Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Reguladores de pH

Law RJ

Cogumelo maduro
Membro Ativo
22/10/2005
60
69
Bem... Eu não sei se este é o lugar correto para esse tópico, e esta também é a primeira vez que abro um. :D


A minha primeira dúvida é a seguinte:

Quais são todos os reguladores de pH conhecidos e apropriados para o cultivo de cogumelos em geral, neste caso, P. Cubensis?? :confused:

Andei lendo (bastante) o fórum E utilizando a pesquisa, porém minha dúvida permanece.

Cheguei a achar bastante coisa como, gesso, carbonato de cálcio, pó de concha de ostras, etc; Mas nada encontrei sobre carbonato de sódio puro (também conhecido como barrilha leve, utilizado para aumentar o pH da água de piscinas) ou o "sal de frutas" (carbonato de sódio + bicarbonato de sódio), etc.

Não sou expert em química, nem tampouco em micologia (mas leio muito), e é por isso que estou aqui perguntando. :p:

Esses tipos de reguladores, que contém sódio em sua composição, queimam/agridem ou fazem algum mal ao cogumelo e/ou micélio, ou apenas os que contém cloro?? :confused:

Desculpem, mas eu tenho estas dúvidas faz muito tempo. Preciso de uma ajudinha... :)


Aqui vai a segunda pergunta:

Sei também que um choque de água quente com o pH alto no substrato já hidratado ajuda a "combater" a proliferação de contaminantes no mesmo inibindo assim os endoesporos de germinarem, dando tempo suficiente para o micélio colonizar o substrato e produzir os cogumelos, como é feito num Straw Log Tek por exemplo.

Já existe alguma técnica parecida ou baseada nesse choque de pH alcalino no substrato?

Gostaria de agradecer qualquer ajuda possível na tentativa de esclarecer as minhas dúvidas (e talvez a de outros tbm) , e se a galera souber de mais algum regulador de pH, posta aê pra gente!! :D

Obrigado, e desculpem qualquer besteira que eu tenha por ventura falado.


Abraços!
 
Não entendo nada de química também, mas em posts aqui do fórum indica-se basicamente carbonato de cálcio (CaCO3), cal hidratada (Ca(OH)2) para tornar o pH alcalino.

Se existem técnicas com o mesmo fundamento que a Straw Log é muito provável que sim, afinal seriam apenas variações dela.

Aliás, se o substrato estiver muito alcalino o micélio não vai se desenvolver, daí tem que ficar muito atento à proporção da substância que vai tornar o meio alcalino.

A Straw Log é interessante pelo fato de ser uma versão miniatura do cultivo bulk, mas não acho ela muito vantajosa em termos de trabalho x produção. É interessante para quem nunca teve experiência com spawn começar a ter as primeiras experiências do tipo ou treinar para iniciar um bulk.
 
Suco de Limao

Cara, na epoca que eu fiz a minha primeira safra eu espremi um limao, juntei ao suco a mesma porcao de agua mineral e joguei diretamente no casing (obs... soh fiz isso quando o micelio jah tinha tomado 100% do bolo!!!) nao contaminou nem nada... na epoca tambem se discutia a possibilidade de usar giz escolar junto com a fibra de coco no momento de fazer o casing... essa ultima tecnica eu nao tentei...

Posso dizer que foi benefico porque tinha 2 casings sendo que 1 eu joguei o suco e o outro nao... o que eu joguei o suco os cogus cresceram bem mais e o bolo aguentou por mais 1 flush, e o que eu nao joguei o suco, os cogus ficaram mirradinhos e depois da primeira colheita contaminou tudo...

O que eu sei eh que:
- pH neutro = 7.0
- pH ácido = menor que 7.0
- pH alcalino = maior que 7.0

Deve ter gente aqui que entende de quimica pra dizer se eh mito ou se tem fundamento o ocorrido...
 
Suco de Limao

Quando vc mexe com o pH vc também define quais microorganismos irão agir ali. Uma mínima variação numérica do pH já é uma puta alteração no meio. O suco talvez tenha deixado o pH do micélio num nível mais próximo do ideal refletindo em melhor frutificação, é uma hipótese.
 
desenterrei o topico ein
hehehehe

entaum, para deixar o ph do milho mais alcalino eu posso usar o bicarbonato d sodio msmo???
ou qm sabe pingar umas gotas na agua q o milho vai estar de molho, umas gotas dakele regulador de ph para aquarios
eu num lembro mto bem das minhas aulas de quimica, deveria te prestado mais atençao
sei q uma coisa q pode ser usada como medidor de ph eh o suco de repolho roxo, q teria o msmo uso do azul de metileno, ou da fenolfitaleina

bom, se alguem tiver alguma dica eu agradeço
 
galera, fiz uns cases ultimamente. tive a intuição de que a contaminação surgiu devido a acidez do substrato, consegui ~100g de bicarbonato de sódio, quanto eu devo por em cada case pra manter um ph favorável?
 
galera, fiz uns cases ultimamente. tive a intuição de que a contaminação surgiu devido a acidez do substrato, consegui ~100g de bicarbonato de sódio, quanto eu devo por em cada case pra manter um ph favorável?


Se você não utilizou estrume ou incrementou colocando borra de café não tem porque corrigir o pH.
Se você utilizou estrume ou misturou borra de café tem que corrigir o pH.
A correção é por uma colher de chá para cada kilo de estrume.
Pode por um pouco menos para borra de café.
 
Maurício,

O bicarbonato de sódio funciona bem como regulador de pH?
 
Sempre usei carbonato de cálcio.
ele nunca falou mau de cultivo algum.
 
Pelo jeito vocês vão mais na intuição mesmo hehe
 
ei abraxas, uma vez eu testei uma fitinha que mede o ph. o problema é que ela era pra líquidos, e eu queria medir o ph de um substrato. não deu certo...

desde então venho trabalhando com uma idéia que o psilocibec deixou uma vez: substrato alcalino parece não atrapalhar o micélio, então eu deixo tudo BEM carregado de calcáreo dolomítico... aparentemente nunca tive problemas com o ph seguindo esta lógica...
 
Valeu vinicius

eu tinha pensado nessas fitinhas, achei que elas funcionariam em um substrato bem molhadinho.
 
substrato alcalino parece não atrapalhar o micélio, então eu deixo tudo BEM carregado de calcáreo dolomítico...


Minha preocupação a respeito dessa tática é que o cálcio em excesso acabe se ligando a outros minerais e dificultando a absorção dos mesmos pelos cubensis.

Será que procede?
 
Em meus cultivos sempre usei giz de escola e sempre deram MUITO certo conforme podem ver nos diários postados.

Daí em minha viajem a curitiba comprei 20 k de calcário dolomítico por que era melhor e tal ...rs

Depois que usei isso nunca mais meus cogus nem se quer colonizaram os copos.

Tentei diminuir para 0,00000000010 g aproximadamente, muito pouco mesmo dissolvidos em água e mesmo assim não colonizava.nem a pau.

Só sei que perdi 4 cultivos nessas.

Estou com um cultivo no momento onde não usei nenhum tipo de corretor de ph e não vejo muita lógica em corrigir algo que nem sabemos com certeza qual o ph , sabemos mais ou menos com base em relatos de quem mediu , eu nunca medi rs.

Dez dos meus dez copos estão quase 100 em 15 dias
óteeeeeeeeeeeeeeeema:pos:

logo: Se você for limpo não terá problemas com contaminantes em minha opinião e é melhor ir fazendo sem nada até começar a dar problemas aí quando der muita contaminação vocÇe começa a fazer suas experiencias com giz que é mais fácil e depois ir melhorando medindo e tals

ósculos a todos
 
em bolos pf não há necessidade de controlar ph. caso usando milho ou outras sementes, depois da água sanitária, é bom tratar com algo alcalino pra pelo menos tirar a acidez.

o mesmo vale pra substratos bulk, todos eles seriam melhor aproveitados, teoricamente, quando alcalinos...

sobre o calcáreo dolomítico eu usei pra tratar milho e cocô, de vaca e de cavalo, e aparentemente deu tão certo quanto os seus...

agora para a questão que o Ecuador colocou eu não acho uma fonte sequer :confused:
 
O excesso de cálcio vai prejudicar o substrato por deixa-lo muito alcalino.

Quanto a dificuldade de absorção de outros minerais já não sei bem.
 
Em meus cultivos sempre usei giz de escola e sempre deram MUITO certo conforme podem ver nos diários postados.

Daí em minha viajem a curitiba comprei 20 k de calcário dolomítico por que era melhor e tal ...rs

Depois que usei isso nunca mais meus cogus nem se quer colonizaram os copos.

Tentei diminuir para 0,00000000010 g aproximadamente, muito pouco mesmo dissolvidos em água e mesmo assim não colonizava.nem a pau.

Só sei que perdi 4 cultivos nessas.

Estou com um cultivo no momento onde não usei nenhum tipo de corretor de ph e não vejo muita lógica em corrigir algo que nem sabemos com certeza qual o ph , sabemos mais ou menos com base em relatos de quem mediu , eu nunca medi rs.

Dez dos meus dez copos estão quase 100 em 15 dias
óteeeeeeeeeeeeeeeema:pos:

logo: Se você for limpo não terá problemas com contaminantes em minha opinião e é melhor ir fazendo sem nada até começar a dar problemas aí quando der muita contaminação vocÇe começa a fazer suas experiencias com giz que é mais fácil e depois ir melhorando medindo e tals

ósculos a todos
No caso Jhon, a gente nao utiliza o calcareo dolomitico somente para equlibrar, mas sim para TAMPONAR e fornecer calcareo pro micelio.
pra isso eu venhoutilizando cascas de ovo secas, cozidas e depois moidas grosseiramente pra deixar alguns granulos maiores mesmo , pois parece que assim o micelio aproveita melhor.
O calcareo euutilizo ssomente como aditivo para camada de casing, ou ate as vezes uma colherzinha somente no meio do substrato.
prefiro ainda as cascas de ovo, como aditivo a mistura.
 
hm agora fiquei com uma dúvida: quando a gente usa casca de ovo pra controlar o ph do solo, geralmente precisa de quantidades maiores, e de um tempo maior, até que o 'resultado' (ph balanceado) seja percebido. Se eu for tratar cocô de cavalo (geralmente muuito ácido) com a casca de ovo, preciso colocar muito mais, e muito tempo antes da pasteurização do cocô? com calcáreo eu jogo na hora, uma colher de sopa com a água fervendo...
 
No caso Jhon, a gente nao utiliza o calcareo dolomitico somente para equlibrar, mas sim para TAMPONAR e fornecer calcareo pro micelio.
pra isso eu venhoutilizando cascas de ovo secas, cozidas e depois moidas grosseiramente pra deixar alguns granulos maiores mesmo , pois parece que assim o micelio aproveita melhor.
O calcareo euutilizo ssomente como aditivo para camada de casing, ou ate as vezes uma colherzinha somente no meio do substrato.
prefiro ainda as cascas de ovo, como aditivo a mistura.


Mestre ...!

sabia que tava fazendo alguma coisa errada
rs
valeu
 
Back
Top