Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Primordiais não estão virando pins

GlubGlub

Hifa
Membro Ativo
08/03/2024
140
5
23
Olá, pessoal. Há 7 dias atrás iniciei a frutificação do meu monotub, e anteriormente ficou 9 dias colonizando.
Strain: Golden Halo X
Spawn de arroz integral
Substrato 50% vermiculita e 50% fibra de coco
Proporção 1 de spawn para 1 de substrato (1L cada)

No dia que iniciei a frutificação, já era possível ver alguns primordiais, e atualmente está cheio de primórdios, mas durante a semana nenhum se tornou um pin de fato. O cheiro do terrário tá normal, recebe luz indireta, não costumo abrir o terrário pra ventilar (tem 6 furos com micropore), umidade ok (1x por dia dou uma borrifada, quando está secando as laterais) e visualmente não parece ter nada errado.

Quais sera os motivos de não terem se tornado pins ainda? Única coisa que notei de diferente de outros cultivos, é que algumas partes do substrato parecem estar com gotículas de água, seria muita umidade?

Anexos

• IMG_20241021_120938756.jpg
    IMG_20241021_120938756.jpg
    4.1 MB · Visualizações: 11
  • IMG_20241021_121021480.jpg
    IMG_20241021_121021480.jpg
    3.2 MB · Visualizações: 10
  • IMG_20241021_121029948.jpg
    IMG_20241021_121029948.jpg
    3.2 MB · Visualizações: 9
  • IMG_20241021_121036417.jpg
    IMG_20241021_121036417.jpg
    3 MB · Visualizações: 10
  • IMG_20241021_121101789.jpg
    IMG_20241021_121101789.jpg
    1.9 MB · Visualizações: 10
Última edição:
Ainda está cedo para reclamar, GlubGlub. Eu daria mais uma semana antes de começar a me preocupar. Olhando rapidamente as fotos não notei nada preocupante. Acho que em alguns dias você verá pins.. Let it ride...

Se você não mudou nada no seu método/proporção e está sentindo uma demora pra ver pins (14-18 dias pra mim é o "normal"), pode ser que alguma condição mudou (temp/umidade) ou pode ser da genética mesmo, na pior das hipóteses ta lutando contra algum contaminante tbm (não parece o caso, mas é bom listar). Se eu uso uma proporção menor de spawn para sub costuma demorar mais também. Meu monotube está pinnando agora e já tinha uns 20 dias que havia feito. Você ainda está no dia 16! Paciência rs

É, não descartei a grande possibilidade de ser apenas ansiedade! A diferença desse monotub é que usei a proporção de 1:1, costumava usar de 1:2. Como você relatou, pode ser que por isso esteja demorando mais. Só me preocupou um pouco por ter a memória de após uma semana já ver pins no meu monotub. Muito obg

E era contaminação. Duende verde aparentemente. Fiquei bem chateado por ter contaminado durante a pinagem, não sei o que rolou, imaginava que contaminava antes do micélio tomar conta. Minha tentativa foi de cortar fora esse pedaço e ver se pelo menos esse flush rola, aí consigo tirar carimbos, minha cultura liquida acabou

Anexos

• IMG_20241022_102448117.jpg
    IMG_20241022_102448117.jpg
    1.4 MB · Visualizações: 7
Acontecia muito comigo quando eu fazia bucket tek! Colonizava tudo, mas o verde geralmente aparecia eventualmente, mesmo usando spawn limpo. Depois que comecei a pasteurizar propriamente (adicionando humus de minhoca), ou no caso da vermiculita e fibra de coco: esterilizar. (Como aprendi com o @SpiritualMind ) Isso não aconteceu mais...

Boa sorte tentando entender o que aconteceu. Quando eu tinha contaminações assim eu jogava no quintal embaixo de uma árvore que fazia sombra, eles acabavam nascendo no mato.

Coisas para pensar: está usando o mesmo material como substrato dos seus cultivos anteriores? Eu aprendi na prática que nem toda fibra de coco é igual, algumas tem trichoderma adicionado (as destinadas ao agro principalmente). Dai fica dificil realizar a bucket tek e obter sucesso. Abraços! Tamo aqui pra conversar sobre essa experiencia sua! Lembro de ter lido uma frase no shroomery: "eu nunca tive um experimento falho, apenas decobri milhares de formas que não funcionam". O que não nos mata, nos fortalece!!

Olha, pode ser essa questão da pasteurização então. Atualmente eu compro vermiculita fina e fibra de coco, ela é bem volumosa, tem umas 'hifas" grandes e até pedaços. Eu tava pasteurizando em um balde. Colocava 500ml de fibra, 500 de fibra de coco e 400ml de água fervendo e deixava lá. Pode ser por isso que não esteja funcionando corretamente. Como você faz pra esterelizar a fibra de coco e vermiculita? PP? Se for, pode me dizer como faz? Quanto tempo, coloca num recipiente e vai água?

Olha, pode ser essa questão da pasteurização então. Atualmente eu compro vermiculita fina e fibra de coco, ela é bem volumosa, tem umas 'hifas" grandes e até pedaços. Eu tava pasteurizando em um balde. Coloca 500ml de fibra e 500 de fibra de coco. 400ml de água fervendo e deixava lá. Pode ser por isso que não esteja funcionando corretamente. Como você faz pra esterelizar a fibra de coco e vermiculita? PP? Se for, pode me dizer como faz? Quanto tempo, coloca num recipiente e vai água?
Eu até jogaria num quintal, mas moro em apartamento, não tem onde jogar. Acho que vou descartar mesmo, fazer uma boa limpeza no local e bora pro próximo

Meu último monotub usei as mesmas coisas, deu um flush apenas e depois não se desenvolveu mais, utilizei a mesma técnica em tudo.

O monotub que tive mais sucesso foi quando comprei um substrato estéril já, ia vermiculita, fibra de coco e pó de concha. Vieram uns 4/5 flushs, foi ótimo. Mas não queria ficar refém de comprar substrato estéril, sai bem mais barato comprar a vermiculita e a fibra de coco, mas pelo jeito o negócio é esterelizar

Acontecia muito comigo quando eu fazia bucket tek! Colonizava tudo, mas o verde geralmente aparecia eventualmente, mesmo usando spawn limpo. Depois que comecei a pasteurizar propriamente (adicionando humus de minhoca), ou no caso da vermiculita e fibra de coco: esterilizar. (Como aprendi com o @SpiritualMind ) Isso não aconteceu mais...

Boa sorte tentando entender o que aconteceu. Quando eu tinha contaminações assim eu jogava no quintal embaixo de uma árvore que fazia sombra, eles acabavam nascendo no mato.

Coisas para pensar: está usando o mesmo material como substrato dos seus cultivos anteriores? Eu aprendi na prática que nem toda fibra de coco é igual, algumas tem trichoderma adicionado (as destinadas ao agro principalmente). Dai fica dificil realizar a bucket tek e obter sucesso. Abraços! Tamo aqui pra conversar sobre essa experiencia sua! Lembro de ter lido uma frase no shroomery: "eu nunca tive um experimento falho, apenas decobri milhares de formas que não funcionam". O que não nos mata, nos fortalece!!
E oq seria pasteurizar com húmus de minhoca? Como era esse substrato?

Conversando com outra pessoa sobre, me disse que a fibra de coco por não ser triturada pode ser um problema também. Espero esterelizando ela de pra usar ainda, pois tenho 1l ainda dela

Quando se usa esterco ou humus de minhoca você é obrigado a pasteurizar, ou seja, manter temperatura de 60-75 graus durante 1h30min. Dizem que o substrato pasteurizado, nesse caso, é mais resistente a contaminações que o esterilizado.

Com vermiculita e pó de coco você pode esterilizar na capacidade de campo e dá certo. A bucket tek é mais uma forma de esterilização do que pasteurização, mas na minha exp ela não consegue fazer nenhum dos dois de maneira consistente a depender do material que você usa.

O material que você tem ainda pode ser usado, apenas mude a forma que você está preparando o sub. Eu mesmo tinha comprado 10L de fibra de coco que sempre contaminava na bucket, mudando a técnica a mesma fibra produziu sem problemas.

Sei que é dificil quando um monotube contamina, todo nosso trabalho duro ficando verde... Mas é uma boa oportunidade pra rever suas técnicas, tentar entender porque aconteceu. No inicio desse ano levei um rodo dos contaminantes, tudo começou quando comecei a tentar preparar muito substrato de uma vez com a bucket tek. Eu insisti bastante nessa tek com mt pouco resultado. Chegou um tempo que todos os monos ficavam verdes dps de totalmente colonizados. Eu resolvi dar "um passo pra trás" e preparar o substrato como eu fazia quando tinha sucesso, de pouquinho... pasteurizando ou esterilizando na PP dependendo da composição. Preparando tubs menores..

Resultado: meus problemas com contaminação se foram. Já me aventuro a fazer uns tubs maiores novamente, em breve posto aqui no fórum o que tenho feito.
Moral da história: as vezes a gente tem que dar um passo pra trás pra dar 2 pra frente.

E continue o trabalho, @GlubGlub
Pelos seus posts dá pra ver que você tem muito amor pelo cultivo, sempre bom trocar experiências com vc. O caminho dos cogs é assim mesmo, não deixa isso te desanimar não!

Obg pelo carinho, gosto bastante do cultivo mesmo, mas tem muito a se aprender.

O que me deixou confuso mesmo é que eu uso pouco substrato, foi 500ml de cada dessa vez, por isso achei que essa pasteurização fosse suficiente, não eram uma quantidade absurda. Como não tá dando certo, pensei em esterelização desse substrato para testar. Você utiliza aqueles sacos de forno? Eles costumam suportar temperaturas altas, ne

Fui dar uma olhada na técnica do bucket tek novamente e acredito que eu possa estar fazendo errado. Reparei que geralmente o pessoal usa aqueles baldes de cultivo que fecham muito bem, o recipiente que eu estava utilizando não fecha de forma tão bem assim, e pode ser que o calor saísse mais rápido (?), não sei, pq pra quantidade de substrato que eu coloquei, 50min mais ou menos já era o suficiente pra estar "pronto". Outra coisa é a quantidade de água, alguns dizem que é colocar água suficiente para quantidade de campo, o que na média falam 400ml pra 1L, mas vi uma pessoa colocando uma medida de substrato para duas de água. É uma confusão kkkkkk, mas é isso, vou dar um passo para trás e rever algumas coisas. Meu monotub tbm acho que não estava adequado, a maioria dos monotubs que vi por aí tinham furos na parte de baixo, o meu não tinha.

Eu geralmente pasteurizo de várias formas diferentes dependendo do que estou cultivando. Pasteurizo capim num caldeirão pra cultivar shimeji direto na água, controlando a temperatura.

No caso dos cubs: meu monotube de agora pasteurizei dentro desses sacos para forno no vapor. Usando um termometro no centro de um dos sacos para controlar a temperatura.

Mas ultimamente tenho preferido pasteurizar dentro de potes de vidro no vapor. Se adequa melhor as minhas necessidades, já que cultivo pouco, só para mim... e eu posso reutilizar os potes, o plástico já é um lixo e um custo. Em breve posto meus resultados e como estou fazendo.

Back