Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Primeiro cultivo

Diário de cultivo problemático.
CULTIVO 1

ganhei um kit de cultivo, contendo:
10 frascos de 250ml
2 siringas prontas e esterelizadas, contendo Stopharia Cubensis(Gold Strain)
1 saco cheio de substrato para fazer os 10 frascos( deu para 8).
+ 1 carimbo do Panaeolus cyanescens
+ 1 carimbo do Psilocybe cubensis "matias romero"
+ 1 manual de cultivo "PF Tek by psylocybe fanaticus"

23/03 inoculei 5 frascos com uma das siringas( 2ml por frasco)
27/03 apareceu sinal do micélio

02/04 preparei 1 siringa com o carimbo do panaeolus cyanescens (fiz 6ml)

04/04 inoculei 2 frascos com o sthopharia cubensis e 1 com o panaeolus cyanescens
11/04 apareceu sinal do micélio

CULTIVO 2

12/04 (ONTEM) comprei 1kg de milho de pipoca 1kg de arroz integral organico
selecionei, lavei, esterelizei e preparei o milho como se deve
enchi o copo com o milho, e como a ultima camada eu botei 1cm de arroz integral
fiz 15 bolos de variados tamanhos e variados copos de vidro, devem variar entre 100 a 400ml
esterelizei todos +/- 15min em panela de pressão
as siringas prontas que eu tinha serviram para inocular 10 bolos
5 do sthopharia cubensis e 5 do panaeolus cyanescens.


hj é 13/04 mais alguns dias ja posso mandar o bolo do CULTIVO 1 para o terrario que está quase pronto, mas tenho algumas duvidas

SOBRE O TERRARIO:
enchi o fundo com bolinhas de argila espandida que foram bem lavadas e passaram 24h de molho em um balde com agua sanitaria e agua
coloquei um aquecedor de aquario e um termometro que controla a temperatura..

devo fazer algum sistema de circulação de ar? o aquario esta dentro do meu armario..
 
parabéns, ~gostei de ver como foi bem feito e com assepsia. }Parabéns, esperamos muitos frutos. Um abraço.
 
CULTIVO I venho com otimas!

nasceram OS PINS!!!!!!!!!!!!! etcha felicidade boa
ontem qdo eu acordei vi eles lá bem pequeninos, eram 3
hj já sao 7 :D o maior nao tem nem 1cm

a humidade do aquario, aparentemente nao estava muito boa..
fazia alguns dias já, diminuí o ritmo do oxigenador de "HI" para "LOW", achei que poderia ser isso que dimunuia a humidade do ambiente. Tempo todo trocando o ar humido do terrario pelo ar seco de fora.
e a luz eu desliguei tbm, reparei que qdo eu liguei a luz, o micelio parou de crescer, estagnou..
o que teve o maior peso no terrario, foram as burrifadas de agua dos ultimos dias nas paredes do aquario para aumentar a humidade.

agora só devo esperar né?

semana passada fiz um casing com terra preta, está dando um bom resultado..
e fiz um mini casing, com o resto de micélio dos potinhos. Fiz isso só para nao jogar fora o micelio, como experiencia. Impressionante! em 3 dias o micélio esta subindo na terra como se fosse uma névoa branca... e é um mini casing mesmo, nao tem nem 100ml contando a terra preta + um pouco de arroz integral + micelio.
 
inoculei o panaeolus cyanescens no milho tbm, andei lendo outras tecnicas..
será que eles tem chance de dar certo? ou foram 15 bolos PF feitos para nada?

Se eu fosse vc eu pegava esses 15 bolos pf com panaeolus e inoculava 4 potes de milho com 1/4 de cada copo pf. Isso renderia 60 potes de panaeolus em milho...
 
semana passada fiz um casing com terra preta, está dando um bom resultado..
e fiz um mini casing, com o resto de micélio dos potinhos. Fiz isso só para nao jogar fora o micelio, como experiencia. Impressionante! em 3 dias o micélio esta subindo na terra como se fosse uma névoa branca... e é um mini casing mesmo, nao tem nem 100ml contando a terra preta + um pouco de arroz integral + micelio.
opa!
um antigo amigo costumava fazer essas "trufinhas" de micelio.
deixa eu procurar o link rpa vc ver... hmmm
ta onde...
ae:
https://teonanacatl.org/threads/trufinha-de-micélio-tazmania.673/

teorricamente.. eh valido sim cara! e costuma dar bons resultados.
só nao podemos garantir a qualidade dos carimbos com substratos alternativos e nao estereis.
a terra pode levar contaminantes pra dentro do seu terrario que podem vir a contaminar os outros materiais estereis da cobertura dos outros bolos ..
mas NADA digno de encanaçao.
 
Se eu fosse vc eu pegava esses 15 bolos pf com panaeolus e inoculava 4 potes de milho com 1/4 de cada copo pf. Isso renderia 60 potes de panaeolus em milho...

cygnus..
é.. posso usar de varias tecnicas para multiplicas o cultivo, casing, outdor.. hehe

ja vejo 12 pins no meu bolinho!! asiueiasuseaius rindo a toa :D

hahahah,
sobre o pote que eu coloquei terra preta, arroz integral e os bolos despedaçados.. o micelio está crescendo sobre a terra mto bem!
mas o arroz germinou, e está brotando!! :eek:
ahahahusahdaisue triste mas ingraçado,
que eu fiz pra acontece isso :?:
que eu faço agora :?:
vou tirar umas fotos de tudo e posto aí, abraços!
 
hahahah,
sobre o pote que eu coloquei terra preta, arroz integral e os bolos despedaçados.. o micelio está crescendo sobre a terra mto bem!
mas o arroz germinou, e está brotando!! :eek:
ahahahusahdaisue triste mas ingraçado,
que eu fiz pra acontece isso :?:
que eu faço agora :?:
vou tirar umas fotos de tudo e posto aí, abraços!

ae deixa eles crescerem
vai ser OTIMO pro micro clima.
 
o casing está dentro de um pote.. o substrato nao está ocupando nem até a metade, o pote deve ter uns 3l.
estou deixando ele fechado, abro 2 vezes ao dia para troca de gazes.. o micélio está crescendo legal..
mas para nascer os pins e frutificar eu devo deixa-lo aberto né?
tirando o mau odor bem forte que vem de dentro do pote..
assim ja está bom?
como estou deixando o pote fechado a humidade la de dentro continua alta..
então nem burrifei mais agua.

sobre o cultivo II..
nao vi nenhum sinal de hifas nem micélio, e já fazem 2,3semanas que inoculei

sobre o cultivo I..
os primeiros pins que nasceram, estão menores do que os que nasceram ontem..
nao sei qdo tempo o cogumelo demora para crescer em bolos PF
alguma dica?

hehe, estou acostumado a cultiva-los na bosta mesmo!
é so juntar as bostas em um canteiro, espalhadas..
1m² de bostas estava rendendo +/- 50 cubensis a cada 3,4 dias no verão! mto facil, era só regar!
mas vim para minha cidade, trouxe amostras de bostas colonizadas, mas sem mto conhecimento sobre cultivo de micélio etc.. acabei matando-o afogado.

aí esta uma foto de uma brincadeira minha atraz de minha barraca lá..
(me perdi um poco do topico.. mas essa historia faz parte do meu diario de cultivo! Foi onde tudo começou :luz: ).
 
Cara, lhe envio ótimas vibrações! Tudo de sorte...
 
Back
Top