Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Ressecamento do bolo

Fala Tripman

Você agiu certo e se preparou o material que usou para fazer o casing corretamente vai frutificar.

Deve demorar um pouco até o micélio se recompor, por enquanto mantenha o estojo dentro do terrário e umidifique as paredes internas borrifando água.

Bolos precisam de um terrário que sustente a umidade elevada e sempre constante, senão a superfície seca e o micélio morre, então não frutifica.

eai Tripman certo??

to com um bolo aqui, que achei que estava 100% mais na real vacilei quando no preparo não coloquei a primeira camada de vermi...dunkei ele e quando fui por pra aniversariar percebi que justo esse era o dito cujo da falha...:( ...vi que faltava uma parte a ser colonizada...:(
fiz o seguinte, peguei esse bolo tirei a parte que não estava colonizada(cortei com uma faca, sem serrar) com o resto inoculei 2 potes de milhos e fiz um mini casing com vermi pura com o que restou de substrato, tudo seguindo o máximo que pude de assepsia.
percebi, que mesmo com um dunk de 24 hrs não resolveu a umidade do bolo, que ao abrir ele estava meio seco por dentro,
quanto vc injetou de agua nos seus bolos(ml), pode me dizer??

Será que é normal eles estarem com uma aparencia seca(no interior) mesmo depois do dunk??:confused: ....estou com receio de não ter adiantado o dunk, porque onde moro está muito quente nessa época e os bolos podem ter ficado muito seco,...no local da incubação estava a 30 graus quase.

:confused: :confused: :confused: :confused: :confused: :confused:

peço ajuda...:pos:

me desculpe por pegar um brecha no seu post...hehhe mais tá meio relacionado né não???? ....:D

aí, sou um esporo, mais posso opinar com bases concretas, certo??
vc colocou adubo (composto orgânico) como camada de casing, pelo que venho lendo no C.M. não é preciso nem aconselhavel , pois é uma porta para contaminates, mesmo sendo sem impurezaz como vc citou é um grande perigo e não necessariamente irá ajudar como nutriente a + para seus cogus, o substrato em si já se encarrega disso, mais se está feito, está feito!!..:eek:
tenha o dobro de cuidados!!!

mando boas vibrações pro seu cultivo irmão!!!

fica na Paz.

:pos:

o melhor de tudo (opa esqueci - BEM VINDO)
é pegar um dos diarios dos grandes mestres do CM (mauricio - calimba) e ao mesmo tempo pesquisar a biblioteca.
segue um deles que nao tem como dar errado.
Ah qqer coisa estamos ae pequeno padawan.
AH
seja bbem vindo - Homem tripa.:pos::pos::pos:

E aí Maurício, tudo em paz? o meu terrário é até legal mas é meio "gabiarra" hehehe... acho que vou fazer um de vidro, porque além de facilitar (e muito) a esterelização, facilita a visualização de dentro sem precisar estar abrindo, e com um campo de visão maior que apenas um vidrinho em um canto do terrário.

Olá Homem Tripa, tudo certo? Seja benvindo irmão TripMan... gostei essa do Irmão Boca.... quando vc entrar no clima, vai ver que a diversão sempre anda junto com os magos do CM.... isso o torna muito belo....:)

Então, que tal umas dicas? Terrário de vidro é muito bonito, porém, não muito funcional a meu ver: Se vc tiver que lutar contra temperaturas altas, o vidro absorve/conduz a temperatura, então fica difícil vc resfriar a atmosfera interior, se o exterior está a 34, 35ºc. Nisso uma caixa térmica de isopor, se comporta perfeitamente.

Outra: fica bonito pra visualizar o interior, tudo de vidro, porém, não é interessante claridade lateral no cultivo de cogumelos, a luz exerce certas funções no cultivo, seja no surgimento de pins, seja para os cogumelos crescerem retos. Outra: luz o tempo inteiro, faz com que os cogumelos não se desenvolvam muito, mantendo-os no escuro, ficam mais carnudos e de maiores tamanhos. Pode observar que quem utiliza terrário em plástico ou vidro, andou tapando as lateriais com papel contact.

Para manter uma taxa de umidade favorável para o cultivo, o fundo do terrário pode ser com perlita , ou com argila expandida. O uso destas associadas com borbulhador de aquário, se mostra eficaz. O uso de algum cooler para troca de ar pode ser dispensado, desde que essa troca seja feita pelo borbulhador/filtros de saída de ar.

Então, é de se pensar muito bem, veja seus objetivos, e estude muito antes de começar a fazer seu terrário, existe vasto material na biblioteca, e tb nos diários de cultivo. Se tiver dúvidas, não hesite em perguntar.:pos:

paz e luz:luz:

pra ratificar o que o sir muilok diz:
eu só cultivo em aquarios transparentes pelo motivo obvio: economizo iluminaçao especial e posso ficar olhando eles o dia todo.
só que agora no calor nao há meio de controlar a temperatura.
ela oscila de 36 duranteo dia pra 29 durante a noite.
nao da pra abaixar mais.
é LINDO no inverno é PERFEITO, vc liga um aquecedorzinho de 2 watts dentro de uma garrafa pet com borbulhador e pronto fica 24-25 graus fixos com ALTA umidade e alta frutificaçao.
mas pro verao tem qeu ser em caixas termicas mesmo.

Parabéns Papai Tripp

Chegou parar pra pensar e admirar toda beleza do processo, e agora, vem a beleza da festa da frutificação!!!!

Mais uma vez parabéns, continua estudando muito, e o principal... prepare muito bem sua mente... esteja preparado e ciente do que busca...

Se possível, posta umas fotos do ocorrido...

paz e luz!!!

Fala Tripman

Demorou um pouco mais eles estão aí.

A terra vegetal é excelente, uso-a nos casing que faço.

Cuidado para a superfície não secar.

Seria bom cobrir a superfície com vermiculita umidecida em água com água oxigenada.

Coloque água num pote, ponha um frasco de 100 ml de H2O2 e coloque a quantidade de vermiculita que vai usar para cobrir.

Deixe ficar uns 10 minutos, e cubra a superfície do casing com ela.

A vermiculita deve ficar úmida, não encharcada, não aperte, nem alise, deixe a superfície do casing ficar irregular.

Qual é a strain ?

o melhor de tudo (opa esqueci - BEM VINDO)
é pegar um dos diarios dos grandes mestres do CM (mauricio - calimba) e ao mesmo tempo pesquisar a biblioteca.
segue um deles que nao tem como dar errado.
Ah qqer coisa estamos ae pequeno padawan.
AH
seja bbem vindo - Homem tripa.:pos::pos::pos:

Não seria mais culto "homem intestino"

eai Trippman, certo??

antes de tudo meus parabens pelo sucesso irmão!!!
não a nada que explique o visu do primeiro cultivo!!!

pegando mais um embalo aqui..hehehhe :)

o meus bolos estão indo bem, tem 3 no terrário, 2 estão pinando que é uma beleza, mais tem um que não está :( , sendo que foram aniversariados no mesmo tempo, penso que deve estar ressecado, será??
eu coloquei um inalador em cima do terrário e justamente esse bolo se encontra mais "longe" do inalador não está pinando, daí venho a dúvida que ele pode esta ressecando,alguma opiniãodos mais experientes???será que é melhor eu fazer mais um dunk?? ou espero mais um pouco...foram pro terrário dia 13/03, no caso 6 dias....no começo achei que ele ia ser o primeiro a pinar, pois estava formando micélio em cima da vermi, mais agora deu um breke
:(

mais uma vez parabens Tripp!!

Paz e Luz a todos!!

Back