Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Ressecamento do bolo

Fala Maurício, cara, é verdade.. eu sei como a vermiculita faz falta hein. Aqui não tem. já procurei em muito canto e nunca achei. Então o jeito é improvisar hehehehe. eu forrei o isopor com panos (previamente limpos claro) brancos por dentro (do tipo pano de prato) do terráio. depois eu posto uma foto. e molho esses panos, já que o isopor não segura por muito tempo a humidade nas paredes. Acho que essa idéia dos panos aliada a argila expandida já dá pra manter a humidade legal hein... quanto a superfície do casing secar.. eu tipo borrifo de longe um vapor fino de água com spray. pra dar uma molhadinha com o vapor de água. mas o ruin disso é que também molha os pins/cogumelos. E parece que isso não é bom não é? Então da próxima vez a camada de casing vai ser feita de pó/fios de fibra de coco deixadas de molho um dia. depois fervendo com café e calcáreo e depois esterelizando como diz aqui mesmo no fórum. Eu já ia fazer com fibra de coco, mas aí quando vi aqui no fórum pra adicionar o café e o calcáreo.. acho que vou adicionar mesmo. Não tinha dizendo lá mas deduzi que é pra dar uma corrigida no PH. :pos:

Fala Tripman

A meu ver, melhor não utilizar os panos dentro do terrário, além de ser uma porta para contaminações, a argila expandida já vai fornecer umidade suficiente. Se tiver borbulhador de aquário, melhor ainda, ele ajuda a fornecer umidade para a atmosfera interior do terrário, e promove a troca de ar. Pode deixar a bomba de ar acionada em regime contínuo, sem problemas.

Somente com a argila expandida, o nível de umidade relativa de ar no interior do terrário, fica entre 85 - 95%, medidos com higrômetro. Não coloque muita argila, somente uma camada, nada mais. Colocar mais unidades de argila não vai fazer aumentar a umidade, pelo contrário, se elas não tiverem tocando na solução, a própria argila acaba absorvendo a umidade contida no ar. Então, coloque somente uma camada, bem espalhada, que preencha todo o fundo do recepiente. Pode eliminar os panos.

A solução líquida a colocar no fundo do terrário é: água fervida + cloro ativo (q-boa), na proporção 3-4 gotas de cloro por litro de água.

Tb fervo a argila expandida, a fim de matar algum contaminante. Faz algumas lavagens dela, escorre a água, pôe para ferver. Depois de ferver, escorra, espere esfriar e manda pro terrário.

Espero ter ajudado em algo, segue na empreitada irmão!!!

paz e luz!!!

eae tripman!!

bons frutos, parabens!!

meu cultivo tá ossu, to postando aqui uma foto dos meus cogus, eles estão mirradinhos, o Mauricio disse pra relaxar que eles irão crescer, mais acho que ele não conseguiu ver direito pelo fato de ser de péssima qualidade as fotos da minha cam :(

o chápeu está muito pequeno, ao contrario do correto, que se formam tipo "bolas", me parece que o véu até está se rompendo já :(
qual será o motivo ?? eu estou deixando a temperatura na base de 23 a 27 graus, umidade boa, argila, bomba de aquario e inalador...

peço Luz!!! :)
chapeu.JPG

Back