Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Psilocybe Cubense Chucro

Diário de cultivo completo.
Bom galera vou abrir esse diário da domesticação de um Psilocybe Cubense
Estou usando a ficha de identificação aqui da CM para dar agregar umas informações

Habitat: Como no pasto a Equinos e Bovinos não posso afirmar de quem que era aquelas fezes, surgiram de fezes já quase totalmente decomposta, dando para ver apenas uns resquícios das fezes, na beirada de uma curva de nível entre a vegetação com media de 20 cm.

Lâminas (Lamelas, Gills):

Estipe (Talo, Stem): 100mm de comprimento por 12mm de diâmetro (no chute), firme, caramelo mais escura na base e clareando conforme se aproxima do Píleo.

Píleo (Chapéu, Cap): redondo, porem não exatamente côncavo como os indoor, possuía algumas assimetrias devido o ser crescimento ser em meio a vegetação

Cor do carimbo de esporos: Sou meio ruim em distinguir cores, porem o tom é bem parecido com os da ProFungos, carimbei apenas em papel aluminio

Mudança de cor na fissura (azulamento ou outra): azul ao roper

Local: Ribeirão Preto – São Paulo,

Visinhos: O pasto é uma ilha no meio de um misto de cidade que já esta crescendo e vem ocupando o lugar das plantações de cana, fica ao fundo de um vilarejo rural, fica em uma área cercada onde há uma nascente com a APP relativamente boa com varias espécies de arvores nativas e frutíferas, ao lado de um aeroporto agrícola que era usado para pouso e decolagem de aviões que passavam veneno nas plantações (não sei qual era o cultivo) e a pelo menos uns 20 anos não se joga mais veneno na região

Clima: Ribeirão Preto, cidade bem quente com temperaturas que em dia de sol alcançam com muita facilidade e os 35ºC e podendo chegar aos 40 ºC por fica no fundo de um vale não venta muito e a temperatura costuma manter-se alta a noite, quando chove, chove forte

Após algumas semanas de sol e chuvas fui a caça

25/03/2011 - encontrado o Psilocybe Cubense e posto para carimbar as 13:00
26/03/2011 – retirado os carimbos e posto para secar as 13:00, coloquei para carimbar novamente para tentar obter outros carimbos.
27/03/2011 – a segunda leva de carimbos ficou bem fraca porem coloquei para secar
28/03/2011 – dobrei os papeis alumínio e foi tudo para um saco plástico com sílica
13/05/2011 – coloquei parte do 1º carimbo em água mineral para hidratá-los
25/05/2011 – inoculado em bolo PF-tek com arroz integral trigo e algum outro cereal que eu não me lembro, tudo batido do liquidificador
Xx/xx/2011 – existe uma falha no meu diário não tenho as datas, mas o que aconteceu foi que 3 copos contaminaram e um ficou bem, porem em paralelo estava cultivando psilocybe cubensis the star gazer e o terrário estava ocupado (não quis colocar junto pois poderia haver algum contaminante e como era o meu primeiro cultivo do star gazer não quis arriscar). Após uns 45 dias o copo começou a ficar amarelo e com aspecto seco enterrei ele no meu quintal e ate agora nada.
19/07/2011 – a ProFungos lança o desafio da domesticação, ai resolvi tentar de novo.
26/07/2011 – Abri uma ceva e comecei a preparar tudo
coloquei mais uma parte do 1º carimbo em água mineral para hidratá-los, que saem facilmente do papel alumínio,
Preparei dessa vez 14 copos de whisky (é o que cabe na panela da minha avó) com vermiculita arroz integral ai a ceva já tinha feito um pouco de efeito e resolvi dar uma incrementada joguei uma pouco de um mix de sementes para periquito e tomei mais uma ceva e coloquei uma pitada de uma papinha em pó usada para alimentar os filhotes de periquito só para efeito moral. Composta por: Milho integral moído, quirera de arroz, farelo de soja, glúten de milho, semente de linhaça, ovo integral desidratado, albumina, proteína do soro do leite, caseína, óleo de coco, levedura seca de cervejaria, polpa de beterraba, óleo de girassol, farinha de aveia, mel, frutas desidratadas, premix vitamínico e mineral quelatado, nucleotídeos, lipase, protease, amilase, cloreto de sódio, dl-metionina, l-lisina, MOS, FOS, fosfato bicálcico, extrato de yucca, carbonato de cálcio, antioxidantes (BHT e BHA), aromatizante alimentício.

Coloquei na panela e continuei na ceva, ai eu não sei o que aconteceu kkk se eu coloquei pouca água ou se deixei tempo demais no fogo, a panela seco, queimo o pano que eu uso para os copos não ficarem encostados no fundo da panela, começou a feder, desliguei tudo e durmi

27/07/2011 – inoculei em copos PF-tek, os copos que ficaram em baixo apresentaram uma cor marrom por fora do vidro devido ao incidente do dia anterior

01/08/2011 – contaminaram 4 copos
Os copos foram contaminando uma a um com vários tipos de contaminantes diferentes, porem pude notar que o micélio é bem valente J e estão lutando pelo seu espaço ate hoje no copo.
Um copo que eu inoculei dos dois lados apareceu um contaminante de um lado e o micélio do outro, o micélio cresceu rápido e devagar foi engolindo o contaminante, estou pensando em fazer um outdoor desse
Um só que deu certo com apenas 1 furo, o micélio cresceu tão rápido que antes dele dar a volta no copo a parte dele que foi pelo meio chegou do outro lado primeiro esqueci de marcar o dia em que o bolo foi totalmente colonizado.

Pequena historia: Estou trabalhando em um projeto no Rio de Janeiro e estou tendo que viajar bastante em uma dessa viagens minha mãe entrou no meu quarto e vio que tinha alguns plugs do meu terrário fora da tomada e resolveu ligar achando que ia me ajudar, resultado ela ligou o termostato(indiferente) a iluminação que ficou ligas por uma semana inteira e um nebulizador que eu tenho que ajuda a elevar a umidade, só que o problema dele é que ele joga gotas de água pra cima junto com a nuvenzinha e esquenta um pouco a água então eu jogo uns gelos e ligo só um pouquinho. Quando cheguei em casa tava tudo ligado, o bolo estava boiando na piscina que que se formou e a temperatura estava 46°C dentro do terrario.

19/09/2011 Com medo de colocar o bolo no terrario e minha mãe dar uma ajuda dinovo e com medo de deixar o bolo mais um tempo no copo e algum contaminante aparecer (o mesmo da primeira tentativa) coloquei ele na geladeira e fui viajar

29/09/2011 – Dunk

30/09/2011 – Terrário e fui viajar, estava bastante calor e coloquei umas pedrinha de gelo.
Fiz um terrario bem simples tentando ao maximo evitar pontos de contaminação, apenas água, um copo e um pirs para suporte e uma bombinha de ar.

06/10/2011 - Chegando fui dar uma conferida e já pude notar alguns Nós hifais

Perdi algumas fotos, caso eu vou dar uma procurada melhor e qualquer coisa eu posto aqui:
As Fotos “XXX” são de outra espécie que eu não sei identificar e colhi apenas para foto
As Fotos “cont” são fotos de um contaminante meio cinza (difícil ver pela foto)
As fotos “cb” são do dia da coleta
As fotos “past” são do pasto onde foi encontrado
As fotos "terrario" dispensa comentario
Gramado1 (Large).jpgcb1 (Large).JPGcb2 (Large).JPGcb3 (Large).JPGcb4 (Large).JPGcb5 (Large).JPGcb6 (Large).JPGcb7 (Large).JPGcb8 (Large).JPGcb9 (Large).JPGcb10 (Large).JPGcb11 (Large).JPGcont1 (Large).JPGcont2 (Large).JPGcont3 (Large).JPGpast1 (Large).JPGpast2 (Large).JPGpast3 (Large).JPGpast5 (Large).JPGpast11 (Large).JPGpast13 (Large).JPGXXX1 (Large).JPGXXX2 (Large).JPGXXX3 (Large).JPGxxx5 (Large).JPGxxx6 (Large).JPGxxx7 (Large).JPGxxx9 (Large).JPGxxx10 (Large).JPGxxx12 (Large).JPGxxx13 (Large).JPGxxx14 (Large).JPGterrario1 (Large).JPGterrario2 (Large).JPG
 
Ai xerosa, belo lugar que se coletou o cogumelo :)

Então, lendo o seu post eu iria de método mais simples para domesticar o cogumelo. Se colocou muitos aditivos no substrato. Eu iria de arroz + vermiculita + água. Muitos aditivos o micélio gosto mas os contaminantes amam.

Mas se tem uns copos promissores ali, tem tudo pra dar certo.
Na torcida.
 
Torcendo daqui também, xerosa! :)

Positividades!
 
xerosa é um apelido simpático né. "hmm vem cá minha xerosa" :teo_ninja:
 
Péssimas noticia :(,

OBSERVADO:
1-Não esta ocorrendo fototropismo (Cogumelos não estão se orientando para cima)
2-Rachando
3-Deformados
4-Píleo não abre/ não houve o rompimento do véu
5-Pelinhos no píleo
6-Murcho
7-Linhas escuras que vão da base ao topo da stipe
8-Píleo pequeno

HIPÓTESE:
A-Contaminação
B-Meu terrário tem estrada de luz por todos os lados
C-Temperatura, estou tendo dificuldade em manter a temperatura abaixo dos 28°C
D-Pode haver algum conservante ou produto químico na papinha dos periquitos
E-Algum agrotóxico no arroz
F-Pouco Tempo
H-Stress
I-Genótipo

OBSERVADO > HIPÓTESE
1 > B
2 > A
3 > A H
4 > F D E
5 > A
6 > A C
7 > A
8 > I

Fotos tirada as 12:00 de 13/10/2011
dando uma olhada aqui esta parecendo a Medusa
DSC01426 (Large).JPGDSC01427 (Large).JPGDSC01428 (Large).JPGDSC01429 (Large).JPGDSC01430 (Large).JPGDSC01431 (Large).JPGDSC01432 (Large).JPGDSC01433 (Large).JPGDSC01434 (Large).JPGDSC01435 (Large).JPG
 
Que pena, xerosa! :cry: Medusa seria um ótimo nome! rs..

Bom, agora tenta isolar no meio ágar! :)
 
´Notei que teu terrário não tem argila expandida, essas pedrinhas iam te gerar uma boa umidade ai dentro.

Pra não perder o trabalho, eu tiraria um pedaço da estirpe bem embaixo do chapéu e isolaria em papelão, ve como se comporta o micélio.

Os cogumelos parecem bons, se desenvolveram bem até.

Quanto ao "Cogumelos não estão se orientando para cima" é culpa sua né :whistle:
 
existem outros meios
pra da certo.

paz a todos.
 
Seguindo o conselho dos mais velhos :notworthy: parti para uma clonagem/isolamento
Estou sem o aguar pronto, por questoes de tempo e facilidade optei pelo tecnica do papelão

Pra não perder o trabalho, eu tiraria um pedaço da estirpe bem embaixo do chapéu e isolaria em papelão, ve como se comporta o micélio.
Não havia prestado atenção e acabei retirando parte da base da estipe.
DSC01436 (Large).JPGDSC01440 (Large).JPGDSC01442 (Large).JPGDSC01443 (Large).JPGDSC01446 (Large).JPGDSC01450 (Large).JPGDSC01452 (Large).JPGDSC01453 (Large).JPGDSC01454 (Large).JPGDSC01455 (Large).JPG
 
Boa sorte na segunda etapa, xerosa!

Vamos ver no que a "medusa" irá se transformar... :D
 
Por ser uma espécie selvagem, acho até um resultado bem positivo, ele está se adaptando ao cultivo indoor o que é bem diferente pra essa raça, não desista não, continua tentando, o mais importante você já tem: micélio saudável!!!

Boa sorte
 
Back
Top