Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Probição gera violência. É proibido porque?

Segundo o Terence McKenna os enteogenos são capazes de desconfigurar a personalidade e dissolver conceitos de quem as usam o que seria um Problema para os "Alienadores".

Taí mais uma questão primordial. A "programação" dos grandes líderes encontraria problemas para ser aceita pelos indivíduos, pois não seriam mais automáticos.
 
Taí mais uma questão primordial. A "programação" dos grandes líderes encontraria problemas para ser aceita pelos indivíduos, pois não seriam mais automáticos.

Não seriamos mais "gados", tratados como crianças que não tem a capacidade de fazer suas próprias escolhas. Não esperaríamos pelos "governantes" para ter um propósito maior.
 
Se você espera alguém ou alguma condição para ter algum propósito maior está esperando em vão.

O propósito maior está em nós mesmos.
 
Se você espera alguém ou alguma condição para ter algum propósito maior está esperando em vão.

O propósito maior está em nós mesmos.

Sem dúvidas! A frase acima eu estava me referindo a maioria da nossa sociedade, onde muitos parecem que precisam de um "estimulo" de outrem para ter um propósito na vida. E as vezes parece que até pra gostar de algo também.
Algo como: "Se a maioria gosta disso eu preciso gostar também."
 
Os enteógenos te levam ao conhecimento do universo e toda essa nossa realidade seria banal.

A proibição seja do que for sustenta o poder.

Mas mentira tem perna curta. Aos poucos a vida vai respondendo todos esses porque que nos afligem.

Porém tudo isso acima não vai mudar da noite para o dia, olhemos para dentro e melhoramos o mundo
seja o pouco que puder, uma hora tudo se encaixa.
 
É proibido porque depois que vc abre as portas da percepçao elas numca mais fecham, e isso assusta quem naum consegue como disse um camarada girar a maçaneta da tal porta depois q vc atravessa a porta o caminho é longo mas suportavel se houver calor humano é obvio!!!
 
Não existe privacidade nem liberdade ao nosso direito individual mas isso porque existe alguma interferência que provem da instituição capitalista mais antiga da historia Humana Terrestre.
A instituição religiosa que vc se refere não eh a mais antiga da história humana terrestre.. existem outras tradições muito mais antigas, com a diferença de que naum foram instituições governamentais econômicas, como o próprio xamanismo, o hinduísmo (que eh essencialmente xamanico), o budismo tibetano.. que remontam há mto antes do cristianismo..

Soma é o nome da bebida sagrada da cultura veda, expansora de consciência, cuja formula foi perdida devido a proibição de uso. Não foi a igreja católica que proibiu, mas a própria religião que a instituiu e por isso a planta ou fórmula foi permanentemente perdida.
Existem estudos que dizem que o Soma eh a própria Amanita muscaria.. então tem td a ver com o tema e com o forum..

Não gostaria levar a discussão sobre diferentes substâncias. A minha pergunta é relativa a proibição de uma maneira geral. Nem estou aqui tentando achar justificativas para a proibição, mas sim as verdadeiras razões. (Se é que elas existem) Sei muito bem que os cogumelos foram simplesmente incluídos na mesma panela.

E não quero ser alvo de defensores religiosos dos cogus. Só lembro que a mesma lei que proíbe a cocaína, também proíbe a psilocibina. Mesmo que sejam coisas completamente diferentes.

Mas o exemplo do soma, continua sendo válido. Como exemplo de uma substância que era sagrada e foi proibida pelo mesmo grupo que a sacramentou. Por que razão isso pode ter acontecido? Seria uma forma de manter o domínio nas mãos de poucos?
Certeza que sim.. assim como o não acesso a certos estudos pelo vaticano.. por isso existem sociedades secretas.. eles também não querem perder o domínio, o poder sobre as pessoas, e além existem interesses econômicos como foi citado aqui..

Nos anos 60 e 70 houve uma concentração maior de pessoas que usavam cogumelos, ou mesmo ácido lisérgico e pamonha, que tentaram romper com a ditadura militar então vigente, que deixaram um bom e vasto legado seja na música, literatura ou poesia.. foram o reflexo de vozes sufocadas que se transformou em arte marginal.. mas hoje existem ainda resquícios dessa repressão, e parece que o militarismo ainda impera, a ignorância, o preconceito.. chega a ser desumana a forma como tratam pessoas que comem cogumelos e fumam cigarrinhos desnicotinizados..
 
A Biblia nos fala: Deus criou o homem à sua imagem e semelhança
^Minha Interpretação: Se deus criou o homem à sua imagem e semelhança logo deus é humano e nos somos deuses.
Conceito cientifico:Os seres humanos são fomados por milhares de seres eucariontes no qual a união de todos em um dão origem a algo divino sem explicação: a consciência, as decisões, a imaginação...

""A palavra enteógeno, que significa literalmente "manifestação interior do divino" "" ou seja os enteógenos despertam a consciência.

Enteogenos = problemas para os alienadores.
 
A instituição religiosa que vc se refere não eh a mais antiga da história humana terrestre.. existem outras tradições muito mais antigas, com a diferença de que naum foram instituições governamentais econômicas, como o próprio xamanismo, o hinduísmo (que eh essencialmente xamanico), o budismo tibetano.. que remontam há mto antes do cristianismo...

Sim existem instituições mais antigas mas não é compatível com o caso que citei.

Não quero ser chato colega Verdandi mas você escreveu com certa irrelevância pois o que escrevi tem todo um contexto.

Existem estudos que dizem que o Soma eh a própria Amanita muscaria.. então tem td a ver com o tema e com o forum...

Sim, tem haver. mas o que é que a Coca tem haver??
 

Nem li isto porque ja sabia disso.

Verdandi, que nem eu falei existe um contexto coerente.

Eu falei sobre isso:
A coca, como instrumento sagrado dos povos pré-colombiano, até onde sei, também tinha o seu uso reservado às classes superiores e se um soldado ou pessoa do povo fosse pego utilizando, poderia ser morto.

E olhe que isso ai nem enteogeno é.

Procurem não fugir do assunto deste debate.
 
mas ateh isso jah foi desmistificado.. afinal o que eh uma "classe superior"? não somos tds iguais aos olhos de Deus? antigamente era assim, mas as coisas mudam, estão em constante movimento.. a consciência tbm evolui..

eu entendi agora o contexto.. acho que o amigo Archer citou a coca, pq ela eh proibida tbm naum? daí a associaçaum com cogumelos.. mas a folha de coca eh enteógena tbm naum? (corrijam-me se estiver enganada)
 
eu entendi agora o contexto.. acho que o amigo Archer citou a coca, pq ela eh proibida tbm naum? daí a associaçaum com cogumelos.. mas a folha de coca eh enteógena tbm naum? (corrijam-me se estiver enganada)

Que nem o colega Archer citou o motivo deste topico seria encontrar supostas razões para tais políticas proibicionistas.

A coca é um entorpecente (não entrarei em detalhes) não existe ligações com os cogumelos, a unica coisa que eles tem em comum e que estão na lista de guerra as drogas.

como tudo na natureza tem um por que, sua importância, função e determinado utilidade.

Talvez tenha-se esta conceito de sagrado porque algumas civilizações tem o conceito formado de que o universo foi criado pelos deuses e a natureza é sagrada dai as plantas serem sagradas tambem.

A maioria dos enteogenos são alucinógenos, sendo raro algumas exceções.
 
Não adianta ficar dizendo "não fuja, não fuja!".

Além de extremamente chato, não leva a nada. Se tiver fora, a moderação apaga.

o_O
 
Vou apresentar uma diferente abordagem, talvez a única q realmente é sustentável por qualquer representação política séria:

São potentes alucinógenos q tem forte potencial para abuso.

Não digo que é uma argumentação absolutamente correta pq pra fazer tal julgamento teria q ser colocado em contexto, mas não creio q vi esta frase aparecer na discussão, e acho q tem q ser tratada.
 
E esse abuso é acompanhado muitas vezes de ignorância no assunto. Daí as besteiras que acontecem.

Muitas vezes o controle é para garantir que pessoas erradas conheçam. Mas até mesmo o controle falha.

Fica difícil eliminar todos os cogus dos pastos. E das casas...
 
"Eu quero dizer Agora, o oposto do que eu disse antes:" :)

Pensando bem, nem toda proibição gera necessariamente, violência.

Estava agora pensando em duas leis proibitivas criadas em SP que eu vejo como boas:

A primeira é a lei da cidade limpa que fez um bem enorme para a cidade de São Paulo. Quem acompanhou o processo, sabe do que eu estou falando. São Paulo é agora uma cidade muito melhor. Proibir o uso indiscriminado de espaços publicitários foi uma coisa boa. Apesar de concentrar o poder sobre este assunto na mão do Estado, permitindo assim desvios.

A segunda que me lembro, foi o toque de recolher para menores adotado pelo município de Fernandópolis, medida que segundo a Wikipédia, reduziu em 90% a ocorrência de furtos na cidade. (O que torna este um exemplo de proibição que reduziu a violência.)

De qualquer modo, creio que é consenso que a guerra as drogas é o fator gerador da violência do tráfico. O que gera a violência é a proibição do uso destas substâncias. E tendo em vista que os "comerciantes" não podem se apoiar no sistema judiciário para resolver as suas pendências, o único caminho é a força bruta.
 
O engraçado é que as plantas de poder sempre existiram... Ou seja, durante esses milhares de anos sempre houve abusos? Mas é como o RainSpirit falou acima, a proibição sem informações leva aos abusos.

É como uma mãe falar para uma criança não comer aquele doce, sem explicar real motivo. Enquanto nós (a sociedade) não amadurecermos os governantes sempre nos verão como crianças. Afinal, pq temos governantes? Pq a sociedade em si não tem capacidade de administrar um país? Por isso um país/sociedade anarquista está longe de existir.

O resumo é: Precisamos crescer! O que acontece atualmente na sociedade e no nosso planeta é apenas um reflexo da nossa consciência coletiva.
 
Back
Top