer carimbo ??
Parabéns pelo cultivo.
Recomendaria diminuir a umidade... Em algum momento... Provável nos primeiros dias você deve ter excedido em umidade, o que resultou no bolo muito algodoado.

Tive o mesmo problema de tempo de pinagem com alguns bolos por aqui... A questão é ficar suave e dar tempo pra magia acontecer ... Não podemos apegar muito em quantidade de dias ou em relatos de outros cultivos ... Cada cultivo tem suas próprias condições .
Abraços e sucesso! 🍄
 
Back
Top