Por experiência própria, eu percebi que os pastos onde existe mais probabilidade de encontrar cubensis são os pastos mais antigos e onde as vacas sejam mais bem alimentadas e tratadas.
Por exemplo, no local onde costumo caçar: existem dois pastos, ambos grandes e cheios de excrementos, os dois parecem ter a mesma quantidade de
umidade também, mas em um deles são criados zebus comuns de qualquer jeito, sem nenhum tratamento especial. Nesse pasto não há cubensis! No máximo vemos alguns Panaeolus.
No outro pasto que fica exatamente do outro lado da cerca, onde só há vacas nelores, gordas e sadias - e diga-se de passagem, sensivelmente mais bravas que as do pasto anterior - porém há tantos cogumelos nessa época do ano que dá pra colher quilos e quilos de cubensis e ainda deixar muito mais cubensis do que foram colhidos no pasto.
E esse é só um exemplo. Na verdade sempre que encontro cubensis em grandes quantidades são nesse tipo de pasto: antigo e de vacas gordas. Por consequência, geralmente em pastos de vacas de
raça.