Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Segunda semana sem micélio.

cecel_psy

Hifa
Cadastrado
04/04/2016
26
7
37
São luis-Ma
Boa tarde galera!!
Sou iniciante no cultivo de cogus enteógenos! E estou com um problema! Há duas semanas fiz a inoculação de 5 copos com uma strain de (Cubensis Equador) fazendo todos os procedimentos de acepsia, pasteurização do substrato feito com ( vermiculita e arroz integral triturado e água) até a inoculação feita em meu quarto devidamente esterilizado. Usei luvas de médico, máscara e álcool 70 para esterilizar a seringa juntamente com um isqueiro! Feito todo procedimento coloquei os copos dentro de uma caixa de papelão e enrrolei em um saco preto e pus dentro de uma geladeira desativada devidamente esterelizada com agua sanitaria+agua em um borrifador. Coloquei uma lâmpada de 25 w fluorescente na bandeija de baixo da geladeira ( onde fica os legumes) com um pote de água para manter a temperatura junto com um pouco de umidade! A luz era barrada para nao haver iluminação! Achei que estava quente demais e a paguei a luz pois nao tinha um termômetro para medir a temperatura na geladeira e deixei na temperatura ambiente interna! Já haviam se passado uma semana e 3 dias e nada do micelio. Entao resolvi fazer uma incubadora menor com:
  • 1 caixa de isopor 60 L
  • Papel alumínio
Forrei toda parte interna com papel alumínio, desinfetei toda parte interna com a solução de água sanitária e coloquei os copos dentro e deixei em um quarto aqui de casa que é meio quente! Quando fez uma semana e seis dias fui da uma olhada e nada de micélio, mas tinha condensação moderada na parede externa dos copos, sequei todos e coloquei os novamente na caixa!
Minha dúvida?!
Será que não está atingindo a temperatura de colonização?
Será que está úmido demais?
Ou será que aconteceu outra coisa?
Galera me dá um help ai!!

Desde já agradecido!!!
 
Entao.. na minha humilde opinião :
1-establecer um plano de como serao as coisas de aquim em mais pra nao estressar esos micelios em formaçao
2-Calor de mais nao faz bem..Procura a menor temperatura da tua casa e deixa nesse lugar e esqueca eles por 15 dias o mais
3-Condensaçao na incubaçao nao e aconselhavel.


Mais de duas semana sem rastro deles nao e muito bom..Eu comenzaria tudo de novo con mais cuidados e energia nova;;
Paz
Gteach:cool::cool::cool:
 
Pelo que entendi você não tem com medir a temperatura. Ai fica complicado de opinar. Umidade agora não é um problema, nem a incidência de luz. Esperar mais um pouco pra ver. Pode ser a temperatura como pode ser o carimbo, ou o processo de confecção da seringa em si que foi problemático.
 
Como havia falado antes, fiz uma incubadora com uma caixa de isopor! Ontem no fim da tarde chegou o termômetro com sonda que havia pedido! Coloquei a sonda dentro e fiz um buraco para a tela de LCD. Moro em uma cidade onde o clima no dia geralmente faz 30°c tendo uma variação dentro da caixa de 30° e 31° ao longo do dia. Na madrugada a temperatura e de 27°c. Seguem duas fotos da caixa e da temperatura diária!
 

Anexos

  • IMG-20160411-WA0011.jpeg
    IMG-20160411-WA0011.jpeg
    61 KB · Visualizações: 15
  • IMG-20160411-WA0015.jpeg
    IMG-20160411-WA0015.jpeg
    32.9 KB · Visualizações: 13
Além do que os outros membros responderam acima...

Pode ser que seus esporos não sejam mais viáveis. É estranho não ter sinal em nenhum dos copos em nenhuma das inoculações. Sequer de contaminações, aliás.

Se não der certo, tenta arrumar outro carimbo, é minha sugestão. :coffee:
 
Fazer divisoria com isopor dentro da incubadora e colocar garrafa gelada pra manter mais fresco ajudaria...
Paz
Gteach:cool::cool::cool:
Pensei nisso também!! E já fiz um novo pedido de carimbo !! Tenho quase certeza que a seringa q comprei n estava mais viável!

Galera muito obg pela atenção!!
Já fiz um pedido de um novo carimbo mais confiável! E vou recomeçar tudo de novo! Dessa vez farei um experimento usarei 4 tipos de substratos diferentes para ver qual o micelio se propaga melhor no clima da minha cidade!
Substrato 1: milho de pipoca
Substrato 2: painço
Substrato 3: centeio + vermiculita
Substrato 4: vermiculita+farinha de arroz integral.
 
Última edição por um moderador:
Sugiro calma..
pense num substrato so.. logo que dio certo tente outras formas de cultivo.. Boa Sorte amigo!!!
Gteach :cool::cool::cool:
 
Gteach,
Seguindo sua dica para resfiamento, coloquei uma caixa de isopor pequena com água congelada dentro da incubadora! Obtive sucesso! com uma estabilidade de temperatura de 27.4c como segue nas fotos abaixo. Mas já bolei uma forma de ficar fazendo a troca do gelo sem ficar abrindo a caixa para evitar contaminação! Segue um desenho do projeto! E no próximo cultivo terei mais paciencia!
 

Anexos

  • IMG_20160413_082535.jpg
    IMG_20160413_082535.jpg
    103.4 KB · Visualizações: 16
  • 1460549495345.jpg
    1460549495345.jpg
    50.6 KB · Visualizações: 14
  • IMG-20160413-WA0003.jpeg
    IMG-20160413-WA0003.jpeg
    58.4 KB · Visualizações: 15
Muito bom!!
Nesta etapa nao se preocupe com abrir e fechar a tampa da incubadora so pra trocar o gelo..mais vc ja deu um jeito pra prevenir.. isso e bom !!
Eu nao sou experto..mais se tem algo aprendido e que
paciencia meu amigo e uma ferramenta que todo cultivador necesita !!
Paz
Gteach:cool::cool::cool:
 
Muito bom!!
Nesta etapa nao se preocupe com abrir e fechar a tampa da incubadora so pra trocar o gelo..mais vc ja deu um jeito pra prevenir.. isso e bom !!
Eu nao sou experto..mais se tem algo aprendido e que
paciencia meu amigo e uma ferramenta que todo cultivador necesita !!
Paz
Gteach:cool::cool::cool:
É.... Paciência é uma virtude!! E já aprendi na pele hehehe!! Obg por tudo!! Paz irmão!
 
Amigos boa noite!
Lembram que o micélio não aparecia? Estou entrando na 4 semana... E somente 1 dos meus 5 copos deu sinal q vai vingar! Vou deixa lo quieto no canto e ver o que acontece em mais uma semana! Mas já comecei um novo cultivo com um novo carimbo de Equador! Quem quiser acompanhar o link tá aqui https://teonanacatl.org/threads/primeiro-cultivo-strain-equador.12474/
Segue foto do copo.
 

Anexos

  • IMG_20160422_135954.jpg
    IMG_20160422_135954.jpg
    71.9 KB · Visualizações: 18
Back
Top