Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro Cultivo - TKS

Diário de cultivo completo.
Olá galera,
Comecei meu primeiro cultivo alguns dias atrás. Infelizmente todos os meus bolos contaminaram com Wet Spot. Resolvi recomeçar e vou tentar descrever meu processo.

Substrato
Aqui na minha cidade é bem difícil achar vermiculita. Então, usei fibra de coco beeeeem picotada e arroz integral. Usei uma proporção de 1 copo de arroz para 2 de fibra de coco.

Cozinhei os ingredientes por 30 minutos, coloquei pra escorrer durante mais 30 minutos. Apertei e não saiu nenhuma gota. Coloquei a mistura nos copos previamente fervidos em água e limpos com alcool 70 e cobri com uma dupla camada de papel alumínio. Esterilizei por 1:15 +- na panela de pressão. Aguardei o resfriamento por 7h

Estou com 2 (projetos de) cultivos paralelos, então descreverei o segundo.

Cozinhei um milho de pipoca por 30 minutos e deixei descansar por 24h. Usei as instruções do seguinte tutorial : https://teonanacatl.org/threads/sacos-com-filtros-para-tindalizar-micro-bag.6334/

Depois de ter colocado os milhos nas bags seguindo os passos corretamente, fervi os recipientes por 30 minutos e deixei descansar por 24h. Repeti o processo mais uma vez. Verifiquei que havia muita água dentro de um de 2 das 3 bags, então tentei retirar. Nessa tentativa estorei uma das bags (n), mas tudo bem... restaram duas :).
Aguardei o resfriamento.

Preparação da Seringa
Fiz o processo num banheiro com todas as entradas fechadas. Limpei o ambiente com álcool e uma solução de água sanitária/alcool/água.

Usei:
- 1 Seringa 10mls
- Copinho de exame de urina (acompanha pazinha)
- Carimbo de esporos TKS
- Luvas
- Máscara

Usei +- 1/4 do carimbo com muito cuidado. Não tive muito problema, pois já havia experiência no manuseio de seringas em procedimentos médicos. Embrulhei a seringa dentro de papel alumínio e coloquei na geladeira por um pouco mais de 1 dia

Inoculação
Fiz a assepsia do banheiro e comecei o processo para inoculação. Usei:
- Alcool 70
- Isqueiro
- Fita isolante
- Micropore

Fechei os copos usando fita isolante, retirei minha seringa do papel alumínio e inoculei +- 1ml em cada recipiente fazendo furos equidistantes (no caso dos copos). Tampei os furos com micropore e fita isolante. Guardei dentro de uma caixinha de plástico previamente limpa com álcool e solução de água sanitária .
Nas bags inoculei pelo furo superior através do filtro de café e algodão. Selei com micropore, recoloquei o papel alumínio e fechei com fita isolante.

OBS: Não utilizei o celular para fotos durante o processo de preparação das seringas nem de inoculação por medo de acarretar contaminações

Vamos aguardar resultados haha

Obrigado !
702228820_105718_10383578212256495418.jpg 802207221_58426_6220322238859749058.jpg 802332362_56816_117332616576583339.jpg 803705169_3062_11172801586413334725.jpg 803716054_3083_1124603233664033321.jpg 702228200_105744_17537760538981372258.jpg
 
Última edição:
Legal, vamos aguardar bons resultados ai no seu cultivo!
Esses "bags" (sacos plásticos") voce comprou prontos ou mesmo fez com o que tinha em casa?
 
Então, eu que fiz sim @tupy .

Usei os seguintes items:
- Saco para assar
- Cano pvc 20mm e 25mm
- Filtro de café
-Algodão
- Papel alumínio

Peguei o saco de assar e cortei 2 lados para abri-lo (Um lado e o fundo). Ele ficou igual uma folha plástica. Coloquei o milho preparado no meio (+- 200ml) e passei alcool 70 ao redor de onde o conteúdo estava usando uma gaze esterilizada. Cortei os canos de pvc em pedaços de 4cm usando faca quente , tirei as rebarbas e lixei usando uma lima de amolar faca (encontrada em loja de pesca/etc). Passei todas as pontas do saco por dentro de um pedaço do cano de 25mm até não ter nenhuma entrada de ar pro substrato. Passei o pvc de 20mm por dentro do de 25mm deixando o saco plástico bem justo. Cortei as sobras do saco plástico (as pontas que passaram por dentro do cano pvc) e usando uma fita isolante prendi o restante das pontas. Coloque um chumaço de algodão dentro da boca do cano de maneira que o algodão não ficasse tão denso, mas também não ficasse tão frouxo. Recortei 2 pedaços de filtro de café, coloquei por cima do algodão e passei fita isolante pra prender. Coloquei papel alumínio por cima e levei para ferver. O restante do processo tá descrito ai em cima ;)

Valeu !
 
Então, eu que fiz sim @tupy .
Usei os seguintes items:
- Saco para assar
- Cano pvc 20mm e 25mm
- Filtro de café
-Algodão
- Papel alumínio
Peguei o saco de assar e cortei 2 lados para abri-lo (Um lado e o fundo). Ele ficou igual uma folha plástica. Coloquei o milho preparado no meio (+- 200ml) e passei alcool 70 ao redor de onde o conteúdo estava usando uma gaze esterilizada. Cortei os canos de pvc em pedaços de 4cm usando faca quente , tirei as rebarbas e lixei usando uma lima de amolar faca (encontrada em loja de pesca/etc). Passei todas as pontas do saco por dentro de um pedaço do cano de 25mm até não ter nenhuma entrada de ar pro substrato. Passei o pvc de 20mm por dentro do de 25mm deixando o saco plástico bem justo. Cortei as sobras do saco plástico (as pontas que passaram por dentro do cano pvc) e usando uma fita isolante prendi o restante das pontas. Coloque um chumaço de algodão dentro da boca do cano de maneira que o algodão não ficasse tão denso, mas também não ficasse tão frouxo. Recortei 2 pedaços de filtro de café, coloquei por cima do algodão e passei fita isolante pra prender. Coloquei papel alumínio por cima e levei para ferver. O restante do processo tá descrito ai em cima ;)
Valeu !

Interessante, se der certo quero tentar também, sempre quis trabalhar com esses sacos plasticos. Obrigado pela informação.
 
No outro tópico o pessoal estava cogitando se esse saco seria bom para a esterilização do material para casing em microondas. Eu tentei também. Pode até ser bom, mas o saco deve ser confeccionado de forma diferente. O cano pvc quando exposto ao calor amolece e queima. To tentando pensar em outra forma de fazer isso, mas acho que pode ser uma boa opção

Interessante, se der certo quero tentar também, sempre quis trabalhar com esses sacos plasticos. Obrigado pela informação.
É razoavelmente fácil e barato. Saiu por uns 15 reais todos os elementos de confecção!
 
Hoje fui conferir se havia algum indício da colonização.
Nos copos deu pra perceber bem (apesar das fotos zuadas).
Nos bags é bem difícil conseguir ver alguma coisa pela opacidade do plástico quando amassado , mas acredito que o processo esteja ocorrendo ! :)
Valeu !
702218046_91156_15036921717014002500.jpg 802207214_59691_8193872327450782595.jpg 803703348_5468_1539664221518909196.jpg
 
Atualizando
Olá pessoal,
2 de 3 copos já estão 100%, então fiz um dunk + coldshock e já coloquei nas garrafas pet. Eu ia comprar uma caixa organizador pra por, mas não achei nenhuma que me agradasse.
Estou tentando manter a temperatura de 23-24ºC (Essa temperatura tá boa?). O termômetro que eu comprei tem histerese de 2ºC, então não consigo ter muita precisão no controle de temperatura, mas já ajuda haha
(Obs: Na hora que eu fui tirar a foto a compressa de gelo deslizou e enconstou nas garrafas, mas não fica assim normalmente não kkk)
702219297_91988_1989703733891373734.jpg 802610070_59481_15474437347279304711.jpg 702223333_63255_9636422164876316357.jpg
 
Última edição:
Boa sorte Nugluke, que venham muitos cogus por aí!
 
Estou tentando manter a temperatura de 23-24ºC (Essa temperatura tá boa?). O termômetro que eu comprei tem histerese de 2ºC, então não consigo ter muita precisão
É tá legal, acredito que se o termômetro não está marcando certo deve estar um pouco acima disso. Colocou os bolos direto em cima da argila expandida?, parece ser argila exp. dentro das garrafas é isso?
Fase boa essa, logo vai ter cogus!
 
@tupy coloquei uma camadinha de papel alumínio por baixo ! A temperatura na previsão tá entre 22-26ºC , então acho que tá bacaninha. :)
Fase boa msm hehe toda hora fico lá olhando.
Tem 2 bolos ainda pra poder aniversariar, mas vou dar uma esperadinha com eles hehe
Uma dos sacos ficou muito úmido dentro e então não colonizou, já até descartei. Sobrou 1 que tá colonizando muito bem.
Valeu!
 
bacana esse terrário, bem simples. to em busca de algo assim para meu próximo cultivo.
 
Então, hoje fui olhar o saco de milho e tinha contaminado com provavelmente green mold, depois mando foto, vou por outdoor.
Aniversariei mais um bolo, troquei as juntas das garrafas que estavam com durex por micropore pra dar uma melhorada na circulação de ar.
Observei uma parada em um dos bolos e estou com medo de ser algum contaminante. Vou anexar algumas fotos, alguém pode me ajudar a reconhecer?
Valeu ;)
12571321_840125236099900_1086288978_n.jpg 12571446_840125046099919_263000514_n.jpg
 
Parece uma daquelas manchas que aparecem nas áreas em que uma bactéria se estabelece. O que estou achando estranho é que deve ter dado pra ver isso no vidro antes de aniversariar, não?
 
@Malahov não tinha visto antes, pq provavelmente estava por debaixo da fita isolante/ papel alumínio na parte superior do copo. Existe algum procedimento que pode ser feito, ou é o descarte mesmo? Ou não é algo a me preocupar ? haha :p
 
Última edição:
Bom, o ideal seria que se tivesse visto no copo, esperasse o micélio de Cubensis cobrir essa área e mostrar que venceu essa bactéria, afinal parece que a contaminação não avançou muito. Como agora aniversariou o bolo, eu arriscaria ver se ele se desenvolve, mas eu realmente não tenho nenhuma experiência com um fato do tipo e talvez seja melhor ouvir outras opiniões.
 
Existe algum procedimento que pode ser feito, ou é o descarte mesmo? Ou não é algo a me preocupar ? haha :p

Como você está usando pet, desde que não a abra, pode ficar observando no que vai dar, sem se preocupar que isso afete os outros bolos. Fiz isso varias vezes.

Caso a contaminação se desenvolva, jogue fora tudo no lixo sem nem precisar abrir a garrafa - é o que eu faço, mas tomo muito refrigerante (sempre tem pets livres) e a argila expandida é fácil de achar por aqui. Caso queira reaproveitar o terrário e a argila, se tiver deixado a contaminação dominar, terá que fazer a devida higienização.

Por enquanto, vai olhando no que vai dar sem se preocupar, que a garrafa permite esse luxo ;).
 
Bom, o ideal seria que se tivesse visto no copo, esperasse o micélio de Cubensis cobrir essa área e mostrar que venceu essa bactéria, afinal parece que a contaminação não avançou muito. Como agora aniversariou o bolo, eu arriscaria ver se ele se desenvolve, mas eu realmente não tenho nenhuma experiência com um fato do tipo e talvez seja melhor ouvir outras opiniões.

Como você está usando pet, desde que não a abra, pode ficar observando no que vai dar, sem se preocupar que isso afete os outros bolos. Fiz isso varias vezes.

Caso a contaminação se desenvolva, jogue fora tudo no lixo sem nem precisar abrir a garrafa - é o que eu faço, mas tomo muito refrigerante (sempre tem pets livres) e a argila expandida é fácil de achar por aqui. Caso queira reaproveitar o terrário e a argila, se tiver deixado a contaminação dominar, terá que fazer a devida higienização.

Por enquanto, vai olhando no que vai dar sem se preocupar, que a garrafa permite esse luxo ;).
Então, beleza.
Nesses dias fiquei observando e já tá ficando branco por cima (e dentro) dessa mancha, o micélio tá vencendo.
Uma noticia boa é que creio que um dos 3 bolos já tá dando primórdia ! :feliz:
 
Os sacos de milho que eu falei que descartei eu coloquei num vaso com terra vegetal e fibra de coco(nada esterelizado) que eu tava plantando salsinha e cebolinha :p, faz uns 3 dias.
Ai foi olhar hoje e tá assim:
Promissor? haha
802609529_61338_14732353275286749415.jpg
 
Os sacos de milho que eu falei que descartei eu coloquei num vaso com terra vegetal e fibra de coco(nada esterelizado) que eu tava plantando salsinha e cebolinha :p, faz uns 3 dias.
Ai foi olhar hoje e tá assim:
Promissor? haha
View attachment 87463
Simmmm bastante, mantenha a terra úmida, deve dar bons frutos!
 
Back
Top