Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Salvando os Equador

mexicano

Artífice esporulante
Membro Ativo
25/01/2010
232
80
estou com uns potes de equador que contaminaram apenas na parte superior onde o micélio não tinha colonizado. Pensei em aproveitá-los. Vou cortar a parte inferior e tentar fazer um balde. e com os outros que estão mais contaminados vou fazer um out.

Bom, estou com um esterco maravilhoso que apanhei no pasto. bem seco, fibroso e curado. vou utilizá-lo para fazer o bulk. Gostaria de opiniões á respeito da forma como vou dizimar os contaminantes do esterco, se utilizo o processo de esterilização ou apenas pasteurização, pelo motivo dos potes já estarem contaminados.

Estou com dificuldades pra encontrar a melhor forma de esterilização de esterco na pp na biblioteca. gostaria que me dessem uma força.

Estes são os potes fornecidos pelo Tchescko que foram contaminados. vou tentar isolar parte do micélio pra fazer uma cultura liquida com ele. Estão muito resistentes à contaminação, achei interessante fazer isso.
vai ser uma raça bastante resistente a este tipo de contaminação. Se vingarem vou fazer carimbos com eles e enviar para os bancos.
Imag000.jpgImag001.jpgImag002.jpg
 
Última edição por um moderador:
Bom.
nunca trabalhei com esterco,mas umidecendo ele e colocando no forno ou no microondas de 20 a 30 minutos creio que da uma esterelisada legal

a respeito do preparo do esterco,a pasteurizaçao é essencial para esse processo.

tem um tópico do nosso grande Mauricio que explica exatamente como utilisar o esterco nessas situaçoes.
 
Upvote 0
eu postei tambem esquemas de como montar uma pasteurizadora pra ate 25 kilos de estrume que nao fica nem 150 reais pra montar.
 
Upvote 0
eu já comecei todo o processo. Estou esterilizando tudo na pp. piquei e esfarelei o esterco seco e coloquei tudo dentro de uma fronha. Coloquei um aparato de metal no fundo da panela e deixei esterilizar por 1h e meia.

Agora é só esperar e ver no que vai dar. amanhã quando tudo já estiver a temperatura ambiente, vou forrar o fundo de uma caixa plastica com vermiculita úmida, dichavar a semente e colocar camada por camada de esterco e cobrir tudo com pó de coco e por fim vermiculita tamponando tudo.

o que sobrar dos potes vou fazer outdoor.

é isso...

eu postei tambem esquemas de como montar uma pasteurizadora pra ate 25 kilos de estrume que nao fica nem 150 reais pra montar.

Muito massa, vou montar uma parada dessa. Nessa situação eu preferiria mesmo a pasterização, mas estou confiante que vai dar tudo certo na pp
valeu mano
 
Última edição por um moderador:
Upvote 0
O legal eh que tendo substrato pasteurizado em grande volume + spawn BEM colonizado, voce pode monipular com muito mais sossego o cultivo ja que nao costuma "contaminar" facilmente.
da pra fazer tambem as LOGS que os gringos fazem, sacoes enormes de substrato... enfim o ceu eh o limite.
 
Upvote 0
Primeiro flush, os ecuador foram salvos e sem contaminação.
Foram retirados três chapéus para confeccionar os carimbos.
fico muito feliz, pois apesar de ser meu primeiro cultivo, consegui driblar a contaminação.
Agradeço a todos vocês que me apoiaram para a chegada deste maravilhoso resultado.
Viva os Ecuador \o/
IMG0500A.jpgIMG0501A.jpgIMG0503A.jpgIMG0504A.jpgIMG0512A.jpgIMG0507A.jpgIMG0510A.jpgIMG0511A.jpgIMG0514A.jpgIMG0518A.jpgIMG0523A.jpgIMG0526A.jpgIMG0528A.jpg
 
Upvote 0
Caracas, salvou mesmo, agora eles vão te salvar!!

Depois que ta branquinho é mais facil de lidar!!

grande abraço
Victor
 
Upvote 0
Prezado súdito,

Parabéns pela volta por cima! Valeu à pena!
Todos do reino estam na torcida!
É uma técnica que não busquei conhecimento ainda, mas buscarei, por hora estou no meu primeiro cultivo, sem muito tempo pra postá-lo...
Mas acho que investirei em ágar, papelão...
Torça daí, óh fiel súdito! Que todos nós torcemos daqui!
Que venhaaaaa!!!

Aos plebeus, basta!
V.M. DQ.
 
Upvote 0
Estou com problemas no meu cultivo, o 2º flush veio horrível, muito inferior que o primeiro, com apenas três cogus. Tive na ultima hora que colocar o monotube dentro de um guarda roupas e deixei-os em iluminação artificial florescente com 10W de potência por cima do bulk separado por um copo de Whisky para o sistema não esquentar muito. Tenho varias preocupações: uma delas é se a iluminação foi insuficiente para eles pinarem, outra é que pode ser que tenha contaminado, pois não há apenas micélio branco, vejo também umas partes misturada ao micélio com cor de terra meio amarronzado-alaranjado. Não sei se pode ser falta de umidade, o cogu maior está com o chapéu meio enrugado e um outro pequeno nasceu todo entortado como se fosse um cogu mutante. Parece que ele já até abortou, não sei. Peço a ajuda dos membros, minhas fotos não ficaram muito boas, com isso fica difícil na identificação de possíveis contaminantes. Mas como já tinha está coloração meio amarronzado desde o primeiro flush, imagino que possa ser mesmo falta de umidade. O que poderia ser feito para aumentar a umidade do sistema sem correr o risco de contaminar tudo? poderia fazer uma camada de case com vermiculita úmida após retirar estes cogumelos? Pensei também na possibilidade de colocar um pouco de café pra eles reagirem.

Salve o primeiro flush que veio maravilhoso, será que perdi esse bulk?
IMG0563A.jpgIMG0553A.jpgIMG0556A.jpgIMG0562A.jpgIMG0576A.jpgIMG0573A.jpgIMG0565A.jpgIMG0566A.jpgIMG0574A.jpg
 
Upvote 0
opcao 1- Riscar a superficie com uma faca esteril depois re-cobrir com vermi umida
opcao 2 - re-cobrir com vermi umida apenas
opcao 3 (ultimo caso) recobrir com vermi umida + injetar SOLUCAO de cha de cafe para tentar re-ativar o fungo.

a mais indicada na minha opiniao seria a 1 pela falta total de risco.
a dois talvez nao resolva nada e a 3 talvez mate tudo.
(nao foi falta de luz nao, as vezes o segundo flush simplesmente :nao vem:)
note se a superficie nao esta cheia de primordias antes de riscar se for o caso.
 
Upvote 0
Valeu Mortan, vou seguir o seu conselho. Acho que dá pra salvar mais uma vez esses ecuadores.
Só uma pergunta:
Qual seria a finalidade de riscar o micélio, seria para a umidade penetrar mais profundamente ou isto faria com que o micélio reativasse o seu desenvolvimento após picotear as hifas da superfície do micélio?
 
Upvote 0
vc disse q notou umas cores estranhas misturadas com o micelio,acho que poderia ter cido alguma contaminaçao.

Boa sorte no resgate
 
Upvote 0
Valeu Mortan, vou seguir o seu conselho. Acho que dá pra salvar mais uma vez esses ecuadores.
Só uma pergunta:
Qual seria a finalidade de riscar o micélio, seria para a umidade penetrar mais profundamente ou isto faria com que o micélio reativasse o seu desenvolvimento após picotear as hifas da superfície do micélio?
ambos.
tem uma tecnica inclusive onde se faz isso ja ao primeiro flush, se chama BORDEAMENTO(bordering) eu devo ter descrito-a detalhadamente aqui no forum me baseando em documentos do amigo Buckaroobanzai do canada.
 
Upvote 0
Back
Top