Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Probição gera violência. É proibido porque?

Meditando sobre o assunto, lembrei de trechos de dois livros, que a meu ver, trazem alguma luz ao assunto, os quais transcrevo abaixo:

Consultados os registros do mundo astral - aquilo que os esoteristas costumam designar de registros akásicos - pode-se ver que foi no lendário império da Atlântida que esses sacerdotes-médiuns alcançaram grande expressão no conhecimento dos elementos da natureza e na manipulação das chamadas forças ocultas do mundo. Tais forças ocultas não passam de elementais, isto é, seres em fases embrionárias de evolução, assim como de fluidos e magnetismo, utilizados em larga escala por mentes acostumadas a longos processos de disciplina.

Como a multidão não tinha acesso ao entendimento dos elementos da vida oculta, pelas características próprias da iniciação, criou-se a aura de mistério que envolvia os sacerdotes da Antiguidade. As pesquisas a respeito de ervas, pós e poções, beberagens e seus efeitos no organismo humano e na própria mente, assim como as drogas alucinógenas, aumentaram ainda mais o poder dos magistas e iniciados, que ao longo do tempo, passaram a abusar do conhecimento que detinham. Surgem na lendária Atlândida, os rituais sagrados e as primeiras manifestações da chamada magia negra.

Ao conhecimento a respeito da natureza oculta, das ervas, dos fluidos e de certos elementos extrafíscos, juntou-se a experiência de alguns pesquisadores a respeito dos astros (...) Segundo constam na tradição espiritual do planeta, elementos psíquicos descontrolados aliados aos abusos das inteligências da época atraíram os cataclismos responsáveis pelo fim daquele período, quando o continente da Atlântida mergulhou nas águas do oceano. (Aruanda - 2007 - Robson Pinheiro - Pg. 34)

Sem entrar no mérito da existencia ou não do reino perdido de Atlântida, deste ponto, pensando sobre o abuso do conhecimento que em mãos (ou mentes) erradas levam a magia negra, lembrei das palavras iniciais outro livro polêmico mas que possui alguns ensinamentos muito profundos sobre a natureza humana:

É preciso ter em vista que os homens de maus instintos são mais numerosos que os de bons instintos. Por isso se obtem melhores resultados governando os homens pela violência e o terror que com discussões acadêmicas. Cada homem aspira o poder, cada qual, se pudesse, se tornaria ditador.

Quem conteve as feras chamadas homens? Quem os guiou até agora? No princípio da ordem social submeteram-se à força bruta e cega, e, mais tarde, à lei, que é essa força mascarada. Concluo pois, de acordo com a lei da natureza que o direito reside na força. (...) Porque a força cega do povo não pode ficar um dia só sem guia. (Protocolos dos Sábios de Sião - 1958- Autor desconhecido - Pg. 9 )

Concluo que seja probido porque é mais provável que o conhecimento adquirido com o uso de drogas psicoativas sejam usados para o mal, que para o bem. Para a manipulação do outro em benefício próprio do que para a elevação do espírito e do crescimento comum. Espero que seja diferente nesta época em que vivemos e que possamos usar este conhecimento antes esotérico e agora amplamente disponível para o bem comum.

Para terminar, um pensamento de Ramakrishna, tirado de um post do @Norin Radd no PE:

O que poderá ganhar nadando na superfície? Mergulhe um pouco debaixo d'agua. As pedras preciosas encontram-se nas profundeza das águas. Portanto, que adianta nadar na superfície? Uma pedra preciosa verdadeira é pesada, não flutua, mais cai no fundo. Para conseguir a verdadeira jóia você deve mergulhar profundamente. (Yoga do Gozo Integral - Rogério Pfaltzgraff)
 
É um raciocínio interessante, Archer, mas não acho que isso seja ou tenha sido levado em consideração pelo proibicionismo.

Uma característica da expansão da consciência é um entendimento mais profundo da própria realidade e com isso o desenvolvimento do discernimento e auto-equilíbrio. Acredito que o equiilíbrio seja uma tendencia para quem pratica o uso responsável de plantas psicoativas, ou pelo menos tenho fé nisto. :)

Se os "bons" não puderem expandir, os "maus" com certeza o farão, mesmo que ilegalmente. Por isso acho que se fosse liberado, a coisa tenderia a se equilibrar. Mas eu não acredito que isso de um uso "diabólico" ter algum problema. Veja, até uma faca afiada pode servir de ferramente de manipulação nas mãos certas, ou erradas. =)
 
@mirador,
Concordo plenamente com a sua visão da 'faca afiada', mas seguindo raciocínio de que 'os homens de maus instintos são mais numerosos que os de bons instintos', 'as mãos erradas' também são mais numerosas (ou pelos menos, até agora, antes da revolução verde e do advento da Internet). Então, é muito mais provável o uso como arma que como ferramenta.

O fato é que a proibição é universal, e não restrita a determinados grupos ou países. Se formos ver de modo imparcial, veremos que praticamente todas a religiões (do budismo à umbanda) vêm o uso de plantas de poder como um mecanismo deletério, ou no mínimo reservado aos iniciados. Para mim, isto é um forte indício de que há realmente motivos válidos para a proibição.

Como disse, minha busca é por uma visão imparcial e não maniqueísta, onde tudo se divide entre bem ou mal, ou entre nós e eles. O que tenho visto até agora, são aqueles que defendem e aqueles que atacam, entre aqueles que vêm como obra do diabo ou atalho para Deus.

Quando citei o Soma, tinha em mente, encontrar uma resposta atemporal de uso conhecido historicamente e posterior banimento. Se há algum grupo capaz de compreender esta visão, creio que está aqui, onde muitos já puderam vivenciar e compreender o transcendental. (Seria perda de tempo levantar esta questão em qualquer outro lugar.)
 
O principal motivo da proibição é o lobby da indústria farmacêutica nos congressos internacionais.. mto interesse ecônomico por trás, inclusive o narcotráfico.. mas falar disso eh como mexer num ninho de vespas oO
 
Por traz dessas proibições há todo um interesse: Politico/financeiro/religioso/social em um sistema de dominação e controle como o que vivemos não seria interessante para os dominadores mentes esclarecidas e abertas a consciencia deve continuar na escuridão para que possa servir aos senhores
 
Uma outra boa razão para a proibição é porque o uso de drogas é anti-econômico. Pessoas que fumam maconha (por exemplo) se tornam contemplativas, rebeldes e preguiçosas, não muito afeitas ao trabalho.

Lembro da primeira vez que chapei meu cachorro como ele ficou observador e desobediente. Quando eu chamava ele me olhava como quem dizia: Quem é você? Acha que manda em mim?
 
Anti-econônimo sim eu acho que é mas, so porque uma pessoa fuma cannabis(exemplo) vai ser um rebelde preguiçoso, que não gosta de trabalhar ai que você se engana meu amigo... isso vai de pessoa para pessoa depende muito fatores geneticos e socias onde essa pessoa vive e como vive é muito relativo, sou usuario cronico de cannabis não sou rebelde nem muito menos preguiçoso ela me da uma inspiração para tudo na vida hoje posso dizer que vejo a vida como realmente eu quero no trabalho me traz ideais incriveis me torno muito mais produtivo, fora as ideias que surgem sem parar,sou muito mais espontaneo sob seus efeitos sou muito mais atencioso e o melhor de tudo não pego se quer uma GRIPE faz 8 anos...


Já pensei en dar uma chapada no meu cachorro pra você ver... fiquei com dó dele e não fiz isso acho que não seria tão bom para ele, como seria pra min;)
 
O tema aqui não é cannabis, senhores.
 
Se fizermos uma pesquisa entre os membros deste fórum certamente vamos chegar a conclusão que 8 em 10 utilizam ou já utilizaram esta planta frequentemente. Além disso, existem mais de 550 ocorrências ao nome desta planta no CM. Acho que deve haver alguma coisa errada aí não é mesmo? Como se explica isso?


Explicar isso, é fácil. Tem muito mais gente que usa essa planta do que usuários de cogumelos. E sempre querem desviar o assunto para a mesma.

Já tive que excluir insistentemente tópicos e mensagens sobre a mesma. Quem quiser discutir a mesma tem o GR e certamente outros espaços por aí.

A intenção aqui é manter o fórum com um assunto principal: cogumelos. Outros psicoativos devem ser discutidos em outros lugares.
 
Explicar isso, é fácil.

O Ecuador não fuma, e acha que fumar MACONHA é coisa de aliendado !


Pronto falei, o que ngm teve coragem de fala !

Só não vai se ofender nda pessoal !
 
Nada pessoal, José, mas vamos voltar ao tema do tópico?
 
Pessoas que fumam maconha (por exemplo) se tornam contemplativas, rebeldes e preguiçosas, não muito afeitas ao trabalho.

Lembro da primeira vez que chapei meu cachorro como ele ficou observador e desobediente. Quando eu chamava ele me olhava como quem dizia: Quem é você? Acha que manda em mim?

Os hashashins eram extremamente agressivos e usavam haxixe, o uso das substâncias e seus efeitos são associados a interpretações e usos culturais, a palavra assassino é derivada da palavra hashashin, acho essas definições horríveis, como no caso do cogumelo, a galera aqui fala em iluminação e todo esse papo místico religioso, puxando uma sardinha ferrada pro deísmo, felizmente é somente um psicoativo de uso acessível, o que não pode é rolar hipocrisia.

Existe a necessidade de se controlar o acesso e o uso de certas substâncias, como anfetaminas, vários remédios de tarja preta, o problema esta na utilização racional das coisas, se um médico me receitar uma substância por um motivo de saúde, mesmo que seja para combater o stress ok, se isso não vai me prejudicar ok, não vejo mal em restringir o uso das coisas, acho que a proibição pura e alienada é um mal, mas não defendo uma liberação irrestrita e irresponsável, vivemos em sociedade, devemos nós organizar para vivermos bem dentro da coletividade, por pior que isso seja, devemos aprender isso.

Conheço uma cambada de zé droguinha que fala de legalização como se a sociedade fosse virar uma rave gigante ou um baile funk de favela, da um tempo né, nem álcool e cigarro funcionam dessa maneira imagina outras substâncias a regulamentação das coisas é benéfica, o meio termo sempre é o caminho para o bom convívio na coletividade, sobre trafico de drogas a correlação do mesmo com a política e tudo mais, estamos carecas de saber dessas coisas, se isso for resolvido não sejam inocentes a violência continua, o problema maior é manter a violência em taxas muito baixas, e praticamente zerar crimes mais violentos como sequestro, mas isso é tema pra outro tópico.
 
Gente, vamos respeitar as regras da casa.
@Ecuador, se este tópico começar causar problemas, pode fechar.
 
Back
Top