Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Rodízio de Strains parte 3 by morta (coletivo3)

Diário de cultivo problemático.
Resumo de cultivo
Raças:
Paneoulus Canescens var FLORIDA - fonte -Um UFO derrubou um envelope aqui.
Psilocibes Cubensis str Texas - fonte uma arvore de bonsai milenar.
Psilocibes cubensis var Hillbill - dei a volta no bonsai e .. estava lá!

Região, estação do ano e temperatura média:Sudeste - primavera - verão , 28-36 graus no vale do tietê centro-oeste
Substrato: CMTEK com café diluido na agua da mistura.
Tipo e tempo de esterilização:PP comum
Origem dos esporos:variadas
Tipo de inoculação:Cultura liquida em KARO a partir de Multi esporos.
Data da inoculação: 17/11/06 - 18/11/06
Data da germinação:~~~~
Temperatura de incubação:29 constantes
Data da colonização total:~~~~~~
Data do aniversário:
Bomba:
60 l hora MASTER para troca de ar 24h ligada
Parâmetros do terrário:adaptando-se ao calor no momento
Tipo de frutificação:
Data da formação de primórdias:**
Data do aparecimento de pins:**
Data da maturação do primeiro fluxo:**
Outros fluxos:**
Método de conservação:
Colheita bruta:
Colheita liquida:
Carimbos:
Data de encerramento:
Contaminações e problemas:
Observações:

No substrato provindo dos amigos russos, eu chacoalhei tudo logo após a inoculaçao , de acordo com instruçoes de um amigo do forum russo de micologia (Ibz) ao contrario do que imaginava está umido sim, no ponto EXATO. 1x0 pra eles!!! eheheh

ok, estou sem camera no momento mas assim que tiver eu posto fotos.:)
 
atualizando:
POTE 1 do COLETIVO 1 -
ehheeh entrou no 2o flush o papelao by mortan
nunca vi isso gente!
que fique registrado que nao era minha intençao em algum momento frutificar este pedaço de papelao.
100_2742.jpg100_2743.jpg100_2744.jpg100_2745.jpg

Profusão de primordias:
a camada de casing muito grossa e compacta favorreceu esta estranha profusão de primordias por todos os lados:
(copo de hillbilly com camada de casing de humus+vermiculita)
100_2750.jpg100_2751.jpg100_2752.jpg
 
Última edição por um moderador:
Boca,
esse papelao ficou D+! Muito legal mesmo. E esse micelio ta muito rizo, sera que ainda eh tempo para uma clonagem:?:
Cara soh mais uma coisa... uma pergurta... Cade as PIMENTAS nesses cultivos:?: :!: :?: :!:
Td de melhor e BEST POSITIVES VIBES INN!!!!;) :D
 
Fala Boca!!! tudo certo?!!!!!

Cara!! Animal!! Tive uma surpresa tb... meu papelão apresentou um cogumelo, um Thai isolado de um bolo que contaminou!!!:eek:

Como o seu aí!!! huahuaaaaa

Ow, estou curioso com os pans, o que aconteceu??

e o pote com hillbilly, já apresentou seus pins???

Boas vibrações aí pro seu belo cultivo multi-strains...que os chapeludos se apresentem em grande massa!!!!

muita paz e luz!!
 
Fala Boca e Muilok

Me digam uma coisa, se tirar um carimbo desse mini-cogumelo saindo do papelão seria alta a chance dele herdar as caracteristicas do seu pai que foi clonado?


Abraços.
 
Me digam uma coisa, se tirar um carimbo desse mini-cogumelo saindo do papelão seria alta a chance dele herdar as caracteristicas do seu pai que foi clonado?

Pelo que andei lendo por aí, acho que a chance não é grande não, deve ser bem pequena, até mesmo por que os fatores que determinam o tamanho de um cogumelo não são apenas genéticos, acho inclusive, que a quantidade e qualidade do substrato e a quantidade de água disponível são incrivelmente mais importantes.
E os esporos, reprodução sexuada e tal, possuem uma variação genética bem grande, bem grande mesmo, para que haja material genético variado e possa sobreviver às mais variadas condições climáticas e tal.
Pelo que parece, isolar uma substrain é mais difícil do que parece, você pode clonar aquele cogumelão grande e bonito que colheu, mas os esporos dos clones possuirão uma variacão genética bem grande, acho que teria que ter alguns vários ciclos de clonagem e coletagem de esporos para se conseuguir uma substrain.
Confesso que li pouco sobre o assunto, então é melhor aproveitar as poucas informações que mostrei aqui para fazer uma pesquisa mais aprofundada, isso se você quiser saber quais são os fatores importantes para se isolar (mesmo que acidentalmente) uma substrain.

Espero ter ajudado de alguma forma.
 
Que façanha! Frutificaram no papelão. Haja vontade de procriar!

Admirei essa fotos do papelão. E tu, MuiLok amigo... Tirou algumas fotos do seu papelão?

Fala irmão, tudo ok???
Pois é, o inusitado aconteceu por aqui tb.... não tive oportunidade de tirar fotos... minha máquina chegou ontem, (ela estava no litoral, que inveja dela) depois que acabei o processo de montar um spawn de grãos, a partir deste papelão, que foi picoteado. É minha última carta na manga, objetivando dar continuidade a meu cultivo com THAI.

Por curiosidade, o cogu que frutificou no papelão, tinha uns 7-8mm de altura.

paz e luz meus amigos!!!
 
ainda aguardando a colonizaçao dos mini-bullks eu resolvi nao perder tempo e inocular mais varios potes que haviam desocupado espaço.
6 novos potes em varias receitas com texas.
ainda nao acertei a mao com nenhum desses carimbos...
oxe será q meu negocio é só o pesa mesmo hein??
hilbilly se nao frutificar nos moni bullks eu perdi!
inoculei 4 plaquinahs de papelao com micleio do ultimo copo e nada.. nenhum germinou!

estamos na luta ae!!
com saudade dos amigos que davam uma luz extra nos nossos cultivos !!!
pra ajudar a doméstica jogou TODO meu estrume sequinho, ,vermiculitado lindinho, meu tesourinho pessoal, que eu robei dum jeguinho com o maior cuidado pra nao ofender o bichinho.
ela viu a sacola cheia de vrmiculita e estrume e PENSOU:
AH! TEM BOSTA E AREIA, é areia d ecocô de gato, vou juntar com um monte de bosta de cachorro e jogar fora e o sr Boca nao vai me arranhar com suas garras maldosas hoje!...

Boca,
esse papelao ficou D+! Muito legal mesmo. E esse micelio ta muito rizo, sera que ainda eh tempo para uma clonagem:?:
Cara soh mais uma coisa... uma pergurta... Cade as PIMENTAS nesses cultivos:?: :!: :?: :!:
Td de melhor e BEST POSITIVES VIBES INN!!!!;) :D
será que eh isto?
deposi que eu parei de colocar as pimentas em cima dos potes pra dar uma "sugada" nos maus olhados nunca mais consegui frutificar nada.
muito bem lembrado!
será que é isso??

bom como a unica coisa que gerou comentarios aqui até agora foi o papelao:
fim do 2o flush do papelao by mortan
os cogumelos serao colhidos com uma tesourinha e consumidos, em um micro ambiente, ouvindo um ipod NANO e lendo um livro no microscopio.:D
100_2775m.jpg100_2776.jpg100_2780.jpg
 
Última edição por um moderador:
bom como a unica coisa que gerou comentarios aqui até agora foi o papelao:
fim do 2o flush do papelao by mortan
os cogumelos serao colhidos com uma tesourinha e consumidos, em um micro ambiente, ouvindo um ipod NANO e lendo um livro no microscopio.:D


Fala Boca

Desculpa ai Boca, mas eu nunca ri tanto, você tira riso da trajédia.

Irmão não adianta esquentar, tem que levar como você está levando: no riso.

E se piorar, faz mais piada e relaxa.

A gente dá uma força para reiniciar.

Vou lhe contar um segredo;

Eu recentemente passei por uma fase de cultivo que nada dava certo.

Fiquei tão quente que coisas simples eu conseguia complicar.

Quanto mais eu insistia mais errava, bateu desespero de perder uma strain.

Então perdi a strain, fiquei muito triste, e tudo voltou ao normal.

A nossa expectativa é sempre maior e não permite que a ocasião seja desfavorável.

Tenho fé que depois desse tudo vai se encaixar.
 
trovinha:

se eu existisse
em um nano mundo
micro pessoa eu seria
e um só cogumelo bastaria.


vc notou o azulamento na primeira foto...
é pesa nao tem jeito meu! hahhaha
o mortan Continua colhendo sempre 1 ou 2 bolinhos de pesa num cantinho da sua antiga camara de amanitas...

DIZEM QUE ELE DESCOBRIU O SEGREDO DAS AMANITAS E NAO QUER CONTAR PRA NINGUEM!
(se eu descobrir eu conto!)
e ele mandou umas fotos de uns cogumelos que ele encontrou lá no mundo onde ele vive agora e pergunta se sao tivos ou se são só criaçao da imaginaçao dele.
23-1-2007 11.48.25.jpg23-1-2007 11.48.40.jpg
 
entao.. finalizo esse diario sem frutos, infelizmente.
em breve um novo cultivo mais "Padrao" e menos experimental.

aqui na minha região o calor está de matar e nao dá pra levar adiante o cultivo sem ter pelo menos um sistema de resfriamento decente.


Vou fazer o que recomendo a todos: quando algo nao der certo, reveja seus procedimentos, assepssia e volte a receita padrao.

considero um sucesso o cultivo pois mesmo nao ganhando a briga eu bati e bati forte. sei exatamente o que deu errado e porquê.

com os MEUS hillbillys o problema foi o seguinte: a strain ainda nao era bem "domesticada"(o carimbo data 1/2006) e precisaria de parametros exatos e constantes pra frutificar bem.

como utilizei os parametros flutuante sque os pesa e thai pareceram acewitar tao bem, os hillbillys se sentiram "ofendidos" e nao quiseram frutificar.

com os texas:

nos bolos:
receita utilizada nao foi a padrão.
nos bolos com FAI e cremogema, eu precisei atrasar DEMAIS os bolos dentro da incubadora.
assim que o micelio era aniversariado em vez de EVOLUIR pra fora do bolo INVOLUIA. restava a vermiculita umida do lado de fora.

acredito que eu tenha demorado demais pra tomar as decisões e os bolos passaram da hora.


O que eu guardei na manga?
um pote de 600 ml de hillbilly em milho 100% colonizado, que foi aniversariado HOJE sem ser quebrado.
joguei uma camada de estrume esterelizado em pó por cima e aspergi bastante agua, deposi joguei uma camada de vermiculita umida em agua de humus por cima de tudo e coloquei dentro de um balde coberto com metade de pano metade de plastico
só vou voltar a olhar esse balde em 10 dias.
se rolar rolou :)
 
Back
Top