Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Sílica - Dica de onde encontrar

EdSAM

Primórdia
Membro Ativo
17/04/2010
61
38
Moro no interior e estava com dificuldade de encontrar sílica.
Passeando por um supermercado de uma grande rede do velho continente, eis que me deparo com um sacão de 1,6Kg na seção de produtos para animais de estimação, mais especificamente, gatos. O preço não é abusivo (um mico, se me perdoam o trocadilho) e ainda tem uma vantagem: a sílica é branca, mas acompanhada de alguns cristais azuis que vão perdendo a cor conforme umidessem, indicando a hora da troca.
Abraço.
 
Não é sílica gel. É areia para gatos.

Havia também areia para gatos, mas essa é realmente silica.
Sabe aquelas pedras grandes que vem no sal grosso?
Muito parecidas com aquilo; da mesma cor; transparente esbranquiçado.
Fora que ela é bem mais cara que areia para gatos.
Abraço.
 
Tá, então refaço a frase.

Não é sílica gel. É um preparado para sanitário de gatos.
 
Se estiver escrito na embalagem que é sílica, aí a gente não questiona, po, mas 1,6 kg e em mercado.... aqui no meu trampo a gente usa sílica branca misturada com azul, que serve como marcador... fica rosa qdo tá saturada.. mas depois é só aquecer na estufa (ou forno) entre 100 e 200º, por +- 40 min pra reativar..
 
Se estiver escrito na embalagem que é sílica, aí a gente não questiona, po, mas 1,6 kg e em mercado.... aqui no meu trampo a gente usa sílica branca misturada com azul, que serve como marcador... fica rosa qdo tá saturada.. mas depois é só aquecer na estufa (ou forno) entre 100 e 200º, por +- 40 min pra reativar..

Na embalagem está escrito que é sílica.
Não estou entendendo por que não seria.
Está muito barato?
Hoje vou ao mercado comprar.
Posto fotos e depois o resultado do teste.
 
Isso não é PIPICAT SÍLICA CRISTAL?

a4.bp.blogspot.com__dcflAdqFcho_SxQT7UR4GwI_AAAAAAAAAIs_QCRoJE_NaTs_s320_Pipicat_S_C3_ADlica.jpg
a4.bp.blogspot.com__dcflAdqFcho_SxQT7UR4GwI_AAAAAAAAAIs_QCRoJE_NaTs_s320_Pipicat_S_C3_ADlica.jpg
 
Não funciona?
Se for esse o caso, apaguem o tópico.
Afinal, de boas intenções o inferno está cheio.
Abraço.

Pelo que sei nenhum preparado higiênico de gato serve como dissecante. E sílica gel esse PIPICAT não é mesmo. Pode ter sílica na composição, mas ser dissecante é outra história. Qual é a composição que está na embalagem?

Mas você pode testar, se tiver algum cogumelo disponível. Cuidado para não deixar nada que você pode vir a ingerir entrar em contato com o PIPICAT.
 
Não sou expert em sílica, tão pouco em produtos para gatos. Mas sei que ambos podem ter diferentes apresentações com diferentes propriedades.
Como disse no começo, na minha cidade não tem sílica gel, e pelo que pesquisei, as variedades de sílica têm a propriedade dessecante.
Também nunca disse que era sílica gel.
A função deste produto é absorver umidade, tanto é que as pedrinhas azuis são para indicar a saturação.
A composição descrita na embalagem é: sílica cristal.
O da marca própria da loja indica aproximadamente 85% de silicato de alumínio.
Busquei uma alternativa após tentar fazer a secagem com sal grosso, que rapidamente ficou úmido e representava risco aos cogumelos.
 
É que há várias formas de sílica (SiO2).

A forma que eu já vi usada como dissecante é essa forma de sílica gel, que apesar do nome é uma forma sólida, sintética, vitrificada (ou seja, amorfa, não cristalina) e altamente porosa de SiO2.


O PIPICAT pode mesmo ter na composição algum composto natural de sílica, mas não com essa estrutura do usado como dissecante.


Já o silicato de alumínio não é usado como dissecante.


Como você não encontra sílica gel na sua cidade pode tentar encomendar online. Há algumas lojas que vendem pela internet, como a http://www.cacaumidade.com.br/

Ou então tentar esquemas alternativos de secagem, como um túnel de vento.
 
Back
Top