Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Primeiro cultivo

Diário de cultivo problemático.
CULTIVO 1

ganhei um kit de cultivo, contendo:
10 frascos de 250ml
2 siringas prontas e esterelizadas, contendo Stopharia Cubensis(Gold Strain)
1 saco cheio de substrato para fazer os 10 frascos( deu para 8).
+ 1 carimbo do Panaeolus cyanescens
+ 1 carimbo do Psilocybe cubensis "matias romero"
+ 1 manual de cultivo "PF Tek by psylocybe fanaticus"

23/03 inoculei 5 frascos com uma das siringas( 2ml por frasco)
27/03 apareceu sinal do micélio

02/04 preparei 1 siringa com o carimbo do panaeolus cyanescens (fiz 6ml)

04/04 inoculei 2 frascos com o sthopharia cubensis e 1 com o panaeolus cyanescens
11/04 apareceu sinal do micélio

CULTIVO 2

12/04 (ONTEM) comprei 1kg de milho de pipoca 1kg de arroz integral organico
selecionei, lavei, esterelizei e preparei o milho como se deve
enchi o copo com o milho, e como a ultima camada eu botei 1cm de arroz integral
fiz 15 bolos de variados tamanhos e variados copos de vidro, devem variar entre 100 a 400ml
esterelizei todos +/- 15min em panela de pressão
as siringas prontas que eu tinha serviram para inocular 10 bolos
5 do sthopharia cubensis e 5 do panaeolus cyanescens.


hj é 13/04 mais alguns dias ja posso mandar o bolo do CULTIVO 1 para o terrario que está quase pronto, mas tenho algumas duvidas

SOBRE O TERRARIO:
enchi o fundo com bolinhas de argila espandida que foram bem lavadas e passaram 24h de molho em um balde com agua sanitaria e agua
coloquei um aquecedor de aquario e um termometro que controla a temperatura..

devo fazer algum sistema de circulação de ar? o aquario esta dentro do meu armario..
 
Fala garoto!

Primeiramente, good vibes a seu cultivo.

Vc deve sim, fazer um sistema de cirtulação de ar. Sem esse sistema, a concentração de CO2 na atmosfera interna do terrário atinge altos patamares, então quem toma conta do seu cultivo é a cobweb, uma contaminação que surge quando o nível de oxigênio é baixo.

então, vamo lá: é fácil e prático o uso de um oxigenador de aquário, com mangueira e pedra porosa. Uma cavidade deve ser aberta no terrário, e usado lã acrílica para fazer uma espécie de filtro. Essa pedra porosa pode ficar no fundo do terrário, entre a argila expandida, ou pode ser colocada dentro de um copo com água estéril. Pode ficar ligado 100% do tempo, sem problema algum. O oxigenador injeta ar no terrário, este circula, faz a troca de ar, que sai pelo orifício com o filtro, que evita entrada de insetos e contaminações.

Aproveita o tempo pra estudar muito, visita o tópico TERRÁRIO, tem fotos que vão te auxiliar muito.

Segue na empreitada!!

paz e muita luz!

Esqueci uns detalhes... já que vc usa um aquário, é necessário uma tampa. Nessa tampa vc faz os furos passantes para a mangueira, e o furo pra troca de ar com o filtro.

Tampa as laterais do aquário com papel contact preto, evitando entrada de luz, senão os cogus frutificam todos tortos.

qq dúvida.... às ordens!
 
Última edição por um moderador:
eai galera!
foi mau ai, me preocupei tanto em mandar as informaçoes que acabei nem dando uma boa tarde para vocês.

então..
bom voce ter me lembrado do oxigenador de aquario muilok!
tenho ele e a pedrinha porosa, mas o motor faz mais barulho do que funciona..
ta lançando so umas 2 bolinha de ar por segundo :(

amanha apareço ai com novidades
bom final de semana galera
good vibes
 
Boa , Mano ,e Sempre Bom, Ver Novas Pessoas Comesando Um Cutivo , Mande Fotos...
 
bom dia ae galera, 7h da manha e eu aqui asuehasie

ontem depois que fiz o post fui ver a função do terrario, só tava faltando o oxigenador de aquario que n tava funcionando direito..
mas então futriquei o aparelinho, abri ele e acho que divia ta intupido la dentro algum dos caninhos.. foi so limpa bem que volto a funciona ;)

dexei a pedrinha porosa de molho na agua sanitaria por 1h
dai montei tudo direitinho e botei pra funciona o terrario, fico uma maravilha!
o oxigenador trocando o ar, o aquecedor e o termometro em sincronia mantendo o aquario em 30°c e a pedrinha porosa mantendo a humidade
gostei tanto que nao me aguentei, fui ver os bolos

o crescimento de alguns acho que nao estao mto bons, o micelio esta crescendo em alguns pontos e nao ta se espandindo mto..
mas tem outros que tao crescendo legal, escolhi o que tava mais bonito
preparei uma siringa com agua mineral, de 100ml fervi ate fica uns 30ml

abri a tampa do frasco, injetei 10ml de agua no bolo e mandei ele para o terrario emcima de um prato de vidro bem esterelizado.

vedei o aquario com papel filme, a mangueira e o fio do termometro saem pelo cantinho junto de uma pequena saida de ar.

coisa boa abri meu armario e ve o bolo colonizado e um tudo funcionando
valeu a pena!!

agora vou dormir ehuaseas qdo acordar vou tirar umas fotos e posto aí

paz!! :pos:
 
bom dia ae galera, 7h da manha e eu aqui asuehasie

ontem depois que fiz o post fui ver a função do terrario, só tava faltando o oxigenador de aquario que n tava funcionando direito..
mas então futriquei o aparelinho, abri ele e acho que divia ta intupido la dentro algum dos caninhos.. foi so limpa bem que volto a funciona ;)

dexei a pedrinha porosa de molho na agua sanitaria por 1h
dai montei tudo direitinho e botei pra funciona o terrario, fico uma maravilha!
o oxigenador trocando o ar, o aquecedor e o termometro em sincronia mantendo o aquario em 30°c e a pedrinha porosa mantendo a humidade
gostei tanto que nao me aguentei, fui ver os bolos

o crescimento de alguns acho que nao estao mto bons, o micelio esta crescendo em alguns pontos e nao ta se espandindo mto..
mas tem outros que tao crescendo legal, escolhi o que tava mais bonito
preparei uma siringa com agua mineral, de 100ml fervi ate fica uns 30ml

abri a tampa do frasco, injetei 10ml de agua no bolo e mandei ele para o terrario emcima de um prato de vidro bem esterelizado.

vedei o aquario com papel filme, a mangueira e o fio do termometro saem pelo cantinho junto de uma pequena saida de ar.

coisa boa abri meu armario e ve o bolo colonizado e um tudo funcionando
valeu a pena!!

agora vou dormir ehuaseas qdo acordar vou tirar umas fotos e posto aí

paz!! :pos:


eai Clestinho,

vc esperou ficar 100% colonizado o bolo que injetou água?? , se não, certamente irá contaminar cara, se eu fosse vc tiraria ele imediatamente do terrário e faria um casing tirando a parte não colonizada.

outra coisa o terrário pelo que falou está com a temperatura muito elevada, o máximo recomendado seria de 28 graus para frutificação, no caso vc teria que inicialmente tentar manter a temperatura em torno de 20 a 25 graus,para formação de primórdias e assim os esperados pins. A varios setup's de terrário com refrigeração, eu fiz minha seguindo a tek de mangueiras com bomba1 de agua de aquario com a ajuda de nossos amigos do forum, de uma lida que vc acha, no mais simples seria colocar garrafas de gelo para manter a temp. ideal :pos:



boa sorte irmão, positivas vibrações para seu cultivo :)
 
Beleza...
o cara foi dormir na hora de acordar... sexta feira....
tomou umas ontem brow??!!! hehehe

Então, estuda bem quanto a parte da temperatura.

Temperatura ideal de pinagem: 18-22ºc

Temperatura de frutificação (após pins) 23-28ºc

algo muito diferente disso, não e bom para os frutos.

Como o Vítor falou, sua temp a 30º está muito alta, estuda maneiras de lutar contra isso, enquanto coloca umas garrafas com água gelada no interior do terrário. Cuidado com essa abertura pra entrada de ar... é uma porta a contaminantes, tente usar algum filtro.

Vlw brodi, segue firme

paz e luz
 
desliguei o aquecedor, a temperatura do terrario agora sim está ideal!

e acho que vejo alguns pins!! :cool:

aí esta o terrario
DSC0034333333.JPG
 
muilok,
sobre o filtro..
coloquei uma gaze junto aos fios, ficou bom pelo que parece
vou cortar um isopor e usar como tampa, e farei o buraco para saida dos fios e o filtro.
mas para isso terei de esperar este bolo frutificar ;)

luz induz o crescimendo dos pins..
devo colocar alguma luz indireta?
ou so abrir a porta do armario de dia ja está legal?
nao fechei a frente do aquario pois como ele está dentro do armario, nao tem mta entrada de luz por cima.. e por traz nao tem nenhuma.
 
luz induz o crescimendo dos pins..
devo colocar alguma luz indireta?
ou so abrir a porta do armario de dia ja está legal?
nao fechei a frente do aquario pois como ele está dentro do armario, nao tem mta entrada de luz por cima.. e por traz nao tem nenhuma.

Fala velho, belezinha?

Eu aconselho vc a colocar uma lâmpada com um timer dentro desse armario e tampar as laterais do terrário.

1 - a água não deve cobrir toda a argila expandida, pois, ela não vai conseguir prover umidade ao ambiente.

2 - A luz! eles vão crescer meio tortos!


Quando/se vc colocar a lâmpada, Não esqueça de abrir o armário diariamente para que ocorra troca gasosa "entre o armario e a atmosfera"!



esses foram 2 pontos que notei até agora dando uma olhada!

abraços
 
Olá pequeno Clesto!

Em primeiro lugar, quando tiver um tempinho, entre nesse tópico e se apresente.

É muito feliz saber que novos cultivadores estão aparecendo. Isso agita muito o fórum. Causa Movimento!

Belas strains que adquiriu, cuide-as com carinho para que complete o ciclo.

Apenas algumas dicas:

...
enchi o copo com o milho, e como a ultima camada eu botei 1cm de arroz integral
...
esterelizei todos +/- 15min em panela de pressão
...
Como primeira e última camada preencha com pelo menos 1 cm de vermiculita, que tem como objetivo impedir que os contaminantes atinjam o bolo.

Na próxima esterilização deixe o substrato por pelo menos uma hora na panela de pressão. Isso é muito importante!

E siga os conselhos do MuiLok, finalizei um cultivo com contaminação por cobweb, portanto não esqueça de valorizar a circulação de ar.

Queremos mais fotos! Mais fotos! :)
 
Como primeira e última camada preencha com pelo menos 1 cm de vermiculita, que tem como objetivo impedir que os contaminantes atinjam o bolo.

Na próxima esterilização deixe o substrato por pelo menos uma hora na panela de pressão. Isso é muito importante!


Queremos mais fotos! Mais fotos! :pos:

Kliphos,
no meu prox cultivo certamente utilizarei vermiculita ao invéz de arroz, por falta de informação ao invez de isolar os contaminantes eu atrai-los :neg:
mas agora ja eh tarde.. ja foram inoculados
inoculei o panaeolus cyanescens no milho tbm, andei lendo outras tecnicas..
será que eles tem chance de dar certo? ou foram 15 bolos PF feitos para nada?

Fala velho, belezinha?

Eu aconselho vc a colocar uma lâmpada com um timer dentro desse armario e tampar as laterais do terrário.

TioDena,
vou providenciar a lampada..
e sobre o timer, quantas horas de luz devo ligar? 13h?

abraços!!
 
PELOAMOR DE DEUS:
CUIDADO COM FOGO dentro de armarios amigo.
faça todas instalaçoes com o TRIPLo de cuidado, VEDE tudo, nao brinque com sua sorte.
 
PELOAMOR DE DEUS:
CUIDADO COM FOGO dentro de armarios amigo.
faça todas instalaçoes com o TRIPLo de cuidado, VEDE tudo, nao brinque com sua sorte.

eae boca, nem se preocupe
as instalaçoes estao 100% :D
sem chance pro azar

então.. acabei de colocar uma luz fluorsforescente e tapei a lateral do aquario, n vejo a ora deles nascerem!!

abraços ai
 
Good Vibes no teu cultivo. Parece estar tudo ok.

Abraços...
 
Então Pequeno Clesto...

Chegamos em um ponto muito importante, onde vc tem que desenvolver uma forte virtude do cultivador de cogumelos: a paciência!:)

O resto, agora tudo ok. Se vc corrigiu o nível de solução no fundo do terrário (não cobrir a argila expandida), agora é só aguardar o surgimento dos pins.

Provido dessa paciência, aproveita para ler e reler seus estudos, vc vai perceber seus próprios erros e acertos, adquirindo experiência.

Segue firme, e good vibes ao cultivo:pos:

paz e luz!
 
Back
Top