Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Secagem: Qualidade mantida para a Eternidade

A telinha branca?! Não precisa ser igual, pode usar uma peneira, escorredor de macarrão, filtro qualquer... Enfim, é só usar a criatividade.

Eu uso um filtro de café como "copo", para segurar os cogumelos no túnel.

Mas deixo os chapéus para fora do "copo", pois se eles secarem junto ao papel, ficam grudados, No plástico isso não acontece.
 
se eu colocar cooler nos 2 lados do cano, tem algum problema? e como chama aquele negocio que ele deixou os cogumelos, onde vende ?

Lembre de fazer com que os ventiladores estejam direcionando o fluxo de ar para o lado correto: o de uma ponta deve "soprar" para dentro do cano, e o da outra ponta deve "puxar" o ar de dentro do cano. Para isso, basta virar os ventiladores. ;)
 
Um processo do cultivo de cogumelos q é muito importante é a secagem, considerando q vc não irá consumi-los sempre frescos claro. No mercado internacional de cogumelos, dos comestíveis e medicinais é claro, não existe um órgão internacional em específico q lida com medidas de qualidade do produto seco, existem sim grandes grupos internacionais, fundados e mantidos normalmente por grandes compradores ou grandes produtores, estes definem graus de qualidade para os cogumelos.

amigo eu ja tenho meu metodo de secagem que tambem e no tunel de ventos mas gostei muito do seu parabens
 
Fala galera, não tenho balança e to com uma duvida.

Eu to com os cogumelos secos e triturados aqui,ta quase um pó.Alguém tem idéia de quantas gramas seria uma colher de sopa disso?
Valeu
 
Última edição por um moderador:
Alguém tem idéia de quantas gramas seria uma colher de sopa disso?

Difícil dizer, mas é muito simples fazer uma balança à custo zero, usando materiais que provavelmente você tem na sua casa. Por exemplo, você pode usar moedas para comparar os pesos. Pesquise a web, há muitas dicas de como fazer uma.
 
Use uma régua e um objeto de peso conhecido.

Pendure em cada extremidade da régua o objeto e o material que deseja saber o peso.
Equilibre a a régua.

M-medida do objeto ao ponto de equilíbrio
m-medida do material ao ponto de equilíbrio
P-peso conhecido
p-peso desejado
MxP=mxp
p=(MxP):m
 
Última edição por um moderador:
O meu método favorito é: secagem ao vento por 2 horas, abre-se o talo e deixa mais duas horas (num túnel de vento ligado em um cooler de 12v) depois q ele está mais ou menos 70 - 80 % seco vc bota ele no dissecante e vai dormir, e supondo q o dissecante esteja funcionando bem claro, quando acordar, vc pega o produto seco e coloca-o em um saco plástico e este dentro de um pote q dê para ser fechado HERMÉTICAMENTE, dentro deste pote ficará uma quantidade razoável de dissecante preparado, o pote fechado pode ser guardado em uma geladeira (frost free ou não, desde q fique fechado), não sei se é uma boa idéia guardar em congelador (apesar de q eu não consigo ver nada de ruim nisso), pessoalmente eu guardo em uma gaveta mesmo. Já guardei cogumelos por anos nesse método sem qualquer perda notável de potência.
Olá Cogumelo Maduro!

Antes de mais quero dizer-te que esta postagem acerca do tema secagem está perfeita! É esclarecedora e apresenta mais do que uma solução.

Da minha parte queria só informação adicional acerca da secagem em forno que referes a 40 graus Celsius. Por qto tempo?

Bom trabalho
 
Última edição por um moderador:
O @Cygnus X1 não acessa o fórum há anos. Mas acho que ele se confundiu no texto, porque 40 °C é pouco acima da temperatura ambiente, não a temperatura de um forno.
Vc pode secar num forno tbm. Desde q a temperatura não exceda 40 graus Celsius vc pode esperar uma conservação razoável da mágica. Secagem ao calor é a q mais detona o formato dos cogus.
O assunto "secagem ao forno" (ou alta temperatura em geral) é um debate em andamento, não existe consenso. Mas na minha experiência conservá-los em temperatura ambiente (mesmo acima de 40 °C) é seguro, basta mantê-los 100% secos.
 
O @Cygnus X1 não acessa o fórum há anos. Mas acho que ele se confundiu no texto, porque 40 °C é pouco acima da temperatura ambiente, não a temperatura de um forno.

O assunto "secagem ao forno" (ou alta temperatura em geral) é um debate em andamento, não existe consenso. Mas na minha experiência conservá-los em temperatura ambiente (mesmo acima de 40 °C) é seguro, basta mantê-los 100% secos.

Ok, obg.

Tenho esta preocupação pois estou a meio de um cultivo Albino A+. Tenho a experiência com estes cogumelos marcada para dias 2,3 e 4 de Setembro (não posso alterar data), e tenho algum receio que até lá não fiquem totalmente secos (se tudo continuar a correr bem, lá para a semana de 22 a 28/8 tenho tudo pronto Cygnus).

Já vi aqui no fórum informação que diz que posso consumir os cogumelos frescos. Nunca o fiz...não sei...

Valeu a ajuda ok?
Obrigado
 
Última edição por um moderador:
Realmente não é necessária a secagem completa ou mesmo a secagem em si, se vai consumi-los logo. Secar é essencial apenas para conservá-los por mais tempo, mas eles não precisam secar completamente para que possam ser consumidos.

Isto é, não os cubensis. Com amanitas a história é diferente.
 
Realmente não é necessária a secagem completa ou mesmo a secagem em si, se vai consumi-los logo. Secar é essencial apenas para conservá-los por mais tempo, mas eles não precisam secar completamente para que possam ser consumidos.

Isto é, não os cubensis. Com amanitas a história é diferente.

Ok Salaam'aleik, obrigado, foste muito util!

Estou mais descansado, e pronto! Venha Setembro!

PS - Também já tive oportunidade de experimentar amanita muscaria, seco. Ufa...não é para qq um!

Pelo menos no meu caso o estímulo visual foi fortíssimo! *****
 
Última edição por um moderador:
Não sei se alguém já falou por aqui, além de usar aquelas toucas cirurgicas pra secar os cogus no ventilador ou tunel de vento, vale lembrar que existe uma boa opçao tb no merdado: bolsas para mídias filtrantes de aquário. Eu uso e elas sao lavaveis!!!
 
Sim.. pode haver perda de potencia se vc secar no calor do dol ou em fornos... Uma que a psilocibina desnatura em altas temperaturas, por isso q não há efeitos qdo fumada, e outra é que o vapor d'água q sai dos cogus pode arrastar as moléculas de psilocibina e haver perda de potência...
Quanto a sílica laranja, ela não é atóxica, portanto não vá comê-la.. de certo modo, se vc encostar direto os cogus na sua silica laranja, isso não vai trazer nehum malefício, mas como regra geral, é bom vc colocar um guardanapo, uma gaze ou uma telinha entre a sílica e o cogu, pra não haver contato nenhum... somente como precaução... Já na sílica azul, de cobalto, essa sim é perigosa, pq o Cobalto é um metal pesado tóxico ao organismo ... com efeitos a longo prazo...

Gostaria muito de saber se ter feito a secagem com sílica azul pode ter estragado ou contaminado meu cogumelos?

Estou muito preocupado agora e já afastei totalmente a sílica azul de meus cultivos.

Espero que eu possa usa-los mesmo assim. O que me dizem?
 
Última edição por um moderador:
Gostaria muito de saber se ter feito a secagem com sílica azul pode ter estragado ou contaminado meu cogumelos?!?!


Não ingira sílica azul.

Mas secagem com a mesma, desde que feita sem contato direto, não representa risco.
 
Acho que não será uma informação desconhecida para a maioria dos utilizadores mas deixo o meu testemunho e método sobre secagem:

1- Colheita e limpeza (com os dedos apenas, mãos lavadas) dos pedaços de perlita e Vermiculita que estejam agarrados aos cogumelos e possíveis pedaços de micelio que esteja a mais.

2- Imediatamente coloco 16h a 24h no túnel de vento (sem os abrir ao meio, como sugerem por aí)

3- Tiro do túnel de vento para a caixa Tupperware estanque com sílica laranja (sem entrar em contacto directo, embora seja Não-tóxica) por 72h.

4- Passo-os para uma outra caixa Tupperware estanque, também com sílica e sem estarem em contacto directo, onde ficarão armazenados definitivamente (até serem comidos, claro).

Esta caixa é mantida sempre fechada, dentro de um armário seco / sem umidade, numa zona de temperatura amena e relativamente constante da casa, fora da luz solar direta. Apenas a abro, de mãos lavadas, quando necessário e pelo tempo necessário:

A) para colocar cogumelos que tenham passado pelos 3 primeiros passos;

B) para retirar cogumelos para pesar e comer.


Através deste método tive a hipótese de comer cogumelos com um ano de armazenamento (raça MDK) sem perda perceptível de potência. Recomendo.

PS: Uso 1kg de sílica laranja reutilizável, 600 a 650g na caixa de secagem e 350g a 400g na caixa de armazenamento (tem uns 5 litros de volume).
 
Última edição:
Back
Top