Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Segundo cultivo e primeiro Casing - Cambodian

Diário de cultivo completo.
Olá pessoal, estou tentando cultivar desta vez usando a técnica de casing... A colonização foi bem rápida, em comparação com o primeiro cultivo.
O plano era mandar os copos pra meu amigo que mora em outra cidade (ele criou esta conta), e assim fiz, embalei e mandei pra ele quando estavam terminando de colonizar, pra ele cultivar lá pois eu não moro sozinho e a desculpa da 'experiência' não ia colar de novo. Um ou dois dias depois ele caiu de moto e se machucou bastante, e foi trazido pra cá, onde mora a família dele, e os copos ficaram lá. Pedimos a alguém para trazer, e lá se vão os filhos pródigos retornando pra mim e eu tendo que bolar um jeito de fazer isso funcionar...:hilario:
Pois bem, eram 3 copos, que fatiei e fiz 2 casings... Um copo estava gerando pins, eu os retirei do bolo antes.
Depois de uns 6 dias o casing menor gerou um fruto, foi bem rápido pois eu abria pra olhar todo dia e quando olhei já tinha crescido consideravelmente. E sim, os casings ficaram o tempo todo no escuro, além de terem embalagem opaca. Já comecei mal nos casings...:matreiro:
Imagem:
https://teonanacatl.org/midia/pin-apressado.2765/

Quando estavam prontos os casings achei que talvez estivesse um pouco seca a vermiculita da camada, mas não quis borrifar água e correr o risco de contaminar, deixei pra borrifar quando fossem para o terrário. Mas o micélio não colonizou a camada superficial, e como o casing menor estava pinando eu o coloquei no terrário e o casing maior eu injetei um pouco de água esparsamente com uma seringa, esperei até o oitavo dia pra ver se colonizava a superfície, também não colonizou, pra minha frustração, mas eu o coloquei no terrário também.
Tem umas áreas pequenas na superfície com um micélio fraco, espero que não seja mofo: :huh:
https://teonanacatl.org/midia/casing-maior.2767/

Enfim, por enquanto é isso. Eu ia montar esse tópico daqui uns dias, mas como já começou de forma diferente do esperado, vou postar logo, talvez alguém tenha alguma ideia...
https://teonanacatl.org/midia/casing-menor.2766/

O terrário tem uma bandeja com argila expandida e água até a metade, e tem 4 aberturas laterais com filtro de café.
https://teonanacatl.org/midia/local-discreto.2768/

--Não encontrei a opção de inserir imagem, --
 
Última edição:
Parabéns pela persistência. Vai dar tudo certo. :D
Quero muito ver esses frutos crescendo no lindo formato de sinos :geek:
[Editado - Ecuador]
 
@SRgreen parabéns pelo cultivo!
Sobre a imagem do casing, acredito que não seja mofo não! Aparentemente normal, vamos torcer para que o micélio cresça com força e exuberância nesse casing!
Posso fazer uma pergunta? Sobre seu terrário, porque não coloca a argila expandida sobre o fundo do isopor? (deixou ela em uma bandeja). Acredito que com a argila cobrindo todo o chão do terrário você consiga até ganhar um pouco mais de umidade, e sendo igual pra todo o terrário.

Valeu! :blackalien::blackalien::blackalien:
 
@SRgreen parabéns pelo cultivo!
Sobre a imagem do casing, acredito que não seja mofo não! Aparentemente normal, vamos torcer para que o micélio cresça com força e exuberância nesse casing!
Posso fazer uma pergunta? Sobre seu terrário, porque não coloca a argila expandida sobre o fundo do isopor? (deixou ela em uma bandeja). Acredito que com a argila cobrindo todo o chão do terrário você consiga até ganhar um pouco mais de umidade, e sendo igual pra todo o terrário.

Valeu! :blackalien::blackalien::blackalien:
Eu prefiro não deixar a água diretamente no fundo da caixa, no primeiro cultivo eu coloquei em duas bandejas, mas desta vez não consegui fazer os dois casings caberem junto com as duas bandejas, então deixei só uma por enquanto..
 
Eu prefiro não deixar a água diretamente no fundo da caixa, no primeiro cultivo eu coloquei em duas bandejas, mas desta vez não consegui fazer os dois casings caberem junto com as duas bandejas, então deixei só uma por enquanto..
Então, acredito não ver problemas com a água em contato com o fundo do terrário, além do mais que você perde muito espaço com as bandejas de perlita dentro do terrário! Você teve algum problema com água no fundo do terrário, ou leu algum artigo ou algo do tipo sobre o assunto?
 
Não, puro receio de que forme limo ou algo assim, que poderia ser difícil de limpar na superfície meio irregular do isopor.
-
E então, alguém tem ideia do porque de não ter colonizado a superfície do casing??
 
Não, puro receio de que forme limo ou algo assim, que poderia ser difícil de limpar na superfície meio irregular do isopor.
-
E então, alguém tem ideia do porque de não ter colonizado a superfície do casing??
A quantos dias está assim? O negócio agora é esperar!
 
Atualização
17/08
IMG_6019.JPG IMG_6021.JPG
Retirei uns 4 'cogus' do casing menor e coloquei pra secar (sem foto), estes da foto eu fiz uma infusão com 4g de vitamina C e guardei na geladeira. (Devo proteger da luz?)
Infelizmente não sei o peso, vou ter que ir pelo 'olhômetro' :unhas:

Segundo flush:
22/08
IMG_6035.JPG
Teve um que até virou pra baixo, não sei porque!

IMG_6038.JPG IMG_6036.JPG
Esse foi o maior que eu colhi!

IMG_6039.JPG
"Penugem" na base da estipe :eek:

Ainda bem que a sílica que comprei já está chegando, porque a que eu tenho aqui não dá conta não!:D
Algumas observações:
-Essa vermiculita me dá nos nervos, pois tem um material dourado, como umas "escamas" no meio, que grudam na base dos frutos e depois ficam impregnados nas minhas mãos,.... ôh negócio enjoado esse....:mad:
-Várias deformações, não sei porque;
-Não vi sinais de esporos do segundo flush;
-Desde o primeiro cultivo observei que o azulamento praticamente não ocorre no meio do caule (pelo menos perto da base).
E uma dúvida, quando ferimos o tecido do cogumelo, e ele azula, quer dizer que estamos perdendo psilocibina?
 
Show de bola. Quanto pesa esse maior?

Sobre a pergunta de proteger da luz, acho que seria melhor. Creio que seja a psilocibina que se degrade com a luz. Então, não importa se está dentro do cogumelo ou na água, mesmo que em gelo. Afinal, é a luz incidindo sobre a partícula da psilocibina, sem relação de em qual meio esta se encontra.
 
Show de bola. Quanto pesa esse maior?
Não tenho balança no momento então nem sei :(

Atualizando....
Flush:
IMG_6053.JPG IMG_6057.JPG

:D
IMG_6061.JPG

Pequenino:
IMG_6064.JPG

Resultado:
IMG_6067.JPG

4º Flush
IMG_6087.JPG IMG_6090.JPG

-Não sei porque, mas os do último flush foram mais difíceis de limpar a base... Não 'descascavam' facilmente em volta do talo... pareciam ter uma textura mais áspera, de alguma forma.. e uma coloração mais escura na "carne", miolo da base. (Já perceberam que sou detalhista...:deolho::bigode::D)
-Notei que as vezes (acredito que quando o micélio vai ficando velho) aparecem frutos com textura "fofa" e irregular, (talvez pouca água) como este da foto:
IMG_6092.JPG IMG_6094.JPG

Foto bônus :
IMG_6095.JPG
Quando vi essa foto imaginei uma versão gigante desse cogumelo pendendo de um penhasco, num cenário de planeta exótico, com iluminação dramática;:greyalien:
(talvez eu tente fazer isso no Photoshop :D:whistle:)

Abraço!
 
22/08
View attachment 83104
Teve um que até virou pra baixo, não sei porque!
------------------------------------------------------------------------------------------------------
Algumas observações:
-Essa vermiculita me dá nos nervos, pois tem um material dourado, como umas "escamas" no meio, que grudam na base dos frutos e depois ficam impregnados nas minhas mãos,.... ôh negócio enjoado esse....:mad:
------------------------------------------------------------------------------------------------------
Irmão e esse cogu ai com sede de água querendo dar um mergulho rs... Lindo !!!
A vermiculita quando gruda muito na base do Cogumelo e eu acho difícil tirar sem preder parte do cogumelo ....Eu como com vermiculita e tudo ! nunca deu problema não rs...
Obrigado por compartilhar com agente o diário foi muito legal acompanhar com vc !
me diga uma coisa ...:?:
*** O que vc usou no substrato do casing ????:?: ( passa a receitinha pra nós ai irmão ! )

Obrigado ! Sucesso ai e Boas colheitas !
Gratidão!:)
 
Back
Top